No Banner to display

21 de maio de 2024
  • 20:48 15º CBC define 25 diretrizes estratégicas para o cooperativismo | Sistema OCB GO Cooperativismo em Goiás
  • 19:05 Morre mulher agredida por fisiculturista que alegou acidente doméstico, diz família – País
  • 17:22 Adolescente morre afogado durante retiro religioso | Goiás
  • 15:39 Morre mulher espancada por fisiculturista que alegou queda em casa, diz família | Goiás
  • 13:54 A AgroBrasília leva informações sobre a Agricultura Regenerativa à cidade de Catalão, Goiás


Ayrton Senna voou em caça da FAB no ano de 1989, em Goiás. — Foto: FAB/Divulgação

Há 30 anos, no dia 1º de maio de 2024, o esporte e o Brasil perdiam para um acidente de Fórmula 1 o piloto Ayrton Senna da Silva. Tricampeão mundial da categoria, Senna sempre foi um apaixonado por velocidade e tem uma forte ligação com a Força Aérea Brasileira (FAB).

Nesta data que celebra o legado de Senna, a FAB relembrou o dia que o esportista andou no caça Mirage III em Anápolis (GO). O voo ocorreu em março de 1989, meses após o primeiro título mundial de Senna. Veja o vídeo feito pela FAB:

Apaixonado por velocidade, Senna voou em caça supersônico após 1º título mundial

Naquele dia, o piloto conheceu as instalações da unidade e embarcou a bordo do caça, onde realizou um voo no supersônico. O Coronel Alberto de Paiva Côrtes, hoje militar da reserva, lembra detalhes do voo que fez com Senna em 1989. “Eu quero sentir a velocidade”, contou o militar à FAB sobre o pedido do ídolo das corridas antes do voo.

Ayrton Senna dentro do avião da Força Aérea Brasileira. — Foto: FAB/Divulgação

Esse, no entanto, não foi o primeiro voo de caça de Senna. Em 1987, o piloto já havia voado em um caça F-5 do Primeiro Grupo de Aviação de Caça em Jacarapeguá, no Rio de Janeiro.

Em 2019, o Esquadrão Jaguar – o mesmo que voou com Ayrton – recebeu a visita do irmão do tricampeão, Leonardo Senna. Em celebração ao voo do ídolo e aos 40 anos do esquadrão, a aeronave Mirage recebeu uma pintura alusiva ao tradicional capacete do automobilista.

Avião Mirage III da Força Aérea Brasileira utilizado por Senna recebeu pintura comemorativa em 2019. — Foto: FAB/Divulgação

Atualmente, o avião está exposto para visitação no Museu Aeroespacial (Musal), localizado no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro. Na fuselagem do supersônico, estão eternizados os nomes dos tripulantes e a data daquele voo de 29 de março de 1989.

Em 1987, Senna foi condecorado pela Força Aérea Brasileira com a Medalha Mérito Santos Dumont. Em 1993, ano anterior à sua morte, o piloto recebeu também a Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico, Grau Cavaleiro.

🏎️ 30 anos sem Ayrton Senna:

Autor

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT