CCJ avaliza nome de Marcelo de Souza Gomes e Silva ao conselho da AGR e decreto de calamidade financeira de Iporá
Lidiane 2 de junho de 2026
A primeira reunião do mês da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) foi marcada pela sabatina e aprovação do nome de Marcelo de Souza Gomes e Silva ao conselho regulador da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR).
Durante o encontro, o colegiado, sob a condução do vice-presidente, Wagner Camargo Neto (SD), avalizou ainda decreto que reconhece situação de calamidade financeira no município de Iporá. Outro processo, que trata da sustação do andamento de uma ação penal eleitoral em desfavor do deputado Amauri Ribeiro (PL), teve a tramitação suspensa após pedido de vista do deputado Mauro Rubem (PT).
Sabatina
Ao se apresentar aos parlamentares, Marcelo de Souza Gomes e Silva agradeceu a indicação ao cargo. Segundo ele, o papel do conselheiro da AGR é buscar o equilíbrio entre os interesses envolvidos na prestação dos serviços regulados pela agência.
Durante a sabatina, o deputado Amauri Ribeiro relatou preocupação com a atuação de conselheiros da AGR e citou um processo anterior de recondução ao cargo. O parlamentar mencionou reclamações recebidas à época e destacou a necessidade de garantir isonomia entre as empresas que atuam no transporte intermunicipal.
Amauri também relembrou projeto de sua autoria que alterou exigências para participação de empresas na disputa por linhas de transporte, reduzindo o tempo mínimo de experiência exigido. O legislador solicitou ao indicado atenção aos processos em tramitação na agência e ações voltadas à ampliação da concorrência no setor.
Na sequência, o deputado Veter Martins (PSB) manifestou apoio à indicação e afirmou esperar que Marcelo exerça a função conforme os princípios apresentados durante sua exposição, destacando a importância do equilíbrio na atuação dos conselheiros da agência reguladora.
O presidente em exercício da comissão, Wagner Camargo Neto (SD), também abordou questões relacionadas ao transporte de passageiros. O deputado mencionou mudanças no perfil da mobilidade da população e destacou a necessidade de a AGR acompanhar as transformações do setor, incluindo debates sobre o transporte irregular de passageiros e a regulamentação de novas modalidades de serviço.
Por fim, em resposta, Marcelo de Souza Gomes e Silva afirmou que os avanços tecnológicos exigem maior dinamismo na prestação dos serviços públicos e na regulação dos setores acompanhados pela agência. O indicado citou exemplos de integração entre diferentes modalidades de transporte por meio de plataformas digitais e defendeu a adoção de mecanismos que ampliem a eficiência e a agilidade no atendimento à população.
A indicação do Governo de Goiás, que tramita na Alego sob o processo nº 10131/26, recebeu parecer favorável do deputado Amauri Ribeiro e segue agora para deliberação do Plenário.
Calamidade financeira
Ainda durante a reunião, os parlamentares apreciaram outras matérias em tramitação na comissão. Entre elas, foi aprovado, por unanimidade, o projeto de decreto encaminhado pela Prefeitura de Iporá que declara estado de calamidade financeira no âmbito da Secretaria Municipal de Finanças.
A matéria tramita sob o processo nº 9306/26 e contou com parecer favorável do deputado Veter Martins. Conforme justificativa apresentada pelo município, a medida permitirá a adoção de mecanismos previstos no artigo 65 da Lei Complementar nº 101/2000, incluindo limitação de empenhos, revisão de contratos administrativos, racionalização de despesas e outras providências relacionadas à gestão fiscal municipal.
Outro processo analisado pela comissão foi o projeto de decreto legislativo nº 10925/26, que trata da sustação do andamento de uma ação penal eleitoral em desfavor do deputado Amauri Ribeiro. A matéria é de autoria do partido União Brasil, requerido pelo deputado Lincoln Tejota (UB), na qualidade de líder da sigla.
A matéria refere-se a processo em tramitação na Justiça Eleitoral e no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), decorrente de denúncia apresentada pelo Ministério Público Eleitoral com base no artigo 326-B do Código Eleitoral, que dispõe sobre violência política de gênero.
Durante as discussões, a deputada Bia de Lima (PT) manifestou posicionamento contrário à proposta e questionou a possibilidade de interferência do Poder Legislativo em uma ação que tramita no âmbito da Justiça Eleitoral.
Em defesa da matéria, Amauri Ribeiro afirmou que o projeto está amparado por prerrogativas parlamentares e argumentou que o Parlamento é o espaço adequado para o debate de temas relacionados ao mandato legislativo.
Já o deputado Mauro Rubem (PT) questionou a tramitação da proposta na Assembleia Legislativa e destacou a necessidade de análise do mérito da questão. O parlamentar também criticou o relatório favorável à matéria, elaborado pelo deputado Veter Martins.
As discussões foram suspensas após pedido de vista apresentado por Mauro Rubem. Com isso, a deliberação da matéria foi adiada e deverá retornar à pauta da CCJ na próxima reunião ordinária do colegiado, prevista para esta quarta-feira, 2.
A reunião pode ser assistida, na íntegra, neste link.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Goiás, Marcelo Baiocchi Carneiro, foi reeleito por unanimidade nesta segunda-feira (18/5) para um novo mandato à frente da entidade no período de 2026 a 2030. A recondução ocorreu com chapa única, formada pelos 35 sindicatos filiados à federação, consolidando a continuidade da atual gestão.
Ao assumir o novo ciclo, Baiocchi reforçou o compromisso com o fortalecimento da representatividade sindical, a modernização da estrutura do sistema e a ampliação das ações voltadas ao desenvolvimento econômico. Segundo ele, a prioridade será consolidar projetos já iniciados e avançar em novas frentes estratégicas, como comércio exterior e qualificação profissional.
“A Federação segue forte porque é construída em conjunto com os sindicatos. Nosso compromisso é continuar gerando oportunidades, fortalecendo empresas e ampliando a presença do setor produtivo goiano em novos mercados”, afirmou.
Entre os principais avanços da atual gestão, estão investimentos na modernização de unidades do Sesc e do Senac, a ampliação da atuação em comércio exterior por meio da Fecomex e a criação do Instituto Elias Bufáiçal, voltado à oferta de benefícios sociais e de saúde para trabalhadores e empresários do setor.
Para o novo mandato, a diretoria também projeta a conclusão de obras estruturais, incluindo a construção de um novo prédio administrativo integrado ao complexo da entidade, em Goiânia. Outro destaque é a expansão do programa de Escolas Móveis, que deve ampliar a oferta de qualificação profissional e alcançar milhares de trabalhadores em diferentes regiões do estado.
Diretriz de atuação segue baseada na integração entre sindicatos, empresas e trabalhadores
A gestão também pretende dar continuidade à realização de grandes eventos do setor produtivo, como feiras multissetoriais, além de fortalecer iniciativas ligadas ao turismo, inovação e empreendedorismo.
Com a recondução unânime, o Sistema Fecomércio Goiás mantém a diretriz de atuação baseada na integração entre sindicatos, empresas e trabalhadores, com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional.
Nova presidente comandava área de conteúdo e liderou reformulação da “TV Brasil”
A roteirista Antonia Pellegrino, mulher do presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) Marcelo Freixo, foi nomeada presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) nesta 6ª feira (10.abr.2026). Ela substitui André Basbaum depois de atuar por 3 anos como diretora de Conteúdo e Programação da estatal.
Segundo o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira, a escolha faz parte da estratégia do governo de fortalecer a comunicação pública. Ele afirmou que a nova presidente tem experiência em gestão e no setor audiovisual.
Na EBC, Antonia foi responsável por iniciativas como a reformulação do programa “Sem Censura“ e pela criação do Seleção TV Brasil, edital voltado à produção independente com previsão de investimento de R$ 110 milhões.
Também ampliou a programação esportiva da TV Brasil, com destaque para transmissões de futebol feminino.
Formada em Ciências Sociais, Antonia tem mestrado pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e pela FGV (Fundação Getulio Vargas). No audiovisual, trabalhou em produções como o documentário Democracia em Vertigem, indicado ao Oscar, além de séries e filmes para TV e streaming.
Iza, Hungria, Marcelo Falcão e mais artistas farão show de graça no TIM Music Goiás; saiba como assistir | Goiás
Lidiane 11 de maio de 2024
Goiânia será palco de um festival de música gratuito, o TIM Music Goiás. Pensado na diversidade de gênero, raça e ritmos, o evento acontece nos dias 8 e 9 de junho e traz atrações de peso na música brasileira, como Iza, Hungria, Luiza Martins, Sandra de Sá e Marcelo Falcão (veja programação completa abaixo).
O festival acontece no Centro Cultural Oscar Niemeyer e tem classificação livre. Segundo a organização, o TIM Music é o maior festival gratuito de música do Brasil. Para estrear no Centro-Oeste, a capital goiana foi escolhida e, por isso, o line up destaca talentos regionais como Pedra Bruta, Maduli, Maíra e Banda Madá.
De acordo com a organização, o festival promete trazer variedade de formatos e sonoridades em um clima suave e harmonioso, inspirado pelo Cerrado brasileiro.
- Pedra Bruta
- Maduli
- Maíra
- Banda Madá
- Sandra de Sá
- Luiza Martins
- Atração final: Iza
- Banda 7meia2
- DJ Múcio, que convida o cantor Mario Broder
- Gilsons (José Gil, Francisco Gil e João Gil, filho e netos de Gilberto Gil)
- Marcelo Falcão
- Atração final: Hungria
- Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer
- Endereço: GO-020 – Chácaras Alto da Glória, Goiânia
- Data: 08 e 09 de junho de 2024
- Evento gratuito aberto ao público com classificação livre
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Iza, Hungria, Marcelo Falcão e mais artistas farão show de graça no TIM Music Goiás; saiba como assistir | Geral
Lidiane 10 de maio de 2024
Divulgação/TIM Music
Goiânia será palco de um festival de música gratuito, o TIM Music Goiás. Pensado na diversidade de gênero, raça e ritmos, o evento acontece nos dias 8 e 9 de junho e traz atrações de peso na música brasileira, como Iza, Hungria, Luiza Martins, Sandra de Sá e Marcelo Falcão (veja programação completa abaixo).
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O festival acontece no Centro Cultural Oscar Niemeyer e tem classificação livre. Segundo a organização, o TIM Music é o maior festival gratuito de música do Brasil. Para estrear no Centro-Oeste, a capital goiana foi escolhida e, por isso, o line up destaca talentos regionais como Pedra Bruta, Maduli, Maíra e Banda Madá.
De acordo com a organização, o festival promete trazer variedade de formatos e sonoridades em um clima suave e harmonioso, inspirado pelo Cerrado brasileiro.
Programação
Sábado, 08/06
Pedra Bruta
Maduli
Maíra
Banda Madá
Sandra de Sá
Luiza Martins
Atração final: Iza
Domingo 09/06
Banda 7meia2
DJ Múcio, que convida o cantor Mario Broder
Gilsons (José Gil, Francisco Gil e João Gil, filho e netos de Gilberto Gil)
Marcelo Falcão
Atração final: Hungria
Você precisa saber
Vista do Centro Cultural Oscar Niemeyer ao pôr do sol, em Goiânia Goiás
Drones skyview/Arquivo pessoal
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer
Endereço: GO-020 – Chácaras Alto da Glória, Goiânia
Data: 08 e 09 de junho de 2024
Evento gratuito aberto ao público com classificação livre
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás



Posts recentes
Comentários
Arquivos
- junho 2026
- maio 2026
- abril 2026
- março 2026
- fevereiro 2026
- janeiro 2026
- dezembro 2025
- novembro 2025
- outubro 2025
- setembro 2025
- agosto 2025
- julho 2025
- junho 2025
- maio 2025
- abril 2025
- março 2025
- fevereiro 2025
- janeiro 2025
- dezembro 2024
- novembro 2024
- setembro 2024
- agosto 2024
- julho 2024
- junho 2024
- maio 2024
- abril 2024
- março 2024
- fevereiro 2024
- dezembro 2023
- novembro 2023
- outubro 2023
- setembro 2023
- agosto 2023
- julho 2023
- junho 2023
- maio 2023
- abril 2023
- janeiro 2023
- outubro 2022
- setembro 2022
- julho 2022
- junho 2022
- maio 2022
- março 2022
- janeiro 2022
- dezembro 2021
- novembro 2021
- outubro 2021
- setembro 2021
- agosto 2021
- julho 2021
- junho 2021
- maio 2021
- agosto 2020
- julho 2020
- junho 2020
- maio 2020
- abril 2020
- fevereiro 2020
- janeiro 2020
- dezembro 2019
- novembro 2019
- outubro 2019
- setembro 2019
- agosto 2019
- julho 2019
- junho 2019
- maio 2019
- abril 2019
- março 2019
- fevereiro 2019
- janeiro 2019
- dezembro 2018
- novembro 2018
- outubro 2018
- setembro 2018
- agosto 2018
- julho 2018
- junho 2018




