


Posts recentes
- Gracinha Caiado define Baldy e Fião como suplentes ao Senado
- melhores momentos de Argélia 3 x 3 Áustria
- Aprovação de benefícios para segurança pública e fundo imobiliário são destaque das atividades semanais da Alego
- Operação flagra abate clandestino de animais em Caldas Novas
- Fachin suspende julgamento do marco temporal para uniformizar decisão
Comentários
Arquivos
- junho 2026
- maio 2026
- abril 2026
- março 2026
- fevereiro 2026
- janeiro 2026
- dezembro 2025
- novembro 2025
- outubro 2025
- setembro 2025
- agosto 2025
- julho 2025
- junho 2025
- maio 2025
- abril 2025
- março 2025
- fevereiro 2025
- janeiro 2025
- dezembro 2024
- novembro 2024
- setembro 2024
- agosto 2024
- julho 2024
- junho 2024
- maio 2024
- abril 2024
- março 2024
- fevereiro 2024
- dezembro 2023
- novembro 2023
- outubro 2023
- setembro 2023
- agosto 2023
- julho 2023
- junho 2023
- maio 2023
- abril 2023
- janeiro 2023
- outubro 2022
- setembro 2022
- julho 2022
- junho 2022
- maio 2022
- março 2022
- janeiro 2022
- dezembro 2021
- novembro 2021
- outubro 2021
- setembro 2021
- agosto 2021
- julho 2021
- junho 2021
- maio 2021
- agosto 2020
- julho 2020
- junho 2020
- maio 2020
- abril 2020
- fevereiro 2020
- janeiro 2020
- dezembro 2019
- novembro 2019
- outubro 2019
- setembro 2019
- agosto 2019
- julho 2019
- junho 2019
- maio 2019
- abril 2019
- março 2019
- fevereiro 2019
- janeiro 2019
- dezembro 2018
- novembro 2018
- outubro 2018
- setembro 2018
- agosto 2018
- julho 2018
- junho 2018
Categorias
Casacor Goiás 2024 começa nesta quinta-feira com mais de 30 ambientes inspirados em tendências atemporais | Goiás
Lidiane 10 de maio de 2024
A 27ª edição da Casacor Goiás acontece nesta quinta-feira (9), com 37 ambientes. Desta vez, a localização do evento será na antiga Academia Athletics, no Setor Bueno, em Goiânia.
A CasaCor vai até o dia 23 de junho. “De presente, o agora” foi o tema escolhido para ser trabalhado esse ano e, segundo a organização, convida o público a celebrar e refletir sobre o impacto deixado no mundo para as futuras gerações.
Ao todo, 56 profissionais da arquitetura, design e paisagismo se uniram para criar espaços inspirados em decorações imersivas, atemporais e naturais.
A franqueada da Casacor, Eliane Martins, diz que o objetivo da exposição é fazer com que as pessoas reflitam sobre o desejo e impacto para as futuras gerações. As decorações foram feitas por jovens talentos e nomes consagrados em Goiás, ou seja, ideal para atrair todo tipo de público, principalmente a geração mais nova.
“Toda edição é uma novidade e eu me surpreendo cada vez”, aponta Martins. ” O objetivo e a representação desse tema reflete a nossa atualidade, o futuro que queremos ter, o que queremos deixar para as futuras gerações. Nós falamos muito da sustentabilidade e rentabilidade, então são histórias que combinam e relacionam-se uma com as outras”, diz a dona da Casacor.
A mudança do local da CasaCor está relacionada ao desejo de causar uma experiência única e verdadeira para o público. Eliane Martins caracteriza o ambiente como uma vizinhança grande, ideal para atrair visitantes e representa totalmente o tema da mostra.
“Esse espaço a gente pode considerar como o coração de Goiânia, né?! Então, o tema por ser emblemático, carrega uma história e representa a ancestralidade. A escolha do local tem tudo haver com o pessoal da cidade. É revitalizado e as pessoas acabam gostando ”, explica Eliane.
Além do novo local com espaços mais coloridos e aconchegantes, outra novidade presente na 27ª edição do evento é a participação do chef Lucas Duarte, que trabalha no Famu restaurante, um dos estabelecimentos mais importantes no cenário gastronômico goiano. Duarte vai trabalhar ao lado do chef Ian Baiocchi, do Íz restaurante e grupo responsável pelo cardápio oficial da mostra.
As opções de comida são inspiradas na criatividade da culinária asiática e norte-americana, isto é, a organização aponta que o restaurante vai investir na delicadeza efervescente das cidades Tokyo, Hong Kong e Nova York.
A Casacor 2024 também convidou o estabelecimento II Café, comandado pela chef Cinara Matteucci. De acordo com a organização, o café bistrô vai oferecer ao público um cardápio exclusivo com novos pratos de petiscos, entradas principais, drinks, espumantes e sobremesas.
Casacor Goiás 2024
Tema: De Presente, o Agora
Datas: 9 de maio a 23 de junho
*Victoria Vieira é integrante do programa de estágio entre TV Anhanguera e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), sob orientação de Millena Barbosa.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Mulher viraliza ao mostrar manifestantes evangélicos oferecendo “orações” em frente a loja de matriz africana
Lidiane 10 de maio de 2024
Grupo sustentou que “não sabia que o estabelecimento estava aberto” e, por isso, escolheu o local para levar os cartazes

Um vídeo chamou a atenção dos moradores de Águas Lindas de Goiás, município no Entorno do Distrito Federal (DF), ao mostrar diversas pessoas evangélicas — entre elas crianças e adolescentes — fazendo uma “manifestação” ao lado de uma loja de artigos religiosos de matriz africana.
A publicação, que já soma mais de 140 mil visualizações e 24 mil curtidas no TikTok, foi gravada na Avenida JK, no bairro Jardim Brasília.
No registro, Carmen Lima (@carmenclimar) filma de longe os manifestantes com placas e cartazes oferecendo orações, bem ao lado do estabelecimento, focado em produtos umbandistas e candomblecistas.
O que eles não sabiam, é que a mulher estava gravando tudo a fim de denunciar um possível caso de intolerância religiosa.
“Eles podiam fazer isso aqui em qualquer lugar, mas eles escolheram a frente da loja de artigos religiosos. Isso é intolerância, gente. Olha a quantidade de esquina que tem aqui!”, disse, indignada.
Ao chegar mais próximo do local, uma jovem ainda tenta abordar Carmen, perguntando se ela não queria uma oração, enquanto ao fundo, outras pessoas cantavam músicas cristãs.
No entanto, uma das líderes dos manifestantes explica que havia escolhido a calçada da loja, pois era o único lugar onde havia sombra.
“Não foi provocação, nós esperamos, só estávamos esperando o grupo que estava ali, a gente não sabia que vocês estavam abertos”, explicou a mulher.
Confusão continuou
Em certo momento, a dona da loja também se envolve na discussão, dizendo: “estou aqui para respeitar o espaço de todo mundo e para ser respeitada também”.
Juntamente com Carmen, ela ainda relata que a empresa já havia sido vítima de outras práticas de intolerância anteriormente, até mesmo com episódios de vandalismo no local.
“Um rapaz entrou aqui e quebrou, foi extremamente violento. Até hoje ele passa aqui na porta e nos xinga”, contou a empresária.
Apesar da discussão, o grupo evangélico se retirou do local proferindo palavras cristãs.
“Jesus ama o pecador, quando ele foi crucificado naquela cruz foi para todo mundo aceitar ele como salvador”, disse uma mulher.
Carmen, por sua vez, rebateu dizendo: “Pra vocês, ele chama Jesus, pra gente é Oxalá, pra outros é Orumilá, pra outros é Javé”, finalizou.
@carmenclimar intolerância religiosa #umbanda #candomblé #intolerância #matrizafricana #religião #aguaslindas ♬ som original – CarmenCLimaR
Médica que morreu em acidente amava estar com a família e ‘não pensava duas vezes antes de ajudar o próximo’, diz amigo | Goiás
Lidiane 10 de maio de 2024
A médica Fernanda Nayara Cardoso de Melo, de 34 anos, amava estar com a família e “não pensava duas vezes antes de ajudar o próximo”, segundo o amigo dela, Luiz Guedes. Ela morreu em um acidente na GO-173, em Britânia, no oeste goiano, quando estava a caminho do trabalho.
“Fernanda sempre foi muito alegre e divertida. Percebíamos nela a vontade imensa de viver. Uma menina com um coração imenso, não pensava duas vezes em ajudar o próximo”, disse o amigo.
Luiz Guedes, que é cabeleireiro, contou que conheceu a médica há mais de 15 anos em um evento de rodeio. “Além de minha amiga há mais de 15 anos, era minha cliente. Sempre que dava, vinha de longe arrumar o cabelo, e ainda trazia a mãe e quem mais quisesse”, lembrou.
Segundo o cabeleireiro, a médica era muito próxima da família e também gostava muito de ir a eventos como pecuária e rodeios acompanhada dos amigos e dos primos. O acidente aconteceu na segunda-feira (6), no Km 138 da rodovia, quando Fernanda ia de Goiânia para Britânia.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o carro da médica saiu da pista e capotou após ela perder o controle da direção. De acordo com as informações, a médica foi arremessada para fora do veículo e morreu no local.
A Prefeitura de Britânia lamentou a morte da médica e disse que ela sempre “prestou seu trabalho com zelo, dedicação, competência e amor”, deixando um legado na comunidade.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Governo de Goiás entrega 350 cartões do programa Aluguel Social em Inhumas
Lidiane 10 de maio de 2024
Goiânia-
O Governo de Goiás entregou 350 cartões do programa Aluguel Social, em Inhumas, nesta quinta-feira (9/5). O benefício consiste em um auxílio de R$ 350 mensais para custos com moradia. 800 pessoas foram contempladas no município e cerca de 50 mil em todo o Estado. O vice-governador Daniel Vilela representou o governador Ronaldo Caiado na cerimonia.
“Esse programa dá condições para as famílias que estão num momento de maior dificuldade, como desemprego ou baixo salário, poderem investir numa alimentação melhor para seu filho, garantir pagamento da água ou mesmo de internet”, pontuou o vice-governador. O recurso do programa, que integra o Goiás Social, é depositado na conta bancária apontada em cada um dos cartões.
O prefeito de Inhumas, João Antônio Ferreira, destacou que “esse trabalho é realizado em proteção das pessoas mais vulneráveis, por isso é de extrema importância”. A vice-prefeita, Fabiane Leão, também observou que a iniciativa beneficia “muitas mulheres e famílias e se torna luz para quem precisa do benefício, trazendo cada vez mais dignidade”.
Auxílio
Durante a cerimônia que marcou a entrega do benefício, a costureira Juliana Joaquina de Almeida foi escolhida para receber o cartão de forma simbólica das mãos do vice-governador. Ela conta que, atualmente, paga R$ 750 de aluguel para viver com os dois filhos, Silas e Diogo, de 7 e 15 anos, respectivamente. “[O Aluguel Social] vai ajudar muito, pois além de pagar a moradia, temos contas mensais como água e energia. Vai complementar a renda, uma grande ajuda para comprar alimento ou material de escola para meus meninos”, comemorou.
Para Milena Cristina Pires, o benefício vai pagar o valor total de seu aluguel, que também custa R$ 350. Desempregada e beneficiária de programas sociais como Bolsa Família e Mães de Goiás, ela vive com a filha Sofia, de seis anos, que possui déficit intelectual e de atenção e demanda maiores cuidados. “Em vez de gastar com aluguel, vou poder pagar as contas e comprar remédios para minha filha. Preciso ter um dinheirinho para ela”, destacou.
