22 de junho de 2026
  • 15:30 Eleitores no exterior foram decisivos na vitória de Espriella na Colômbia
  • 11:46 Sessões solenes e reunião do Compliance marcam atividades desta segunda-feira do Poder Legislativo
  • 08:02 Rodovias goianas registram um óbito e 7 feridos no fim de semana
  • 04:18 melhores momentos de Nova Zelândia 1 x 3 Egito
  • 00:34 Mauro Rubem reuniu produtores de cultura para homenageá-los; a sessão solene transcorreu na manhã de sábado


Vários brasileiros que estavam sendo deportados dos Estados Unidos para o Brasil em 24 de janeiro de 2025 fizeram um protesto quando o avião que os trazia fez uma escala em Manaus (AM). Reclamavam do calor interno no equipamento. Alguns acionaram a porta de emergência, saíram e fizeram um protesto andando sobre a asa do avião.

A saída de emergência, uma vez acionada, torna difícil a aeronave se preparada para continuar o voo. Uma série de procedimentos de segurança precisam ser seguidos antes que o avião possa seguir viagem. Há áreas na asa em que é proibido caminhar porque a peça pode ficar danificada.

Nas imagens divulgadas na internet, é possível ver vários brasileiros sobre a asa do avião, protestando.

Em entrevista, o passageiro deportado Carlos Vinícius de Jesus, da cidade de Vespasiano (MG), diz o seguinte: “A hélice não estava funcionando, ele não ligavam o ar-condicionado. Tivemos que abrir as portas. Tinha criança passando mal, tinha senhores de idade. Eu tive que subir em cima da hélice”. Na realidade, o brasileiro se confundiu ao dizer que fixou sobre a hélice do avião. As imagens mostram que os que protestaram estavam sobre a asa.

Outro passageiro do grupo dos deportados, Jefferson Maia, relata ter sido agredido por um dos agentes da imigração dos EUA. Dá a entender que a agressão foi com o agente o agarrando pelo pescoço em reação aos protestos dentro do avião quando o equipamento fazia a escala em Manaus. “Até que conseguiram tirar a trava de segurança [da porta de emergência] e saímos para fora, pela asa do avião”, relata Jefferson.

Esta reportagem receberá mais informações.



Autor Poder360 ·


O primeiro mês do ano é marcado pela realização de importantes campanhas de conscientização sobre questões relacionadas à saúde. Uma delas é o Janeiro Branco, que trata dos cuidados com a saúde mental. A outra, o Janeiro Roxo, trata do combate à hanseníase, também conhecida como lepra. Por ser contagiosa, a doença costuma ser alvo de preconceitos e estigma. Mas a enfermidade tem cura e o tratamento pode ser facilmente acessado de forma gratuita nas unidades básicas de saúde da rede pública. 

A campanha tem por objetivo justamente desmistificar os preconceitos e orientar a população sobre a importância de se buscar o tratamento precoce em caso de contágio com a doença. O último domingo de janeiro foi eleito como o Dia Mundial da Hanseníase. Neste ano, a data cai neste domingo, 26.

Uma boa forma de combater a moléstia e alcançar a cura é manter a atenção no aparecimento dos primeiros sintomas. Em geral, eles envolvem a perda da sensibilidade da pele, que pode vir ou não associada à perda ou comprometimento dos movimentos. Caso não tratada a tempo, a doença pode evoluir para a amputação de membros do corpo.

Vale lembrar que a hanseníase é uma doença infecciosa crônica, causada pela bactéria Mycobacterium Leprae, que afeta os nervos. O contato próximo e contínuo com o paciente não tratado é a principal forma de transmissão da infecção. 

Segundo informações da equipe de Saúde e Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, em 2019, foram diagnosticados mais de 27 mil novos casos da doença, com 5% das incidências atingindo a população abaixo de 15 anos. O Brasil ocupa o segundo lugar no mundo em número de ocorrências, sendo também o responsável por 90% dos registros da enfermidade nas Américas.  

Na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o deputado Antônio Gomide (PT) apresentou, na atual Legislatura, um projeto de lei propondo a concessão de pensão especial aos filhos de pessoas atingidas pela doença e submetidas a isolamento compulsório no Estado. A matéria, que tramita sob o processo de nº 173/23, recebeu a validação definitiva do Plenário da Casa, em novembro de 2023, mas foi integralmente vetada pela Governadoria. A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprovou relatório favorável à manutenção do veto, que aguarda, agora, a devida apreciação plenária. 

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


Três homens foram presos em Formosa, Entorno de Brasília, suspeitos de matar o fazendeiro Luiz Carlos de Lima, após invadir sua fazenda, se passar por policiais. Na ocasião, eles ainda teriam mantido 10 pessoas como reféns. O crime ocorreu em agosto de 2024, mas os investigados foram detidos na última sexta-feira (24/1) pela Operação Isca, realizada pela Polícia Civil de Formosa e Planaltina de Goiás, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O delegado responsável pelo caso, Danilo Meneses, explicou que os suspeitos invadiram a fazenda se passando por policiais ao usar trajes operacionais e portar armas de fogo. Eles renderam 10 pessoas e as mantiveram reféns por cerca de seis horas. A vítima, Luiz Carlos, chegou ao local e foi agredida antes de ser morta pelos criminosos.

Após o homicídio, os homens fugiram em um carro Volkswagen Gol de cor branca. Durante a operação, a polícia apreendeu munições de calibre .380, um rifle calibre .22LR e o veículo utilizado na fuga.

O nome da operação se refere à forma como os investigados teriam atraído o dono da fazenda. Um dos funcionários foi obrigado a cortar a correia de uma caminhonete e pedir uma nova para Luiz Carlos, que foi morto no local.

Um quarto suspeito, identificado como Jorge Luis Pereira Silva, está foragido e é procurado pela polícia. Sua imagem foi divulgada, pois ele é considerado de interesse público para o cumprimento do mandado de prisão.

Danilo Meneses informa que as investigações devem continuar para identificar outros envolvidos e apurar a existência de mandantes da ação criminosa.

4 suspeitos de assassinato são presos em Goiânia

Na madrugada de sexta-feira (24/1), dois homens foram mortos a tiros à queima-roupa em frente a uma tabacaria no Bairro Vera Cruz, em Goiânia. Quatro suspeitos de estarem envolvidos no crime foram presos pela Polícia Militar na tarde do mesmo dia, por volta das 12h, no Bairro Vera Cruz.

O homicídio ocorreu por volta das 2h30. Uma câmera de segurança da região registrou a execução de uma das vítimas, que foi abordada e assassinada por um dos suspeitos. Segundo a PM, durante o confronto, dois homens dispararam contra as vítimas, com um atirando em cada uma delas, enquanto o terceiro suspeito dirigia o carro usado na fuga.

De acordo com o tenente César Chicaroli, das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), a motivação do crime foi uma ameaça feita pelas vítimas ao mandante da execução, que ocorreu durante uma discussão na tabacaria.

“Conseguimos identificar e prender tanto o mandante do crime, quanto os executores”, afirmou Chicaroli.

A PM informou que um dos mortos e um dos executores já tinham passagens pela polícia. Além das prisões, a Rotam apreendeu o carro utilizado pelos criminosos e duas armas de fogo que foram usadas na execução. Os presos foram levados para a Central de Flagrantes.

Operação prende 2 homens por torturar suposto autor de roubo

Dois homens foram presos em flagrante em Abadia de Goiânia, suspeitos de torturar um suposto suspeito de roubar materiais de construção em uma ferragista. A operação intitulada Tolerância Talião ocorreu na manhã desta quinta-feira (23/1) pela Polícia Civil de Goiás.

O caso teve início no dia 20 de janeiro de 2025, quando ocorreram furtos de ferramentas de construção. Três homens, proprietários dos objetos furtados, ouviram boatos de que o autor do crime seria um homem de 32 anos. Em resposta a essa suspeita, na madrugada de 23 de janeiro, o trio invadiu a casa do suspeito onde teriam cometido o crime.

Durante a invasão, a vítima foi torturada pelos agressores. Eles usaram fios de cobre, pedaços de madeira, socos, esganaduras e chutes para tentar forçar uma confissão sobre o furto das ferramentas. O objetivo era que o homem entregasse as ferramentas roubadas, mas, apesar das agressões, a vítima não admitiu ter cometido o crime.

A tortura aconteceu por cerca de 20 minutos, sendo interrompida apenas quando vizinhos ameaçaram chamar a polícia. Após a agressão, a vítima foi deixada com diversos ferimentos e cortes e, ao amanhecer, se dirigiu até uma unidade de saúde em Abadia de Goiás para receber atendimento médico.

Dois dos suspeitos foram identificados, um homem de 27 anos e outro de 33. Eles foram presos nesta operação rápida e autuados em flagrante pelos crimes de tortura.

Autor Agatha Castro


Em evento com 4.500 pessoas, dono do X pede mobilização de eleitores para Alternativa para a Alemanha; partido é investigado por extremismo

O bilionário Elon Musk, dono da Tesla e da SpaceX, participou por videoconferência de um comício do partido de direita AfD (Alternativa para a Alemanha), neste sábado (25.jan.2025), em Halle, Alemanha. O evento reuniu cerca de 4.500 apoiadores.

Durante sua participação, Musk afirmou: “É bom ter orgulho de ser alemão. Lutem por um futuro brilhante para a Alemanha”. Ele também classificou o AfD como “a melhor esperança para a Alemanha”.

O bilionário incentivou os eleitores a mobilizarem votos para a legenda. “Vá lá, fale com as pessoas… um voto de cada vez. Há uma necessidade de mudança, ela tem que acontecer. Esta eleição é tão importante… o futuro da civilização pode depender disso. Quando algo é tão relevante, você precisa fazer de tudo para convencer as pessoas a votarem no AfD”.

A eleição antecipada, marcada para 23 de fevereiro, foi convocada depois do atual chanceler, Olaf Scholz, perder um voto de confiança no Parlamento em dezembro. O pleito deveria ser realizado apenas em setembro, mas a crise política adiantou o calendário eleitoral.

Acusações de apologia ao nazismo

A participação de Musk no comício se dá durante críticas a um gesto feito por ele durante a posse de Donald Trump (Partido Republicano), que foi interpretado por muitos como uma saudação nazista. O episódio gerou protestos na Alemanha, incluindo a projeção de imagens do bilionário com a palavra “Heil” em uma fábrica da Tesla no país.

Na ocasião, Musk pôs a mão no coração e estendeu o braço direito com a palma da mão aberta para baixo e com os dedos juntos em direção ao público. O gesto, que ele afirma ter representado um coração jogado à plateia, foi interpretado como nazista por parte da imprensa, políticos e organizações não governamentais.

Assista ao momento do discurso em que Musk faz o gesto (35s):

Alinhamento com o AfD

Musk tem demonstrado apoio explícito ao AfD, que aparece com cerca de 20% das intenções de voto para fevereiro, mas enfrenta resistência de outros partidos devido às investigações por “extremismo” de direita conduzidas pela inteligência alemã.

Além de participar do comício, o bilionário promoveu um debate com Alice Weidel, principal candidata do AfD, na sua plataforma X.



Autor Poder360 ·


A busca pela transparência e pelo diálogo com a população segue sendo uma das marcas da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). O site institucional da Casa, um dos principais meios de comunicação com o povo, continua a superar seus recordes de acesso. Entre janeiro e dezembro de 2024, foram exatamente 2.302.951 visitas, o que representa crescimento aproximado de 13,39% em relação ao mesmo período de 2023

Conforme dados de relatórios fornecidos pela Diretoria de Tecnologia da Informação, com a média de 210 mil acessos cada, os meses do segundo semestre foram o destaque do ano. O pódio ficou com outubro, mês das eleições municipais: 280.384. 

A Agência de Notícias Yocihar Maeda, vinculada à Diretoria de Comunicação da Casa, é a responsável pelo conteúdo jornalístico produzido e divulgado no Portal da Alego. Fundamentalmente institucional, a página é fonte direta de informações sobre o Legislativo goiano e preza por uma cobertura como instituição, órgão de Estado, acima de interesses partidários.

A seção que une todas as notícias conquistou o mérito de a mais visualizada em 2024. Logo em seguida, entre os diversos conteúdos diários, os mais clicados foram, em ordem decrescente, as reportagens cujos títulos são “A importância da vacinação”; “O que é voto de legenda?” e “O que significa votar em branco ou votar nulo?”. 

O diretor de Comunicação da Alego, Marcos Teixeira, explica que o acompanhamento de resultados é essencial para compreender o interesse da população. “Buscamos mais dinamismo para que nosso texto permita que o que está sendo discutido e votado na Casa de Leis goiana esteja disponível ao cidadão de forma acessível”, conta. 

O relatório anual também contempla os acessos ao Portal da Transparência, um dos fatores que garantiu o Selo Diamante à Alego no ano passado. A página corresponde a 7% (161.326 acessos) do resultado anual. 

O perfil de cada parlamentar, que contém as informações de contatos, perfil bibliográfico, links para as notícias produzidas pela assessoria de imprensa entre outras informações relevantes, respondeu por 57.553 acessos. Os campeões em visibilidade foram os deputados Bruno Peixoto (UB), Antônio Gomide (PT), Amauri Ribeiro (UB), Dr. George Morais (PDT) e Virmondes Cruvinel (UB). 

Usuários

Quando considerados os acessos vindos de Goiás, Goiânia se destaca em primeiro lugar. A Capital é seguida por Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Trindade, Catalão e Senador Canedo. Fora do Estado, as cidades de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro alcançaram posições relevantes no ranking. A maioria das pessoas está no Brasil, mas também foram identificadas entradas de países como Estados Unidos, Irlanda e Hungria. 

Mas de onde vieram esses usuários para o Portal da Alego? Em 2024, a maioria deles (1,7 milhão) veio a partir de resultados de pesquisas realizadas no Google. Cliques diretos no endereço do site são a segunda procedência mais expressiva (280 mil). O restante teve como origem fontes diversas como, por exemplo, links compartilhados em redes sociais. No caso dessas plataformas, as mais utilizadas foram Facebook, Instagram e LinkedIn. 

Ainda quanto à tecnologia, os computadores se mantêm à frente dos dispositivos portáteis como os dispositivos mais populares na hora de acessar o site do Parlamento goiano. Google Chrome, Safari e Samsung Internet foram os principais navegadores.

A partir do monitoramento, aponta o diretor de Comunicação da Alego, é possível entender os assuntos que geram interesse e precisam de atenção extra. “Queremos criar essa sinergia para trazer conteúdos multimídia e dar mais transparência aos assuntos legislativos”, conclui Marcos Teixeira.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), afirmou nesta sexta-feira (24/1) que entrou na Justiça contra a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) sobre energia solar. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi protocolada no Tribunal de Justiça de Goiás e, segundo o político, é assinada por ele como presidente em Goiás do partido União Brasil e pelo vice-governador Daniel Vilela, presidente do MDB.

“Esperamos que a liminar (decisão provisória) saia nas próximas horas, impedindo a cobrança já no mês de janeiro”, declarou Caiado em vídeo publicado em seu perfil nas redes sociais.

No vídeo, no entanto, o governador argumenta que a cobrança tem relação com o estado deteriorado que ele recebeu as contas do estado, em janeiro de 2019, e com a privatização da Celg, estatal responsável pela distribuição de energia de Goiás, em 2017.

“Se a Celg não tivesse sido assaltada e vendida a preço de banana pelo governo anterior, e deixado o Governo de Goiás bloqueado no Tesouro Nacional, nada disso teria acontecido”, pontuou.

Daniel Vilela também divulgou seu posicionamento contrário à cobrança:

“Aqui em Goiás, não vamos aumentar imposto, não queremos sobretaxar nenhum ente do setor produtivo nem o cidadão também que às vezes se sacrifica para poder investir em uma usina de energia solar em sua casa”, disse, em vídeo postado em rede social.

A decisão de recorrer à Justiça ocorre após ampla repercussão negativa e mobilização de consumidores, pessoas físicas e empresários, contra o imposto. A ADI solicita a suspensão imediata da cobrança de ICMS sobre a energia solar, evitando danos financeiros aos consumidores enquanto tramita a ação.

Caiado disse, ainda, que solicitou uma audiência extraordinária junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para alegar que o Estado não concorda com a cobrança.

“Não é Goiás que está mudando a lei. Ela foi mudada pelo Governo Federal, faz parte do Marco Regulatório. Ou seja, penaliza uma fonte limpa de energia. Em Goiás, queremos que o cidadão possa emplacar cada vez mais suas fontes de energia fotovoltaicas”, destacou o governador.

O governo de Caiado argumenta ainda que está apenas obedecendo uma obrigação federal para a cobrança do imposto, prevista pelo Marco Legal da Geração Distribuída (Lei 14.300/2022) do ano de 2022 e pela normativa de número 1.000 de 2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que permite a cobrança da tarifa. Contudo, o tributo só foi recolhido a partir do Parecer 179/2024 da Secretaria de Estado da Economia de Goiás e da Frente Goiana de Geração Distribuída (FGGD) a partir de entendimento do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que teriam reconhecido a permissão da coleta da tarifa pelo Estado.

Entenda a polêmica

Em dezembro do ano passado, a concessionária Equatorial passou a cobrar na conta de luz dos consumidores do estado de Goiás uma alíquota de 19% do ICMS sobre o uso do sistema de distribuição de energia pelos produtores de energia fotovoltaica (que podem ser consumidores residenciais, comerciais ou industriais que tenham instalado placas de energia solar em suas casas ou estabelecimentos).

De acordo com a Equatorial Goiás, que faz a coleta do imposto, a nova tarifa incide apenas para contribuintes e consumidores que fazem parte do registro de geração distribuída e é calculada em base no uso da rede elétrica, e não da quantidade de energia gerada pelas placas fotovoltaicas.

Segundo o setor produtivo, o ICMS incide sobre cerca de 66% do valor total da tarifa normal, o que representa uma desvalorização de cerca de 12% da energia produzida por fontes alternativas em relação à convencional.

A ação movida na Justiça argumenta que não há fato gerador para a cobrança do ICMS sobre a Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) dos consumidores com geração distribuída de energia, pois o sistema de compensação de energia é um empréstimo gratuito, não uma operação comercial.

Segundo o Sistema Organização das Cooperativas do Brasil em Goiás (OCB/GO), decisões recentes em outros estados, como Mato Grosso, já reconheceram a inconstitucionalidade dessa prática.



Autor Manoel Messias Rodrigues


Além da capital, cidades da Grande São Paulo e do interior também estão suscetíveis a temporais

As chuvas devem continuar na cidade de São Paulo até o final de janeiro, com riscos de alagamentos e temporais, afirma a MetSul Meteorologia. Na 6ª feira (24.jan.2025), a metrópole enfrentou uma forte tempestade que causou queda de energia elétrica para mais de 27 mil pessoas, além de inundações. Devido ao fenômeno, a Defesa Civil emitiu pela 1ª vez um alerta severo para os moradores.

Segundo a MetSul, os temporais que atingem a cidade são causados por uma massa de ar quente e úmido de origem tropical que está sobre o Estado. As precipitações devem ocorrer da tarde para a noite e resultam da formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, impulsionadas pelo aquecimento diurno.

Além da capital, cidades da Grande São Paulo e áreas do interior também estão suscetíveis às chuvas fortes.

PRECIPITAÇÃO

Na 6ª feira, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 121,8 mm de chuva em apenas 2 horas, em São Paulo. O volume representa 41,7% da média histórica de chuva para o mês inteiro de janeiro, que é de 291,1 mm.

O temporal alagou estações da Linha 1-Azul do Metrô, que registrou goteiras dentro dos vagões, e causou o desabamento parcial de um pedaço do teto do Shopping Center Norte, em Vila Guilherme. Avenidas como a Sumaré, na zona oeste, ficaram inundadas, com carros revirados pela água. O sistema Paese de ônibus, que oferece opções de transporte em emergências, foi acionado em algumas estações do metrô.

Em vídeo publicado em seu perfil no Instagram, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) disse que a quantidade de chuva registrada na 6ª (24.jan) foi a metade do esperado para o mês de janeiro inteiro. Segundo Nunes, havia 37 pontos de alagamento na cidade até às 20h.

O CGE registrou rajadas de vento de 46,3 km/h no aeroporto de Guarulhos. As áreas de instabilidade, segundo o órgão, foram formadas pela combinação de brisa marítima, calor e alta umidade do ar.

Assista ao momento do desabamento (57s):



Autor Poder360 ·


Assinada pelo deputado Coronel Adailton (Solidariedade), foi sancionada pelo Poder Executivo a Lei Estadual nº 23.226, de 14 de janeiro de 2025, originalmente projeto de lei nº 11032/24, que reconhece a Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo, de Niquelândia (GO), como Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano.

Realizada, anualmente, 50 dias após a páscoa, a Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo também está agora incluída no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás.

Na argumentação, o deputado aponta que “Niquelândia é um berço de cultura. A capital do níquel oferece atrativos turísticos, riqueza histórica, beleza natural, dentre outros” e que “a festa ocorre na Paróquia e Santuário São José, igreja histórica de Niquelândia, construída há mais de 150 anos. Hoje, estão sob responsabilidade da Paróquia mais de 20 capelas nas áreas urbanas e rurais, além de os fiéis ainda manterem tradições vindas da escravatura, como a própria Festa do Espírito Santo e as tradicionais congadas de Santa Efigênia”.

“É seguro falar que a Festa do Divino tem uma extrema importância para a cidade de Niquelândia e região, sendo um grande atrativo turístico e comercial, além de manter viva a tradição que já remonta quase três séculos de história de fé e religiosidade. A manutenção e o reconhecimento como patrimônio cultural de sua tradição deve ser respeitada e incentivada, sendo um dos grandes marcos turísticos, culturais e religiosos de nosso Estado”, finaliza o parlamentar.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), inaugurou na manhã desta sexta-feira (24/1) o novo terminal de ônibus do Jardim Novo Mundo, em Goiânia, na região Leste da capital. Com investimento de R$ 18,5 milhões na obra, o terminal é a primeira de uma série de entregas para o transporte coletivo da Região Metropolitana da capital no ano de 2025. A estrutura vai beneficiar mais de 40 mil passageiros por dia.

“Esse é um momento muito importante da minha gestão. Quando entrei no governo, em 2019, os terminais estavam completamente destruídos. Não havia um ambiente digno para as pessoas usarem o transporte, acessarem um banheiro ou terem acesso às lanchonetes. Isso aqui era um local que não tinha segurança nenhuma. E nós recuperamos”, afirmou Caiado, que garantiu que todos os outros cinco terminais do Eixo Anhanguera serão reformados.

São seis anos sem reajuste da tarifa, o que não existe em outras capitais’

Após 20 anos sem intervenções de grande porte, o espaço recebeu uma reforma completa, com revitalização das áreas de embarque e desembarque, ampliação de 5,3 mil para 6,4 mil metros quadrados e um novo estacionamento para 35 ônibus. Foram instaladas catracas inteligentes com sistema anti-evasão, portão eletrônico de acesso, novos bancos, lixeiras, bebedouros e sanitários, além de escadas, rampas, piso tátil, comunicação em braile e iluminação de LED.

“Nosso objetivo, no final das contas, é o cidadão. Com toda essa qualidade, queremos atrair mais pessoas para o transporte coletivo. Na sua origem, ele já teve o dobro do número de passageiros que tem hoje. Tudo que está sendo investido não é só para um resgate, mas para transformar o serviço na Região Metropolitana de Goiânia em referência mundial”, disse o titular da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Adriano da Rocha Lima.

O novo terminal possui monitoramento 24 horas por meio de 36 câmeras de segurança ligadas à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). Para maior comodidade dos passageiros, foram instalados painéis informativos que oferecem a previsão do tempo de chegada dos ônibus em tempo real e os itinerários das linhas. Já os comerciantes que vendiam produtos no local contam agora com um Centro Comercial Popular, com capacidade para abrigar até 84 permissionários.

Tudo isso, lembrou o governador, sem reajuste no valor da passagem para o usuário.

“Desde que sou governador, em parceria com os prefeitos, nós asseguramos aqui na capital o preço da passagem em R$ 4,30. São seis anos sem reajuste, o que não existe em outras capitais do país. Mesmo com toda a inflação, com todo o processo da Covid-19, com todas as dificuldades que tivemos nos últimos anos, nós mantivemos o valor para o passageiro em R$ 4,30”, frisou.

Novos ônibus – Durante a solenidade, foram entregues ainda 55 novos ônibus padrão Euro 6 para o transporte coletivo. Esses veículos, que são movidos a diesel e geram menos gases poluentes, entram em operação imediatamente.

“Estamos em uma transformação profunda do transporte coletivo em Goiás. É compromisso do governador. Até 2026, todos os ônibus serão trocados. E é isso que a população quer”, pontuou o vice-governador, Daniel Vilela.

Ônibus do BRT terão ganho de rapidez, diz Mabel

Durante a entrega da reforma do Terminal Novo Mundo, o prefeito Sandro Mabel divulgou a implementação da metronização do sistema BRT, que prioriza o funcionamento do modal, permitindo que os ônibus parem apenas nas estações, semelhante ao metrô. A iniciativa promete diminuir o tempo de viagem, melhorar a segurança, dar mais fluidez ao trânsito e aumentar o conforto dos usuários.

Com a sincronização dos semáforos, o tempo de viagem deve ser reduzido em pelo menos 30%. Mabel explicou que, com o novo sistema, os ônibus do BRT não irão parar em cruzamentos, graças a semáforos inteligentes. Assim, a velocidade média deve subir de 15 para 21 km/h. Ele apresentou o projeto ao governador Ronaldo Caiado, destacando a inovação.

Como parte da modernização do transporte público de Goiânia, o prefeito anunciou a instalação de semáforos inteligentes nas principais vias da cidade. Ele afirmou que o sistema será expandido para toda a capital até o primeiro semestre de 2026.

Metronização começa já em março, garante Mabel

O prefeito também ressaltou a parceria com o Governo de Goiás e com prefeitos da região metropolitana para aprimorar o transporte coletivo. Ele mencionou que, a partir de fevereiro, haverá a desobstrução de grandes eixos, incluindo as Avenidas Jamel Cecílio, 136, Castelo Branco e Mutirão.

Para Mabel, o principal problema do trânsito de Goiânia é a falta de sincronização nos semáforos. Ele assegurou que sua gestão está investindo para resolver a questão.

“Com a metronização, vamos dar prioridade ao transporte coletivo e melhorar a fluidez do trânsito. Em um ano, teremos o sistema mais eficiente do Brasil”, finalizou.



Autor Manoel Messias Rodrigues


Ex-presidente justificou apoio à 1ª vice-presidência e poder pautar PEC da Anistia; senador do PL lançou candidatura independente

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar nesta 6ª feira (24.jan.2025) o ex-ministro da Ciência e Tecnologia de seu governo, senador Marcos Pontes (PL-SP), por lançar uma candidatura independente à presidência da Casa Alta. Segundo ele, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) “está eleito”.

Não adianta um candidato aí, não vou dizer seu nome, fazer uma candidatura de protesto porque tem nome a zelar. Todos temos nome a zelar. Mas não podemos perder essa chance. Ela nos fortalece para 2026”, disse em entrevista à Revista Oeste.

Bolsonaro disse que o apoio ao senador amapaense é condicionado à 1ª vice-presidência ser ocupada por algum senador do PL, que poderia, “na ausência” de Alcolumbre, pautar temas de interesse da legenda, como o PL (projeto de lei) da anistia a envolvidos no 8 de Janeiro.

Para o ex-presidente, tentar emplacar um nome próprio acarreta exclusão do PL não só da mesa diretora, mas de presidir comissões. Disse que a estratégia, adotada em 2023 ao lançar o senador Rogério Marinho (RN) foi um “erro”.

Nosso erro foi tentar eleger o Rogério Marinho em 2023. Só que, quando perdemos, ficamos sem mesa diretora e comissões. Se você quer convocar um ministro, como, por exemplo, a Nísia [Trindade, da Saúde] não consegue”, declarou.

Antes, ao mencionar uma eventual vitória de o amapense, que também é o nome do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comparou o pleito entre Alcolumbre e Marcos Pontes a uma partida de futebol entre o Flamengo e o CRB, de Alagoas, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. 

“Ele está eleito. É uma final de Copa do Brasil entre o Flamengo e o CRB de Alagoas. Você já sabe qual vai ser o resultado”, afirmou.



Autor Poder360 ·