22 de junho de 2026
  • 15:30 Eleitores no exterior foram decisivos na vitória de Espriella na Colômbia
  • 11:46 Sessões solenes e reunião do Compliance marcam atividades desta segunda-feira do Poder Legislativo
  • 08:02 Rodovias goianas registram um óbito e 7 feridos no fim de semana
  • 04:18 melhores momentos de Nova Zelândia 1 x 3 Egito
  • 00:34 Mauro Rubem reuniu produtores de cultura para homenageá-los; a sessão solene transcorreu na manhã de sábado


O Poder Executivo sancionou a Lei Estadual nº 23.229, de 20 de janeiro de 2025 (originalmente projeto de lei nº 574/25), de autoria da Governadoria, que propõe a alteração do índice de atualização monetária das multas, taxas e do limite de dedução na restituição de tributos no Código Tributário do Estado de Goiás (CTE). A matéria substitui o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna, da Fundação Getúlio Vargas, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A iniciativa teve origem em uma solicitação do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). O tribunal destacou que o IGP-DI apresentou grandes oscilações entre 2020 e 2021, comprometendo sua capacidade de refletir adequadamente o custo de vida da população. O IPCA, por sua vez, é considerado mais representativo da realidade econômica brasileira e é amplamente utilizado como índice oficial pelo Banco Central para monitorar a meta de inflação.

A Secretaria de Estado da Economia expandiu a proposta inicial do TJ-GO para incluir também a atualização monetária das multas e do limite de dedução na restituição de tributos previstos no CTE. De acordo com a pasta, essa mudança refletirá com maior precisão os hábitos de consumo das famílias brasileiras, além de mitigar os impactos das oscilações externas na economia. O novo índice entrará em vigor a partir de 12 de fevereiro de 2025.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


O Governo de Goiás irá destinar R$ 3 milhões para apoiar o Carnaval 2025 no estado. Denominado Folia Goiás, o pacote de ações à festa popular foi apresentado na manhã desta quarta-feira (22/1) pelo governador Ronaldo Caiado e pela primeira-dama Gracinha Caiado, coordenadora do Goiás Social.

De acordo com o Governo, a iniciativa busca estimular as celebrações locais, fortalecendo a economia e oferecendo entretenimento aos foliões goianos. O evento de lançamento contou com a presença de organizadores e autoridades.

“Sem dúvida, é um momento que movimenta a economia de um município. Atrai pessoas de um lugar a outro. Nem todos têm a oportunidade de ir a eventos distantes. Por isso, precisamos oferecer essa alternativa em Goiás. Esse é o objetivo dessa ação”, afirmou o governador, que garantiu um carnaval seguro em todo o estado.

“Nosso efetivo policial, aliado à área de inteligência, batalhões operacionais e parcerias, atenderá todas as demandas para garantir uma ida e volta seguras para quem for aproveitar o Carnaval”, completou Caiado.

Por meio da Secretaria da Retomada e Secretaria da Cultura, serão disponibilizados na próxima sexta-feira (24/1) dois editais. O primeiro, destinado aos bloquinhos tradicionais da capital, tem o investimento de R$ 800 mil, sendo que cada um dos 16 selecionados receberá R$ 50 mil, além de mais R$ 200 mil para sua estrutura.

Já o segundo edital diz respeito ao apoio financeiro aos 20 municípios que organizam festas durante o feriado. O aporte do Estado será de R$ 2 milhões, sendo R$ 100 mil por cidade.

Gracinha Caiado ressaltou a transformação do Carnaval como parte da cultura goiana.

“Hoje, temos aqui 20 prefeitos que terão festas em suas cidades. Em Goiânia, teremos vários artistas vindos da Bahia. Mostraremos que é possível fazer uma festa bonita, que vai movimentar bem o comércio, os bares, os restaurantes e os hotéis. Além disso, em Goiás, dá para brincar o Carnaval com segurança. Nada melhor do que isso”, salientou.

Goiânia terá circuito de blocos com acesso gratuito

Durante o anúncio, foi estabelecida uma parceria entre o Governo de Goiás e o Serviço Social do Comércio (Sesc) para a realização do Circuito Goiás, na Avenida 85, em Goiânia. O desfile está programado para o dia 22 de fevereiro, com entrada gratuita e participação de todos os blocos apoiados.

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, assegurou apoio da prefeitura para o evento. “Vamos contribuir com a liberação de licenças, auxílio na segurança e tudo o que pudermos para ajudar”, declarou o gestor.

Em 2025, o Carnaval ocorrerá de 28 de fevereiro a 5 de março. O incentivo do Governo de Goiás à celebração reforça a importância do acesso à cultura, da valorização da identidade regional e do estímulo às artes e à economia.

“Na capital, o investimento de R$ 1 milhão gerará um retorno de R$ 7 milhões”, destacou César Moura, secretário da Retomada.

“Acreditamos que a cultura pode colaborar com políticas públicas voltadas ao turismo e à geração de emprego e renda”, acrescentou a secretária da Cultura, Yara Nunes.

Programação cultural de prédios públicos

No pacote de iniciativas, também foi lançado o site Ocupa Goiás (goias.gov.br/ocupagoias), exclusivo para divulgação da programação cultural nos prédios públicos estaduais. Os eventos são divididos em seis categorias: artes visuais, concertos, dança, exposições, shows e teatro.

“É um site que chega para mostrar vários espaços que, historicamente, ficamos vendo que não funcionavam completamente, mesmo estando em atividade. Se alguém quiser saber de um evento no Teatro Goiânia, no Teatro de Pirenópolis, no Centro de Convenções de Anápolis, terá nesse local acesso a todas as informações”, informou o secretário da Retomada.



Autor Manoel Messias Rodrigues


Norma foi proposta após o assassinato da estudante Laken Riley; o acusado é um venezuelano que entrou ilegalmente no país

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta 4ª feira (22.jan.2025) a Lei Laken Riley, que determina a detenção de imigrantes envolvidos em crimes como roubo, furto e estelionato pelo DHS (Departamento de Segurança Interna – em português). O texto da lei foi publicado em inglês aqui.

O texto, de autoria da senadora republicana Katie Britt, do Alabama, foi aprovada com 263 votos favoráveis e 156 contrários. Todos os votos contrários vieram de representantes democratas, enquanto os favoráveis incluíram 217 republicanos e 46 democratas. A medida foi aprovado no Senado na 2ª feira (20.jan) e agora segue para sanção presidencial.

A norma foi proposta após o assassinato da estudante Laken Riley, na Geórgia. O principal acusado é um venezuelano que teria entrado ilegalmente no país. Durante sua campanha presidencial, o recém-empossado presidente Donald Trump (republicano) afirmou que os imigrantes “são animais” e “envenenam o sangue do país”. Trump ainda se referiu ao suspeito como “animal alienígena ilegal”.

O QUE DIZ A LEI

A legislação exige que o DHS (Departamento de Segurança Interna – em português) detenha imigrantes sem documentação adequada ou em situação irregular nos Estados Unidos que sejam acusados ou confessem participação em crimes como roubo e furto.

Além disso, a lei autoriza os Estados norte-americanos a processar o governo federal em casos como:

  • liberação de imigrantes sob custódia;
  • falhas na inspeção de pessoas que solicitam entrada nos EUA, incluindo entrevistas de asilo;
  • descumprimento de exigências sobre suspensão de vistos;
  • violações das limitações sobre liberdade condicional para imigrantes;
  • não detenção de imigrantes com ordem de deportação.

O texto também permite que os Estados busquem medidas cautelares contra o governo federal, desde que comprovem prejuízo financeiro superior a US$ 100. O texto completo da lei foi publicado em inglês no site oficial do Congresso.

PRINCIPAIS IMPLICAÇÕES

Aprovada com apoio majoritário dos republicanos, a lei amplia os poderes estaduais na fiscalização e detenção de imigrantes, além de reforçar o rigor na aplicação das leis de imigração. Por outro lado, críticos alertam que a legislação pode abrir margem para abusos contra imigrantes e sobrecarregar o sistema de imigração dos Estados Unidos.



Autor Poder360 ·


A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promove, na quinta-feira, 30, o evento “Gestão e Financiamento da Educação em Goiás: Soluções para 2025-2028”. As atividades terão lugar no Auditório Carlos Vieira, das 9 às 17h30, com diversas palestras que têm como objetivo contribuir com as discussões e soluções que impactarão diretamente na educação em Goiás.

O evento conta com o apoio do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Estado de Goiás (Gaepe-GO); da União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação (Uncme-GO); do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO); da Associação Goiana de Municípios (AGM-GO); da Federação Goiana de Municípios (FGM-GO); do Instituto Articule; da editora Inteligência Educacional, Idea Gestão e Soluções Educacionais e do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO).

Os interessados em participar do encontro podem fazer as inscrições por meio deste link.

A programação:

9h30 às 10h – Café da manhã e credenciamento

10h às 10h20 – Abertura com a presença do presidente da Casa de Leis, Bruno Peixoto (UB), e representantes do Gaepe, do TCM, da AGM, da FGM e da Uncme

10h20 às 10h40 – Palestra: “Financiamento da educação básica pública” – Leomir Araújo

10h45 às 11h30 – Palestra: “Educar para preservar: a Lei n° 14.926/2024 e os caminhos da Educação Climática” – Millena Araújo

11h35 às 12h10 – Palestra: “Criação e fortalecimento dos sistemas municipais de ensino” – Prof. Rodrigo Vieira Luz

12h10 às 14h – Intervalo para almoço

14h às 14h40 – Palestra: “Educação 2025/2028 – Ajudando os municípios de Goiás a vencer os desafios e incrementar receitas de financiamento” – Prof. Manoel Barbosa

14h45 às 15h15 – Palestra: “A contribuição do Gaepe-Go para enfrentar desafios das gestões municipais na Educação” – Dra. Alessandra Gotti

15h20 às 16h – Palestra: “Implementação da Lei n° 10.639/2003: A educação étnico-racial como instrumento para redução das desigualdades educacionais” – Prof. Edergênio Negreiros

16h05 às 16h40 – Palestra: “Tribunais de contas e a efetividade das políticas públicas educacionais” – Dr. Fabrício Macedo Motta

16h45 às 18h – Confraternização e encerramento.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A concessionária Triunfo Concebra foi autuada pelo Procon Goiás pelo estado de “má conservação” de um trecho da BR-153 que liga os municípios de Hidrolândia e Professor Jamil. Durante fiscalização realizada nesta terça-feira (21/1), com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, o órgão constatou problemas como buracos e ondulações no asfalto, que podem comprometer a segurança dos motoristas que trafegam pela rodovia.

Segundo o superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston, os usuários pagam pedágio para trafegar na via, o que torna as condições atuais da pista inaceitáveis.

“A rodovia que liga os municípios de Hidrolândia e Professor Jamil é pedagiada. No entanto, a empresa deveria garantir melhores condições de trafegabilidade, preservando a segurança dos consumidores”, afirmou.

Outro problema identificado foi a falta de informações sobre as formas de pagamento aceitas nas praças de pedágio. No local, é possível pagar apenas com Pix, dinheiro ou cartão de débito, sendo que o cartão de crédito não é aceito. O Procon destacou que essa restrição não é devidamente comunicada aos usuários ao longo da rodovia, causando constrangimentos quando os motoristas chegam ao guichê despreparados.

A Triunfo Concebra tem um prazo de 20 dias para apresentar ao Procon Goiás um esclarecimento formal sobre as irregularidades constatadas e informar quais medidas serão adotadas.

Em nota, a concessionária informou que já está tomando providências para melhorar as condições do pavimento no trecho mencionado. Segundo a Triunfo, o número de equipes de manutenção foi ampliado de seis para 23 em toda a extensão da rodovia administrada pela empresa, devido ao aumento das demandas causadas pelo período chuvoso.

No trecho de Professor Jamil, uma equipe adicional foi designada para a manutenção do pavimento e, segundo a concessionária, estava em operação durante a vistoria do Procon.

Nota à imprensa emitida pela Triunfo Concebra:

“A Triunfo Concebra informa que, no fim da tarde de ontem (21), às 16h35min, recebeu a notificação do Procon e esclarecerá, dentro do prazo, todos os pontos ao órgão competente. A Triunfo Concebra informa que, no período chuvoso, são maiores as necessidades no pavimento; por isso, em todo o trecho de concessão, ampliou o número de equipes para 23. As programações diárias dos serviços estão disponíveis nas redes sociais @triunfoconcebra no Instagram, Threads e X.

Em específico, no trecho de Professor Jamil/GO, a concessionária adicionou uma equipe de manutenção do pavimento. Inclusive, no trajeto de deslocamento do Procon, foi confirmado que havia equipe atuando no pavimento.

A concessionária adiciona que informações sobre as formas de pagamento são amplamente divulgadas em seus canais oficiais, como o site, revista, placas nas rodovias e redes sociais. A sinalização da praça de pedágio segue a previsão contratual junto à agência reguladora.

A Triunfo Concebra reafirma seu compromisso com a segurança dos usuários que trafegam nas rodovias sob sua concessão, mantendo equipes de pavimentação e conservação em regime contínuo para manter as estradas em condições de trafegabilidade.”



Autor Agatha Castro

prefeitura de Catalão recebeu o repasse de R$ 260 mil para os fundos municipais que assistem crianças, adolescentes e idosos, nesta quarta-feira (22/1). A doação foi entregue pelo CEO da HPE Automotores, Mauro Luís Correia, ao prefeito Velomar, em reunião que contou com vereadores, secretários e os presidentes dos conselhos municipais.

A HPE fabrica os carros das marcas Mitsubishi em Catalão há 26 anos. A empresa, que também monta veículos da Suzuki, desenvolve outras ações para beneficiar a comunidade catalana, mas é a primeira doação financeira realizada pela empresa aos fundos. “Quero agradecer a Mitsubishi pela doação. Tenho certeza de que serão bem utilizadas para as entidades que vão receber o dinheiro. Essa ação da empresa demostra o quanto está preocupada com a comunidade catalana”, destacou Velomar.

Mauro Correia ressaltou a importância da boa convivência entre a empresa e a cidade, uma vez que, citando Henry Ford, “não adianta viver da comunidade, você tem que viver na comunidade”. Com mais de 2 mil trabalhadores na fábrica de Catalão, ele disse ainda que é “importante que a cidade se desenvolva, pois com o desenvolvimento vai trazer melhor qualidade de vida para os funcionários e para a população. Mais saúde, mais educação.”

A secretária da Promoção e Ação Social, Neusa Rios, expressou a gratidão pela atitude da empresa, que está instalada no Distrito Industrial de Catalão. Ela citou exemplos de ações bem-sucedidas por entidades que vão se habilitar para receber verba destinada pela HPE. “Em nome dessas entidades, obrigado!”

Alguns vereadores lembraram que iniciaram a carreira na Mitsubishi e agradeceram a iniciativa de Mauro Correia de contribuir com a comunidade catalana. Participaram ainda do encontro os presidentes dos conselhos municipais: Ana Rosa de Oliveira Freitas (Assistência ao Idoso), Luiz Carlos Dahas (Fundo do Idoso) e Luciano Felix (Direitos da Cr

iança e dos Adolescentes).

SECOM – Prefeitura de Catalão

Catalão – Potência no Coração do Brasil


Dono da rede social comemorou nesta 4ª feira (22.jan) as métricas alcançadas pela plataforma durante o evento

A dono do X (ex-Twitter), Elon Musk, comemorou nesta 4ª feira (22.jan.2025) a marca de 673 milhões de visualizações na rede social em vídeos da posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), realizada na 2ª feira (20.jan).

“Quase 5 bilhões de impressões de texto e agora se aproximando de 700 milhões de visualizações de vídeo!”, disse o bilionário na plataforma.

Os números foram compartilhados pela CEO do X, Linda Yaccarino. Segundo a executiva, as publicações relacionadas à cerimônia chegaram a 4,8 bilhões de impressões (número de vezes que um usuário viu um determinado post) e 673 milhões de visualizações.

Yaccarino afirma ainda que os números representam um crescimento de 15% em comparação à posse do ex-presidente Joe Biden (Democrata) em 2021.

A CEO não detalha quais conteúdos foram analisados e nem como chegou aos valores divulgados.

Há publicações relacionadas ao evento no perfil oficial da Casa Branca e na conta pessoal de Trump.

A transmissão realizada pelo republicano, por exemplo, teve, até as 14h desta 4ª (22.jan), 74 milhões de visualizações.

Trump havia sido banido do X, à época Twitter, depois do ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, sob a alegação de “risco de prolongamento da incitação à violência”. Depois de comprar a rede social, Musk reativou a conta do republicano em novembro de 2022.

A Casa Branca compartilhou apenas cortes do evento, que foram republicados pelos perfis oficiais do presidente e do vice presidente.

O vídeo da posse de Trump conta com 5,7 milhões de visualizações.

O de J.D. Vance tem até momento 1,2 milhão de views.


Leia as principais reportagens sobre a posse de Donald Trump:

Leia sobre as medidas assinadas ou declaradas por Trump ao assumir o governo:

 



Autor Poder360 ·


Nessa terça-feira, 21, a Assistência Policial Militar da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (AsPM Alego) demonstrou novamente sua eficácia e dedicação ao recapturar um foragido considerado de alta periculosidade nas proximidades do complexo legislativo. A operação é mais um exemplo do importante papel que a AsPM Alego desempenha na manutenção da segurança pública na região do Park Lozandes, onde está localizado o Palácio Maguito Vilela e outros órgãos governamentais.

A equipe do Cinturão de Segurança da Alego, composta pelo subtenente Willian, sargento Paulo Henrique e cabo Araújo, foi responsável pela abordagem do indivíduo, que possui um extenso histórico criminal. Entre os crimes listados em sua ficha, estão múltiplas ocorrências de roubo (Art. 157), lesão corporal (Art. 129), ameaça (Art. 147), injúria (Art. 140) e tráfico de drogas (Art. 33). A prisão ocorreu após a identificação de um mandado de prisão em aberto contra ele por roubo.

Esse caso reflete a vigilância constante e a competência dos policiais militares da AsPM Alego, que atuam de maneira estratégica e coordenada para assegurar que tanto a área ao redor da Assembleia Legislativa quanto outras zonas críticas de Goiânia permaneçam seguras. A recaptura do foragido remove uma ameaça iminente das ruas, e reitera o compromisso da AsPM Alego com a segurança dos cidadãos e das instituições estaduais.

A operação do Cinturão de Segurança é parte de um esforço amplo para prevenir o crime e promover um ambiente seguro através de patrulhamentos, abordagens estratégicas e ações de inteligência. A AsPM Alego é um elemento na estrutura de segurança pública de Goiás, que diariamente se dedica à proteção e ao bem-estar da comunidade.

A AsPM Alego encoraja, ainda, a comunidade a colaborar com as forças de segurança, lembrando que informações podem ser compartilhadas através do Disque Denúncias, pelo telefone (62) 99631-4390. A sociedade pode também acompanhar as atividades da AsPM Alego através do Instagram para mais atualizações sobre sua atuação essencial na segurança do Estado de Goiás.



Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


Os servidores de Aparecida de Goiânia receberam nesta terça-feira (21/1) a primeira parcela do pagamento do salário do mês de dezembro. O valor tinha sido dividido em três parcelas de 33%, mas o prefeito Leandro Vilela informou ontem, como mostrou o PORTAL NG, que tinha conseguido subir o percentual da primeira parcela para 40%.

O parcelamento da folha foi proposto pelo novo prefeito, que recebeu a prefeitura sem dinheiro em caixa. O ex-prefeito Vilmar Mariano, segundo a atual gestão, deixou um rombo financeiro de R$ 500 milhões e apenas R$ 9 milhões em caixa. A folha de dezembro gira em torno de R$ 58 milhões. Sem recursos em caixa, Vilela propôs o pagamento em três vezes, sendo o vencimento da primeira parcela para dia 21 de janeiro e as seguintes 21 de fevereiro e 21 de março.

Em assembleia realizada no dia 14/1, na praça da Cidade Administrativa Maguito Vilela, servidores municipais de Aparecida de Goiânia aceitaram a proposta do novo prefeito de parcelar o pagamento da folha de dezembro em três vezes.

O acordo foi construído ao longo de três reuniões realizadas entre o prefeito Vilela, secretários e representantes dos servidores como os dirigentes do Sintego, SindSaúde e Sindicato da Guarda Civil, deputado estadual Mauro Rubem e vereadores.

Vilela considera que os servidores e a nova gestão são vítimas de atos de irresponsabilidades do ex-prefeito, que preferiu pagar R$ 135 milhões para alguns fornecedores no último mês de mandato em vez de quitar a folha de dezembro.

Além de quitar a dívida deixada pelo prefeito anterior, Vilela assegurou o pagamento da folha de janeiro e demais meses em dia, dentro do prazo legal. Segundo ele, a vontade é quitar dentro do mês trabalhado, mas, como tem que pagar a folha anterior, se comprometeu em pagar conforme estabelece a legislação.

Leandro Vilela também anunciou recentemente a suspensão do próprio salário até que o pagamento da folha de dezembro dos servidores seja concluído. Ele explica que sua decisão demonstra solidariedade aos servidores e reforça seu compromisso com uma gestão responsável.

“Fomos eleitos para fazer uma grande mudança, implantando uma nova cultura e um novo jeito de fazer gestão”, afirmou, destacando respeito e compromisso com os trabalhadores da administração pública.

Autor Manoel Messias Rodrigues


Congressista de 35 anos está em seu 4º mandato na Câmara; é um dos mais cotados para suceder Arthur Lira no comando da Casa

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), 35 anos, foi recebido em jantar pelo jornal digital Poder360 na noite de 3ª feira (21.jan.2025). O encontro foi realizado no restaurante Dom Francisco, na unidade localizada às margens do Lago Sul, em Brasília.

Hugo Motta está em seu 4º mandato como deputado federal. Foi eleito pela 1ª vez em 2010, aos 21 anos. Atualmente, é líder do Republicanos na Câmara e um dos mais cotados para suceder Arthur Lira (PP-AL) à frente da Casa Baixa. Ele tem o apoio formal de 18 partidos, que somam 495 congressistas de 513 possíveis. A eleição está marcada para 1º de fevereiro de 2025.

A organização do jantar do jantar com Hugo Motta foi do PoderIdeias, divisão de eventos e seminários do jornal digital Poder360. Participaram do encontro os seguintes empresários, executivos e autoridades:

Pelo Poder360, estiveram presentes:

  • Fernando Rodrigues, diretor de Redação;
  • Mariângela Gallucci, diretora;
  • João Gallucci Rodrigues, diretor;
  • Miguel Gallucci Rodrigues, diretor de Inovação;
  • Mateus Netzel, diretor-executivo em São Paulo;
  • Selma Casagrande, diretora comercial;
  • Zainer Silva, diretora de Projetos Especiais e Relações Institucionais;
  • Guilherme Waltenberg, editor sênior;
  • Mariana Haubert, editora sênior;
  • Paulo Silva Pinto, editor sênior;
  • Felipe Salgado, repórter;
  • Houldine Nascimento, repórter;
  • Naomi Matsui, repórter;
  • Maria Laura Giuliani, redatora;
  • Sérgio Lima, fotógrafo;
  • Edson Barreto, coordenador de Estúdio;
  • Diego Amorim, assistente da Administração.

Veja na galeria abaixo fotos do jantar:



Autor Poder360 ·