Balanço
O Aluguel Social, programa conduzido pela Agência Goiana de Habitação (Agehab) e pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), já chegou a 85 municípios goianos, alcançando 50 mil famílias. Entre os critérios para receber o benefício estão o cadastro atualizado no CadÚnico federal, morar há pelo menos três anos no município e morar de aluguel.
É preciso também atender a pelo menos um dos requisitos específicos listados no edital, entre eles superendividamento, moradia improvisada, idoso, deficiente e família só com pai ou só com mãe (monoparental). Também é requisito específico ser bolsista do Probem ou estudante da Universidade Estadual de Goiás (UEG), por exemplo. Somente um deles já dá direito ao benefício.
Alta produção no estado reduz risco de desabastecimento
Enquanto a maior parte do Brasil corre o risco de precisar importar arroz e feijão, para equilibrar a produção e conter o aumento dos preços em consequência da tragédia que atinge o Rio Grande do Sul, o abastecimento dos itens em Goiás, a princípio, não deve ser afetado.
Segundo o titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), Pedro Leonardo, a Seapa tem seguido as previsões da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), que revelou não haver risco de desabastecimento até o momento.
“Esse menor risco em Goiás se dá porque a nossa produção de arroz e feijão tem sido alta nos últimos anos, com o governo trabalhando ativamente no apoio e no incentivo dessas culturas, o que fortalece a segurança alimentar no estado”, explica o secretário.
Embora o Rio Grande do Sul seja um grande produtor de arroz no Brasil, concentrando cerca de 70% de toda a produção nacional, Goiás tem se destacado neste cenário nos últimos anos.
“A última safra foi uma das maiores e, graças às tecnologias empregadas, o estado caminha para ser autossuficiente do produto em até cinco anos”, destaca. Neste contexto, o município de Flores de Goiás produziu, na última safra, mais de 60 mil toneladas do cereal, ocupando o primeiro lugar no ranking estadual, seguido de São Miguel do Araguaia e São João d’Aliança.
Quanto ao cenário estadual do feijão, o primeiro lugar no ranking de produção é ocupado pelo município de Cristalina. No caso particular do grão, Pedro Leonardo também afirmou que não há indícios de um possível desabastecimento. “Somos o quinto maior produtor de feijão, respondendo por quase 10% da produção nacional”, completa.
Cantor Marrone lamenta morte de empresária após cirurgia plástica: ‘Adorava ela demais’ | Goiás
Lidiane 9 de maio de 2024
Cantor Marrone lamenta morte de empresária após cirurgia plástica
“Que Deus abençoe e dê muita força para a família da Fábia. Ela era muito amiga minha e eu adorava ela demais, meus sentimentos”, disse o sertanejo.
A empresária realizou duas cirurgias plásticas na última sexta-feira (3). Segundo a família, Fábia recebeu alta no domingo (5), mas voltou ao hospital na terça-feira (7) com dores abdominais. Ela morreu no mesmo dia por um tromboembolismo pulmonar após ser levada pela família para outro hospital.
Os familiares de Fábia denunciam negligência médica e falta de socorro devido ao atendimento de terça-feira, no Hospital Unique, onde as cirurgias plásticas também foram feitas na sexta-feira. Segundo eles, o hospital não tem aparelho para fazer tomografia e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Ao g1, o médico que realizou a cirurgia plástica em Fábia lamentou a morte da empresária e disse que os procedimentos foram realizadas sem intercorrências e queixas da paciente. Além disso, afirmou que prestou toda a assistência à paciente, seguindo sempre os protocolos adequados e as práticas médicas.
Em nota, o hospital nega que houve negligência por parte da equipe médica, disse que informou a família sobre o quadro de saúde da paciente e que vai colaborar com a investigação (leia nota na íntegra ao final da reportagem).
Íntegra da nota do médico
Primeiramente, quero manifestar meus pêsames pela morte da Sra. Fábia Portilho e minha solidariedade aos familiares e amigos neste momento difícil.
Diante das indagações da imprensa, esclareço que realizei dois procedimentos cirúrgicos na Sra. Fábia, no último sábado (4), que transcorreram sem intercorrências. A paciente não manifestou queixas em sua consulta de retorno pós-operatório, e sua recuperação estava ocorrendo dentro do esperado.
Na terça-feira, no entanto, a paciente compareceu ao Hospital, apresentando queixas que passaram a ser imediatamente investigadas. Porém, apesar do quadro de instabilidade apresentado, a família optou pela transferência para outro hospital.
Ressalto que, em nenhum momento, deixei de prestar assistência à paciente, seguindo sempre os protocolos adequados e as práticas médicas recomendadas pelo Conselho Regional de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Informações detalhadas sobre o prontuário da paciente não podem ser compartilhadas publicamente, devido ao sigilo médico e à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, mas estou à disposição da família para todos os esclarecimentos.
Prezar pela saúde e recuperação dos meus pacientes é prioridade absoluta em minha atuação médica, e o falecimento da Sra. Fábia me entristece profundamente.
Íntegra da nota do hospital
Em resposta às solicitações de esclarecimento por parte da imprensa, a respeito da cirurgia realizada na Sra. Fábia Portilho, o Hospital Unique, inicialmente, expressa seu profundo pesar pelo falecimento da paciente.
A instituição reconhece a gravidade da situação e está empenhada em fornecer todas as informações necessárias para esclarecer os fatos. No entanto, ressalta que ainda é cedo para tirar conclusões definitivas, pois as investigações sobre as circunstâncias do ocorrido estão em andamento e aguardam laudos técnicos e periciais.
O Hospital Unique, representado por seu advogado, reitera seu compromisso com a transparência e a ética, esclarecendo que todas as medidas de segurança e protocolos médicos foram seguidos rigorosamente. Além disso, reforça que não houve qualquer negligência por parte da equipe médica e que o hospital possui toda a estrutura necessária para atender casos complexos.
O hospital orientou os parentes a não realizarem a transferência para outra unidade devido à condição instável da paciente. No entanto, os familiares decidiram pela transferência, argumentando que havia um médico da família trabalhando em outra instituição. Para isso, contrataram serviços de ambulância, embora fossem dispensáveis. O Hospital Unique, em sua recomendação médica, na prudência peculiar, avaliou os riscos envolvidos e aconselhou contra a transferência até a estabilização da paciente. A condição crítica foi comunicada aos parentes, explicando os riscos envolvidos e a necessidade de aguardar a estabilização da paciente para a realização de um exame de tomografia. Mesmo assim, os parentes decidiram prosseguir com a transferência, assumindo total responsabilidade pela decisão.
O atendimento prestado pela instituição incluiu todos os esforços possíveis, como a realização de diversos exames, infusão de sangue e outras intervenções, visando a melhora do quadro clínico da paciente.
O hospital irá colaborar integralmente com as autoridades competentes para apurar as circunstâncias do ocorrido. O Hospital Unique reforça que a segurança e o bem-estar de seus pacientes são prioridades absolutas e que continuará trabalhando incessantemente para assegurar os mais altos padrões de atendimento médico.
A instituição está à disposição para prestar todo o apoio necessário à família e para fornecer quaisquer informações adicionais que se façam necessárias.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
Empresária morre após fazer cirurgia plástica em Goiânia
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Funcionário de Vapt Vupt compartilha vídeos íntimos de cliente para o celular dele após pedir telefone para fazer atendimento, diz polícia
Lidiane 9 de maio de 2024
Divulgação/PC-GO
O funcionário de um Vapt Vupt é investigado por pegar o celular de mulheres para compartilhar arquivos íntimos delas para o celular dele. A delegada Luiza Veneranda detalhou que a investigação começou após uma mulher denunciar que fez um backup no aparelho e percebeu que vídeos dela foram enviados ao homem, de 28 anos, sem a autorização.
“Ele confessou, mas disse que agiu dessa maneira apenas com essa vítima, que se tratava de um caso isolado. Não soube dizer [o porquê], falou que havia acabado de se separar e que a vítima era muito bonita”, explicou a delegada.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O g1 não localizou a defesa do homem, mas entrou em contato com ele por uma rede social e por e-mail às 13h52 desta quinta-feira (9). O investigado não enviou um posicionamento até a última atualização desta reportagem.
A polícia apreendeu o celular do servidor na última quarta-feira (8). Os crimes teriam acontecido na unidade do Vapt Vupt de um shopping em Aparecida de Goiânia. A mulher que procurou a polícia tem 33 anos e disse à delegada que o homem alegava precisar mostrar a senha dela, que estava no celular, para o chefe dele, a fim de conseguir uma autorização para o atendimento. Segundo a delegada, a polícia identificou mais uma vítima.
Em nota, a Secretaria da Administração (Sead) informou que iniciou o processo de exoneração e o servidor foi afastado das funções. A pasta argumentou que repudia desvio de conduta por parte de servidores e está comprometida em cooperar com a investigação (veja nota completa no fim da reportagem).
Investigação
Segundo a Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO), o servidor é suspeito de estelionato. O crime contra a mulher de 33 anos aconteceu em abril deste ano.
A investigação apontou que o servidor convenceu a vítima a entregar o aparelho com a promessa de conferir uma senha de atendimento, aproveitando de sua função. Com o celular, o servidor acessou a galeria do celular e enviou imagens íntimas para seu número de telefone.
Como a vítima descobriu?
A delegada Luiza Veneranda detalhou que a mulher de 33 anos descobriu que foi vítima do crime alguns dias após ser atendida no Vapt Vupt. A vítima percebeu porque usou um aplicativo de backup (recuperação de dados).
“Quando ela acessa o telefone dela num computador, através dessa ferramenta de backup, ela consegue recuperar mensagens que tenham sido apagadas no celular. Foi quando ela descobriu que no dia que ela foi atendida no Vapt Vupt por esse funcionário, ele teria mandado vídeos íntimos do celular dela pro celular dele e posteriormente apagado”, pontuou a delegada.
Novas vítimas
De acordo com a delegada, a polícia espera identificar possíveis novas vítimas.
“A gente acredita firmemente que existem outras vítimas que também foram levadas a erro por ele, no sentido de entregar o aparelho celular. Ele fez as transferências desses vídeos, dessas fotos e posteriormente apagou o celular das vítimas. Provavelmente, tem muita vítima que passou pela mesma situação, mas que não sabe que ele fez isso”, completou a delegada.
Veneranda explicou que mulheres que acreditam terem sido vítimas do servidor podem denunciá-lo no 5º Distrito Policial de Aparecida de Goiânia.
Nota Sead
Sobre suspeita de prática de crime envolvendo um servidor do Vapt Vupt, a Secretaria da Administração esclarece:
A Secretaria de Administração (Sead) agiu prontamente afastando o servidor de suas funções e já iniciou o processo de exoneração;
A Sead está comprometida em cooperar integralmente com as autoridades durante as investigações;
A Sead repudia veemente desvio de conduta por parte de qualquer servidor;
A Secretaria reafirma o compromisso com a integridade e o respeito aos cidadãos.
Secretaria da Administração – Governo de Goiás
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Grupo da província de Hebei e representantes de 11 empresas do país asiático tiveram programação de três dias no estado
Uma comitiva de 21 chineses, entre autoridades, empreendedores e tradutores, foi recebida pelo governador Ronaldo Caiado, nesta quarta-feira (08/05), em Goiânia. A delegação, que inclui representantes de 11 empresas do país asiático, está em busca de oportunidades de investimentos em Goiás, principalmente no setor agrícola. O chefe do Executivo ofereceu um almoço na sede oficial do governo, o Palácio das Esmeraldas.
“Cada vez que vou à China, me impressiona o quanto estão evoluindo em tecnologia e obtendo resultados em termos de qualidade de vida. Precisamos trazer para o Brasil esse investimento em talento, pesquisa, inovação e abertura de mercado. O Brasil é um país continental que tem toda possibilidade de melhorar a vida dos goianos e dos brasileiros”, ressaltou Caiado.
A comitiva chinesa está em Goiás desde segunda-feira (06/05). Na programação de três dias no estado, foram realizadas visitas às empresas do setor agrícola Beauvallet Goiás Alimentos e Grupo Canassa, ambas localizadas na cidade de Inhumas. O grupo é liderado pelo vice-governador Shi Qingshuang, responsável pelo setor de agricultura da província de Hebei. Integram a delegação empresários dos setores de comércio de frutas, frango, criação de gado, laticínios, produtos químicos agrícolas e importação de alimentos, além de suprimentos médicos.
“Este ano faz 30 anos que Hebei é considerada província-irmã de Goiás. Essa vinda tem um só objetivo, que é reforçar a nossa amizade e construir novas parcerias no futuro”, afirmou Shi Qingshuang. “Nós tivemos oportunidade, tanto eu quanto o governador, de conhecer a província no ano passado. Ficamos impressionados e motivados a fortalecer essa cooperação”, respondeu o vice-governador Daniel Vilela.
Em outubro de 2023, a vice-governadora de Hebei, Jin Hui, também esteve no estado em busca de novos negócios. A visita antecedeu a missão goiana na China, em novembro do mesmo ano. Antes do almoço desta quarta, governo e chineses tiveram uma reunião de trabalho, com participação de secretários e representantes de entidades do setor produtivo goiano.
Comércio Goiás – China
Em 2023, a China foi o maior parceiro comercial do estado, sendo o destino de 51% das exportações no acumulado geral do ano. Em segundo lugar esteve a Indonésia, com 3% das exportações goianas. Somente nos três primeiros meses de 2024, o saldo da balança comercial entre Goiás e China registrou o valor de US$ 826,9 milhões, representando 9,3% do total do saldo brasileiro para o período.
“Os números refletem o sucesso das relações entre Goiás-China, que sempre foram frutíferas, mas melhoraram ainda mais desde a missão ao gigante asiático feita pelo Governo de Goiás no último ano”, ressalta o titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga Filho. Também participaram da agenda os secretários Pedro Salles, da Infraestrutura; Yara Nunes, da Cultura; e José Frederico Lyra Netto, de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Almôndega gigante: Prato do Dia ensina receita que faz sucesso em restaurante de Goiás | Prato do Dia
Lidiane 9 de maio de 2024
Temperada, macia e gigante. Essas são as definições da receita do Prato do Dia desta quinta-feira (9). A almôndega é um dos petiscos presentes no restaurante do Thiago Cardoso, o Tio Nanas, localizado em Jataí, no sul do estado. O prato faz o maior sucesso na cidade e, apesar de ser uma comida simples, a almôndega do local se diferencia pelo seu tamanho e sabor.
O empresário conta que a receita foi criada pela mãe dele.
“Ela pegou uma ideia e melhorou essa ideia, entendeu? Virou uma almôndega grande. As pessoas assustam com o tamanho dela porque acham que são aquelas menores e tal. É uma comida que a pessoa vem há 30 anos e não enjoa porque é um gosto muito familiar mesmo. Não é aquela comida padrão, sabe”?!, diz Thiago.
O passo a passo da receita é fácil, rápida e sem segredos. Aprenda a seguir como preparar uma almôndega gigante.
- 1 kg de lagarto misturado com 200 g de toucinho (tem que pedir para moer junto);
- Metade de uma cebola grande;
- 4 dentes de alho;
- 2 pimentas cumari;
- 2 pimentas malaguetas em conserva;
- Uma pitada de pimenta do reino;
- Uma pitada de sal;
- 1l de óleo;
- 1l de água;
Utilizando um processador, coloque a cebola, o alho e as pimentas. Em seguida, coloque na carne os ingredientes que foram processados, acrescentando o sal e a pimenta do reino. Amasse bem. Depois, sove bastante a carne até ela ficar mais lisa, sem as bolinhas separadas de carne moída. O ponto ideal é quando as duas carnes estão bem encorpadas uma na outra.
Para a almôndega ficar gigante, é necessário usar 200 gramas de carne e a dica principal: ao invés de bolear enrolando de forma circular, faça boleando e dando tapinhas na carne, como se estivesse batendo palmas.
Após esse procedimento, é hora de cozinhar a almôndega. Em uma panela, adicione 1 litro de óleo e um 1 litro de água. Deixe o petisco cozinhando em fogo baixo por 40 minutos. Depois disso, o prato está pronto para ser servido.
Tio Nanas – Bar e Petiscaria
Local: Alameda Fernando Costa (perimetral) esquina com Alameda Santos Dumont.
Horário: Terça-feira a sábado, a partir das 17h
Pedidos: (64) 9 9975-4567
*Victoria Vieira é integrante do programa de estágio entre TV Anhanguera e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), sob orientação de Millena Barbosa.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: Veja as receitas do Prato do Dia
Vapt Vupt exonera atendente suspeito de invadir celular de mulher ao pedir para ‘checar senha’
Lidiane 9 de maio de 2024
A Secretaria de Administração (Sead), responsável pelos Vapt Vupts, informou que afastou das funções e iniciou o processo de exoneração do servidor Dennis Bruno de Oliveira Silva, de 28 anos, suspeito de invadir o celular de uma mulher ao pedir para “conferir uma senha” e se aproveitar do momento para compartilhar fotos íntimas dela para o próprio celular.
Mandados de busca e apreensão contra o homem foram cumpridos na quarta-feira (8). A Polícia Civil divulgou o nome e a foto dele para identificar outras possíveis vítimas.
O Mais Goiás não conseguiu localizar a defesa de Dennis para que se posicionasse. O espaço permanece aberto.
Investigação
As investigações apontaram que, no dia 12 de abril, o homem se aproveitou da função de trabalho para enganar a mulher, de 33 anos, a convencer a lhe entregar o celular com a promessa de conferir uma senha de atendimento.
“Ele ludibriava as pessoas que procuravam esse órgão público no sentido de pegar o celular dessas pessoas, geralmente mulheres e, sem a autorização delas, transferir vídeos e fotos de caráter íntimo para o WhatsApp dele”, explicou a delegada Luiza Veneranda.
Vítimas não sabiam
A delegada ainda conta que as vítimas não sabiam da situação e que, antes de ele devolver o celular, ele apagava as mensagens.
A mulher que o denunciou só descobriu após fazer o backup do aplicativo de mensagens. Ela percebeu que, no dia e horário de atendimento, o homem teria enviado os arquivos para o telefone dele.
A Sead ainda informou que o órgão colabora com as investigações e repudia desvios de conduta (íntegra abaixo).
Nota da Sead
Sobre suspeita de prática de crime envolvendo um servidor do Vapt Vupt, a Secretaria da Administração esclarece:
- A Secretaria de Administração (Sead) agiu prontamente afastando o servidor de suas funções e já iniciou o processo de exoneração;
- A Sead está comprometida em cooperar integralmente com as autoridades durante as investigações;
- A Sead repudia veemente desvio de conduta por parte de qualquer servidor;
- A Secretaria reafirma o compromisso com a integridade e o respeito aos cidadãos.










