No Banner to display

21 de setembro de 2024
  • 16:52 Governo libera R$ 1,7 bilhão em gastos no Orçamento de 2024
  • 13:08 Hotsite da Procuradoria Especial da Mulher é o novo canal de denúncia para vítimas de violência doméstica
  • 09:25 ‘Vamos entregar o Hospital Municipal nos dois primeiros anos’
  • 05:41 Ex-prefeita de Catanduvas (SC) é indiciada por furto em Fortaleza
  • 01:57 Bia de Lima homenageia trabalhadores administrativos da educação na segunda-feira, 23


Marrone na Festa do Peão de Americana — Foto: Júlio César Costa

“Para todos que já operaram de glaucoma: seu problema não está resolvido, fique perto do seu médico, continue o acompanhamento pelo resto da sua vida. A cirurgia pode deixar de funcionar, mas nós temos outras técnicas para utilizar; o importante é controlar a pressão do olho”, explicou o oftalmologista Francisco Eduardo Lima.

A cirurgia nos dois olhos do artista foi realizada na segunda-feira (17), em Goiânia. Marrone perdeu parte da visão, mas já recebeu alta e se recupera do procedimento em casa.

Francisco Eduardo e o também oftalmologista José Beniz Neto fizeram uma coletiva na terça-feira (18) para explicar o caso de Marrone.

Importância do acompanhamento

Os médicos ressaltaram a importância da prevenção da doença e recomendaram que, após os 40 anos, as pessoas façam consultas de checagem com médicos oftalmologistas.

“É uma doença principalmente da idade adulta e avançada. Uma pessoa que não tem doença nos olhos pode ir ao oftalmologista no máximo a cada dois anos. Mas quem tem glaucoma deve fazer exames pelo menos a cada seis meses. Em casos graves, as consultas podem ser ainda mais frequentes”, explicou José Beniz.

Marrone durante apresentação — Foto: Érico Andrade/g1

Os médicos contaram que o cantor mencionou que a mãe e alguns parentes foram diagnosticados com glaucoma e que o fator hereditário pode, sim, contribuir para o desenvolvimento da doença. José Beniz destacou que o glaucoma é uma doença silenciosa, sem sintomas, que se agrava sem que o paciente perceba.

“Ele já usava colírios para o glaucoma, mas no caso dele, apesar de já ter um comprometimento do campo visual, felizmente a visão central não foi perdida. A acuidade visual, ou seja, a clareza de visão, é 100% e boa”, contou o médico.

Conforme José, o artista segue levando uma vida normal e pode continuar fazendo shows sem problemas, desde que a doença não progrida. “Por isso, ele deve manter o acompanhamento oftalmológico para verificar a situação do campo visual, da tomografia óptica, do nervo óptico e da pressão ocular”, explicou o médico.

A assessoria informou que Marrone recebeu alta e foi para casa no mesmo dia. Segundo a irmã do cantor, Cida Ferreira, a cirurgia foi rápida, cerca de 25 minutos em cada olho, e Marrone passa bem.

Segundo o Hospital de Olhos (CBCO), ele foi operado com sucesso e está bem, mas precisará de 15 dias de afastamento e, posteriormente, deverá passar por uma nova avaliação. Conforme a assessoria, nenhum show será cancelado e Bruno, da dupla com Marrone, seguirá com a agenda de apresentações.

“Foi uma angústia aqui. Do nada, eu vi pelo Instagram que ele estava na cirurgia. Eu vim correndo para o hospital. Já vi ele, está falando com todo mundo, fazendo as graças, está ótimo já”, explicou.

Filha de Marrone diz que soube da cirurgia de urgência do cantor por rede social

Ao g1, a médica Fátima Camargo explicou que o glaucoma ocorre quando a pressão elevada dentro do olho danifica o nervo óptico. Apesar de não ter cura, a doença é controlável. Em alguns casos mais leves, segundo a especialista, esse controle pode ser realizado por meio do uso de colírios.

“O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Alguns casos conseguimos controlar com o uso de colírios, e outros, mesmo com a dose máxima de colírio, não se consegue controlar a pressão intraocular. Aí é necessária a realização de cirurgia”, detalhou a especialista.

Em casos mais graves, como o de Marrone, pode ser necessária a realização de uma cirurgia de urgência. Apesar de não ter sido divulgada a técnica utilizada na cirurgia do cantor, a especialista explicou que as novas tecnologias permitem a realização de vários tipos de procedimentos para o controle do glaucoma.

“Felizmente existem várias técnicas, como alguns stents que colocamos no ‘ângulo’ da córnea iridocorneana. É um tipo de stent que faz um efeito similar ao stent colocado no coração, melhorando o fluxo do humor aquoso, que é o líquido que circula dentro do olho, controlando a pressão”, explicou a médica.

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Autor

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT