31 de outubro de 2025
  • 13:54 Israel & Rodolffo gravam DVD “Impulso” em Goiânia
  • 10:10 Barbalho tem 66,8% de aprovação no Pará, diz Paraná Pesquisas
  • 06:26 Deputados Lineu Olimpio e Coronel Adailton homenageiam participantes das Cavalhadas em sessão solene nesta 5ª-feira, 30
  • 02:42 Caiado anuncia nova biorrefinaria em Rio Verde com investimento de R$ 2,4 bilhões
  • 22:58 Lula se reúne com investidores e discute minerais críticos


O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), participou nesta quinta-feira (30/10) da cerimônia de lançamento da pedra fundamental da nova biorrefinaria de etanol de grãos da Inpasa, em Rio Verde, Sudoeste goiano. O investimento será de R$ 2,4 bilhões, com inauguração prevista até o final de 2026. A unidade marca a nona operação da empresa no país.

Durante a solenidade, Caiado destacou a importância da Região Sudoeste e do estado ao abrigar uma empresa deste porte.  

“É um orgulho receber uma empresa séria, que investe em tecnologia e pesquisa, e que mostra ao mundo seus avanços na produção de biocombustíveis e energia limpa. Esse tipo de investimento transforma o que o produtor rural faz, gerando renda no município e no estado”, afirmou o governador.

A nova planta terá capacidade anual para processar dois milhões de toneladas de grãos, produzindo um bilhão de litros de etanol hidratado, 490 mil toneladas de ração proteica, 47 mil toneladas de óleo vegetal e 345 mil GWh de energia elétrica a partir da biomassa. O empreendimento deve gerar 2,7 mil empregos diretos e indiretos, além de 420 postos de trabalho na fase de obras, priorizando profissionais da região.

O vice-presidente da Inpasa, Gustavo Mariano Oliveira, explicou que a escolha de Rio Verde foi estratégica: “A cidade reúne uma base agrícola sólida, localização privilegiada e infraestrutura para escoar nossos produtos, além de inovação constante no campo”, pontuou.

O prefeito de Rio Verde, Wellington Carrijo, destacou os impactos locais: “A instalação desta biorrefinaria traz novas oportunidades de emprego, renda e tecnologia, fortalecendo ainda mais o agronegócio e impulsionando o desenvolvimento do Sudoeste goiano”, disse.

Também prestigiaram o evento o secretário de Governo de Rio Verde, Paulo do Vale, o deputado estadual Lucas do Vale e a deputada federal Marussa Boldrin.

Com a nova unidade, Goiás reforça seu protagonismo no setor de biocombustíveis, evidenciado com investimentos privados, aliados a políticas públicas estratégicas, que podem gerar crescimento econômico e desenvolvimento regional.

Autor Rogério Luiz Abreu

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT