


Posts recentes
- Rio Verde inicia ciclovia entre Campos Elísios ao Espelho D’Água
- Eleitores no exterior foram decisivos na vitória de Espriella na Colômbia
- Sessões solenes e reunião do Compliance marcam atividades desta segunda-feira do Poder Legislativo
- Rodovias goianas registram um óbito e 7 feridos no fim de semana
- melhores momentos de Nova Zelândia 1 x 3 Egito
Comentários
Arquivos
- junho 2026
- maio 2026
- abril 2026
- março 2026
- fevereiro 2026
- janeiro 2026
- dezembro 2025
- novembro 2025
- outubro 2025
- setembro 2025
- agosto 2025
- julho 2025
- junho 2025
- maio 2025
- abril 2025
- março 2025
- fevereiro 2025
- janeiro 2025
- dezembro 2024
- novembro 2024
- setembro 2024
- agosto 2024
- julho 2024
- junho 2024
- maio 2024
- abril 2024
- março 2024
- fevereiro 2024
- dezembro 2023
- novembro 2023
- outubro 2023
- setembro 2023
- agosto 2023
- julho 2023
- junho 2023
- maio 2023
- abril 2023
- janeiro 2023
- outubro 2022
- setembro 2022
- julho 2022
- junho 2022
- maio 2022
- março 2022
- janeiro 2022
- dezembro 2021
- novembro 2021
- outubro 2021
- setembro 2021
- agosto 2021
- julho 2021
- junho 2021
- maio 2021
- agosto 2020
- julho 2020
- junho 2020
- maio 2020
- abril 2020
- fevereiro 2020
- janeiro 2020
- dezembro 2019
- novembro 2019
- outubro 2019
- setembro 2019
- agosto 2019
- julho 2019
- junho 2019
- maio 2019
- abril 2019
- março 2019
- fevereiro 2019
- janeiro 2019
- dezembro 2018
- novembro 2018
- outubro 2018
- setembro 2018
- agosto 2018
- julho 2018
- junho 2018
Categorias
Convocado extraordinariamente nesta segunda-feira, 20, o Plenário goiano aprovou, em primeira e segunda fases, o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025. Outras sugestões do Executivo, como a homogeneização de leis que tratam de benefícios fiscais e medidas para estimular o mercado de gás natural, receberam o mesmo destino. Além disso, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) também aprovou a declaração de calamidade na saúde pública goianiense e a data-base de servidores públicos do Judiciário estadual e do TCM-GO.
Para que os textos da pauta do dia pudessem ser votados em ambas fases, o Plenário realizou três sessões plenárias, reuniões das comissões Mista, de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e Tributação, Finanças e Orçamento, além de aprovar a quebra do interstício entre votações.
LOA 2025
A proposta de orçamento para o exercício de 2025, responsável por estimar as despesas e receitas para o referido período, é assinada pelo Governador Ronaldo Caiado (UB) e tramitou na Alego como processo nº 20787/24. Prevê-se uma receita total de R$ 49,481 bilhões, crescimento de 7% em comparação à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada em julho de 2024.
O orçamento está dividido em três categorias: fiscal; da Seguridade Social e de investimento. O texto da LOA projeta arrecadações significativas para o Estado, com previsão de R$ 18,04 bilhões provenientes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e R$ 1,33 bilhão do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Outros destaques incluem transferências do Governo Federal de R$ 10,9 bilhões e arrecadação de R$ 1,25 bilhão destinada ao Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra).
Quanto às despesas, o orçamento prevê o total de R$ 48,4 bilhões. A Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento chancelou 1.018 emendas parlamentares dos 41 deputados estaduais. Todas as individuais impositivas e de relatoria foram aprovadas. Quanto às não impositivas, tiveram aval uma assinada por André do Premium (Avante) e uma do deputado Lineu Olimpio (MDB). As demais foram rejeitadas.
A previsão orçamentária total com o serviço da dívida pública, incluídos os precatórios e as requisições de pequeno valor, para o corrente ano, corresponderá a, aproximadamente, R$ 2,51 bilhões. Esse valor poderá ser revisto em virtude das variações cambiais e da instabilidade do mercado decorrentes de questões políticas e econômicas.
Desde que o trâmite da LOA 2025 iniciou na Alego, a Casa de Leis promoveu uma série de audiências e debates para que a sociedade pudesse opinar sobre a matéria.
Executivo
Outros cinco projetos de lei assinados pela Governadoria seguem para possível sanção após as deliberações do dia. Regulamentar os serviços locais de gás canalizado, equilibrar o fornecimento de gás natural e promover a concorrência no respectivo mercado são os objetivos do texto nº 764/25. Para isso, sugerem-se diretrizes para a exploração direta ou por meio de concessão.
Inspirada em programas federais como o Gás para Crescer (2016) e Novo Mercado de Gás (2019), a iniciativa prioriza critérios como sustentabilidade, inovação e eficiência.
Enquanto isso, o texto nº 765/25 requer alterar leis estaduais instituidoras de benefícios fiscais para conferir coerência e padronização às respectivas regras de fruição, além de tratamento legal homogêneo, sem prejuízo às condicionantes já existentes. A medida, de acordo com o Executivo, incentivará a regularização voluntária das obrigações tributárias e contribuirá para um ambiente mais equitativo e eficiente.
A matéria de nº 887/25 visa a inclusão dos valores oriundos das carteiras de créditos, bem como os valores em conta e aplicações do extinto Fundo de Financiamento do Banco do Povo do Estado de Goiás (Funban) aos recursos do Fundo de Equalização para o Empreendedor (Fundeq). Segundo a justificativa, ambos os fundos foram instituídos com o mesmo objetivo. Nesse sentido, centralizar os recursos trará ganhos de eficiência e transparência no gerenciamento ao garantir que aplicação dos valores ocorra de forma estratégica e alinhada às prioridades governamentais.
Mais um pedido do Executivo chancelado foi o de nº 889/25, que trata da autorização para adquirir imóvel pertencente ao município de Mineiros por doação onerosa. A ideia é que, no terreno de aproximadamente 25 mil metros quadrados, seja construída e instalada uma policlínica estadual. Caso a obra não ocorra no prazo de dois anos, prorrogáveis por igual período, prevê-se devolução ao patrimônio municipal.
A criação e denominação do Colégio Estadual Alphaville Paiva, em Novo Gama, fecha o rol de propostas da Governadoria avalizadas na tarde desta segunda-feira. Já em fase final de construção, a unidade tem a conclusão prevista para o primeiro semestre deste ano.
Calamidade
O Plenário autorizou, em fase única de votação, a declaração de estado de calamidade pública na Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia por 180 dias. O texto nº 215/25, assinado pelo prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), teve 29 votos favoráveis.
A Assembleia tem recebido muitos pedidos de declaração de calamidade pública por parte dos municípios. Por isso, durante a primeira plenária do dia, o líder do Governo na Casa, Talles Barreto (UB), informou que esse tipo de solicitação só será aprovado após análise individual e parecer favorável do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (MPC-TCM-GO).
Os parlamentares Clécio Alves (Republicanos), Antônio Gomide (PT), Paulo Cezar Martins (PL) e Bia de Lima (PT) haviam questionado ao líder quais os critérios a Casa usa para avalizar situações de calamidade pública e, por isso, o Parlamento goiano se reuniu com o MPC-TCM-GO e a decisão sobre a nova exigência foi tomada. “Trata-se de uma questão de bom senso e equilíbrio com as contas públicas”, explicou Talles.
O processo legislativo aprovado hoje também solicita declaração de calamidade na Secretaria Municipal da Fazenda goianiense. Entretanto, para que o MPC-TCM-GO possa avaliar a questão mais profundamente, a apreciação deste caso ficou para após o recesso parlamentar.
Data-base
Além disso, foram aprovadas as revisões gerais anuais da remuneração dos servidores do Poder Judiciário (nº 681/25) e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO) (nº 714/25). Em ambos os casos, a proposta é para que seja aplicado aumento de 4,83%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do ano de 2024. No TJ-GO, o impacto anual estimado é de e R$ 87.691.536,26 e, no TCM-GO, de R$ 6.723.742,03.
Regularização fundiária
Sugestão da Mesa Diretora, a propositura nº 529/25 requer a criação, no Parlamento estadual, da Secretaria de Regularização Fundiária, bem como o plano de classificação de cargos do setor.
Dentre as atribuições do departamento estão, segundo a propositura, a realização de pesquisas prévias para subsidiar a elaboração de proposituras legislativas e projetos relacionados à regularização fundiária e oferecimento de apoio técnico aos parlamentares no desempenho de suas atribuições junto aos gestores municipais na emissão de Certificados de Regularização Fundiária (CRFs).
Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
A morte de Luiz Cláudio Dias, de 59 anos, durante um surto psicótico na UTI do Hospital Municipal de Morrinhos, no último sábado (18/1), gerou forte reação da família, que acusa a Polícia Militar de execução desproporcional. O homem, internado havia três dias para tratamento renal, fez uma enfermeira de refém com um pedaço de vidro antes de ser baleado e morto por um policial.
O filho do paciente, o dentista Luiz Henrique Dias, criticou a ação em um vídeo divulgado nas redes sociais. Ele comenta que deseja justiça pelo pai.
“Eu fiquei sabendo que meu pai morreu antes mesmo da equipe médica me falar. Que despreparo desse povo. A dor é grande, mas Deus vai fazer justiça. A polícia matou meu pai dentro de uma UTI, um paciente com hipoglicemia, com menos de 60 kg, fragilizado”, diz ele no vídeo.
Ele acusa uma falta de preparo de todos os envolvidos tanto na abordagem policial quanto no vazamento do vídeo que mostra os últimos momentos do pai.
“Por negligência, por falta de total ética e empatia com os familiares, vazaram vídeo dentro da UTI, do meu pai, com todo o ocorrido. O próprio prefeito faz um depoimento antes dos familiares ficarem sabendo, isso é ilegal, os familiares têm que ficar sabendo primeiro do óbito antes de sair qualquer noticiário. O policial, um tenente, faz um depoimento antes de ter qualquer autópsia”, ponderou Luiz Henrique.
Em carta aberta à imprensa, os familiares classificaram a ação policial como “desproporcional” e “cruel”.
“Luiz Cláudio, fisicamente enfraquecido, foi rendido e imobilizado. Mesmo nessas condições, foi pisoteado e executado à queima-roupa por dois policiais. A conduta esperada era outra: técnica, responsável, humana e proporcional à situação, o que poderia ter evitado essa tragédia”, afirmaram.
Carta à imprensa publicada pela família
A família de Luiz Cláudio Dias vem a público, por meio desta nota, pedir à imprensa que trate o caso com o máximo de responsabilidade, ética e empatia, evitando títulos sensacionalistas que possam distorcer os fatos ou agravar ainda mais a dor de quem já enfrenta um momento de luto profundo. É essencial que o trabalho de informar a sociedade seja conduzido com compromisso com a verdade, respeito ao contexto e sensibilidade, considerando que o ocorrido representa não apenas uma tragédia pessoal, mas também uma grave falha institucional.
Luiz Cláudio, de 59 anos, era um paciente renal crônico, diabético, debilitado por pneumonia e internado na UTI de Morrinhos/GO em estado de extrema fragilidade.
Em um momento de surto hipoglicêmico, ele ameaçou uma enfermeira com um caco de vidro. A família lamenta profundamente o medo vivido pela profissional de saúde e manifesta sua solidariedade, reafirmando que nenhum trabalhador deveria passar por situações que coloquem em risco sua segurança.
Entretanto, é imprescindível contextualizar os fatos de maneira justa e equilibrada. Luiz Cláudio, fisicamente enfraquecido, foi rendido e imobilizado. Mesmo nessas condições, foi pisoteado e executado à queima-roupa por dois policiais, de forma desproporcional, cruel e absolutamente inadmissível. A conduta esperada da equipe de saúde e da força policial era outra: técnica, responsável, humana e proporcional à situação, o que poderia ter evitado essa tragédia. A família reforça que buscará por justiça, para que os responsáveis por essa violência brutal sejam responsabilizados e para que o caso se torne um marco na reflexão sobre as falhas do poder público em lidar com situações de crise envolvendo pessoas vulneráveis.
Não apenas Luiz Cláudio foi negligenciado; a segurança da enfermeira e de todos os envolvidos também foi colocada em risco por ações e omissões que demonstram imprudência, negligência e imperícia do Estado.
A imprensa desempenha um papel indispensável na construção de uma sociedade mais justa e informada. Por isso, pedimos que a cobertura desse caso seja feita com ética e comprometimento, sem sensacionalismo, e que a memória de Luiz Cláudio não seja reduzida a um estigma ou a uma narrativa incompleta. Ele era uma pessoa com história, família, e uma vida marcada pela luta contra problemas de saúde severos.
Por fim, a família agradece às pessoas que têm demonstrado solidariedade nesse momento de dor e clama por respeito à memória de Luiz Cláudio e ao nosso luto. Que essa tragédia sirva para promover mudanças que evitem novas vidas perdidas pela falta de preparo e humanidade nas respostas do Estado.
Entenda o caso
De acordo com a Polícia Militar, Luiz Cláudio arrancou os equipamentos médicos e quebrou uma janela de vidro do banheiro da UTI. Ele utilizou um caco para ameaçar uma técnica de enfermagem, colocando o objeto contra o pescoço dela. A equipe médica tentou intervir, mas sem sucesso, e acionou a PM.
O prefeito de Morrinhos, Maycllyn Carreiro (PL), explicou que surtos em UTIs não são incomuns, mas considerou o incidente atípico.
“Ele se levantou do leito onde estava internado, falando de forma desconexa. Depois de quebrar o vidro, pegou a enfermeira e a engravatou, ameaçando-a com o vidro no pescoço”.
A PM informou que aplicou protocolos de gerenciamento de crises para tentar libertar a refém. Segundo nota oficial, “apesar das tentativas de verbalização, o autor permaneceu agressivo e reiterou as ameaças”.
Conforme a versão da corporação, o disparo foi efetuado para conter o paciente devido ao risco iminente à vida da funcionária. Contudo, Luiz Cláudio teria se movido no momento da ação, e o tiro atingiu seu abdômen.
“Mesmo alvejado, o autor continuou resistindo, sendo necessária a sua contenção pelos demais policiais. A equipe médica prestou socorro imediato, mas, infelizmente, ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito”, afirmou a PM. A corporação abriu um procedimento administrativo para apurar os fatos.
A Prefeitura de Morrinhos lamentou o ocorrido e declarou estar à disposição para esclarecer os fatos. O hospital não se pronunciou sobre o caso. Para a família, a abordagem policial foi inadequada e evitável.
O caso segue sob investigação da delegacia local, que acompanha a apuração administrativa da PM.
Porto e Benfica tiveram prejuízo; leia o infográfico de resultados financeiros dos principais clubes da Liga Portugal
O SC Braga e o Sporting CP alcançaram resultados financeiros positivos na temporada 2023/2024, com lucros de 17,3 milhões de euros e 12,1 milhões de euros, respectivamente. Em contraste, outros 2 clubes portugueses encerraram o período no vermelho: o Benfica registrou prejuízo de 31,4 milhões de euros, enquanto o Porto, de 22,6 milhões de euros.
A análise financeira dos 4 principais clubes da Liga Portugal revela uma disparidade significativa nas receitas operacionais totais. O Benfica lidera com 179 milhões de euros, seguido de perto pelo Porto, com 174,5 milhões de euros. O Sporting aparece em 3º com 101,5 milhões de euros, enquanto o Braga registra 53,2 milhões de euros em arrecadação total.
As despesas operacionais acompanham a mesma tendência de distanciamento entre os clubes. O Benfica apresenta o maior gasto total, com 207,3 milhões de euros, dos quais 110,5 milhões de euros são destinados a custos com pessoal. O Porto mantém despesas de 176,5 milhões de euros, com 96,1 milhões de euros em folha salarial, enquanto Sporting e Braga registram gastos totais de 145,6 milhões de euros e 59,6 milhões de euros, respectivamente.
As receitas de transmissão representam a principal fonte de recursos para os clubes portugueses, com Porto e Benfica liderando esta categoria ao arrecadarem 107,7 milhões de euros e 101,2 milhões de euros, respectivamente. O Braga aparece em 3º lugar, com 43 milhões de euros. O Sporting fecha o ranking, com 42,2 milhões de euros.
Leia o ranking completo:
Recebeu sanção do governador Ronaldo Caiado (UB) a Lei Estadual nº 23.234, de 9 de janeiro de 2025, que trata do reajuste dos vencimentos dos ocupantes do cargo de professor dos quadros permanente e transitório do magistério, da Secretaria de Estado da Educação. Também foi alterada a Lei Estadual n° 13.909, de 25 de setembro de 2001, que trata do estatuto e do plano de cargos e vencimentos do pessoal do magistério. A medida passou pelo crivo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) sob o nº 507/25.
Busca-se, conforme o texto, dar continuidade à valorização dos profissionais da rede de ensino estadual, com o aumento de 6,27% na remuneração dos professores com carga laboral de 40 horas semanais, a partir de 1° de janeiro de 2025.
De acordo com a lei, o reajuste abrange a concessão do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), estabelecido pela Lei Federal nº 11.738, de 16 de julho de 2008, e atualizado pela Portaria Interministerial n° 13, de 23 de dezembro de 2024, do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Fazenda.
A remuneração dos professores de nível superior contratados por tempo determinado, com carga laboral de 40 horas semanais, agora está reajustada com o mesmo índice, porém, seus efeitos financeiros terão início em 1° de maio de 2025. Aos professores contratados por tempo determinado de nível médio, por sua vez, serão aplicadas as disposições estabelecidas em regulamento específico.
Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
ATENÇÃO HÁ 101 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DO TRABALHO E RENDA – SINE;
1. Açougueiro, com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;
2. Açougueiro. Masculino – 2 vagas
3. Auxiliar de carga e descarga, trabalhar na produção de miúdos bovinos. Masculino – 3 vagas
4. Ajudante de serralheiro. Masculino – 1 vaga
5. Atendente balconista para atender e vender mercadorias. Ambos os sexos – 1 vaga
6. Atendente balconista para trabalhar 12×36. Ambos sexos, 1 vaga.
7. Atendente balconista (panificadora), com experiência min de 6 meses na ctps e conhecimento de sistema de computação e cálculos, para trabalhar das 13h às 19h, final de semana sim, final de semana não. Feminino – 1 vaga
8. Atendente de açougue. Feminino – 2 vagas
9. Atendente de lojas, boa comunicação, facilidade com trabalho em equipe. Ambos os sexos, 01 vaga.
10. Auxiliar de costura, com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;
11. Auxiliar de cozinha com experiência. ambos os sexos – 1 vaga
12. Auxiliar de cozinha, com experiência, não precisa de comprovação na carteira de trabalho. Ambos os sexos – 1 vaga.
13. Auxiliar de expedição, pra trabalhar com estoque, reposição de mercadoria, separação de pedidos. Masculino – 1 vaga
14. Auxiliar de jardinagem, masculino – 1 vaga
15. Auxiliar de lavanderia com experiência, feminino – 1 vaga
16. Auxiliar de lavanderia para trabalhar no horário de seg a sex das 08h às 18h e sábado das 08h as 12h. Feminina – 1 vaga
17. Auxiliar de limpeza, com experiência para trabalhar de seg a sex. Feminino – 1 vaga
18. Auxiliar de linha de produção, com experiência. Masculino – 1 vaga
19. Auxiliar de linha de produção, TODOS EXIGEM ESFORÇO FÍSICO. Horário de trabalho: 6h as 15h48, de segunda a sexta. Feminino – 5 vagas
20. Auxiliar de logística, para trabalhar com Descarregar o caminhão, Conferência da entrada e saída de carga e Separação de carga (mercadorias), Morar próximo da empresa ou ter facilidade de acesso (Copacabana II). Masculino, 2 vaga
21. Auxiliar de mecânica linha leve, curso básico de mecânica automotiva ou já ter trabalhado na área no mínimo 6 meses. Masculino – 1 vaga
22. Mecânico de refrigeração líder, realizar instalação, manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de refrigeração e climatização e gerenciar a equipe operacional. Masculino – 1 vaga
23. Balconista com disponibilidade de horário para trabalhar das 11:00 as 20:00, uma folga na semana, ambos os sexos – 4 vaga
24. Caldereiro, com experiência na ctps, Fabricação de estruturas e equipamentos metálicos de grande porte e complexidade, empregados em diversos setores industriais. Utiliza técnicas de corte, dobra, soldagem e conformação de metais para produzir estruturas. Masculino, 1 vaga
25. Chapeiro, para trabalhar das 21h às 03h, ambos os sexos – 01 vaga;
26. Coletor de lixo para trabalhar em Horários Noturnos e Diurnos. Masculino, 1 vaga
27. Consultor de Vendas, com experiência, conhecimento em pacote office, certificação de correspondente bancário, para ofertar produtos de créditos consignado, ambos os sexos – 01 vaga;
28. Consultor de vendas, experiência na área comercial, cnh “AB”, ensino médio completo. (Equipamentos de Proteção, segurança do trabalho). Ambos os sexos, 1 vaga.
29. Cozinheiro/a com experiência mínima de 6 meses, para trabalhar em cozinha industrial, das 06h às 15h48, de seg a sex. ambos os sexos, 1 vaga
30. Eletricista automotivo com experiência e disponibilidade de horário, masculino – 1 vaga
31. Empregada Doméstica, com experiência na CTPS, para trabalhar, no bairro Santa Cruz, feminino – 01 vaga;
32. Empregada doméstica para trabalhar no bairro Goianiense; feminina, 01 vaga;
33. Empregada doméstica com referências para trabalhar no bairro são João de seg a sáb. feminino – 1 vaga
34. Empregada doméstica, com experiência e referência para trabalhar de seg a sex, veredas dos buritis. Feminino – 1 vaga
35. Empregado doméstico arrumador, com experiência e referência para trabalhar no condomínio campo belo. Feminino – 1 vaga
36. Encanador com experiência. Masculino, 1 vaga
37. Engenheiro Civil com ou sem experiência para planejar, supervisionar e executar obra de construção civil. Ambos os sexos, 1 vaga.
38. Auxiliar de Instalação de sistema eletroeletrônicos, para trabalhar de seg a sex, das 08h às 18h18. Masculino – 1 vaga
39. Mecânico de Linha Leve, com experiência, masculino – 01 vaga;
40. Mecânico e Auxiliar de Mecânico, masculino – 02 vagas
41. Mecânico de refrigeração, Realizar a instalação, manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de refrigeração e climatização, será uma diferencial experiência comprovada e desejável formação técnica na área. Masculino – 1 vaga
42. Monitora de educação infantil (dar banho, troca de fralda, auxiliar na alimentação e no parquinho.) Horário: 07:00 as 13:00. (Meio salário). Feminino – 1 vaga
43. Motorista Entregador, com experiência, CNH “A”, para trabalhar na parte da tarde, masculino – 02 vagas;
44. Motorista entregador, CNH AB e disponibilidade de horário. Masculino – 1 vaga
45. Mototaxista que tenha moto própria. Ambos os sexos, 4 vagas.
46. Oficial de Serviços Gerais, para trabalhar de seg a sab, Feminino – 01 vaga
47. Oficial de Serviço Gerais, para trabalhar das 10:00 ás 19:00 Escala 6×1. Ambos os sexos – 2 vagas
48. Operador de Caixa, para trabalhar de seg a sáb, das 12h às 21h, Feminino – 01 vaga
49. Operador de caixa, com experiência em área administrativa, ensino Médio Completo; conhecimento de Pacote Office completo; escala 6×1. Masculino – 1 vaga
50. Operador de caixa para trabalhar Escala 6×1 – das 14h às 22h20, Fundamental completo | Ensino médio completo/cursando. Ambos os sexos – 5 vagas
51. Operador de caixa com experiência. Feminino, 1 vaga
52. Motorista Operador de Guindauto, com experiência, horário de Trabalho: 07h às 17h (seg – quinta) / 07h às 16h (sexta). Masculino – 1 vaga
53. Padeiro, com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;
54. Passador de Roupas, com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;
55. Pizzaiolo com experiência na CTPS para trabalhar em escala 6×1. Ambos os sexos – 1 vaga
56. Operador de Prensa Hidráulica, Ensino Fundamental completo, Desejável NR12, Desejável experiencia com trabalhos operacionais. Masculino, 3 vagas
57. Recepcionista/secretaria com Experiência em locações imobiliárias, como Secretária, Recepcionista, Atendente Administrativo ou cargo similar. Conhecimento básico em informática. Microsoft Office e Internet. Conhecimento de bairros na cidade de Catalão. Feminino – 1 vaga
58. Repositor de mercadorias com experiência na ctps. Ambos os sexos – 2 vagas
59. Repositor para trabalhar em supermercado. Ambos os sexos – 3 vagas
60. Repositor de mercadorias com experiência. Masculino, 1 vaga
61. Servente de obras. Masculino, 4 vagas
62. Soldador tig, com experiência comprovada na ctps, certificado do curso TIG, Ensino fundamental e/ou Médio, com disponibilidade de horário. Masculino – 1 vaga
63. Soldador, com experiência Solda em aço carbono e aço inox, furos, chapas e equipamentos, utilizando processos de soldagem e corte, como: eletrodo revestido, TIG, MIG, MAG, oxigás. Masculino, 1 vaga
64. Supervisor de Almoxarifado com Experiência na área, horário Administrativos. Ambos os sexos – 1 vaga
65. Torneiro mecânico com experiência, Operar torno mecânico e maquinas utilizadas no processo de usinagem, masculino, 1 vaga
66. Vendedor interno com experiência, vender pneus e peças. Masculino – 1 vaga
67. Vendedor interno com experiência na ctps, para trabalhar no caixa também. Ambos os sexos – 1 vaga
68. Vendedor interno, Sexo feminino, Ser proativa e comunicativa, Entender o básico de marketing, Ter boa comunicação com cliente, Ser organizada. Feminino, 1 vaga
69. Vigilante para trabalhar 12×36, ensino médio completo, cnh “b” com mais de 2 anos validade, curso de formação de vigilante, ambos os sexos – 1 vaga.
Obs: Para TODOS os atendimentos será obrigatório a apresentação da carteira de trabalho, caso for carteira de trabalho digital estar munido com CPF e número de PIS, na ausência de ambos não haverá atendimento.
Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio. Necessário à apresentação da CTPS, RG e CPF.
Deve ser apreciada, na sessão extraordinária híbrida desta segunda-feira (20/1) da Assembleia Legislativa de Goiás a proposta de orçamento do Estado para o exercício de 2025. Enviada pelo governador Ronaldo Caiado (UB), a mensagem prevê uma receita total de R$ 49,481 bilhões, representando um aumento de 7% em comparação à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada em julho deste ano. Trata-se do processo nº 20787/24.
O projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025 projeta arrecadações significativas para o Estado, com previsão de R$ 18,042 bilhões provenientes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e R$ 1,33 bilhão do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Além disso, estima-se que as transferências do Governo Federal somem R$ 10,9 bilhões. A Secretaria de Economia de Goiás também espera uma receita de R$ 1,25 bilhão destinada ao Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), reforçando a capacidade do Estado de investir em obras de infraestrutura.
No que diz respeito às despesas, o orçamento prevê um total de R$ 48,4 bilhões, dos quais R$ 27,65 bilhões estão direcionados à folha de pessoal. Para as emendas impositivas, manteve-se a fatia de 1,2% da receita corrente líquida, em reserva de contingência que soma um total de R$ 531,6 milhões. O montante possibilitará a cada deputado estadual indicar um valor de R$ 12,966 milhões.
A previsão orçamentária total com o serviço da dívida pública, incluídos os precatórios e as requisições de pequeno valor, para o corrente ano, corresponderá a aproximadamente R$ 2,510 bilhões. Esse valor poderá ser revisto em virtude das variações cambiais e da instabilidade do mercado decorrentes de questões políticas e econômicas.
Veja como o orçamento é organizado por área
– Orçamento fiscal: no montante de R$ 32,9 bilhões, abrangendo os Poderes Executivo, Judiciário, Legislativo, inclusive aos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios, o Ministério Público, a Defensoria, seus fundos e fundações, e as empresas estatais dependentes;
– Orçamento da Seguridade Social: totalizando R$ 15,5 bilhões, destinado aos órgãos e entidades vinculados aos Poderes acima mencionados;
– Orçamento de investimentos: previsto em R$ 993 milhões, relativo às empresas nas quais o Estado, direta ou indiretamente, detém a maioria do capital social com direito a voto.
A Receita Corrente Líquida (RCL), base para o cálculo dos limites de despesas com pessoal, emendas impositivas e reserva de contingência, está projetada em R$ 44,3 bilhões. No que concerne às despesas constantes dos orçamentos fiscal e da seguridade, a estimativa é de dispêndios de R$ 48,4 bilhões.
A folha de pessoal, incluindo os benefícios aos servidores, permanece sendo o maior componente do orçamento. Para 2025, a previsão total é de R$ 27,65 bilhões, distribuídos entre servidores ativos e inativos, já considerando possíveis acréscimos obrigatórios, bem como o déficit previdenciário. Desse montante, R$ 13,42 bilhões estão reservados para os servidores ativos do Poder Executivo e R$ 8,06 bilhões para os inativos.
Autor Manoel Messias Rodrigues
A 2ª posse presidencial de Ronald Reagan, em 1985, foi a última a ser realizada em ambiente fechado por causa do frio
A posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), 78 anos, nesta 2ª feira (20.jan.2025) será a 1ª a ser realizada dentro do Capitólio em 40 anos por causa do frio extremo.
Desde 1981, a cerimônia é feita tradicionalmente do lado de fora, na Frente Oeste da sede do Congresso norte-americano, em Washington, D.C. O público se reúne no National Mall, uma grande área aberta que se estende do Congresso até o Obelisco, para assistir ao evento.
Na imagem, a posse de Donald Trump em 20 de janeiro de 2017; a cerimônia foi realizada à época na Frente Oeste do Capitólio e contou com grande público
As baixas temperaturas que atingem a capital norte-americana no período em que as posses presidenciais são realizadas (sempre em 20 de janeiro, com raras exceções, como quando o dia 20 cai em um domingo) podem levar à realocação da cerimônia para o interior do Capitólio.
A previsão do tempo em Washington na posse de Trump é de frio extremo, com temperaturas mínima de -11°C e máxima de -4°C, segundo dados do National Weather Service publicados às 16h32 (em Brasília) de domingo (19.jan).
Por isso, o republicano assumirá seu 2º mandato dentro a Rotunda do Capitólio dos EUA, espaço circular localizado no centro do prédio, que conecta as alas do Senado e da Câmara.

Além disso, o tradicional desfile pela Pennsylvania Avenue até a Casa Branca será transferido para a Capitol One Arena, um ginásio poliesportivo com capacidade para cerca de 20.000 pessoas.
A última posse a ser feita em ambiente fechado por causa das baixas temperaturas foi em 1985, quando Ronald Reagan (Republicano) assumiu seu 2º mandato.
À época, as temperaturas ficaram em -14 ºC às 12h no horário local (14h em Brasília) –hora em que o presidente eleito deve fazer seu juramento de posse, segundo determina a 20ª emenda à Constituição dos EUA.
Reagan jurou exercer fielmente seu cargo e defender a Constituição norte-americana na Rotunda do Capitólio.
A revisão de tropas, que é quando presidente e o vice-presidente se dirigem aos degraus na Frente Leste do Capitólio para revisar as forças militares que compõem a escolta do desfile presidencial, e o próprio desfile foram cancelados.
Veja imagens da posse de Ronald Reagan em 21 de janeiro de 1985:
Galeria: posse de Ronald Reagan em 1985
Sessões extras, votação de planos de carreira e prestação de contas da Saúde marcam o início das atividades da Alego em 2025
Lidiane 20 de janeiro de 2025
A semana na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) foi marcada pelas primeiras deliberações em Plenário do ano de 2025. Durante a realização de sessões extraordinárias, os parlamentares focaram seus esforços em debates e votações sobre planos de carreira e subsídios de servidores públicos de diferentes órgãos. Foram quatro sessões deliberativas nos dias 13 e 14 de janeiro, além de quatro reuniões de comissões.
Além dos debates e votações, foram promovidos também a prestação de contas da Secretaria de Estado da Saúde por parte do chefe da pasta, Rasivel dos Reis Santos Junior, e o anúncio de que a transmissão do Campeonato Goiano de futebol pela TV Assembleia Legislativa será, pelo segundo ano consecutivo, feita por meio do aplicativo Deputados Aqui, em parceria com a TV Brasil Central (TBC).
Para a próxima semana, os parlamentares realizarão novas sessões extraordinárias para discutir o projeto da Lei Orçamentária Anual 2025. O prazo para apresentação de emendas se encerrou na quinta-feira, 16. De acordo com a proposta enviada à Casa pelo Executivo, a previsão de receita total supera os R$ 49,4 bilhões, enquanto as despesas estão estimadas em R$ 48,4 bilhões, sendo a maior parte referente ao pagamento do funcionalismo. Em relação ao montante reservado aos investimentos, o Governo do Estado estima gastar R$ 993 milhões. Para seguir à sanção, a matéria precisa ser aprovada em dois turnos.
As atividades na Casa de Leis, tanto no âmbito estritamente legislativo quanto nas demais realizações, são transmitidas em tempo real pela TV Assembleia Legislativa (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube. Dessa forma, a população pode acompanhar tudo o que acontece no Parlamento goiano.
Sessões deliberativas
A Alego realizou quatro sessões extraordinárias híbridas durante a semana, marcando o início dos trabalhos legislativos de 2025 com avanços para os servidores públicos, a segurança pública e a modernização das leis estaduais.
Na segunda-feira, 13, a sessão extraordinária destacou a leitura e aprovação preliminar de duas matérias: o projeto de lei nº 10/25, do deputado Charles Bento (MDB), que altera a Lei nº 20.954/2020, que dispõe sobre a regularização fundiária de imóveis urbanos, e o projeto de resolução nº 113/25, da Mesa Diretora, que propõe mudanças na estrutura administrativa do Legislativo. Ambos seguiram na data para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
O encontro também foi marcado pela presença de policiais civis que reivindicaram melhorias salariais e estruturais. Deputados como Delegado Eduardo Prado (PL) e Mauro Rubem (PT) destacaram o papel essencial da categoria e cobraram do Executivo o cumprimento de promessas feitas no ano anterior. O líder do Governo, Talles Barreto (UB), afirmou que as negociações dependem dos desdobramentos do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), que pode aliviar as restrições orçamentárias estaduais.
Já na terça-feira, 14, em três sessões consecutivas, o Plenário aprovou sete projetos do Executivo que reestruturam planos de carreira, reajustam subsídios de servidores de diversas secretarias estaduais e garantem a data-base de 2024 com índice de 4,83%. Destaque para o projeto nº 507/25, que reajusta os vencimentos de professores da Secretaria de Educação (Seduc), com impacto financeiro previsto para 2025.
Outras aprovações incluem a reestruturação de carreiras da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria de Saúde (SES) e Secretaria de Segurança Pública (SSP), bem como ajustes no quadro funcional da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR). O Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) também garantiu aumento linear de 8% para seus servidores e ampliação de gratificações.
Além disso, o projeto nº 530/25, de autoria de Charles Bento, moderniza critérios para regularização fundiária urbana de interesse social, promovendo inclusão social e segurança jurídica. Outra proposta aprovada foi a nº 421/25, que transfere à Secretaria-Geral de Governo a gestão dos terminais rodoviários estaduais.
Por fim, o projeto nº 574/25 altera o Código Tributário Estadual, promovendo ajustes necessários à legislação fiscal.
Ao encerrar a semana, o presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), lembrou que o prazo para apresentação de emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 se encerraria na quinta-feira, 16. Com isso, a Casa retoma suas atividades na próxima segunda-feira, 20, com reuniões das comissões e novas sessões plenárias.
Prestação de contas
A semana no Parlamento goiano foi marcada também pela presença do secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasivel dos Reis Santos Junior, que participou na terça-feira, 14, de sessão extraordinária no Parlamento goiano, para apresentar o balanço das atividades da pasta nos primeiros quadrimestres de 2024. A presença do secretário se deu por requerimento do deputado Antônio Gomide (PT).
Na ocasião, Rasivel destacou marcos importantes, como a inauguração do Hospital de Águas Lindas, com 40 leitos de UTI, e a construção do Hospital Cora, especializado em oncologia, com alta tecnologia. Ele também mencionou a modernização de hospitais regionais em Formosa e Trindade, além de apresentar o projeto da Rede de Urgência e Emergência para atender 60 municípios da região Centro-Norte do Estado.
Deputados questionaram atrasos em pagamentos de médicos, gestão de organizações sociais (OSs) e superlotação em hospitais. Gustavo Sebba (PSDB) criticou atrasos nos repasses e a contratação de OSs com histórico problemático. Rasivel defendeu a legalidade das contratações e garantiu que os repasses foram realizados conforme previsto.
Antônio Gomide cobrou melhorias no Hospital Estadual de Anápolis (Heana) e instalação de leitos de UTI no Nordeste goiano. Mauro Rubem sugeriu maior transparência na gestão por OSs e a criação de uma mesa permanente de negociações.
Deputados como Lincoln Tejota (UB) e Amilton Filho (MDB) reconheceram os avanços da gestão, enquanto Talles Barreto pediu maior transparência nos contratos das OSs. Rasivel agradeceu o apoio parlamentar e reafirmou o compromisso de oferecer saúde pública de qualidade e eficiente.
Ao final, o presidente Bruno Peixoto elogiou os avanços da saúde no Estado e sinalizou a possibilidade de uma nova sessão para aprofundar os esclarecimentos.
Goianão 2025
A Alego deu início, durante a semana, à transmissão do Campeonato Goiano de Futebol 2025, marcando a segunda edição consecutiva da parceria entre a TV Assembleia e a TV Brasil Central (TBC). Além da exibição pela TV, os jogos podem ser acompanhados pelo aplicativo Deputados Aqui, que se consolidou como uma ferramenta inovadora de interação entre o público e o Legislativo.
O presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto, ressaltou a importância da iniciativa para a economia e o entretenimento da população. As transmissões começam uma hora antes das partidas, com informações sobre os bastidores, escalações e análises. Após os jogos, a programação continua com comentários e os melhores momentos.
O aplicativo Deputados Aqui, que em 2024 alcançou 50 mil novos downloads e 100 mil acessos únicos, promete ainda mais interatividade em 2025. As novidades incluem chats para o público, bate-papo entre comentaristas e a possibilidade de espelhamento para telas maiores. “Trabalhamos para entregar uma transmissão de qualidade superior, beneficiando os torcedores e aproximando a população do Parlamento”, destacou Leonardo Rassi, secretário de Inovação da Alego.
A primeira rodada começou na quarta-feira, 15, com quatro partidas que movimentaram o cenário esportivo goiano. No Estádio Olímpico, em Goiânia, o Vila Nova venceu a Aparecidense por 1×0 em jogo transmitido pela TV Assembleia. Pela TBC, o Goiatuba surpreendeu o Goiás com uma vitória por 2×1.
Outros destaques incluíram a vitória do Inhumas sobre o Goianésia por 1×0 e o empate entre Crac e Anápolis em 1×1. A rodada foi concluída na quinta-feira, 16, com Abecat vencendo o Goiânia por 1×0 e Atlético Goianiense e Jataiense empatando sem gols.
Com Goiatuba, Abecat, Inhumas e Vila Nova liderando após a primeira rodada, a competição segue com a segunda rodada neste fim de semana. Destaques incluem o confronto entre Goiânia e Atlético Goianiense no Estádio Olímpico e a busca da Aparecidense e do Goiás pela recuperação após derrotas iniciais.
A transmissão do Goianão 2025 reafirma o compromisso da Alego em integrar tecnologia, esporte e engajamento popular, destacando a relevância do Legislativo na vida dos goianos.
Orçamento
Para a próxima semana, a Alego dará início à apreciação do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025, enviado pelo governador Ronaldo Caiado (UB). Em convocação extraordinária, os deputados debaterão a proposta que prevê uma receita total de R$ 49,4 bilhões e despesas de R$ 48,4 bilhões, destacando um investimento projetado de R$ 993 milhões.
A proposta apresenta um aumento de 7% na receita em relação à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024. O principal componente da arrecadação será o ICMS, com R$ 18,04 bilhões previstos, seguido pelas transferências federais, estimadas em R$ 10,9 bilhões, e o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), com R$ 1,33 bilhão.
No lado das despesas, R$ 27,65 bilhões estão destinados à folha de pagamento, sendo o maior item do orçamento, enquanto R$ 531,6 milhões foram reservados para emendas impositivas dos deputados. O serviço da dívida pública, incluindo precatórios, soma R$ 2,51 bilhões.
O orçamento está dividido em três principais eixos. O primeiro é referente ao orçamento fiscal, com R$ 32,9 bilhões, abrangendo Poderes, Tribunais de Contas, Ministério Público e empresas estatais dependentes. Em seguida vem a seguridade social, com R$ 15,5 bilhões destinados à saúde, previdência e assistência social. Por fim, os investimentos, com R$ 993 milhões para obras e infraestrutura.
O déficit previdenciário está projetado em R$ 5,4 bilhões, enquanto o serviço da dívida requer R$ 904 milhões para juros e encargos. As despesas com pessoal representam 52,2% do orçamento, refletindo o esforço do Estado em equilibrar o pagamento de servidores e ampliar os investimentos.
A matéria, que precisa ser aprovada em dois turnos para seguir à sanção, terá como base as emendas que os parlamentares poderiam apresentar até quinta-feira. A análise será iniciada em Plenário na segunda-feira, 20, e deve se estender ao longo da semana, com o objetivo de garantir um planejamento orçamentário que contemple as demandas da sociedade goiana.
Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
Um homem de 59 anos morreu após ser baleado por policiais militares ao fazer uma enfermeira refém na UTI do Hospital Municipal de Morrinhos, em Goiás, na noite de sábado (18/1). Luiz Cláudio Dias, internado há três dias para tratamento renal, teria tido um surto psicótico, ameaçando funcionários com um pedaço de vidro.
De acordo com a administração do hospital, Luiz Cláudio tentou deixar a UTI, desobedecendo as orientações médicas. Durante a crise, quebrou o vidro de uma janela no banheiro feminino, fez uma enfermeira refém e ameaçou feri-la.
O prefeito de Morrinhos, Maycllyn Carreiro (PL), afirmou que surtos em UTI não são incomuns, mas classificou o ocorrido como atípico. Segundo ele, Luiz Cláudio agiu de forma descontrolada, arrancou os equipamentos médicos, quebrou o vidro e imobilizou a enfermeira com um caco apontado para seu pescoço.
A equipe médica tentou dialogar sem sucesso e acionou a Polícia Militar. Durante as negociações, Luiz Cláudio permaneceu agressivo e, ao tentar ferir a refém, foi baleado por um policial que mirava seus membros inferiores. O disparo, no entanto, atingiu a lateral do corpo do homem.
Apesar do atendimento médico, Luiz Cláudio não resistiu e faleceu no hospital. A enfermeira saiu ilesa. A Polícia Civil investiga o episódio, enquanto o hospital presta apoio aos profissionais envolvidos.
Filho aponta ‘despreparo’ da polícia
O dentista Luiz Henrique Dias, filho de Luiz Cláudio, gravou um vídeo em frente ao Instituto Médico Legal, onde aguardava a liberação do corpo do pai. Ele demonstrou indignação com a situação e relatou que tomou conhecimento da morte por meio de vídeos compartilhados entre os moradores da cidade.
“Eu soube que meu pai morreu antes mesmo da equipe médica me informar. Que despreparo desse pessoal. A dor é imensa, mas Deus vai fazer justiça. A polícia tirou a vida do meu pai dentro de uma UTI, um paciente com hipoglicemia, pesando menos de 60 kg, completamente debilitado”, desabafou Luiz Henrique na gravação.
Nota da PM sobre a ocorrência
A Polícia Militar de Goiás informa que, na noite de sábado (18), uma equipe do 36º Batalhão da Polícia Militar atendeu uma ocorrência no Hospital Municipal de Morrinhos, onde um paciente, em surto psicótico, manteve uma técnica de enfermagem refém na UTI, ameaçando-a com um objeto perfurocortante (pedaço de vidro).
Após a chegada dos policiais, foram iniciados protocolos de gerenciamento de crises para liberar a vítima. Apesar das tentativas de verbalização para que o autor liberasse a vítima, ele permaneceu em atitude agressiva e reiterou as ameaças.
Diante do risco iminente à vítima, foi necessário a realização de um disparo de arma de fogo para neutralizar a agressão e resguardar a integridade física da refém.
Mesmo alvejado, o autor continuou resistindo, sendo necessária a sua contenção pelos demais policiais militares. A equipe médica prestou socorro imediato, mas infelizmente ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
A ocorrência foi acompanhada pelo delegado plantonista, que conduzirá as investigações cabíveis.
A Polícia Militar informa, ainda, que foi determinada a instauração de procedimento administrativo para apurar os fatos.
Autor Manoel Messias Rodrigues
As 3 mulheres foram entregues à Cruz Vermelha e encaminhadas a um hospital, já em território israelense
Neste domingo (19.jan.2025), o Hamas libertou as 3 primeiras reféns israelenses na Faixa de Gaza, depois do acordo de cessar-fogo entre o grupo extremista e Israel. Elas foram entregues à Cruz Vermelha, encaminhadas a um hospital, já em território israelense, e se reencontraram com familiares.
As reféns israelenses são Romi Gonen, 24 anos, Doron Steinbrecher, 31 anos, e Emily Damari, 28 anos. As 3 estavam detidas desde o início do conflito em 7 de outubro de 2023.
Veja imagens do momento em que elas se reencontraram com familiares:
O reencontro de uma das reféns israelenses com os seus pais, após 471 dias de cativeiro em Gaza. Ela foi uma das mais de 250 pessoas sequestradas pelos terroristas palestinos no dia 7 de outubro de 2023. No total, serão libertados 33 reféns nos próximos 42 dias, dos quais… pic.twitter.com/QFBbPFJFzn
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) January 19, 2025
After 471 horrific days in captivity, Emily, Doron and Romi are finally reunited with their families.
This is a moment we will never ever forget. pic.twitter.com/PwYOfSoedd
— Israel Foreign Ministry (@IsraelMFA) January 19, 2025
CESSAR-FOGO
O cessar-fogo entre Israel e Hamas entrou em vigor às 6h15 deste domingo (horário de Brasília) –11h15 no horário local. O grupo extremista atrasou 3 horas por não enviar a lista com os nomes dos reféns a serem libertados, um dos termos acordados.
A pausa estava programada para começar às 8h30 no horário local (3h30 em Brasília). Com o atraso, as FDI (Forças de Defesa de Israel) bombardearam algumas regiões da Faixa de Gaza.
Por volta das 6h15,o governo de Israel confirmou no X (ex-Twitter) ter recebido a lista dos reféns. A partir da entrega dos nomes, o cessar-fogo foi iniciado.
Leia mais:
Começa o cessar-fogo em Gaza; entenda como funciona o acordo;






