No Banner to display

14 de maio de 2024
  • 06:10 ‘Dirija como uma mulher’; França lança campanha para reduzir mortes no trânsito
  • 04:28 Catalão: Elder Galdino têm reunião preparatória com pré-candidatos e candidatas à vereança
  • 02:44 PM em carro do TJ é suspeito de atirar em garota de programa em Aparecida de Goiânia; vídeo | Goiás
  • 01:02 Justiça determina que Estado de Goiás forneça remédio que pode custar até R$ 264 mil para paciente com câncer raro
  • 23:14 Goiás registra em média 13 colisões contra postes todo dia



A Redação

Goiânia –

 Ao ser perguntado qual definição teria para o cooperativismo, o carpinteiro Edivanilton Brito dos Santos, 48 anos, parece ter captado o clima que esteve presente na manhã de sábado (16/3), na Praça João de Barro, em Aparecida de Goiânia. “Parceria”, respondeu. Ele esteve no estande do Sicoob Secovicred para tirar dúvidas financeiras. Este foi um dos vários serviços oferecidos pelas cooperativas no Dia do Cooperativismo, realizado pela primeira vez pelo Sistema OCB/GO, na cidade. 

Ao todo, cerca de 3 mil pessoas receberam atendimentos gratuitos, 

como orientação de higiene bucal com entrega de kits, aferição de pressão e glicemia, oficina de pintura e decoração, jogos de educação financeira, mercadinho para ensinar finanças para as crianças, distribuição de picolé, doação de mudas de árvores, degustação de iogurtes e queijo. 
 


De acordo com o Sistema OCB/GO, a celebração em Aparecida de Goiânia deve ter data oficial para ser realizada todos os anos. Isso porque, durante o evento deste sábado, o prefeito Vilmar Mariano assinou um projeto de lei para colocar a celebração no Calendário Oficial do município. O texto será enviado para a Câmara Municipal para ser aprovado.



Leia mais:



 


As ações foram realizadas em parceria com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia e com as cooperativas Uniodonto Goiânia, Life Saúde, Cartago, Sicredi Cerrado GO, Sicoob Secovicred, Sicoob Engecred, Sicoob Unicentro BR e Complem.


 


No estande da cooperativa Life Saúde, a dona de casa, Katiane Sousa Costa de Matos aproveitou para aferir a pressão e fazer teste de glicemia. Moradora do Setor Célia Maria, disse que esse foi um dia especial e atípico para a vizinhança. “É uma região carente e um evento como esse é muito bom para as pessoas que vivem aqui”, afirmou.


 


A diarista Vilmara Bonfim Pereira Silva também é moradora do Setor Célia Maria. Junto de sua filha, Mary Fernanda, 8 anos, na manhã deste sábado, ela aproveitou para levar para casa uma sacola de alimentos oferecidos pelo Sicoob Unicentro Br. A cooperativa distribui 4 mil sacolas contendo um pacote de pão bisnaguinha e uma caixa de 1 litro de leite. “Eu já sabia que existiam as cooperativas de crédito, mas hoje descobri que têm outras cooperativas, até de Saúde”, comentou.


 


Vilmara conta que tem vontade de ter o seu próprio negócio, e no Dia do Cooperativismo de Aparecida, ela alimentou essa esperança. “Montar algo sem apoio e sozinha é muito difícil, acho que o cooperativismo pode ser uma saída mesmo”, comentou.



Mensagem


O argumento de Vilmara é um exemplo de que a mensagem que a celebração do Dia do Cooperativismo quer passar, deu certo. Oferecer serviços de saúde, educação e entretenimento para a população são objetivos das cooperativas, segundo o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, mas não é só isso. “Quando realizamos esse evento nas cidades, queremos também mostrar para a população o que as cooperativas fazem, produzem e que geram renda, empregos e também se preocupam com a comunidade onde estão localizadas”, define.


 


O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, aproveitou a oportunidade para sugerir ao prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, a adoção de alguns projetos, que podem fomentar o cooperativismo na cidade. Como a criação de uma pasta para cuidar exclusivamente do empreendedorismo e cooperativismo. “Outra sugestão seria colocar o cooperativismo no currículo escolar no município”, disse.


 


O prefeito Vilmar Mariano assinou o projeto de lei que estabelece que o Dia do Cooperativismo em Aparecida de Goiânia será realizado sempre no terceiro sábado do mês de março. “Já estou repassando as sugestões do presidente Luís Alberto Pereira para nossos secretários. O cooperativismo em Goiás está crescendo muito e sabemos que quem coopera ajuda a cidade a crescer” disse. 



Autor

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT