No Banner to display

18 de julho de 2025
  • 19:26 EUA ainda importam US$ 3 bilhões da Rússia
  • 15:41 Colaboração entre Estado e associações de municípios é objeto de PEC que está na pauta da Assembleia Legislativa
  • 11:56 Raça Negra e Isadora Pompeo animam 77º aniversário de Nerópolis
  • 08:11 Trump manda divulgar depoimentos à Justiça do caso Epstein
  • 04:26 Virmondes Cruvinel pleiteia normas para a proteção alimentar, animal e sustentabilidade


Análise aponta que políticas comerciais do presidente podem impactar economia na América Latina, incluindo o Brasil

A situação fiscal dos países latino-americanos e as políticas comerciais do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), podem afetar negativamente os investimentos na região, incluindo o Brasil, de acordo com uma análise divulgada pela gestora Janus Henderson nesta 2ª feira (13.jan.2025).

Mario Aguilar, estrategista-sênior de portfólio da Janus Henderson, alerta que os déficits fiscais devem impactar as moedas locais, o que afetará os retornos dos investimentos nos países da América Latina. Ele destaca que, em muitos casos, esses investimentos estão atrelados a produtos importados cotados em dólar.

Segundo Aguilar, os déficits fiscais exigem ajustes na política macroeconômica, como o aumento das taxas de juros para controlar a inflação, o que pode prejudicar o crescimento econômico. No curto prazo, ele aponta que o Brasil pode se beneficiar de um real mais fraco, enquanto a Argentina deverá enfrentar dificuldades com uma moeda mais forte, devido à convergência da cotação oficial com a paralela.

O analista vê o Brasil e o Chile como mercados interessantes para investimentos de médio e longo prazo, mas alerta que isso depende da implementação de políticas fiscais eficazes e do respeito ao capital privado, o que poderia estimular o crescimento econômico.

Aguilar também destaca que, no momento, setores como o agronegócio e a mineração são promissores devido à desvalorização das moedas locais e ao aumento da demanda por commodities. Ele também enxerga oportunidades de investimento em infraestrutura e energia, com destaque para a necessidade de explorar novas fontes de energia, como biogás, solar e eólica, além do petróleo e gás, setores que poderão se beneficiar nos próximos anos.


Com informações da Investing.com Brasil



Autor Poder360 ·

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT