27 de junho de 2026
  • 14:59 Saúde na Sua Porta leva exames especializados à Luziânia
  • 11:15 Com vaga inédita, Cabo Verde avança de fase e enfrenta Argentina
  • 07:31 Bia de Lima comandará celebração aos 40 anos do curso de pedagogia da UFJ
  • 03:47 ANTT reajusta tarifas de ônibus entre Entorno e DF; confira valores
  • 00:03 PF conclui que Flávio Bolsonaro cometeu crime de calúnia contra Lula


27/04/2024 às 17h13min – Atualizada em 28/04/2024 às 00h00min

Segundo a polícia, por meio de objetos apreendidos, foi possível associar a mulher à fuga de dois detentos que escaparam da prisão de segurança máxima em Mossoró, já recapturados.

Agência Brasil

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-04/pf-prende-mulher-suspeita-de-ajudar-em-fuga-de-presidio-federal

Logo Agência Brasil

Logo Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) prendeu uma mulher suspeita de ajudar dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró – Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento – após a fuga em 14 de fevereiro. A mulher foi detida preventivamente ontem (26), na cidade de Aquiraz, no Ceará. Os fugitivos foram recapturados em Marabá (PA).

A prisão da mulher é desdobramento de operação policial realizada em 22 de fevereiro deste ano, quando a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FiCCO) do Ceará apreendeu 24 kg de maconha, uma pistola e munições em uma residência do município cearense.

Notícias relacionadas:

Segundo a polícia, havia a suspeita de que os fugitivos pudessem estar no local. Durante as investigações, a partir dos objetos apreendidos, foi confirmada a participação efetiva da mulher em grupo criminoso.

“Com a análise dos materiais apreendidos na residência, verificamos que, de fato, existia uma associação criminosa dedicada ao tráfico em Aquiraz e região circunvizinha”, informou a PF.

Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento foram recapturados no dia 4 de abril. Os detentos, que escaparam do presídio de segurança máxima, foram encontrados em Marabá (PA), a cerca de 1.600 km de Mossoró, após 50 dias de buscas. Foi a primeira fuga de um presídio de segurança máxima do país.

Os fugitivos foram presos com mais quatro pessoas. Também foram apreendidos um fuzil e aparelhos celulares. Criminosos das mesmas facções de Mendonça e Nascimento ajudaram durante o período de 50 dias em que os detentos permaneceram em fuga.

Com informação da Agência Brasil

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-04/pf-prende-mulher-suspeita-de-ajudar-em-fuga-de-presidio-federal



Autor


Nailton Silva Santos, de 39 anos, suspeito de abusar sexualmente de uma mulher, em Formosa — Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil prendeu Nailton Silva Santos, de 39 anos, suspeito de abusar sexualmente de uma mulher enquanto ela dormia após ter consumido bebidas alcoólicas, em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. Segundo as investigações, o homem ainda filmou o crime.

O g1 entrou em contato com o advogado de defesa de Nailton em busca de um posicionamento sobre o caso, mas não houve retorno até a última atualização da reportagem. A Polícia Civil permitiu a divulgação da identidade do homem na expectativa de que novas vítimas e testemunhas do crime façam seu reconhecimento.

O mandado de prisão preventiva foi cumprido na sexta-feira (26), mas segundo a polícia, o crime aconteceu no início de outubro de 2023, quando a vítima participou de uma festa juntamente com outras pessoas, na casa do suspeito.

Segundo as investigações, durante o evento, a mulher ingeriu álcool e adormeceu em um colchão no chão. Na manhã seguinte, ao se levantar para ir ao banheiro, sentiu ardência em suas partes íntimas.

Só depois, a mulher descobriu que Nailton tinha mostrado um vídeo para outras pessoas, onde se gabava de ter mantido relações sexuais com ela. Motivada por isso, a vítima foi até a delegacia em dezembro para formalizar o registro de denúncia.

A polícia afirma que, no decorrer das investigações, o abuso foi confirmado e, por isso, a Justiça autorizou a prisão preventiva de Nailton para garantia da ordem pública. Especialmente porque, o homem já é igualmente investigado por outros delitos sexuais contra outras pessoas.

