22 de junho de 2026
  • 15:30 Eleitores no exterior foram decisivos na vitória de Espriella na Colômbia
  • 11:46 Sessões solenes e reunião do Compliance marcam atividades desta segunda-feira do Poder Legislativo
  • 08:02 Rodovias goianas registram um óbito e 7 feridos no fim de semana
  • 04:18 melhores momentos de Nova Zelândia 1 x 3 Egito
  • 00:34 Mauro Rubem reuniu produtores de cultura para homenageá-los; a sessão solene transcorreu na manhã de sábado


De nada adianta investir em inovação tecnológica para o Parlamento goiano se ela não vier acompanhada da garantia de operações seguras. Atenta aos riscos, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) busca iniciativas estratégicas para reforçar a proteção dos ativos digitais sob sua responsabilidade. 

O assunto é tema da terceira e última matéria da série especial sobre as ações da DTI da Casa de Leis. A primeira reportagem falou sobre avanços que impulsionam a transparência e, a segunda, sobre os sistemas web que trazem mais eficiência ao Legislativo. 

O Brasil registra a maior quantidade de ataques na internet da América do Sul e o segundo maior no mundo nesse ranking, segundo relatório da NetScout. Conforme indica a edição 2024 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a revolução digital tem proporcionado uma tendência de queda dos roubos “presenciais” e um aumento progressivo de modalidades como estelionatos e golpes virtuais. O estudo revela ainda que o movimento resulta na transposição de fronteiras sociais e econômicas de modo cada vez mais rentável e inovador.

No universo do Legislativo goiano, explica o chefe da Assessoria Adjunta de Segurança da Informação, Leandro Ala, as consequências para a falta de investimento em cibersegurança seriam graves, impactariam diretamente o funcionamento da Casa e prejudicariam a confiança da sociedade. 

Em um cenário hipotético em que a divisão especializada da DTI não existisse, o vazamento de dados sensíveis e informações confidenciais seria um risco constante. Além disso, a qualquer momento, um ransomware (ataque que emprega programas maliciosos para sequestrar dados e/ou dispositivos e os usa para extorquir a vítima) poderia paralisar toda a infraestrutura tecnológica da Alego e, por consequência, suas atividades. 

“A credibilidade da Casa também estaria em jogo. Incidentes gerariam desconfiança pública e comprometeriam a imagem institucional. Sem contar os prejuízos financeiros, já que a recuperação de sistemas e o pagamento de multas por violação de normas como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) demandam recursos significativos”, completa Leandro Ala.

Abordagem multicamadas

A equipe de seis servidores da Assessoria Adjunta de Segurança da Informação trabalha de forma integrada com outros membros da DTI para garantir que as possibilidades mencionadas anteriormente se mantenham no campo da imaginação. 

O diretor-adjunto da DTI, Diego Mendes, aponta como destaques, em 2024, a consolidação da proteção de dados e a continuidade das operações com uma abordagem multicamadas que integra tecnologia de ponta, colaboração entre departamentos e campanhas educativas. 

O grupo de trabalho emprega diversas estratégias nas frentes de prevenção e de correção para garantir a segurança virtual do Parlamento goiano. A primeira abordagem tem como objetivo conscientizar o público interno (servidores e deputados) sobre sua responsabilidade com a proteção digital da Casa. A segunda emprega esforços para atender aos requisitos exigidos por normas internacionais de qualidade da segurança da informação.

Cultura de responsabilidade

“Mesmo com sistemas e ferramentas avançados, um deslize humano pode comprometer toda a infraestrutura e abrir brechas para ataques cibernéticos”, explana Leandro Ala. No ano passado, esse esforço foi marcado por campanhas educativas semanais veiculadas na intranet e nas televisões corporativas do Palácio Maguito Vilela, somadas a inserções na TV Assembleia Legislativa. 

A seleção dos assuntos a serem abordados é feita pela própria assessoria adjunta a partir da análise das principais ameaças detectadas, tanto no ambiente interno quanto segundo as tendências globais. Além disso, considera-se o perfil dos servidores e as áreas de maior risco dentro da Casa para priorizar temas que impactem diretamente a rotina de trabalho e a proteção dos ativos institucionais.

A primeira campanha de 2024 foi sobre phishing, um golpe em que os criminosos usam e-mails, mensagens ou sites falsos que imitam instituições confiáveis ou empresas para roubar dados sensíveis como senhas, credenciais e informações bancárias. É um truque que se aproveita da confiança e falta de atenção dos usuários. Em 2023, dados da Kaspersky apontam que foram registrados 134 milhões de tentativas de aplicar este ataque no Brasil.

Conforme conta o chefe da equipe especializada da Alego, a ideia das campanhas surgiu entre os servidores e parte do princípio de que estabelecer a cultura do trabalho responsável em ambiente virtual começa com as pessoas. Ao manter o tema em evidência no cotidiano, a intenção é transformar o público interno em agente de proteção, o que reforça a noção de que todos têm um papel fundamental na proteção das informações do Legislativo. “Quando os servidores estão bem preparados, a probabilidade de erros comprometedores cai consideravelmente”, detalha Leandro Ala. 

Para 2025, além da continuidade das campanhas, a DTI está desenvolvendo um curso sobre segurança da informação que será ofertado aos servidores em parceria com a Escola do Legislativo. O conteúdo programático contará com tópicos como principais leis e normas que regem a segurança, como o Marco Civil da Internet e a LGPD, práticas recomendadas para a escolha de senhas, proteção contra os principais golpes e a Política de Segurança da Informação e Comunicações (Posic).

O diretor da Escola do Legislativo, Marcos Filho, afirma que a iniciativa é benéfica para o Parlamento. “Recebemos a demanda com muita responsabilidade. A Escola sabe que a DTI está na vanguarda do tema, e, agora, vai coroar suas ações com a capacitação direta dos servidores”, avalia. 

Infraestrutura 

A outra parte do trabalho da assessoria adjunta está focada na parte técnica que cuida das ferramentas tecnológicas disponíveis. Os recursos visam a satisfazer completamente a norma 27001 da Organização Internacional de Normalização/Comissão Eletrotécnica Internacional (ISO/IEC, na sigla em inglês), a qual dispõe sobre os requisitos para a gestão da segurança da informação em uma organização. Em linhas gerais, o texto foca nos princípios da confidencialidade, integridade e disponibilidade e exige medidas como a implementação de controles de segurança e melhorias contínuas dos sistemas de gestão. 

“Trabalhamos para impedir que usuários acessem sites com conteúdos maliciosos e protegemos a rede contra ataques de programas maliciosos, como vírus”, exemplifica Leandro Ala. Para isso, há um firewall (dispositivo que monitora e controla o tráfego de redes virtuais), um antivírus e os relatórios periódicos vindos do fabricante, que detalham potenciais ameaças.

Na avaliação do diretor-adjunto da DTI, Diego Mendes, todo o conjunto de medidas garante a resiliência da instituição contra as crescentes ameaças cibernéticas e promove um ambiente digital seguro e confiável para todos os interessados. 

“Isso também cria um ambiente mais resiliente, permitindo que as inovações tecnológicas sejam implantadas de forma segura e contribuam efetivamente para a modernização dos processos legislativos”, finaliza Leandro Ala. 

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A noite de quinta-feira (23/1) foi marcada por dois graves acidentes em Goiânia, resultando em três mortes e um ferido. O primeiro ocorreu às 20h, na Avenida Anápolis, Vila Pedroso, na Região Leste da capital. Uma pedestre foi atropelada por uma motocicleta Honda/Biz enquanto atravessava a avenida. A vítima faleceu no local, enquanto o motociclista sofreu ferimentos leves e foi atendido pelo Corpo de Bombeiros.

A Polícia Militar registrou a ocorrência e solicitou teste de bafômetro ao condutor, que se recusou. No entanto, o exame de embriaguez realizado no IML deu positivo, levando à prisão em flagrante. A Polícia Técnico-Científica esteve no local, e um inquérito foi instaurado pela Delegacia de Investigação de Crimes de Trânsito para apurar as circunstâncias.

O segundo acidente ocorreu às 23h30, na Rua da Divisa, Jardim Curitiba 4, na Região Noroeste. O motorista de um GM/Vectra perdeu o controle do veículo em uma curva, colidindo contra o muro de uma residência. O impacto partiu o carro ao meio, causando a morte instantânea do condutor e do passageiro, que ficaram presos nas ferragens.

O Corpo de Bombeiros e o SAMU constataram os óbitos e realizaram o desencarceramento das vítimas. A Polícia Técnico-Científica esteve no local para realizar a perícia, e um inquérito foi aberto para investigar o caso.

A Delegacia de Crimes de Trânsito segue apurando os fatos.

Autor Manoel Messias Rodrigues


As exportações brasileiras de suco de laranja para a safra 2024/25 apresentaram uma queda no volume exportado, mas um aumento na receita obtida. Entre julho e dezembro, o Brasil exportou 448,5 mil toneladas, uma redução de 23% em comparação ao mesmo período do ano anterior, marcando o menor volume desde 1997, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) analisados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da Esalq/USP.

A receita, no entanto, atingiu o recorde de US$ 1,96 bilhão, um crescimento de 37% em relação ao ano anterior. O cenário reflete a menor oferta de fruta e os estoques limitados de suco nacional, o que tem gerado preocupação entre produtores e exportadores.

Formulário de cadastro

A diminuição nas exportações é atribuída à menor disponibilidade de fruta e aos estoques reduzidos de suco no país. Apesar desse desafio, o aumento na receita é resultado das altas cotações internacionais do suco de laranja, beneficiando os exportadores brasileiros em termos de valor, mesmo com um volume menor de vendas.

A CitrusBR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos) destacou que os primeiros 6 meses de 2025 podem ser ainda mais desafiadores devido à entressafra paulista, que limitará a disponibilidade de suco para exportação.

Autor Poder360 ·


De autoria do deputado Coronel Adailton (Solidariedade), foi sancionada pelo Poder Executivo a Lei Estadual nº 23.225, de 14 de janeiro de 2025, que determina que a ambrosia, doce de origem portuguesa, seja declarada patrimônio gastronômico, cultural e imaterial goiano.

O parlamentar, que preside a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), registra, em justificativa, que a iguaria tem uma longa identificação com o povo goiano, desde que a então primeira-dama de Goiás, Gercina Borges Teixeira, a instituiu como a sobremesa oficial do Palácio das Esmeraldas. O então projeto de lei, que tramitou com o nº 10097/23, foi aprovado em dois turnos por unanimidade na Alego.

De acordo com Adailton, as primeiras-damas que sucederam a esposa do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira, deram continuidade ao costume, que assim se tornou tradição. O deputado relata que o escritor Bariani Ortêncio contava que todas as visitas ilustres que provavam o doce se apaixonavam por Goiás, o que tornou a iguaria uma sobremesa famosa no meio político e o doce preferido dos governantes do Estado, sendo apreciado por um número cada vez maior de pessoas.

Além da preferência das primeiras-damas, Adailton lembra que a ambrosia era o doce predileto da poetisa vilaboense Cora Coralina, que chegou a publicar sua receita, entre outras, no livro autoral “Cora Coralina: Doceira e Poeta”.

A ambrosia, também conhecida como “manjar dos deuses”, é feita à base de leite, ovos e açúcar, possui uma textura única e sabor marcante. “Ambrosia é um dos doces mais antigos de Goiás, de origem portuguesa, que data do século XIX e fazia parte de todos os almoços e jantares de gala. Hoje, continua sendo um dos mais festejados de nossa culinária goiana, sendo inclusive o doce oficial do Palácio das Esmeraldas, sede do Governo goiano”, discorre o deputado.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


O prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa (PL), anulou a nomeação de Tatiany Mayary Miranda da Costa, esposa do vice-prefeito Walter Vosgrau (MDB), para um cargo na prefeitura. Ela havia sido designada para o gabinete do prefeito e do vice-prefeito, onde trabalharia na assessoria especial, com um salário superior a R$ 13 mil mensais. A contratação foi revertida em menos de 24 horas, após a repercussão negativa do caso.

A nomeação havia sido oficializada na terça-feira (21/1), mas, na quarta-feira (22/1), uma edição suplementar do Diário Oficial trouxe um novo decreto, no qual a prefeitura revogava a decisão.

“Art. 1º. Tornar sem efeito o Decreto nº 51.348 de 21 de janeiro de 2025, que nomeia TATIANY MAYARY MIRANDA DA COSTA para o cargo em comissão de Assessor Especial do Gabinete do Prefeito e Vice-Prefeito.”, está escrito em trecho do documento.

A nomeação de Tatiany, que é enfermeira e já trabalhou no Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), gerou questionamentos porque o cargo é de confiança, ou seja, possui um caráter político e não técnico. Além disso, o fato de Tatiany trabalhar diretamente com o marido no gabinete do vice-prefeito levantou suspeitas de favorecimento, o que estaria em desacordo com a legislação brasileira.

Conforme a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), é proibido que autoridades nomeiem parentes até o terceiro grau para cargos de chefia, direção ou assessoramento dentro da mesma administração pública. Dessa forma, a Prefeitura de Anápolis reconheceu o erro e informou que a decisão foi anulada.

“A Prefeitura de Anápolis reconhece que a nomeação de Tatiany Mayary Miranda da Costa no gabinete do vice-prefeito foi inadequada e já publicou decreto tornando a decisão sem efeito”, afirmou em nota à imprensa.



Autor Agatha Castro


Ordem estabelece Grupo de Trabalho para analisar a criação de uma reserva nacional de ativos digitais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), assinou nesta 5ª feira (22.jan.2025) um decreto que proíbe a criação de moedas digitais pelo Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA). A medida impede a concorrência direta com criptomoedas já existentes.

A medida estabelece um grupo de trabalho encarregado de propor novas regulações para criptomoedas e analisar a criação de uma reserva nacional de ativos digitais. O decreto ainda determina a proteção de serviços bancários para empresas do setor. Eis a íntegra do decreto em inglês (PDF – 160 kB) e em português (PDF – 66 kB).

O grupo criado será liderado por David Sacks, ex-executivo do PayPal, que atualmente trabalha no ramo de criptomoedas e inteligência artificial, nomeado por Trump. Entre os integrantes estão o secretário do Tesouro, os presidentes da SEC (Comissão de Valores Mobiliários) e da CFTC (Comissão de Negociação de Futuros de Commodities), além de outros líderes de agências federais.

As atribuições incluem:

  • o desenvolvimento de um marco regulatório para ativos digitais, incluindo stablecoins (criptomoedas vinculadas ao dólar);
  • a avaliação da criação de uma reserva nacional de ativos digitais, potencialmente composta por criptomoedas apreendidas em operações legais conduzidas pelo governo.

O documento não detalhou como essa reserva seria estruturada, mas analistas ouvidos pela Reuters indicam que poderia ser gerida pelo Fundo de Estabilização de Câmbio do Tesouro dos EUA.

TRUMP E CRIPTOMOEDAS

Durante a campanha presidencial, Trump disse que seria um “presidente das criptomoedas”. 

Na noite de 6ª feira (17.jan), o republicano lançou sua própria criptomoeda, a $TRUMP, que, em menos de 24 horas, a registrou valorização de mais de 350%, alcançando US$ 30 por unidade e uma capitalização de mercado de mais de US$ 5 bilhões (cerca de R$ 34 bilhões).

O token foi desenvolvido pela plataforma blockchain Solana, que limitou o fornecimento a 200 milhões de unidades iniciais, com planos de expandir o total para 1 bilhão ao longo dos próximos 3 anos.

A primeira-dama Melania Trump também lançou uma memecoin chamada de $MELANIA.



Autor Poder360 ·


Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) o projeto nº 637/25, de autoria do deputado Dr. George Morais (PDT), que propõe a obrigação da disponibilização de interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos cursos on-line fornecidos e/ou subsidiados pelo Estado de Goiás.

O objetivo da matéria é assegurar a inclusão e a acessibilidade das pessoas surdas ou com deficiência auditiva nos cursos on-line oferecidos, pois estima-se que cerca de 10 milhões de brasileiros possuem algum grau de deficiência auditiva, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diante desse cenário, o deputado defende que a ausência de recursos de acessibilidade em plataformas educacionais representa uma barreira significativa ao pleno acesso dessas pessoas à educação.

De acordo com a justificativa do projeto, a disponibilização de interpretação em Libras deverá ocorrer na tradução em tempo real durante as transmissões ao vivo dos cursos e por meio de vídeos gravados com interpretação em Libras em conteúdos assíncronos. Além disso, o Estado de Goiás poderá firmar parcerias com instituições especializadas em acessibilidade ou com profissionais habilitados para garantir o cumprimento da lei.

O parlamentar ressalta que ao exigir a interpretação em Libras nos cursos on-line promovidos ou subsidiados pelo Estado, será possível corrigir desigualdades históricas e assegurar que todos tenham acesso igualitário à educação, independentemente de suas condições físicas ou sensoriais. Destaca ainda que a implementação dessa medida está em conformidade com os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da igualdade e da inclusão social.

A propositura será encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde será distribuída a um relator para análise.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A Operação Aparecida Limpa, coordenada pelas Secretarias de Meio Ambiente (Semma) e de Segurança Pública, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA), reforça as ações contra o descarte irregular de resíduos na cidade. Desde o início, nesta quarta-feira (22/01), a operação já registrou três flagrantes, com apreensões e multas, o que segundo a gestão municipal, evidencia  o compromisso do prefeito Leandro Vilela (MDB) em preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida local.

De acordo com a Prefeitura, um dos pontos críticos está situado no Jardim Buriti Sereno, que concentrou dois flagrantes consecutivos no primeiro dia da operação. Nesta quinta-feira (23/01), em um novo flagrante, um caminhão foi apreendido enquanto descartava entulho e grama irregularmente, resultando em multa de mais de R$ 5 mil para a empresa responsável. Na noite anterior, trabalhadores foram flagrados despejando resíduos de marcenaria e gesso na mesma região. O veículo apreendido foi encaminhado ao pátio da SMTA, e a área passará por limpeza na próxima semana.  

A operação faz parte das diretrizes estabelecidas pelo prefeito, que determinou medidas rigorosas para combater crimes ambientais e manter a cidade organizada. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano realiza ações como recolhimento de entulho, limpeza de áreas públicas e privadas, e forças-tarefas em praças, parques e canteiros centrais.

Segundo o comandante da GCM, Inspetor Sobral, rondas ostensivas serão realizadas nos pontos mais críticos. “Estaremos realizando rondas ostensivas nesses pontos conhecidos para descarte irregular. Zelaremos da cidade e aquele que insistir no crime será autuado e terá seu veículo apreendido”, alerta o comandante da GCM.

Com cerca de 40 agentes envolvidos, a operação tem duração indeterminada e depende do apoio da população para denúncias. As irregularidades podem ser reportadas pelos telefones (62) 3238-7243, (62) 98459-1661 ou pelo número de emergência 153. As equipes garantem resposta rápida às denúncias e empenho em coibir práticas que afetam a limpeza urbana.  

As multas por crimes ambientais variam entre R$ 5 mil e R$ 50 milhões, de acordo com a gravidade. A secretária de Meio Ambiente, Pollyana Borges, destacou o caráter educativo da operação. “Nosso objetivo é prevenir e conscientizar, não apenas punir. Queremos cuidar do meio ambiente e da cidade”, afirmou.



Autor Felipe Fulquim

Catalão 23/01/20

ATENÇÃO HÁ 123 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DO TRABALHO E RENDA – SINE;

1. Açougueiro, com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;
2. Açougueiro. Masculino – 2 vagas
3. Açougueiro. Masculino, 1 vaga
4. Ajudante de cozinha com experiência, para trabalhar das 16:20 as 00:00 . Feminino, 1 vaga
5. Ajudante de obras ou ajudante de pedreiro com experiência. Masculino, 1 vaga
6. Analista de rh, experiência na rotina de departamento pessoal, folha de pagamento, gestão do ponto eletrônico, recrutamento e seleção, admissão e desligamento, entrevista de desligamento, acompanhamento de atestado e afastamento, acomp. da saúde e segurança do trabalho, desejável experiência no ramo industrial será um diferencial. (pires belo), ambos os sexos, 01 vaga.
7. Atendente balconista para atender e vender mercadorias. Ambos os sexos – 1 vaga
8. Atendente balconista para trabalhar 12×36. Ambos sexos, 1 vaga.
9. Atendente balconista (panificadora), com experiência min de 6 meses na ctps e conhecimento de sistema de computação e cálculos, para trabalhar das 13h às 19h, final de semana sim, final de semana não. Feminino – 1 vaga
10. Atendente de balcão, Horário: Terça à Domingo, 14:00hs às 22:20hs, Folga: Segunda-feira, Idade: Entre 18 e 30 anos, ambos os sexos, necessário ter referência. Salário + hora extra + adicional noturno + prêmio assiduidade. Ambos os sexos – 1 vaga
11. Atendente balconista, ENSINO MÉDIO COMPLETO, PARA TRABALHAR EM ESCALA 6X1 08:00 às 16:20 ou 16:00 às 00:20. Ambos os sexos, 5 vagas.
12. Atendente de lojas, boa comunicação, facilidade com trabalho em equipe. Ambos os sexos, 01 vaga.
13. Auxiliar administrativo, com experiência na ctps, carteira de motorista a/b, sexo masculino. Masculino, 1 vaga.
14. Auxiliar de Instalador de Vidraceiro e esquadrias de alumínio, masculino – 1 vaga.
15. Auxiliar de cozinha com experiência. ambos os sexos – 1 vaga
16. Auxiliar de cozinha, com experiência, não precisa de comprovação na carteira de trabalho. Ambos os sexos – 1 vaga.
17. Auxiliar de Cozinha e/ou Padaria, Horário: Terça à Domingo 08:15hs às 16:35hs, Folga:_ Segunda-feira,Idade: Entre 20 e 30 anos, Sexo: Feminino, Necessário ter referência. Feminino, 2 vagas.
18. Auxiliar de cozinha com experiência. Ambos os sexos, 1 vaga.
19. Auxiliar de expedição, pra trabalhar com estoque, reposição de mercadoria, separação de pedidos. Masculino – 1 vaga
20. AUXILIAR DE JARDINAGEM. Masculino, 1 vaga.
21. Auxiliar de lavanderia com experiência, feminino – 1 vaga
22. Auxiliar de lavanderia para trabalhar no horário de seg a sex das 08h às 18h e sábado das 08h as 12h. Feminina – 1 vaga
23. Auxiliar de linha de produção, com experiência. Masculino – 1 vaga
24. Auxiliar de linha de produção, TODOS EXIGEM ESFORÇO FÍSICO. Horário de trabalho: 6h as 15h48, de segunda a sexta. Feminino – 5 vagas
25. Auxiliar de linha de produção, com experiência. Masculino – 1 vaga
26. Auxiliar de mecânica linha leve, curso básico de mecânica automotiva ou já ter trabalhado na área no mínimo 6 meses. Masculino – 1 vaga
27. Mecânico de refrigeração líder, realizar instalação, manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de refrigeração e climatização e gerenciar a equipe operacional. Masculino – 1 vaga
28. Balconista com disponibilidade de horário para trabalhar das 11:00 as 20:00, uma folga na semana, ambos os sexos – 4 vaga
29. Borracheiro, sexo masculino, boa comunicação, disponibilidade e agilidade. 1 vaga
30. Caldereiro, com experiência na ctps, Fabricação de estruturas e equipamentos metálicos de grande porte e complexidade, empregados em diversos setores industriais. Utiliza técnicas de corte, dobra, soldagem e conformação de metais para produzir estruturas. Masculino, 1 vaga
31. CHAPEIRO, PARA TRABALHAR NA FABRICAÇÃO DE LANCHES EM UMA LANCHONETE DAS 21H AS 03H DE TERÇ A DOM. Ambos os sexos, 1 vaga.
32. Coletor de lixo para trabalhar em Horários Noturnos e Diurnos. Masculino, 1 vaga
33. Consultor de vendas, experiência na área comercial, cnh “AB”, ensino médio completo. (Equipamentos de Proteção, segurança do trabalho). Ambos os sexos, 1 vaga.
34. Consultor comercial, com experiência na ctps, será um diferencial ter interesse na área de estética. Ambos os sexos, 1 vaga.
35. Copeira para trabalhar das 07h às 16h. Feminino, 1 vaga
36. Costureira, com experiência em maquina de Overloque, Reta e Interloque, para trabalhar de Seg a sex, das 07h às 17h. feminino – 1 vaga
37. Eletricista automotivo com experiência e disponibilidade de horário, masculino – 1 vaga
38. Empregada doméstica com referências para trabalhar no bairro são João de seg a sáb. feminino – 1 vaga
39. Empregado doméstico arrumador, com experiência e referência para trabalhar no condomínio campo belo. Feminino – 1 vaga
40. Encanador com experiência. Masculino, 1 vaga
41. Engenheiro Civil com ou sem experiência para planejar, supervisionar e executar obra de construção civil. Ambos os sexos, 1 vaga.
42. Frentista com ou sem experiência, para trabalhar em escala uma semana de manhã outra semana a tarde, masculino – 4 vagas
43. Garçom para trabalhar das 7h30 às 16h30. Ambos os sexos – 1 Vaga
44. Garçom, para trabalhar das 16:20 AS 00:00, feminino – 1 vaga
45. Mecânico de Linha Leve, com experiência, masculino – 01 vaga;
46. Mecânico e Auxiliar de Mecânico, masculino – 02 vagas
47. Mecânico de refrigeração, Realizar a instalação, manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de refrigeração e climatização, será uma diferencial experiência comprovada e desejável formação técnica na área. Masculino – 1 vaga
48. Mecânico automotivo com experiência. Masculino – 1 vaga
49. Instalador de vidros e esquadrias de alumínio, masculino – 1 vaga
50. Motorista entregador, CNH AB e disponibilidade de horário. Masculino – 1 vaga
51. Motorista entregador com cnh ‘A”, masculino, 1 vaga
52. Motorista Entregador (Gás), com experiência, CNH “AB”, disponibilidade de horário (Domingos e Feriados). Masculino, 1 vaga
53. Motorista Entregador, com experiência, CNH “A”, para trabalhar na parte da tarde, masculino – 02 vagas;
54. Entregador com cnh ‘A”, masculino – 1 vaga
55. Mototaxista que tenha moto própria. Ambos os sexos, 4 vagas.
56. Oficial de Serviços Gerais, para trabalhar de seg a sab, Feminino – 01 vaga
57. Oficial de Serviço Gerais, para trabalhar das 10:00 ás 19:00 Escala 6×1. Ambos os sexos – 2 vagas
58. Oficial de serviços gerais, para trabalhar das 08h às 17h . Masculino, 1 vaga
59. Operador de Caixa, para trabalhar de seg a sáb, das 12h às 21h, Feminino – 01 vaga
60. Operador de caixa para trabalhar Escala 6×1 – das 14h às 22h20, Fundamental completo | Ensino médio completo/cursando. Ambos os sexos – 5 vagas
61. Operador de caixa com experiência. Feminino, 1 vaga
62. Operador de supermercado. Ambos os sexos, 2 vagas
63. Motorista Operador de Guindauto, com experiência, horário de Trabalho: 07h às 17h (seg – quinta) / 07h às 16h (sexta). Masculino – 1 vaga
64. Operador de maçarico, Realizar a descaracterização e corte de peças metálicas ou plásticas, conforme demanda da unidade, Ensino Médio completo, Desejável NR34, Experiência com trabalhos a quente, Escala em turno (Seg. a Sex) com possibilidade HE aos finais de semana. masculino – 1 vaga
65. Passador de Roupas, com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;
66. Passador de roupa com experiência para trabalhar de seg a sex, ambos os sexos – 1 vaga
67. Pedreiro com experiência. Masculino, 1 vaga
68. Operador de Prensa Hidráulica, Ensino Fundamental completo, Desejável NR12, desejável experiência com trabalhos operacionais, masculino – 1 vaga
69. Redator de publicidade, Experiência comprovada em redação de conteúdo jornalístico e publicitário; Conhecimento avançado em Facebook e Instagram, incluindo o uso de ferramentas como Meta Business Suite e Insights; Habilidade em planejamento e gestão de cronogramas de conteúdo; Excelente escrita, com gramática e criatividade; Capacidade de adaptar o tom e o estilo para diferentes públicos e marcas; Organização e capacidade de trabalhar com prazos apertados. Ambos os sexos – 1 vaga
70. Repositor para trabalhar em supermercado. Ambos os sexos – 3 vagas
71. Repositor de mercadorias com experiência. Masculino, 1 vaga
72. Soldador, com experiência Solda em aço carbono e aço inox, furos, chapas e equipamentos, utilizando processos de soldagem e corte, como: eletrodo revestido, TIG, MIG, MAG, oxigás. Masculino, 1 vaga
73. Supervisor de Almoxarifado com Experiência na área, horário Administrativos. Ambos os sexos – 1 vaga
74. Técnico em química que possua condução própria a que tenha carteira de motorista A/B, ambos os sexos 1 vaga
75. Torneiro mecânico com experiência, Operar torno mecânico e maquinas utilizadas no processo de usinagem, masculino, 1 vaga
76. Trabalhador rural, com experiência em trator. Masculino, 1 vaga
77. Vendedor interno com experiência, vender pneus e peças. Masculino – 1 vaga
78. Vendedor interno com experiência na ctps, para trabalhar no caixa também. Ambos os sexos – 1 vaga
79. Vendedor interno, Sexo feminino, Ser proativa e comunicativa, Entender o básico de marketing, Ter boa comunicação com cliente, Ser organizada. Feminino, 1 vaga
80. Vigilante para trabalhar 12×36, ensino médio completo, cnh “b” com mais de 2 anos validade, curso de formação de vigilante, ambos os sexos – 1 vaga.

Obs: Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio. Necessário à apresentação do CPF.


Em Davos, o secretário-geral, Mark Rutte, afirmou que a Europa arcará com custos de apoio militar à Ucrânia para combate a invasão russa

O secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Mark Rutte, pediu nesta 5ª feira (23.jan.2025) que os Estados Unidos continuem o envio de armas à Ucrânia para auxiliar no combate à invasão russa. A dala se deu no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça).

Rutte afirmou que a Europa arcará com os custos de apoio militar e que devem investir mais em defesa e ajuda à Ucrânia. “Se esse novo governo Trump estiver disposto a continuar abastecendo a Ucrânia com sua base industrial de defesa, a conta será paga pelos europeus, estou absolutamente convencido disso, temos que estar dispostos a fazer isso”.

Os comentários se deram depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano) disse na 3ª feira (21.jan) que poderia impor sanções à Rússia caso o presidente Vladimir Putin (Rússia Unida, centro) se recusasse a negociar um possível fim à guerra. Em fevereiro, o conflito completa 3 anos. 

Em Davos, o secretário-geral da Otan também afirmou que é essencial que a Rússia não vença a guerra. Segundo ele, isso poderia ser um “aceno aos líderes da Coreia do Norte e da China”

“Nós realmente temos que intensificar, e não reduzir, nosso apoio à Ucrânia”, disse.



Autor Poder360 ·