Sucuri de aproximadamente 2 metros é encontrada por moradores na calçada de casa, em Goiás; vídeo | Goiás - Primeira Mão

No Banner to display

27 de abril de 2024
  • 06:52 Caso Fábio Escobar: assassinato de empresário entra na lista de casos de grande repercussão do CNJ e do MP | Goiás
  • 05:09 Shaylon diz que Atlético-GO precisa entrar mais focado nos jogos
  • 03:25 Equatorial Goiás realiza mutirão de manutenção em Catalão
  • 01:39 Pedreiro é suspeito de ameaçar matar a ex e até dar prazo para ela voltar com ele: ‘não vai ser minha e de mais ninguém’; ouça áudio | Goiás
  • 23:57 Aprovado projeto para inclusão de goianas acima de 50 anos no mercado de trabalho


Sucuri de aproximadamente 2 metros é encontrada por moradores na calçada de casa, em Goiás

Os moradores de Caldas Novas, região localizada no sul do estado, acionaram o 9º Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás para realizar o resgate de uma sucuri que mede aproximadamente 2 metros. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira (26) e surpreendeu os moradores, que gravaram um vídeo registrando o momento deles se deparando com o animal silvestre. (Assista o vídeo acima)

  • Compartilhe no WhatsApp
  • Compartilhe no Telegram

De acordo com a assessoria da corporação, a sucuri foi encontrada na calçada de uma casa no Bairro Residencial Recanto de Caldas. Conforme é mostrado no vídeo, o animal se rasteja pelo chão, assustando os moradores pelo seu tamanho.

“A bicha é grande, hein?! Eu não tenho coragem de chegar perto dela [sucuri], não”, disse um dos homens que estava presente no momento em que a cobra foi encontrada. Em resposta, uma mulher que também estava no local, diz: “Ela não ataca assim, não”.

Os militares realizaram o resgate utilizando materiais específicos para captura de cobras, isto é, pinças e ganchos. O animal foi removido sem ferimentos da calçada e colocado dentro de um tambor.

Os bombeiros deslocaram-se para uma mata reservada e próxima ao perímetro urbano, onde realizaram a soltura da sucuri.

O animal presente no vídeo se trata de uma sucuri fêmea que pertence a uma das maiores e mais conhecidas espécies de cobras, isto é, a Eunectes murinus. Normalmente esses animais são encontrados na América do Sul, em regiões mais alagadas, onde há presas em maior evidência.

Segundo a veterinária Luana Borboleta, a sucuri é um animal extremamente lento e na maior parte do tempo apresenta hábitos subaquáticos. Apesar de não ser uma serpente peçonhenta, caso sintam-se ameaçadas, elas matam por constrição, apertando e causando asfixia na vítima.

Por isso, a veterinária e o biólogo Edson Abrão orientam que em casos como esse o melhor a se fazer é manter a distância do animal e contatar o Corpo de Bombeiros o mais rápido possível para realizar o resgate.

“É preciso tentar isolar o animal, afastar crianças e animais, pois a sucuri pode alimentar desses animais. Também é preciso chamar um grupo especializado, que no caso é o Corpo de Bombeiros, ou alguém que saiba manusear esse animal e colocá-lo dentro de uma gaiola”, informa Abrão.

O biólogo ainda acrescenta que ao chegar perto do animal, há a possibilidade da serpente picar a pessoa, causando ferimentos ou infecções graves. O aparecimento recente de animais silvestres em casas e lugares fechados está relacionado a questões climáticas. O calor faz com que esses répteis procurem abrigos seguros para se protegerem e fugirem das temperaturas mais quentes.

Contudo, o ideal é manter a calma e não tomar atitudes precipitadas, afinal, esse animal é importante para a natureza, pois sua função ecológica é necessária.

“Esse animal tem um nicho, uma função ecológica muito importante, pois ela causa um certo equilíbrio na natureza e deve ser preservada ao máximo”, ressalta Edson.

*Victoria Vieira é integrante do programa de estágio entre TV Anhanguera e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), sob orientação de Millena Barbosa.

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

Sucuri de aproximadamente 2 metros é encontrada próximo a residência em Caldas Novas. — Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Autor

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT