24 de junho de 2026
  • 19:47 Mabel anuncia obra de R$ 40 mi na bacia do Córrego Botafogo
  • 16:03 MP pede contratos de Neymar e Virgínia com casa de apostas
  • 12:18 Deputados votam propostas com foco em patrimônio e servidores
  • 08:34 Mabel projeta R$ 500 milhões em obras para Goiânia
  • 04:50 Planos de saúde crescem entre pessoas com 59 anos ou mais em abril


A Prefeitura de Aparecida de Goiânia deu início, nesta quinta-feira (11/12), a uma ampla força-tarefa para reorganização da fiação instalada nos postes da cidade. O trabalho começou pela Avenida Independência, no Centro, onde equipes das empresas de telefonia e internet percorrem toda a extensão da via para identificar cabos sem uso, ajustar ligações irregulares e corrigir fios instalados fora da altura padrão.

A iniciativa integra um grupo de trabalho formado na última semana, após encontro entre o prefeito Leandro Vilela, Ministério Público, Equatorial, representantes das operadoras, Câmara Municipal e secretarias municipais. A limpeza e a organização dos cabos são de responsabilidade direta das empresas, que deverão identificar sua própria rede e executar as correções.

Os secretários Pollyana Borges (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Wagner Siqueira (Desenvolvimento) e o secretário executivo do Gabinete do Prefeito, Cristiano Zoi, acompanharam o início da operação.

Para Pollyana, a desordem dos cabos é um problema nacional, mas que exige atuação local permanente: “O prefeito Leandro Vilela determinou que essa pauta seja prioridade em 2026. Estamos iniciando uma limpeza estrutural da rede para elevar a segurança e melhorar o ambiente urbano”, afirmou.

Ela destacou que a Prefeitura fará acompanhamentos mensais da produtividade. “É uma ação contínua, não pontual”, explicou.

Foto: Rodrigo Estrela

Para facilitar a identificação de pontos críticos, a Secretaria de Meio Ambiente disponibilizou o WhatsApp (62) 98459-1661, no qual moradores podem enviar fotos, vídeos e localização de fios soltos ou baixos. O material retirado diariamente dos postes será levado a um galpão da pasta, que fará a destinação ambiental correta, conforme explicou o secretário Wagner Siqueira. A avaliação da gestão é que a organização da fiação também contribui para reduzir poluição visual e aumentar a confiabilidade da rede.

A operação inaugura um ciclo de reorganização da infraestrutura aérea na cidade, tema que afeta diretamente mobilidade, segurança e planejamento urbano. Com monitoramento contínuo e participação das operadoras, a expectativa é reduzir riscos, padronizar instalações e avançar na modernização da fiação ao longo de 2026.

Autor Rogério Luiz Abreu

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT