28 de junho de 2026
  • 13:23 Gracinha Caiado define Baldy e Fião como suplentes ao Senado
  • 09:39 melhores momentos de Argélia 3 x 3 Áustria
  • 05:55 Aprovação de benefícios para segurança pública e fundo imobiliário são destaque das atividades semanais da Alego
  • 02:11 Operação flagra abate clandestino de animais em Caldas Novas
  • 22:27 Fachin suspende julgamento do marco temporal para uniformizar decisão


Policiais morrem em acidente com viatura e carreta em rodovia de Goiás

O caminhoneiro que se envolveu no acidente que matou quatro policiais militares do Comando de Operações de Divisas (COD) foi preso nesta sexta-feira (10), na BR-153, em Goiatuba, na região sul de Goiás, conforme apurado pela TV Anhanguera. Segundo o documento do mandado de prisão, Diego Michael Cardoso, de 40 anos, vai responder por homicídio culposo na direção de veículo automotor.

O g1 não localizou as defesas do motorista e da empresa responsável pela carreta que ele dirigia até a última atualização desta reportagem.

A perícia da Polícia Científica concluiu que o caminheiro invadiu a contramão e bateu contra a viatura no acidente na BR-364, em Cachoeira Alta, na região sudoeste de Goiás. Os quatro policiais militares do Comando de Operações de Divisas (COD) que estavam no carro morreram.

O acidente aconteceu na noite do último dia 24 de abril. As vítimas foram: o subtenente Gleidson Rosalen Abib, o 1º sargento Liziano José Ribeiro Junior, o 3º sargento Anderson Kimberly Dourado de Queiroz e o cabo Diego Silva de Freitas. O caminhoneiro teve ferimentos leves.

Um vídeo mostrou que viatura e a carreta envolvidas no acidente ficaram destruídas – assista abaixo. Em nota, a PM informou que os militares estavam em deslocamento durante um serviço no momento da colisão. Os corpos deles foram velados e sepultados no último dia 25 de abril após um cortejo.

Vídeo mostra destroços de acidente que matou quatro PMs em rodovia de Goiás

Conforme divulgado pela TV Anhanguera na quinta-feira (9), a Polícia Científica concluiu a perícia do local do acidente. O laudo avaliou as marcas de pneus na pista para entender a dinâmica da colisão. Segundo o documento, a caminhão estava em uma velocidade entre 110 e 120 km/h.

“[O caminhão] trafegava em sentido oposto [ao da viatura] e, no ponto em que restaram materializadas as marcas de pneumático na malha asfáltica, trafegava sobre sua contramão de direção, invadindo a faixa de trânsito oposta por onde trafegava [o outro veículo]”, destaca trecho do laudo.

Ainda de acordo com documento, a perícia verificou indícios de que a viatura saiu da pista para tentar desviar do caminhão e evitar o acidente. “O condutor [da viatura] desviou à direita, adentrando o acostamento, o que, contudo, não foi suficiente para desviar a colisão”, concluiu.

Os policiais militares Liziano José Ribeiro Júnior, Diego Silva de Freitas, Gleidson Rosalen Abib e Anderson Kimberly Dourado de Queiroz morreram em acidente com viatura e carreta na BR-364 — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ao g1, o perito Itamar Junior afirmou que o caminhão estava com excesso de carga e acima da velocidade da rodovia, que é de 80km/h. Segundo ele, a carga de milho que o veículo transportava era de 69 toneladas, nove acima do permitido para a via.

“Tinha uma placa a 2km antes do local do acidente dizendo que era 80km/h. O caminhão estava a 110km/h, ou seja, entre 20% e 50% do limite da via, uma infração grave”, disse. Para o perito, o excesso de velocidade e peso dificultaram que ele parasse e evitasse o acidente.

“Ele estava transitando pela contramão e começou a frear 30 metros antes do local do acidente. Porém, quando maior a velocidade e o peso, maior será a distância que o veículo para”, afirmou.

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Autor


Há quatro anos, Heloisy Pereira Rodrigues tinha muitos planos para a sua vida — mas se tornar a primeira mulher no Brasil a se formar em Inteligência Artificial definitivamente não era um deles. Ela conta que em Ceres, município de Goiás onde nasceu, a população não enxergava com bons olhos qualquer profissão que escapasse da tradicional medicina. Além disso, durante a infância, a sua afinidade com a tecnologia se resumia a “brincar com joguinhos do Orkut” [rede social desativada em 2014], como diz, e escrever em blogs. 

Para tentar corresponder às expectativas sociais, prestou vestibular para se tornar médica. Os planos, no entanto, não saíram como esperado: “Minha nota não foi o suficiente para ingressar no curso. Então procurei um meio termo, que foi cursar odontologia. Por um momento, pensei que poderia gostar”, afirma. Contudo, já no primeiro semestre, Heloisy percebeu que aquilo estava longe do que queria e voltou para o cursinho.

Foi nesse período que a goiana ficou sabendo do curso de Inteligência Artificial: “Eu estava na colação de grau da minha irmã. Lá, me contaram que essa seria a primeira turma da Universidade Federal de Goiás (UFG)”. O tempo, no entanto, era curto: faltavam apenas dois dias para as inscrições do SISU se encerrarem. Ainda assim, as 48 horas foram suficientes para que Heloisy pesquisasse sobre o curso e analisasse o mercado de trabalho.

“Vi que a graduação envolvia exatas, área que possuo grande identificação. Então, parei e pensei: ‘Quer saber? Acho que essa descoberta não veio por acaso’.” Impulsionada pelo apoio de sua família, a jovem conseguiu a vaga e entrou para a nova graduação. 

Heloisy Rodrigues sempre foi uma aluna exemplar

De início, Heloisy conta que ficou um pouco receosa, duvidando da sua capacidade. Contrariando as próprias expectativas, acabou fechando o primeiro semestre com nota máxima em todas as matérias. Foi nesse momento que soube, sem dúvidas, que havia se encontrado.

Continua após a publicidade

“A base do curso é uma tríade: matemática, computação e empreendedorismo. Não aprendemos apenas cálculo, mas também as ferramentas que solucionam as dores de pessoas e de empresas”, diz. 

Notada pela instituição devido a seu alto desempenho, Heloisy logo passou a ganhar bolsas remuneradas para participar de projetos e pesquisas.

“A possibilidade de atuar enquanto estudava foi extremamente útil, pois eu não queria largar a faculdade para fazer um estágio. Muitos alunos precisam abandonar os estudos para se dedicar a áreas que, às vezes, nem correspondem àquilo que estão cursando”, explica. 

Entre os projetos de Heloisy, IA para análise de sentimentos e detecção de quedas de idosos se destacam

O primeiro grande projeto de IA abraçado por Heloisy envolvia a evasão de estudantes em universidades federais: “Precisávamos prever qual aluno tinha maiores chances de abandonar o curso”. Uma vez mapeado o perfil, por meio de ferramentas de última geração, a universidade era capaz de desenvolver abordagens e monitorias mais assertivas para manter aquelas pessoas matriculadas.

Continua após a publicidade

Logo em seguida, o foco da jovem foi para a área da saúde: “Desenvolvemos uma câmera capaz de detectar quando um idoso ou pessoa com mobilidade reduzida sofria uma queda em casa. Assim que o acidente era identificado, o familiar ou responsável recebia uma notificação”. 

Após a empreitada, Heloisy desenvolveu para o mercado de marketing um software capaz de analisar os sentimentos presentes em nossa voz. “Assim que a IA captava as emoções presentes na nossa fala,  ela gerava imagens condizentes com aquele sentimento, com foco em criar propagandas que conversassem com o emocional do grande público”, diz. Como se pode ver, projetos tão diversos como esses são apenas a ponta do iceberg da capacidade da IA de resolver problemas.

Heloisy criou uma empresa para soluções criativas e de alta tecnologia

Assim que se formou na graduação, no final de 2023, Heloisy fundou uma startup chamada MaCALL, que desenvolve soluções criativas e de alta tecnologia para empresas de call center. “Estou muito honrada por chegar nessa posição. Eu jamais esperaria isso. Há quatro anos eu nem sabia direito o que era Inteligência Artificial”, conta. 

Para além das próprias conquistas, a desenvolvedora enxerga um propósito maior por trás de suas ações: provar para as mulheres que é possível alcançar o que quiserem. “Não podemos esquecer que a Inteligência Artificial é feita por humanos. Para que ela não reflita apenas valores masculinos, precisamos estar lá para representar e trazer novos pontos de vista. A tecnologia precisa beneficiar todos os públicos”, lembra. 

Continua após a publicidade

Autor


São oferecidas 77 vagas pela Secretaria de Trabalho e Renda

(Foto: Reprodução)

A Secretaria de Trabalho e Renda de Catalão informa que nesta sexta-feira, dia 10/5, o Sistema Nacional de Emprego em Goiás (Sine-GO) disponibiliza várias vagas de emprego, confira no quadro abaixo:

  • Assistente administrativo com experiência na CTPS, ensino médio completo, informática feminino – 01 vaga;
  • Atendente de loja, para trabalhar das 13h as 22h, escala 6×1. 01 vaga;
  • Auxiliar de Cozinha, com experiência em cortes de carnes assados e grelhados, ambos os sexos – 01 vaga;
  • Auxiliar de cozinha, com experiência, feminino- 01 vaga;
  • Auxiliar de cozinha, das 06h às 14:20h ou das 14:20h as 22:40h, 1 folga por semana. 01 vaga;
  • Auxiliar de Linha de Produção, para trabalhar na produção de tijolos, masculino – 10 vagas;
  • Auxiliar de linha de produção, masculino- 01 vaga;
  • Auxiliar de mecânico de autos, Experiência em Mecânica de Motos, masculino- 01 vaga;
  • Auxiliar de mecânico de autos, com experiência, masculino-01 vaga;
  • Auxiliar Financeiro, com experiência na CTPS, ambos os sexos – 01 vaga;
  • Baba com experiência na CTPS, segunda a sexta, bairro margon, feminino – 01 vaga;
  • Balconista de açougue, com experiência, (09:30H AS 20h) 01 vaga;
  • Churrasqueiro com experiência, (das 17h as 23:30h) masculino – 01 vaga;
  • Churrasqueiro, 14:20h as 22:40, 1 folga por semana, masculino-01 vaga;
  • Coletor de Lixo, masculino – 01 vaga;
  • Conferente de carga e descarga, ensino médio completo, experiência em ctps, das 07:30h as 18h, masculino- 01 vaga;
  • Cozinheiro de restaurante, das 06h ás 14:20h, folga 1x por semana, 01 vaga;
  • Eletricista auxiliar, com ensino médio completo cursando área de elétrica nr10 e nr35 atualizados com experiência em manutenção elétrica e disponibilidade de horário, masculino-01 vaga;
  • Eletricista de Instalações, com experiência na CTPS, masculino – 02 vagas;
  • Empregada Doméstica, com experiência na CTPS, para trabalhar Alto da Boa vista, feminino – 01 vaga;
  • Empregada Doméstica, com experiência na CTPS, para trabalhar no bairro Alto da Boa Vista, feminino – 01 vaga;
  • Empregada Doméstica com experiência na CTPS, segunda a sábado, bairro Margon, feminino – 01 vaga;
  • Empregada Doméstica, com experiência na CTPS, para trabalhar no bairro São Francisco, feminino – 01 vaga;
  • Empregada Doméstica, com experiência na CTPS, para trabalhar no bairro das Américas, feminino – 01 vaga;
  • Empregada Doméstica com experiência na CTPS, para trabalhar no Green Park, feminino – 01 vaga;
  • Empregada Doméstica com experiência na CTPS, para trabalhar no condomínio Paquetá, segunda a sexta, feminino – 01 vaga;
  • Empregado Doméstico, com experiência na C, para trabalhar no condomínio vila burguese, feminino- 01 vaga;
  • Empregado Doméstico, com experiência na CTPS, para trabalhar no bairro santa helena, segunda a sábado, feminino -01 vaga;
  • Empregado Doméstico, para trabalhar 2x a semana, bairro nossa senhora de Fátima, feminino- 01 vaga;
  • Entregador de Gás, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;
  • Estoquista, com experiência, informática básica, masculino – 01 vaga;
  • Farmacêutico, com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;
  • Faturista, com experiência, informática básica, feminino – 01 vaga;
  • Frentista com experiência, masculino-01 vaga;
  • Garçom, com experiência, para trabalhar das 16:20h as 00h, feminino – 02 vagas;
  • Garçom, com experiência, trabalhar das 17h às 23:30h, feminino – 01 vaga;
  • Instalador de Sistemas Eletrônicos, com experiência, CNH “AB”, masculino – 01 vaga;
  • Lavador de veículos, masculino 01 vaga;
  • Lavador de veículos,01 vaga;
  • Maçariqueiro, com experiência masculino ,01 vaga;
  • Mecânico de automóvel, com experiência masculina – 01 vaga;
  • Mecânico de manutenção, com experiência na CTPS, masculino-01 vaga;
  • Motorista de caminhão, com experiência na ctps, cnh “c” e “d”, masculino- 01 vaga;
  • Motorista Entregador, CNH “A”, masculino – 01 vaga;
  • Motorista Entregador, com experiência CNH “C”, masculino – 01 vaga;
  • Oficial de manutenção, (ajudante) masculino- 01 vaga;
  • Oficial de serviços gerais, com experiência, masculino – 01 vaga;
  • Oficial de serviços gerais, feminino-01 vaga;
  • Oficial de serviços gerais, com experiência, masculino-01 vaga;
  • Operador de Caixa, com experiência na CTPS, feminino – 01 vaga;
  • Operador de caixa, para trabalhar das 13h às 22h, escala 6×1. 01 vaga;
  • Repositor em supermercados, com experiência, (09:30H AS 20H), feminino- 01 vaga
  • Repositor de Mercadorias, com experiência, feminino – 01 vaga;
  • Repositor de Mercadorias, masculino – 01 vaga:
  • Soldador, com experiência na CTPS, masculino-02 vagas;
  • Técnico de Planejamento de Produção, conhecimento em informática e conhecimento em ERP, disponibilidade de horário, feminino – 01 vaga;
  • Trabalhador Rural para trabalhar em um Haras a 12km de Catalão, masculino – 01 vaga;
  • Trabalhador rural, para trabalhar na colheita manual de laranjas, masculino – 01 vaga;
  • Vendedor Interno, feminino – 01 vaga;
  • Vendedor Interno, feminino– 01 vaga;
  • Vendedor interno, para trabalhar com vendas de consorcio, 01 vaga;
  • Vendedor Pracista, CNH “AB”, para trabalhar com vendas de telefonia e internet, ambos os sexos – 02 vagas;
  • Vendedor pracista, PARA TRABALHAR COM RECAPAGEM DE PNEUS, CNH “C” masculino – 02 vagas;

Observação: Para todos os atendimentos serão obrigatórios a apresentação da carteira de trabalho, caso for carteira de trabalho digital estar munido com CPF e número de PIS, na ausência de ambos não haverá atendimento.

Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio. Necessário à apresentação da CTPS, RG e CPF.

Secretaria de Trabalho e Renda (SINE)

Telefone: 64 3441-6510
E-mail: [email protected]
Endereço: Av. 20 de Agosto, nº 1857, Cento, Catalão (GO)
Horário de Funcionamento: 08h as 16h



Autor


Luiza Martins, Sandra de Sá, Gilsons e artistas regionais também integram o line up. Festival acontece no Centro Cultural Oscar Niemeyer nos dias 8 e 9 de junho. Iza, Hungria, Marcelo Falcão, Luiza Martins e Sandra de Sá
Divulgação/TIM Music
Goiânia será palco de um festival de música gratuito, o TIM Music Goiás. Pensado na diversidade de gênero, raça e ritmos, o evento acontece nos dias 8 e 9 de junho e traz atrações de peso na música brasileira, como Iza, Hungria, Luiza Martins, Sandra de Sá e Marcelo Falcão (veja programação completa abaixo).
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O festival acontece no Centro Cultural Oscar Niemeyer e tem classificação livre. Segundo a organização, o TIM Music é o maior festival gratuito de música do Brasil. Para estrear no Centro-Oeste, a capital goiana foi escolhida e, por isso, o line up destaca talentos regionais como Pedra Bruta, Maduli, Maíra e Banda Madá.
De acordo com a organização, o festival promete trazer variedade de formatos e sonoridades em um clima suave e harmonioso, inspirado pelo Cerrado brasileiro.
Programação
Sábado, 08/06
Pedra Bruta
Maduli
Maíra
Banda Madá
Sandra de Sá
Luiza Martins
Atração final: Iza
Domingo 09/06
Banda 7meia2
DJ Múcio, que convida o cantor Mario Broder
Gilsons (José Gil, Francisco Gil e João Gil, filho e netos de Gilberto Gil)
Marcelo Falcão
Atração final: Hungria
Você precisa saber
Vista do Centro Cultural Oscar Niemeyer ao pôr do sol, em Goiânia Goiás
Drones skyview/Arquivo pessoal
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer
Endereço: GO-020 – Chácaras Alto da Glória, Goiânia
Data: 08 e 09 de junho de 2024
Evento gratuito aberto ao público com classificação livre
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Autor


Morreu nesta terça-feira, 7, em Goiânia (GO), a empresária Fábia Portilho, de 52 anos. Ela foi vítima de complicações decorrentes de uma cirurgia plástica. A Polícia Civil de Goiás já instaurou inquérito para investigar o ocorrido.

No sábado, 4, a empresária foi submetida a uma mamoplastia e uma lipoaspiração no Hospital Unique, em Goiânia. Segundo o “UOL”, de onde são as informações, o registro policial indica que a empresária teria sentido fortes dores abdominais e retornado ao hospital no dia de sua morte.

Mesmo tendo sido admitida na emergência sob gritos de dor, segundo o depoimento da família, o hospital teria se recusado a interná-la, o que fez com que familiares solicitassem sua transferência para outro hospital. No intervalo entre a liberação médica e a chegada ao outro hospital, de cerca de três horas, a dona do Planalto’s Palace Hotel, em Goianésia, foi a óbito.

A causa da morte de Fábia foi apontada como tromboembolismo pulmonar gorduroso e choque obstrutivo, mas a Polícia Civil de Goiás solicita autópsia para apurar se houve negligência médica.

Em nota à imprensa, Nelson Fernandes, médico responsável pela cirurgia da empresária, afirmou que ela não teria apresentado queixas em sua consulta pós-operatória. O cirurgião e o Hospital Unique também negaram que tenham negligenciado assistência na terça-feira.

 

Autor


Concurso em Nazário é suspenso

Um concurso público de Nazário, no oeste goiano, foi suspenso após o secretário responsável pela organização ser aprovado em 1º lugar em um dos cargos. A juíza Ana Tereza Waldemar da Silva decidiu pela suspensão em caráter de urgência por ser “evidente a suspeita de graves irregularidades”.

Em nota, a Prefeitura de Nazário informou que não foi intimada sobre a decisão da Justiça. No documento, a Comissão Organizadora do Certame afirmou que “todos os atos do concurso foram pautados nos princípios da legalidade, moralidade, publicidade e transparência” (leia nota completa no fim da reportagem).

Segundo a decisão da Justiça obtida pela TV Anhanguera, a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) descreveu que Elvis Denes Ferreira, secretário de administração da cidade, foi responsável pelo fechamento do contrato com a banca organizadora do concurso, o Instituto de Tecnologia e Educação (ITEC).

O g1 não localizou a defesa de Elvis Denes Ferreira até a última atualização desta reportagem.

O g1 pediu um posicionamento ao Instituto de Tecnologia e Educação por e-mail e mensagem nesta sexta-feira (10) às 9h17, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.

Concurso público é suspenso após secretário responsável pela organização ser aprovado em 1º lugar em Nazário — Foto: Montagem/g1

As provas para o preenchimento de vagas no quadro de cargos efetivos do Poder Executivo de Nazário foram aplicadas no dia 14 de janeiro deste ano e, no dia 30 do mesmo mês, foi publicado o resultado preliminar da prova objetiva. Ainda não houve a respectiva homologação.

Elvis Denes foi aprovado em 1º lugar para o cargo de escriturário, com salário de R$ 1.653,32. No total, eram 2 vagas para contratação e 12 para cadastro reserva. O secretário fez 88 pontos no concurso, sendo 100 a pontuação máxima.

Prefeitura de Nazário, Goiás — Foto: Reprodução/Prefeitura de Nazário

Segundo a ação do MP-GO detalhada na decisão, o fato “causou surpresa aos candidatos e resultou em inúmeras denúncias perante o órgão ministerial”.

A ação pediu a anulação do concurso. No entanto, a juíza decidiu por suspendê-lo para evitar prejuízos ao município e aos candidatos.

O pedido foi feito em caráter de urgência porque, segundo a juíza, “o risco que a homologação do resultado do certame pode causar no que tange ao patrimônio público e aos candidatos possivelmente prejudicados”.

Prefeitura de Nazário — Foto: Reprodução/Prefeitura de Nazário

Nota Prefeitura de Nazário

A Prefeitura Municipal de Nazário-Goiás, vem por meio desta, informar que não foi intimada acerca de quaisquer liminares, ou fatos noticiados nasmídias sociais sobre a DETERMINAÇÃO PARA SUSPENSÃO DO CONCURSO PÚBLICO referente ao Edital nº 001/2023.

Destarte, a Comissão Organizadora do Certame afirma que todos os atos do concurso foram pautados nos Princípios da Legalidade, Moralidade, Publicidade e principalmente da TRANSPARÊNCIA!

A Comissão Especial do Certame da Prefeitura Municipal de Nazário fica à disposição de qualquer interessado, para sanar dúvidas, apresentar informações e esclarecimentos sobre o Concurso Público.

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Autor



A Redação 


 


Goiânia – A deputada federal Adriana Accorsi, que é delegada, destinou à Polícia Civil do Estado de Goiás, na tarde de quinta-feira (9/5), emendas parlamentares no valor de R$ 1 milhão e 850 mil. 


 


Integrante da corporação há 24 anos, Adriana Accorsi participou da cerimônia em homenagem ao Dia da Polícia Civil  no Centro Cultural Oscar Niemeyer, a convite do Delegado Geral, André Ganga.


 


“Segundo a minha amiga, doutora Renata, fui a parlamentar campeã de emendas este ano para a minha querida Polícia Civil. Parabéns, que Deus os proteja todos os dias que estão em busca da verdade, sempre lembrando do legado dos nossos companheiros que faleceram no acidente do helicóptero em busca de justiça cumprindo sua missão”, disse relembrando o trágico acidente que vitimou sete policiais civis de Goiás, no dia 8 de maio de 2012.


 


Os recursos das emendas de Adriana Accorsi são destinados à aquisição de equipamentos e veículos para a PC em Goiânia, Trindade, Senador Canedo, à Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher, de Formosa, e à Escola Superior de Polícia Civil do Estado de Goias.


 


Em seu discurso durante a celebração, a pré-candidata do PT à Prefeitura de Goiânia manifestou sentimento de gratidão ao rememorar sua trajetória na Polícia Civil. “São 24 anos que eu tenho a honra, o orgulho de fazer parte dessa instituição, que tanto me ensinou sobre conhecer o sofrimento das pessoas, conhecer cada vida neste estado, o que a maldade humana pode cometer”.


 


Segundo Accorsi, hoje ela é uma deputada federal do estado de Goiás, que representa o Estado de Goiás na Comissão de Segurança Pública da Câmara Federal, por causa de tudo que aprendeu na Polícia Civil.


 


“Todos os dias nós temos um colega, uma colega nossa, engrandecendo o nome da nossa instituição, salvando a vida de pessoas, prendendo criminosos, descobrindo a verdade sobre casos que trazem sofrimento para a nossa população. E com certeza, prevenindo que outros crimes aconteçam. Então aqui em nome da Câmara Federal, de todo o povo de Goiás também, eu trago a minha admiração e gratidão”, finalizou.


 


Além do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama Gracinha Caiado, estavam presentes na solenidade o diretor-geral da Polícia Penal de Goiás, Josimar Pires, o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Ricardo Matos, a superintendente da Polícia Federal em Goiás, Marcela Rodrigues Vicente, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Goiás, Thiago de Almeida Queiroz, o superintendente da Abin em Goiás, Renato José Marques e Souza, entre outras autoridades e policiais.


 


Adriana na Polícia Civil 


Graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Adriana Accorsi é especialista em Segurança Pública e Ciências Criminais. Foi Delegada Titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, onde permaneceu por mais de oito anos, liderando centenas de investigações, notadamente em casos de pedofilia, homicídios e exploração sexual de crianças e jovens, foi Secretária Municipal de Defesa Social de Goiânia convidada pelo prefeito Paulo Garcia. Também foi a primeira mulher Delegada Geral da Polícia Civil do Estado de Goiás com grande atuação em defesa das mulheres, crianças e por uma polícia mais humana.



Autor


Jardim Botânico amanhece com neblina em lago por conta do frio, em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Os goianos podem se preparar para retirar os casacos e blusas de frio do guarda-roupa, pois uma queda de temperatura está prevista para atingir o estado a partir do próximo domingo (12). Segundo André Amorim, meteorologista do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás, o fenômeno acontece devido o avanço de uma massa polar de ar frio.

“Com o enfraquecimento do bloqueio atmosférico, nós temos o avanço das massas de ar polar. Elas avançam pelo Brasil, gerando a perda da intensidade da elevação das temperaturas. Assim, o ar frio acaba se espalhando e percorre todo o estado”, explica Amorim.

Ainda de acordo com o meteorologista, Goiás não vai se deparar com uma forte frente fria porque essa situação ocorre somente quando há previsão de chuva e, pelo menos nos próximos 15 dias, não há indícios de um temporal.

“O que vamos nos deparar realmente é com uma massa de origem polar, com quedas amenas de temperatura. As pessoas podem esperar uma mudança de clima a partir do fim de semana, mas ela não é prolongada. Esse frio também não se caracteriza como aquele “friozão” de ficar com blusas e jaquetas o dia inteiro, mas as pessoas definitivamente vão sentir um ar um pouco gelado, sem intensidade”, acrescenta André.

Neste primeiro momento, a população poderá sentir uma temperatura mais leve e com ventos frios logo no início das manhãs. Contudo, nem todas as cidades serão afetadas pela queda de temperatura. Minaçu, Porangatu, Ceres e Itapuranga vão continuar enfrentando a forte onda de calor, já que o mês de maio está sendo caracterizado pela estiagem e o período da seca.

Cidades localizadas nas regiões sudoeste e centro-sul do estado, como Jataí, Rio Verde e Catalão, terão uma queda de temperatura mais significativa podendo chegar de 12ºC a 16ºC.

*Victoria Vieira é integrante do programa de estágio entre TV Anhanguera e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), sob orientação de Millena Barbosa.

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Autor


Empresária de GO morre após passar por complicações de cirurgia plástica

Foto: Reprodução/Instagram

Uma empresária identificada como Fábia Portilho, de 52 anos, morreu na terça-feira, 7, após fazer um procedimento estético em um hospital particular de Goiânia, Goiás. A família acusa o médico responsável e o hospital de negligência e falta de socorro. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. 

Segundo informações da família, a mulher, que é de Goianésia e possuía um hotel na cidade, fez uma mamoplastia e uma lipoaspiração na última sexta-feira, 3, no Hospital Unique, e recebeu alta no domingo, 5. Porém, ela retornou à unidade na terça-feira com reclamações de dores abdominais, de acordo com informações da emissora local TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo.

Os familiares da vítima denunciaram à Polícia Civil que Fábia gritava de dor, mas que os médicos plantonistas não a examinaram ou pediram exames. Na tentativa de salvá-la, pediram a transferência dela para um outro hospital, mas ela não resistiu. 

Em nota ao Terra, o cirurgião plástico responsável pelo procedimento, o médico Nelson Fernandes, lamentou a morte da paciente e contou a sua versão dos fatos. 


“Esclareço que realizei dois procedimentos cirúrgicos na Sra. Fábia, no último sábado, que transcorreram sem intercorrências. A paciente não manifestou queixas em sua consulta de retorno pós-operatório, e sua recuperação estava ocorrendo dentro do esperado. Na terça-feira, no entanto, a paciente compareceu ao hospital, apresentando queixas que passaram a ser imediatamente investigadas. Porém, apesar do quadro de instabilidade apresentado, a família optou pela transferência para outro hospital”, contou em nota. 

Ele ainda ressaltou que prestou assistência a Fábia, “seguindo sempre os protocolos adequados e as práticas médicas recomendadas”. 

“Prezar pela saúde e recuperação dos meus pacientes é prioridade absoluta em minha atuação médica, e o falecimento da Sra. Fábia me entristece profundamente”, declarou. 

O Hospital Unique também lamentou a morte de Fábia e informou que todas as medidas de segurança foram seguidas rigorosamente e que não houve negligência por parte da equipe médica. 

“O hospital orientou os parentes a não realizarem a transferência para outra unidade devido à condição instável da paciente. No entanto, os familiares decidiram pela transferência, argumentando que havia um médico da família trabalhando em outra instituição. Para isso, contrataram serviços de ambulância, embora fossem dispensáveis. O Hospital Unique, em sua recomendação médica, na prudência peculiar, avaliou os riscos envolvidos e aconselhou contra a transferência até a estabilização da paciente. A condição crítica foi comunicada aos parentes, explicando os riscos envolvidos e a necessidade de aguardar a estabilização da paciente para a realização de um exame de tomografia. Mesmo assim, os parentes decidiram prosseguir com a transferência, assumindo total responsabilidade pela decisão”, disse em nota ao Terra.

Ao Terra, a Polícia Civil informou que o caso está sendo investigado pelo 4º DP de Goiânia. O corpo de Fábia foi sepultado nesta quinta-feira, 9, em Goianésia. Os familiares prestaram uma homenagem soltando balões brancos em memória dela.

Fonte: Redação Terra

Autor


O Adufg-Sindicato firmou convênio com o Serviço Social do Comércio (Sesc) Goiás. Com a parceria, os docentes filiados e seus dependentes poderão usufruir de todos os benefícios oferecidos pela instituição. A parceria foi assinada em 25 de abril, pelo presidente da entidade sindical, professor Geci Silva.

Por meio do convênio, estão previstos os seguintes benefícios:

  • Lazer: hospedagem, excursões, passeios e pacotes em Goiânia (clube), Caldas Novas, Pirenópolis e Cidade de Goiás e Jataí;
  • Esporte: academias (musculação, ginástica, bike, hidroginástica, natação, zumba, Pilates, yoga) e futebol.
  • Artes: apresentações artísticas (teatro, shows, circo), cursos, oficinas e biblioteca;
  • Educação: escolas da educação infantil ao ensino médio em Goiânia e Anápolis, além de cursos de idiomas (inglês, alemão, espanhol e francês);
  • Assistência: Mesa Brasil (Programa de saúde alimentar e nutricional) e trabalho social com grupos;
  • Unidades Senac: desconto nos cursos oferecidos pelo Senac (consultar tabela de descontos junto à unidade de interesse).

     

Os interessados podem comparecer a qualquer unidade do Sesc em Goiás e apresentar os documentos necessários. O cadastramento também pode ser feito virtualmente por meio do link https://www.sescgo.com.br/credencial-sesc.

Confira, abaixo, a relação de documentos que devem ser apresentados:

Para docentes filiados;

– Declaração da instituição (solicitar na sedes do Adufg-Sindicato ou pelos e-mails convenio2@adufg.org.br (Goiânia), jatai.adufg@gmail.com (Jataí), adufg.catalao@gmail.com (Catalão) e goias.adufg@gmail.com (Cidade de Goiás);

– Carteira de Identidade;

– CPF;

– Comprovante de endereço (dos últimos 90 dias)

– 1 foto (3×4);

 

Quem pode ser dependente?

  • Cônjuges ou companheiros(as) de união estável; pai, mãe, padrasto e madrasta do conveniado, avôs e avós do conveniado;
  • Filhos(as), irmão(as), enteado(as), neto(as), órfãos do conveniado e pessoa sob guarda do conveniado (21 a 24 anos, com comprovação da condição de estudante).


Para a comprovação de dependência, é necessário apresentar os documentos que comprovam o vínculo, conforme a imagem abaixo:

Adesão

Será cobrado o valor de R$25,00 para o titular e R$30,00 por dependente. A credencial tem validade de 1 ano, podendo ser utilizada nos serviços oferecidos no Sesc/Senac.

Histórico

O Sesc Goiás foi criado em abril de 1947, como delegacia estadual, e obteve reconhecimento da Fecomércio-GO em 1º de março de 1948, quando foi elevado à categoria de Administração Regional. O Sesc Goiás é uma instituição de serviço social no campo da iniciativa privada, sem fins lucrativos, administrada pelos que a criaram e a mantêm: os empresários do comércio de bens, serviços e turismo.

São treze unidades fixas instaladas nas cidades de Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Itumbiara, Jataí e Pirenópolis, além de sete unidades móveis espalhadas por todo o estado, influenciando e sendo influenciadas por cada município, com atividades e serviços sociais que favorecem o acesso, o encontro, a troca, a convivência e as diferenças.

Autor