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Autor


Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação Área de Segurança, destinada a combater os crimes de rufianismo, favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual e associação criminosa.

A operação foi deflagrada após incidentes envolvendo disparos de arma de fogo nos arredores da Delegacia de Polícia Federal em Jataí. As investigações revelaram que um estabelecimento local registrado como bar e casa de drinks, continuava a ser um local para práticas ilícitas.

Após a primeira fase da operação em dezembro de 2023, foi possível confirmar a continuidade das atividades criminosas no local.

Neste contexto, a Justiça autorizou a suspensão das atividades do estabelecimento, onde foram executados mandados de busca e apreensão e aplicadas medidas cautelares. A investigação apontou também que a proprietária do local atraía mulheres de várias regiões, especialmente de Goiás, e as envolvia em redes de prostituição, proporcionando alojamento e alimentação. Durante a noite, o local se transformava em um espaço para a prática de exploração sexual, com a proprietária lucrando e participando dos ganhos obtidos através dessa atividade.

Leia Também

Os antigos proprietários, assim como a atual, estão sob investigação.


Leia mais sobre: / Segurança



Autor


Unidade de saúde do distrito Campos Lindos, em Cristalina, Goiás — Foto: Reprodução/Redes sociais

Enfermeira, paciente e outros funcionários foram amarrados e amordaçados durante um assalto em uma unidade de saúde do distrito Campos Lindos, em Cristalina, no Entorno do Distrito Federal. Segundo a Polícia Militar, um dos suspeitos foi preso e outros dois fugiram.

O g1 tentou ligar para o advogado do suspeito, por volta das 18h50 deste sábado (27), mas não houve retorno até a última atualização da reportagem. Neste sábado (27), o homem teve a prisão em flagrante convertida em preventiva.

O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Cristalina, via e-mail enviado por volta das 18h50 deste sábado (27), mas não houve retorno até a última atualização da reportagem.

O crime aconteceu na sexta-feira (26). Aos policiais, um dos servidores explicou que, por volta das 4h, três homens chegaram no posto de saúde gritando por socorro e dizendo que um deles estava passando mal. Então ele abriu o portão para que o jovem pudesse ser atendido, momento em que um deles puxou uma arma de fogo e anunciou o roubo.

O servidor foi ameaçado de morte e obrigado a levar o trio para o interior da unidade de saúde. Na sala do vigia, os suspeitos o agrediram com um chute na cabeça. Já a enfermeira foi rendida, amarrada e teve uma gaze colocada na boca. Segundo as testemunhas, um dos suspeitos chegou ameaçá-la de estupro caso não obedecesse às ordens.

Enquanto o trio executava o roubo, um paciente chegou no local e acabou sendo rendido também. As vítimas foram amarradas dentro de uma sala e os suspeitos levaram aparelhos de celular, notebook, filtro de água, aparelho de micro-ondas e chaves de dois carros – um Fiat Mobi e um Nissan Frontier.

Os suspeitos, então, fugiram nos carros roubados. Quando os homens foram embora, um dos servidores conseguiu se soltar e ligar para a polícia.

A Polícia Militar conseguiu prender um dos suspeitos no Distrito Federal. Um deles afirmou que os veículos seriam vendidos.

Os dois carros foram recuperados, além dos itens como filtro, micro-ondas, celulares e notebooks. A polícia também apreendeu uma espingarda. A Polícia Civil investiga o caso.

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Autor


Uma mulher se arrependeu de ter roubado uma gestante, ligou para a polícia e confessou o crime. O caso, que ocorreu em Quirinópolis e foi registrado por câmeras de segurança.

Através das imagens é possível visualizar o momento em que a vítima espera para atravessar a rua, na madrugada de quinta-feira (25), quando um carro branco para, uma mulher desce e tenta puxar a carteira e o celular da mão dela. Com a resistência da gestante, a suspeita dá uma rasteira nela, que cai no chão. Ela pega os objetos e vai embora.

Segundo a Polícia Militar (PM), a vítima está no quarto mês de gestação. Após o assalto, ela foi acolhida por pessoas que passavam pelo local, até a chegada do marido dela. A vítima foi levada ao hospital e depois foi até a delegacia para registrar um boletim de ocorrência.

Na ocasião, os policiais também receberam a ligação da mulher que confessou ter cometido o crime. Inicialmente, de acordo com os agentes, a suspeita disse estar arrependida e informou o local que deixou o objeto.

Com a localização passada pela mulher, os policiais encontraram a carteira e o celular da vítima. Com os objetos em mãos, eles voltaram ao batalhão, onde encontraram a mulher que teria cometido o crime. Para os agentes, ela contou que o roubo teria sido motivado por um desafio feito por amigos.

“Ela disse que estava bebendo com dois amigos e, primeiro, eles ofereceram R$ 300 para ela ir falar com um rapaz dizendo que estava perdida. Depois que ela conseguiu os R$ 300, eles disseram que pagariam R$ 500 se ela encontrasse alguém na rua e dissesse que era um assalto”, relatou o sargento Fonseca.

A mulher ainda contou que ao chegar em casa, se arrependeu e ligou para a polícia. Apesar disso, ela foi presa em flagrante e o caso será investigado pela Polícia Civil (PC).

O nome da suspeita não foi divulgado e em decorrência disso a nossa reportagem não conseguiu localizar a defesa da mesma.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192



Autor


Trabalho será desenvolvido neste sábado (27) e vai beneficiar mais de 12 mil clientes

Equatorial Goiás realiza neste sábado (27 de abril) um mutirão de manutenção na rede elétrica de Catalão. A ação vai beneficiar mais de 12 mil clientes dos bairros São José, Vila União e Loteamento Jardim Paulista. O objetivo é melhorar a qualidade do fornecimento de energia na região.

Cerca de 50 colaboradores estão envolvidos no trabalho, que vai reconstruir um trecho de 2 quilômetros de extensão de rede elétrica. A gerente de Manutenção e Automação da regional, Elisângela Duarte Nascimento, reforça a importância dessa ação para minimizar interrupções no fornecimento de energia e fortalecer os equipamentos da região. “Vamos substituir cabos da rede de média tensão e equipamentos que estão deteriorados e em fim de vida útil. É um trabalho que ajuda a diminuir as interrupções no fornecimento de energia e o rompimento de cabos, especialmente nos períodos mais quentes do ano, quando o consumo de energia aumenta significativamente”, explica.

Ampliar a manutenção da rede de distribuição de energia elétrica está entre os principais objetivos da Equatorial Goiás em 2024. A companhia planeja aumentar em 41% as atividades preventivas em todo o Estado. Neste ano, alguns mutirões já foram realizados em outras cidades como Anápolis, Goianésia, Luziânia, Minaçu, Cavalcante, Itumbiara, Ipameri, Três Ranchos, Ouvidor, Trindade e Bela Vista, além de outros que estão previstos ao longo do semestre.

Em todo ano passado, a Equatorial Goiás investiu mais de R$ 2 bilhões na recuperação do sistema elétrico do Estado. O resultado totaliza 426.500 obras entregues, 11% a mais do planejado em obras como manutenção preventiva, limpeza de faixa, criação de novas redes de média tensão, podas de árvores, trocas de equipamentos, manutenções e modernizações de subestações. Todo esse trabalho pode ser acompanhado em tempo real no site do Trabalhômetro: https://trabalhometro-equatorialgo.com.br/.

Fonte: Com Informações da Gerencia de Comunicação e Marketing da Equatorial Goias



Autor


Ativista digital goiano concorre ao Prêmio iBest na categoria inclusão

O ativista digital goiano João Vitor de Paiva Bittencourt, de 23 anos, foi indicado para concorrer ao Prêmio iBest na categoria inclusão. Jvdepaiva, como é conhecido nas redes sociais, é o primeiro conselheiro jovem com síndrome de down do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil.

O jovem contou que a indicação para concorrer ao prêmio é resultado de todo o seu trabalho com a produção de conteúdo digital e por representar as pessoas com deficiência em Goiás.

“Eu estou muito feliz e honrado de ser indicado nesse prêmio. Muito feliz com a minha dedicação, com o meu trabalho e por estar aqui representando os goianos. Eu quero dizer que eu sou porta-voz das pessoas com deficiência daqui de Goiás. Eu sou muito dedicado e tenho força de vontade”, destaca João Vitor.

João Vitor de Paiva Bittencourt, de 23 anos, é o primeiro conselheiro jovem com síndrome de down do Unicef no Brasil — Foto: Arquivo Pessoal/João Vitor de Paiva

O Prêmio iBest é considerado a maior referência no reconhecimento dos melhores influenciadores da internet. Em 2024, são 106 categorias diferentes, onde os vencedores serão escolhidos por meio de votação popular e depois por um grupo de especialistas.

Caso João seja eleito, ou mesmo esteja entre os Top3, Top10 ou Top20, ele deve ganhar um selo de certificação outorgado pelo iBest, além de ser reconhecido por todo o mercado digital.

João Vitor está cursando o sétimo período de Educação Física em uma universidade de Goiânia onde foi o primeiro aluno com Síndrome de Down. Antes disso, ele chegou a passar em quatro vestibulares, sendo dois em Goiânia e dois em São Paulo.

O jovem é uma referência nacional no ativismo pela inclusão, contra o capacitismo e o preconceito. Além disso, atuou no filme “Colegas e o Herdeiro” e faz palestras em todo o Brasil. João tem mais de 700 mil seguidores nas redes sociais.

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Autor


Vídeo mostra quando a vítima é abordada, recebe uma rasteira e cai no chão

A mulher que assaltou uma grávida e se arrependeu disse à Polícia Militar (PM) que tinha cometido o crime para cumprir uma aposta feita entre amigos. Após o crime, ela ligou para os policiais para contar o que tinha acontecido e devolver a carteira e o celular da vítima, em Quirinópolis, no sudoeste de Goiás. Câmeras de segurança registram o momento em que a vítima é abordada, recebe uma rasteira e cai no chão (assista acima).

O crime aconteceu na madrugada de quinta-feira (25). Como o nome da mulher não foi divulgado, o g1 não localizou a defesa dela para pedir um posicionamento até a última atualização desta reportagem.

Um vídeo mostra quando a vítima está na calçada aguardando para atravessar a rua e um carro para próximo a ela. Uma mulher desce do veículo, tenta puxar a carteira e o celular da mão da vítima, dá uma rasteira nela, pega os objetos e vai embora. Segundo a PM, a vítima está no quarto mês de gestação.

Após o roubo, a vítima foi acolhida por pessoas que passavam pelo local e, quando o marido dela chegou, ela foi levada para um hospital. Depois do atendimento médico, o casal foi até a polícia para denunciar o roubo e, neste momento, os policiais também receberam a ligação da mulher que cometeu o crime.

Mulher se arrepende de ter roubado grávida e liga para a polícia contando que cometeu o crime – Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Segundo a PM, inicialmente, a suspeita disse que estava arrependida e contou que deixou os objetos na rua. Após os policiais encontrarem a carteira e o celular da vítima, eles voltaram para o batalhão. Neste momento, a mulher que cometeu o crime chegou e contou à polícia que era um desafio de amigos.

“Ela disse que estava bebendo com dois amigos e, primeiro, eles ofereceram R$ 300 para ela ir falar com um rapaz dizendo que estava perdida. Depois que ela conseguiu os R$ 300, eles disseram que pagariam R$ 500 se ela encontrasse alguém na rua e dissesse que era um assalto”, relatou o sargento Fonseca.

Segundo a polícia, quando ela chegou em casa, se arrependeu e ligou para a polícia. Apesar do arrependimento, ela foi presa em flagrante. O sargento afirma ainda que ela tem passagens por tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. O caso será investigado pela Polícia Civil (PC).

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Autor


Curso ainda abrange conversão do uso do solo e geoprocessamento; secretarias municipais de meio ambiente podem sugerir as próximas capacitações oferecidas pela Semad

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou, na quinta (25) e sexta-feira (26), um curso para servidores das secretarias municipais de Goiás abordando os temas conversão do uso do solo, geoprocessamento e licenciamento de barragens. A capacitação, ofertada aos 108 municípios credenciados junto ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (CEMAm), foi dividida em seis turmas, as quais serão concluídas até o mês de junho, com uma média de 19 municípios em cada turma.

De acordo com Núbia Maia, gerente de apoio aos municípios e credenciamento para o licenciamento ambiental da Semad, a divisão por turmas tem como objetivo oferecer um atendimento mais personalizado e de alta qualidade aos servidores municipais.

“Levamos em consideração a dimensão dos assuntos trabalhados”, explica Núbia. “Por meio dessas iniciativas, buscamos não apenas fornecer conhecimentos atualizados, mas também promover uma cultura de aprendizado e melhoria constante na gestão ambiental dos municípios”, acrescenta.

Frederico Patrício, da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Piracanjuba, aprovou a capacitação. “É de suma importância fornecer esse conhecimento, pois o aprendizado e a troca de experiências são de grande valia. Esta iniciativa traz um conteúdo valioso para a gestão ambiental, possibilitando a integração entre municípios e o estado.”, disse.

Ao longo do ano, a Semad irá oferecer diversos cursos para os municípios goianos por meio do Programa de Apoio à Gestão Ambiental Municipal, em parceria com a Escola de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Sugestão de cursos

O curso de conversão do uso do solo, geoprocessamento e licenciamento de barragens foi elaborado pela Semad após um levantamento realizado junto às secretarias municipais de meio ambiente, onde mais de 150 municípios responderam ao questionário, indicando os temas de capacitação de seu interesse.

É possível fazer sugestões de conteúdos e capacitações para a Escola de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Semad acessando o link [https://goias.gov.br/meioambiente/escola/] e clicando em ‘levantamento de necessidades de capacitação’.

Fonte: Com Informações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Governo de



Autor


Vídeo mostra quando a vítima é abordada, recebe uma rasteira e cai no chão

Uma mulher se arrependeu de ter roubado uma mulher grávida e ligou para a polícia para contar que cometeu o crime e devolver a carteira e o celular da vítima, em Quirinópolis, no sudoeste de Goiás. Câmeras de segurança registram o momento em que a vítima é abordada, recebe uma rasteira e cai no chão.

O crime aconteceu na madrugada de quinta-feira (25). A mulher, que não teve o nome divulgado, foi presa por roubo e disse à Polícia Militar (PM) que foi desafiada por dois amigos a roubar uma pessoa na rua. O g1 não localizou a defesa dela para pedir um posicionamento até a última atualização desta reportagem.

Um vídeo mostra quando a vítima está na calçada aguardando para atravessar a rua e um carro para próximo a ela. Uma mulher desce do veículo, tenta puxar a carteira e o celular da mão da vítima, dá uma rasteira nela, pega os objetos e vai embora. Segundo a PM, a vítima está no quarto mês de gestação.

Após o roubo, a vítima foi acolhida por pessoas que passavam pelo local e, quando o marido dela chegou, ela foi levada para um hospital. Depois do atendimento médico, o casal foi até a polícia para denunciar o roubo e, neste momento, os policiais também receberam a ligação da mulher que cometeu o crime.

Mulher se arrepende de ter roubado grávida e liga para a polícia contando que cometeu o crime – Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Segundo a PM, inicialmente, a suspeita disse que estava arrependida e contou que deixou os objetos na rua. Após os policiais encontrarem a carteira e o celular da vítima, eles voltaram para o batalhão. Neste momento, a mulher que cometeu o crime chegou e contou à polícia que era um desafio de amigos.

“Ela disse que estava bebendo com dois amigos e, primeiro, eles ofereceram R$ 300 para ela ir falar com um rapaz dizendo que estava perdida. Depois que ela conseguiu os R$ 300, eles disseram que pagariam R$ 500 se ela encontrasse alguém na rua e dissesse que era um assalto”, relatou o sargento Fonseca.

Segundo a polícia, quando ela chegou em casa, se arrependeu e ligou para a polícia. Apesar do arrependimento, ela foi presa em flagrante. O sargento afirma ainda que ela tem passagens por tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. O caso será investigado pela Polícia Civil (PC).

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Autor