6 de setembro de 2025
  • 07:43 Estudantes de Rianápolis conhecem Casa de Leis como parte de projeto educativo
  • 03:59 Ficomex 2025 projeta Goiás como referência internacional em negócios e inovação
  • 00:15 Pedir anistia antes de ser julgado é admitir culpa, diz Lula
  • 20:32 Delegado Eduardo Prado realiza sessão itinerante em homenagem à Ficomex 2025
  • 16:48 Caiado reafirma intenção de anistiar Bolsonaro caso chegue à Presidência


Nesta segunda-feira, 27, o deputado estadual Jamil Calife (PP) apresentou um projeto de lei propondo o reconhecimento da Festa da Nossa Senhora do Rosário, realizada no município de Catalão, como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Goiás. O projeto também sugere a inclusão da festa no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado. 

A Festa da Nossa Senhora do Rosário é uma tradição que acontece anualmente em outubro desde 1876 em Catalão. A cada ano, a celebração atrai um número crescente de devotos, dançadores e turistas. O evento é marcado por missas, procissões, novenas e pelas apresentações dos vinte e um Ternos das Congadas, que encantam milhares de moradores de toda a Região Sudeste de Goiás. 

Com a inclusão dessa manifestação histórica, cultural e religiosa no Calendário Cívico, Cultural e Turístico, e sua declaração como Patrimônio Cultural e Imaterial, o deputado Calife visa reconhecer, valorizar e celebrar a rica herança dessa tradição em Goiás. 

O esforço do deputado Jamil Calife na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) evidencia seu compromisso com a preservação e promoção da diversidade cultural goiana, garantindo que tradições como a Festa da Nossa Senhora do Rosário continuem a ser celebradas e apreciadas pelas futuras gerações.

Autor

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT