5 de dezembro de 2025
  • 17:52 Por melhor acompanhamento pedagógico, deputada Bia de Lima quer menos alunos por turma nas redes de ensino em Goiás
  • 10:24 Endividamento das famílias cai para 79,2% em novembro
  • 06:40 Antônio Gomide propõe ofertar a estudantes cursos técnicos gratuitos sobre energias renováveis e tecnologias digitais
  • 02:56 Caiado entrega helicóptero e reforça segurança no fim de ano
  • 23:12 Conselhão apresenta propostas e setor privado critica juros


Nesta segunda-feira, 27, o deputado estadual Jamil Calife (PP) apresentou um projeto de lei propondo o reconhecimento da Festa da Nossa Senhora do Rosário, realizada no município de Catalão, como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Goiás. O projeto também sugere a inclusão da festa no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado. 

A Festa da Nossa Senhora do Rosário é uma tradição que acontece anualmente em outubro desde 1876 em Catalão. A cada ano, a celebração atrai um número crescente de devotos, dançadores e turistas. O evento é marcado por missas, procissões, novenas e pelas apresentações dos vinte e um Ternos das Congadas, que encantam milhares de moradores de toda a Região Sudeste de Goiás. 

Com a inclusão dessa manifestação histórica, cultural e religiosa no Calendário Cívico, Cultural e Turístico, e sua declaração como Patrimônio Cultural e Imaterial, o deputado Calife visa reconhecer, valorizar e celebrar a rica herança dessa tradição em Goiás. 

O esforço do deputado Jamil Calife na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) evidencia seu compromisso com a preservação e promoção da diversidade cultural goiana, garantindo que tradições como a Festa da Nossa Senhora do Rosário continuem a ser celebradas e apreciadas pelas futuras gerações.

Autor

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT