
A Prefeitura de Goiânia, sob a gestão de Sandro Mabel, iniciou a metronização do transporte coletivo com o uso de Inteligência Artificial (IA) para aumentar a fluidez dos corredores de ônibus. Nesta segunda-feira (19/5), foi inaugurado o primeiro trecho no BRT Leste-Oeste, entre o Terminal Novo Mundo e a Praça da Bíblia. O objetivo é reduzir o tempo de parada dos ônibus em semáforos, elevando a velocidade média de 16 km/h para 21 km/h nos horários de pico, o que representa um ganho de 30% na eficiência operacional.
De acordo com a administração municipal, a tecnologia funciona com sensores instalados nos veículos e nas vias, que se comunicam para ajustar automaticamente os tempos de semáforo, garantindo que os ônibus fiquem parados pelo menor tempo possível. “Ao sair da estação, o ônibus já conta com um aparelho nele, que já começa a conversar com os semáforos. Os semáforos, por sua vez, começam a saber da proximidade de todos os ônibus, e fazem uma programação com inteligência artificial, que mostra qual é o melhor jeito de ele abrir e fechar para que todos os ônibus possam passar. Ou, no caso, o menor tempo que ele possa ficar parado”, explicou o prefeito Mabel, destacando que essa inovação pode tornar o transporte coletivo uma opção mais viável para os moradores.
O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, afirmou que o próximo trecho a ser inaugurado será entre a Praça Cívica e o Terminal Isidória, no BRT Norte-Sul, previsto para junho. Ele destacou que a metronização já mostrou resultados positivos em testes, com redução significativa no tempo de viagem, melhorando a qualidade do serviço. “Estamos há mais de três semanas nesse processo e a performance do sistema tem sido muito positiva. O transporte coletivo de Goiânia não vai parar, vai melhorar. Vamos voltar àqueles ônibus menores, para que eles possam fazer sob demanda, os antigos citybus”, afirmou.
Murilo Ulhôa, presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), destacou que a metronização já reduziu de quatro para uma as paradas no trecho recém-inaugurado, melhorando a experiência do usuário. “O objetivo é que os passageiros passem menos tempo nos ônibus e mais tempo com suas famílias”, reforçou, ressaltando o impacto direto na qualidade de vida dos usuários.
A metronização faz parte de um esforço contínuo da Prefeitura para transformar o transporte público em uma alternativa mais atraente, reduzindo o uso de carros e melhorando o tráfego urbano. O projeto é fruto de um Termo de Cooperação entre a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), a CMTC, a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) e o RedeMob Consórcio, que visa otimizar a operação dos BRTs em Goiânia.
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