24 de junho de 2026
  • 04:50 Planos de saúde crescem entre pessoas com 59 anos ou mais em abril
  • 21:22 Com resultado histórico, Rio Verde lidera ranking de alfabetização
  • 17:38 Uniforme de goleiro vermelho registrado na Fifa não foi feito, diz CBF
  • 13:54 Governo elabora regras para divisão do teto de gastos entre os Poderes em Goiás
  • 10:10 ‘Falsas promessas de melhorias’, diz representante após comitivas deixarem Expo Catalão 2026


Levantamento mostra que o aumento é de 3,1% considerando o mesmo período em 2025 e 2026

Em abril de 2026, os planos de saúde voltaram a crescer mais entre os idosos do que entre os jovens. O número de beneficiários de 0 a 18 anos praticamente não mudou no período de 1 ano, enquanto o de pessoas com mais de 59 anos teve o aumento mais expressivo. Os dados são da NAB (Nota de Acompanhamento de Beneficiário) nº 118, produzida pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar). Leia a íntegra da pesquisa (PDF – 5,6 MB). 

Os dados mostram que os planos de saúde de beneficiários de:

  • 0 a 18 anos: somavam 11,98 milhões em abril de 2025 e passaram a 11,97 em abril de 2026, uma queda de 0,1%;
  • 19 a 58 anos: somavam 31,68 milhões em abril de 2025 e passaram a 32,27 milhões em abril de 2026, um aumento de 1,8%;
  • 59 anos ou mais: somavam 8,45 milhões em abril de 2025 e passaram a 8,71 milhões em abril de 2026, um aumento de 3,1%.

O setor encerrou abril com 52,96 milhões de beneficiários de planos, o que representa um crescimento de 1,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Foram incorporados 836,7 mil vínculos em um ano.

“A saúde suplementar atende beneficiários em diferentes fases da vida. Por isso, acompanhar a evolução das faixas etárias é importante para compreender a dinâmica do setor e as mudanças demográficas que também se refletem nas carteiras de planos de saúde”, afirma Denizar Vianna, superintendente executivo do IESS.

Os planos coletivos continuam sendo a maioria no mercado. Em abril de 2026, 44,5 milhões de pessoas tinham esse tipo de plano, o que representa 84% dos beneficiários de planos médico-hospitalares. Dentro desse grupo, 38,7 milhões estavam em planos coletivos empresariais, que correspondem a 87% dos contratos coletivos.

PLANOS ODONTOLÓGICOS

Os planos exclusivamente odontológicos chegaram a 35,98 milhões de beneficiários em abril de 2026, um aumento de 3,5% em comparação com o mesmo período de 2025. Em 1 ano, o setor ganhou 1,2 milhão de novos beneficiários.

Assim como nos planos médico-hospitalares, os contratos coletivos são maioria entre os planos odontológicos. Em abril, 30,2 milhões de pessoas tinham planos coletivos, o equivalente a 84% do total. Desses, 89% eram contratos coletivos empresariais.

SOBRE O IESS

O IESS é uma instituição sem fins lucrativos que realiza estudos sobre o mercado de saúde suplementar no Brasil e produz dados e análises para apoiar políticas públicas, melhorar o sistema de saúde e contribuir para o debate sobre o setor.



Autor Poder360 ·

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT