


Posts recentes
- Rio Verde inicia ciclovia entre Campos Elísios ao Espelho D’Água
- Eleitores no exterior foram decisivos na vitória de Espriella na Colômbia
- Sessões solenes e reunião do Compliance marcam atividades desta segunda-feira do Poder Legislativo
- Rodovias goianas registram um óbito e 7 feridos no fim de semana
- melhores momentos de Nova Zelândia 1 x 3 Egito
Comentários
Arquivos
- junho 2026
- maio 2026
- abril 2026
- março 2026
- fevereiro 2026
- janeiro 2026
- dezembro 2025
- novembro 2025
- outubro 2025
- setembro 2025
- agosto 2025
- julho 2025
- junho 2025
- maio 2025
- abril 2025
- março 2025
- fevereiro 2025
- janeiro 2025
- dezembro 2024
- novembro 2024
- setembro 2024
- agosto 2024
- julho 2024
- junho 2024
- maio 2024
- abril 2024
- março 2024
- fevereiro 2024
- dezembro 2023
- novembro 2023
- outubro 2023
- setembro 2023
- agosto 2023
- julho 2023
- junho 2023
- maio 2023
- abril 2023
- janeiro 2023
- outubro 2022
- setembro 2022
- julho 2022
- junho 2022
- maio 2022
- março 2022
- janeiro 2022
- dezembro 2021
- novembro 2021
- outubro 2021
- setembro 2021
- agosto 2021
- julho 2021
- junho 2021
- maio 2021
- agosto 2020
- julho 2020
- junho 2020
- maio 2020
- abril 2020
- fevereiro 2020
- janeiro 2020
- dezembro 2019
- novembro 2019
- outubro 2019
- setembro 2019
- agosto 2019
- julho 2019
- junho 2019
- maio 2019
- abril 2019
- março 2019
- fevereiro 2019
- janeiro 2019
- dezembro 2018
- novembro 2018
- outubro 2018
- setembro 2018
- agosto 2018
- julho 2018
- junho 2018
Categorias
Congressista de 35 anos está em seu 4º mandato na Câmara; é um dos mais cotados para suceder Arthur Lira no comando da Casa
O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), 35 anos, foi recebido em jantar pelo jornal digital Poder360 na noite de 3ª feira (21.jan.2025). O encontro foi realizado no restaurante Dom Francisco, na unidade localizada às margens do Lago Sul, em Brasília.
Hugo Motta está em seu 4º mandato como deputado federal. Foi eleito pela 1ª vez em 2010, aos 21 anos. Atualmente, é líder do Republicanos na Câmara e um dos mais cotados para suceder Arthur Lira (PP-AL) à frente da Casa Baixa. Ele tem o apoio formal de 18 partidos, que somam 495 congressistas de 513 possíveis. A eleição está marcada para 1º de fevereiro de 2025.
A organização do jantar do jantar com Hugo Motta foi do PoderIdeias, divisão de eventos e seminários do jornal digital Poder360. Participaram do encontro os seguintes empresários, executivos e autoridades:
- Annette B. Killmer, representante do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) no Brasil;
- Bruno Boetger, vice-presidente do Bradesco BBI;
- Cláudio Medeiros, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Novonor;
- Gustavo Estrella, CEO da CPFL Energia;
- Gustavo Gachineiro, vice-presidente jurídico e de Relações Institucionais da CPFL Energia;
- Ivan Gontijo, CEO da Bradesco Seguros;
- Johannes Zutt, diretor do Banco Mundial para o Brasil;
- Júnia Gama, analista política da XP Investimentos;
- Leandro Colon, assessor do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB);
- Rafael Furlanetti, diretor institucional da XP Investimentos e diretor da Febraban;
- Raquel Reis, CEO da SulAmérica;
- Tiago Vicente, presidente da PróGenéricos;
- Victor Bicca, diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola;
- Vinicius Marinho da Cruz, diretor financeiro da Bradesco Seguros;
- Zhu Qingqiao, embaixador da China no Brasil.
Pelo Poder360, estiveram presentes:
- Fernando Rodrigues, diretor de Redação;
- Mariângela Gallucci, diretora;
- João Gallucci Rodrigues, diretor;
- Miguel Gallucci Rodrigues, diretor de Inovação;
- Mateus Netzel, diretor-executivo em São Paulo;
- Selma Casagrande, diretora comercial;
- Zainer Silva, diretora de Projetos Especiais e Relações Institucionais;
- Guilherme Waltenberg, editor sênior;
- Mariana Haubert, editora sênior;
- Paulo Silva Pinto, editor sênior;
- Felipe Salgado, repórter;
- Houldine Nascimento, repórter;
- Naomi Matsui, repórter;
- Maria Laura Giuliani, redatora;
- Sérgio Lima, fotógrafo;
- Edson Barreto, coordenador de Estúdio;
- Diego Amorim, assistente da Administração.
Veja na galeria abaixo fotos do jantar:
Visita ao Poder360: jantar com Hugo Motta


O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), 35 anos, foi recebido em um jantar promovido pelo Poder360 na noite de 3ª feira (21.jan.2025). Na foto, o congressista discursa durante o evento
O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), 35 anos, foi recebido em um jantar promovido pelo Poder360 na noite de 3ª feira (21.jan.2025). Na foto, o congressista discursa durante o evento


Ao centro, Hugo Motta fala ao lado do diretor de Redação do Poder360, Fernando Rodrigues (esq.), e do diretor-executivo do Poder360, Mateus Netzel (dir.)
Ao centro, Hugo Motta fala ao lado do diretor de Redação do Poder360, Fernando Rodrigues (esq.), e do diretor-executivo do Poder360, Mateus Netzel (dir.)


Fernando Rodrigues e o deputado Hugo Motta em jantar promovido pelo jornal digital na noite de 3ª feira (21.jan.2025), em Brasília
Fernando Rodrigues e o deputado Hugo Motta em jantar promovido pelo jornal digital na noite de 3ª feira (21.jan.2025), em Brasília


Hugo Motta é candidato a presidente da Câmara dos Deputados; eleição será em fevereiro
Hugo Motta é candidato a presidente da Câmara dos Deputados; eleição será em fevereiro


Jantar promovido pelo Poder360 debateu planos de Motta para o país
Jantar promovido pelo Poder360 debateu planos de Motta para o país


O encontro do Poder Ideias foi realizado no restaurante Dom Francisco, no Lago Sul, em Brasília
O encontro do Poder Ideias foi realizado no restaurante Dom Francisco, no Lago Sul, em Brasília


Hugo Motta deve ser o 5º candidato único a presidente da Câmara; são necessários 257 votos para ser eleito
Hugo Motta deve ser o 5º candidato único a presidente da Câmara; são necessários 257 votos para ser eleito


Representantes de setores da economia brasileira estiveram presentes e conversaram sobre assuntos de interesse para 2025
Representantes de setores da economia brasileira estiveram presentes e conversaram sobre assuntos de interesse para 2025


Motta é um nome próximo ao atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); na imagem, ele discursa durante o evento do Poder Ideias
Motta é um nome próximo ao atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); na imagem, ele discursa durante o evento do Poder Ideias


1) Zainer Silva (editora de Projetos Especiais do Poder360), 2) Felipe Salgado (repórter do Poder360), 3) Paulo Silva Pinto (editor sênior do Poder360), 4) Mariângela Gallucci (diretora do Poder360), 5) Vinicius Marinho da Cruz (CFO do Bradesco Seguros), 6) Ivan Gontijo (CEO da Bradesco Seguros), 7) Maria Laura Giuliani (redatora do Poder360), 8) Miguel Gallucci Rodrigues (diretor de Inovação do Poder360), 9) Naomi Matsui (repórter do Poder360), 10) Júnia Gama (analista política da XP), 11) Rafael Furlanetti (diretor Institucional da XP e diretor da Febraban), 12) Hugo Motta (deputado e candidato à presidência da Câmara), 13) Cláudio Medeiros (diretor de Relações Institucionais da Novonor), 14) Raquel Reis (CEO da SulAmérica), 15) Gustavo Estrella (CEO da CPFL), 16) Fernando Rodrigues (diretor de Redação do Poder360), 17) Mateus Netzel (diretor-executivo do Poder360), 18) Annette B. Killmer (representante do BID no Brasil), 19) Bruno Boetger (vice-presidente do Bradesco BBI), 20) Zhu Qingqiao (embaixador da China), 21) Tiago Vicente (presidente da PróGenéricos), 22) Gustavo Gachineiro (vice-presidente jurídico e de Relações Institucionais da CPFL Energia), 23) Guilherme Waltenberg (editor sênior do Poder360), 24) Victor Bicca (diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola), 25) João Gallucci Rodrigues (diretor do Poder360), 26) Mariana Haubert (editora sênior do Poder360), 27) Houldine Nascimento (repórter do Poder360) e 28) Selma Casagrande (diretora comercial do Poder360)
1) Zainer Silva (editora de Projetos Especiais do Poder360), 2) Felipe Salgado (repórter do Poder360), 3) Paulo Silva Pinto (editor sênior do Poder360), 4) Mariângela Gallucci (diretora do Poder360), 5) Vinicius Marinho da Cruz (CFO do Bradesco Seguros), 6) Ivan Gontijo (CEO da Bradesco Seguros), 7) Maria Laura Giuliani (redatora do Poder360), 8) Miguel Gallucci Rodrigues (diretor de Inovação do Poder360), 9) Naomi Matsui (repórter do Poder360), 10) Júnia Gama (analista política da XP), 11) Rafael Furlanetti (diretor Institucional da XP e diretor da Febraban), 12) Hugo Motta (deputado e candidato à presidência da Câmara), 13) Cláudio Medeiros (diretor de Relações Institucionais da Novonor), 14) Raquel Reis (CEO da SulAmérica), 15) Gustavo Estrella (CEO da CPFL), 16) Fernando Rodrigues (diretor de Redação do Poder360), 17) Mateus Netzel (diretor-executivo do Poder360), 18) Annette B. Killmer (representante do BID no Brasil), 19) Bruno Boetger (vice-presidente do Bradesco BBI), 20) Zhu Qingqiao (embaixador da China), 21) Tiago Vicente (presidente da PróGenéricos), 22) Gustavo Gachineiro (vice-presidente jurídico e de Relações Institucionais da CPFL Energia), 23) Guilherme Waltenberg (editor sênior do Poder360), 24) Victor Bicca (diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola), 25) João Gallucci Rodrigues (diretor do Poder360), 26) Mariana Haubert (editora sênior do Poder360), 27) Houldine Nascimento (repórter do Poder360) e 28) Selma Casagrande (diretora comercial do Poder360)
Comissão de Meio Ambiente participa de conferência sobre Bacia do Rio Piracanjuba nesta quarta-feira, 22
Lidiane 22 de janeiro de 2025
Nesta quarta-feira, 22, a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CMARH) da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) participa da 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente da Bacia do Rio Piracanjuba. O evento ocorre no auditório do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, localizado no município de Caldas Novas, e tem início marcado para às 9 horas. A presidente da CMARH, deputada Rosângela Rezende (Agir), deverá marcar presença no encontro, que contará com transmissão ao vivo.
Com o tema “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica”, a conferência visa a conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental na bacia do Rio Piracanjuba. A região enfrenta desafios como a poluição e o desmatamento.
O evento
A iniciativa é liderada pelo movimento SOS Rio Piracanjuba, que é encabeçado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental (Idesa). Além da Alego, o evento conta ainda com a parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Interessados em participar devem realizar inscrição na página do movimento. Nota divulgada na manhã de hoje contabilizava a confirmação de mais de 350 inscritos. Dentre estes estão representantes de segmentos sociais variados, como empresários, produtores rurais, catadores de material reciclável, doutores em biodiversidade, pesquisadores de diversas áreas, estudantes, donas de casa, ribeirinhos, lideranças comunitárias, universidades, professores, prefeitos, vereadores, servidores públicos, indígenas, quilombolas e gestores públicos municipais.
Municípios participantes
A articulação envolve a participação de representantes dos 12 municípios integrantes da Bacia do Rio Piracanjuba. São eles: Água Limpa, Bela Vista, Buriti Alegre, Caldas Novas, Corumbaíba, Cristianópolis, Marzagão, Morrinhos, Piracanjuba, Rio Quente, Santa Cruz de Goiás e São Miguel do Passa Quatro.
A bacia hidrográfica
Localizada no Sudeste do Estado de Goiás, a Bacia Hidrográfica do Rio Piracanjuba nasce na Serra do Alecrim, em Bela Vista de Goiás, e deságua no Lago das Brisas, em Buriti Alegre. Ela é responsável pelo abastecimento de água das cidades de Bela Vista de Goiás e Piracanjuba.
Suas divisas encontram outras duas importantes bacias hidrográficas do Estado: a do Rio Meia Ponte e a do Rio Corumbá. A agricultura e a pecuária são as atividades econômicas mais frequentes na região, que também abriga áreas de preservação, como o Parque Municipal das Orquídeas, em Piracanjuba, além do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas.
Emergência climática
Emergência climática é o reconhecimento da gravidade do aquecimento global e das suas consequências, que envolvem o aumento das ondas de calor e a ocorrência, cada vez mais frequente, de catástrofes naturais, como inundações, secas, tempestades e desequilíbrio na biodiversidade.
Os desequilíbrios são frutos da ação humana, que, por meio de suas atividades econômicas e industriais, acaba aumentando a emissão de gases poluentes, causadores do efeito estufa na atmosfera. A queima de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás, é a principal fonte desses gases poluentes.
O aquecimento global também traz consequências para a saúde pública, agravando doenças respiratórias e cardiovasculares e aumentando a incidência de doenças transmitidas por vetores, como dengue e malária. Pode aumentar, ainda, os conflitos por recursos naturais.
A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas são eventos mundiais, realizados anualmente, para negociar questões relacionadas ao tema. Ela tem como referência o Protocolo de Quioto, que foi assinado em 1997. O tratado internacional reúne os principais compromissos a serem adotados pelos países para a redução da emissão de gases causadores de efeito estufa.
Neste ano, a conferência (COP30) terá como sede a cidade de Belém, no estado do Pará.
Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
Após a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20/1), o republicano afirmou em entrevista que seu país “não precisa” do Brasil ou da América Latina. Essa declaração foi dada ao ser questionado pela repórter Raquel Krähenbühl, da Globonews, sobre uma proposta de paz para a Guerra da Ucrânia elaborada por China e Brasil.
“Eles precisam muito mais de nós do que nós precisamos deles. Na verdade, não precisamos deles, e o mundo todo precisa de nós.”, disse Trump após afirmar que desconhecia a iniciativa.
A declaração gerou reações no governo brasileiro, mas foi minimizada por pessoas que trabalham com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A avaliação é que esse posicionamento reflete a visão de mundo que Trump já expressou ao longo dos anos. Por isso, o governo pretende agir com cautela, observando os próximos passos antes de decidir mudanças no discurso ou nas estratégias diplomáticas.
A secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, reforça a intenção de focar nas convergências entre Brasil e Estados Unidos, mesmo diante de eventuais diferenças.
“Ele [Trump] pode falar o que ele quiser, ele é presidente eleito dos EUA. Vamos analisar cada passo do governo, mas como somos um povo com fé na vida, vamos procurar apoiar e trabalhar não as divergências, mas as convergências, que são muitas.”, informa.
Lula deseja mandato exitoso
A Presidência da República não comentou oficialmente a fala de Trump até o momento. Mas, na segunda-feira (20/1), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Trump por sua posse, destacando a importância das relações históricas entre os dois países. Lula enfatizou a cooperação e o respeito mútuo que fundamentam a parceria Brasil-EUA, desejando um mandato exitoso a Trump.
Em nota oficial, Lula reforçou os laços bilaterais em áreas como comércio, ciência, educação e cultura, afirmando que há espaço para avanços em diversas parcerias. Ele expressou esperança de que a nova administração norte-americana contribua para um mundo mais justo e pacífico, além de prosperidade interna.
Durante uma reunião ministerial em Brasília, Lula mencionou sua expectativa de manter boas relações com o governo Trump, destacando o papel dos EUA como parceiro estratégico do Brasil. Ele enfatizou a importância de uma gestão produtiva para os povos americano e brasileiro.
Lula também comentou preocupações sobre possíveis impactos da eleição de Trump na democracia mundial, ressaltando que sua torcida é para que o presidente norte-americano tenha sucesso em sua administração e fortaleça os laços históricos entre as nações.
Veja nota na íntegra
Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica. Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura. Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico.
Múte Egede disse que seu governo tenta marcar uma reunião com os EUA para discutir a proposta do presidente norte-americano de anexar o território
O primeiro-ministro da Groenlândia, Múte Bourup Egede (Partido do Povo, esquerda), disse nesta 3ª feira (21.jan.2025) que pretende se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), para discutir a proposta de anexação da ilha pelo governo norte-americano. Atualmente, a Groenlândia é território da Dinamarca.
Durante uma declaração antes da posse, Trump reforçou o desejo antigo de seu governo de anexar a Groenlândia e torná-la um território dos EUA. Na ocasião, o premiê groenlandês respondeu ao republicano afirmando que o território “não está à venda”.
Em declaração a jornalistas, Egede afirmou que se o governo norte-americano deseja “falar sobre a Groenlândia, eles têm que falar com a Groenlândia”.
A ministra das Relações Exteriores da Groenlândia, Vivian Motzfeldt, disse que uma reunião entre os 2 países para tratar do assunto pode ser realizada nos próximos dias.
Egede reiterou, porém, que a Groenlândia não se tornará um Estado norte-americano ou dinamarquês. “O povo groenlandês deve deixar claro o que quer ser. Não queremos ser dinamarqueses. Não queremos ser norte-americanos”, disse o premiê.
INTERESSE NA GROENLÂNDIA
O presidente Donald Trump reforçou na 2ª feira (20.jan), dia em que tomou posse, o desejo dos EUA em adquirir a Groenlândia para a “segurança internacional“.
“Precisamos dela para a segurança internacional. E tenho certeza de que a Dinamarca virá junto, está custando muito dinheiro para eles manterem ela”, disse Trump em declaração a jornalistas depois da posse.
O republicano disse que China e a Rússia possuem “navios de guerra por todo o lugar” e que o interesse na região estaria ligado à segurança estratégica e militar dos EUA.
Apesar da tentativa de diálogo ente as partes, Trump não descartou o uso de força militar para tomar o controle da Groenlândia. O republicano também alega que os cidadãos da ilha desejam se anexar aos EUA.
“O povo da Groenlândia não está feliz com a Dinamarca, sabe, acho que eles estão felizes conosco”, disse o republicano.
Ao longo do ano passado, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e a Comissão Mista (caracterizada nos arts. 39 a 41 do Regimento Interno), dois dos principais colegiados do Legislativo goiano, se debruçaram sobre um total de 950 matérias. Delas, 780 tramitaram pela CCJ, e 170, pela Mista.
Como em 2023, na CCJ, um pouco mais de nove a cada dez projetos foram aprovados, 664 de 700, ou 92%. Os restantes, em proporções parecidas, receberam parecer contrário, foram apensados ou emendados em Plenário.
Além disso, os deputados da CCJ analisaram sete propostas de emenda constitucional (PEC) e 73 vetos. O número de vetos total ou parcialmente mantidos, 40, não destoou muito do número de vetos total ou parcialmente rejeitados, 33.
Os trabalhos dos dois colegiados, porém, não se encerraram no final do ano passado, dada a pendência, agora em janeiro, da votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) do exercício 2025 e de outras matérias. Segue na presidência de ambos os colegiados, nesse período, o deputado Wagner Neto (Solidariedade), que no dia 31 deste mês termina o biênio no cargo, para transmiti-lo ao seu vice, Amilton Filho (MDB), e assumir a Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento.
“Tanto a Comissão Mista quanto a CCJ são aquelas pelas quais mais passam projetos. Temos a árdua tarefa de pautá-los. Tive o critério de dar encaminhamento a todos eles”, afirma Neto à Agência Assembleia de Notícia, em seguida avaliando sua experiência à frente dos dois grupos: “Ampliou muito a minha bagagem, melhorei muito minha relação com os parlamentares, não tive problema pessoal com nenhum deles. Sempre que tem pedido de inclusão de pauta eu consulto o colegiado.”
Uma das discussões mais importantes ao longo do ano, na CCJ, foi sobre a declaração de inconstitucionalidade de muitos projetos, pelo Governo estadual, no exercício do poder de veto. “Conseguimos, de certa forma, fazer com que os deputados evitassem apresentar projetos inconstitucionais”, pontua Wagner Camargo Neto.
Sobre as excessões, Neto diz que houve inibição, mas, infelizmente, existem projetos que incorrem na inconstitucionalidade. “Tenho debatido o tema com os autores nos bastidores, mas é decisão de cada um apresentar o projeto, não vejo como papel do presidente impedir de tramitar”, complementa.
Assim como fez com os pares, o deputado conversou a respeito com a Governadoria. “Há também veto do Executivo a matérias que consideramos constitucionais”, pondera, avaliando que, de qualquer forma, houve um avanço quanto aos impasses sobre inconstitucionalidade.
Julgamentos de mérito também geraram embates. Foi o caso, relembra o presidente da CCJ e Comissão Mista, da PEC dos 2%, que previa o aumento de 1,2% para 2% da receita corrente líquida do orçamento estadual destinada a emendas parlamentares. “Esse”, analisa Neto, “acho que foi o momento de maior desgaste interno, e também com o Governo.” O debate depois iria para além da CCJ e geraria discussão em Plenário.
O quórum mínimo de um terço de todos os deputados estaduais para que a PEC seja apresentada (demandando, depois, dois turnos de aprovação com três quintos dos votos) foi, lembra Wagner Camargo Neto, atingida com sobra. No momento de votar a propositura de emenda, porém, ele acrescenta, “muitos deputados, inclusive eu, voltaram atrás”.
Essa mudança de voto, argumenta o deputado, se mostrou acertada porque o Supremo Tribunal Federal (STF) demonstrou que, por analogia ao Poder Legislativo federal, o aumento teria que ser no máximo até 1,55%, por ser esse o porcentual máximo previsto para a Câmara dos Deputados – apenas na soma com as emendas do Senado (0,55%), ou seja, portanto, com o bicameralismo federal, ausente nos estados, se chega a 2%.
“Correríamos, portanto, o risco de ter uma destinação de cima para baixo do STF, e, amanhã, ter que fazer toda uma alteração. Imagina a gente destinar 2% e depois ter que cortar emenda, pior que não dar emenda ao município é dar e depois tirar”, sintetiza.
Outro dos momentos sensíveis no comando dos dois colegiados, aponta o parlamentar, foi a discussão do projeto de lei no 22009/24, da Governadoria, que reestruturou a carreira dos servidores da Educação. A matéria foi aprovada pelas comissões e, depois, em Plenário.
Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
Cerca de 9,3 mil alunos voltam às aulas na rede municipal
Secretário de Educação visita unidades escolares no primeiro dia
Compartilhar
Cerca de 9,3 mil crianças retornaram às aulas nas escolas municipais de Catalão, nesta segunda-feira (20/1). Para marcar o início do ano letivo, o secretário de Educação, Adilson Pinto Ciríaco, deu início a uma série de visitas às escolas para conhecer alunos, professores e funcionários.
Para garantir que os professores estivessem preparados para o início do ano letivo, eles participaram de reuniões de alinhamento da proposta pedagógica, no início de janeiro, e de oficinas de formação realizadas em parceria com o projeto Plano Bienal Brasil Solidário e a John Deere, na semana passada.
A rede municipal de ensino conta com 31 escolas, além de 4 conveniadas, e cerca de 600 professores. O secretário destacou sua preocupação com o acolhimento e o bem-estar tanto dos estudantes quanto das equipes que fazem parte dessas instituições.
Até a próxima sexta-feira (24/1), Adilson Ciríaco pretende visitar todas as escolas, incluindo as localizadas em Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde, buscando compreender os desafios diários e desenvolver uma visão integrada das necessidades de cada unidade.
Aos alunos, professores e equipes escolares, o secretário deixou uma mensagem de acolhimento e comprometimento com a construção de um ambiente inclusivo e acolhedor: “O que a gente deseja para os nossos alunos e servidores é que tenham um ano muito produtivo, de muito aprendizado, e que a gente tenha um olhar especial para a nossa educação. Eu sei que a educação do município de Catalão já é de excelente qualidade, mas nós vamos trabalhar ainda mais para poder melhorar, porque a educação nunca para!”
ASCOM – Prefeitura de Catalão
Potência no Coração do Brasil
ATENÇÃO HÁ 100 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DO TRABALHO E RENDA – SINE;
1. Açougueiro, com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;
2. Açougueiro. Masculino – 2 vagas
3. Auxiliar de carga e descarga, trabalhar na produção de miúdos bovinos. Masculino – 3 vagas
4. Ajudante de obras ou ajudante de pedreiro com experiência. Masculino, 1 vaga
5. Atendente balconista para atender e vender mercadorias. Ambos os sexos – 1 vaga
6. Atendente balconista para trabalhar 12×36. Ambos sexos, 1 vaga.
7. Atendente balconista (panificadora), com experiência min de 6 meses na ctps e conhecimento de sistema de computação e cálculos, para trabalhar das 13h às 19h, final de semana sim, final de semana não. Feminino – 1 vaga
8. Atendente de lojas, boa comunicação, facilidade com trabalho em equipe. Ambos os sexos, 01 vaga.
9. Auxiliar de cozinha com experiência. ambos os sexos – 1 vaga
10. Auxiliar de cozinha, com experiência, não precisa de comprovação na carteira de trabalho. Ambos os sexos – 1 vaga.
11. Auxiliar de expedição, pra trabalhar com estoque, reposição de mercadoria, separação de pedidos. Masculino – 1 vaga
12. Auxiliar de lavanderia com experiência, feminino – 1 vaga
13. Auxiliar de lavanderia para trabalhar no horário de seg a sex das 08h às 18h e sábado das 08h as 12h. Feminina – 1 vaga
14. Auxiliar de lavanderia. Feminino, 1 vaga
15. Auxiliar de linha de produção, com experiência. Masculino – 1 vaga
16. Auxiliar de linha de produção, TODOS EXIGEM ESFORÇO FÍSICO. Horário de trabalho: 6h as 15h48, de segunda a sexta. Feminino – 5 vagas
17. Auxiliar de mecânica linha leve, curso básico de mecânica automotiva ou já ter trabalhado na área no mínimo 6 meses. Masculino – 1 vaga
18. Mecânico de refrigeração líder, realizar instalação, manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de refrigeração e climatização e gerenciar a equipe operacional. Masculino – 1 vaga
19. Balconista com disponibilidade de horário para trabalhar das 11:00 as 20:00, uma folga na semana, ambos os sexos – 4 vaga
20. Borracheiro, sexo masculino, boa comunicação, disponibilidade e agilidade. 1 vaga
21. Caldereiro, com experiência na ctps, Fabricação de estruturas e equipamentos metálicos de grande porte e complexidade, empregados em diversos setores industriais. Utiliza técnicas de corte, dobra, soldagem e conformação de metais para produzir estruturas. Masculino, 1 vaga
22. Coletor de lixo para trabalhar em Horários Noturnos e Diurnos. Masculino, 1 vaga
23. Consultor de vendas, experiência na área comercial, cnh “AB”, ensino médio completo. (Equipamentos de Proteção, segurança do trabalho). Ambos os sexos, 1 vaga.
24. Copeira para trabalhar das 07h às 16h. Feminino, 1 vaga
25. Eletricista automotivo com experiência e disponibilidade de horário, masculino – 1 vaga
26. Empregada doméstica com referências para trabalhar no bairro são João de seg a sáb. feminino – 1 vaga
27. Empregado doméstico arrumador, com experiência e referência para trabalhar no condomínio campo belo. Feminino – 1 vaga
28. Encanador com experiência. Masculino, 1 vaga
29. Engenheiro Civil com ou sem experiência para planejar, supervisionar e executar obra de construção civil. Ambos os sexos, 1 vaga.
30. Auxiliar de Instalação de sistema eletroeletrônicos, para trabalhar de seg a sex, das 08h às 18h18. Masculino – 1 vaga
31. Mecânico de Linha Leve, com experiência, masculino – 01 vaga;
32. Mecânico e Auxiliar de Mecânico, masculino – 02 vagas
33. Mecânico de refrigeração, Realizar a instalação, manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de refrigeração e climatização, será uma diferencial experiência comprovada e desejável formação técnica na área. Masculino – 1 vaga
34. Motorista Entregador, com experiência, CNH “A”, para trabalhar na parte da tarde, masculino – 02 vagas;
35. Motorista entregador, CNH AB e disponibilidade de horário. Masculino – 1 vaga
36. Motorista entregador com cnh ‘A”, masculino, 1 vaga
37. Motorista Entregador (Gás), com experiência, CNH “AB”, disponibilidade de horário (Domingos e Feriados). Masculino, 1 vaga
38. Mototaxista que tenha moto própria. Ambos os sexos, 4 vagas.
39. Oficial de Serviços Gerais, para trabalhar de seg a sab, Feminino – 01 vaga
40. Oficial de Serviço Gerais, para trabalhar das 10:00 ás 19:00 Escala 6×1. Ambos os sexos – 2 vagas
41. Oficial de serviços gerais, para trabalhar das 08h às 17h . Masculino, 1 vaga
42. Oficial de serviços gerais para limpeza de cozinha industrial. Ambos os sexo, 1 vaga
43. Operador de Caixa, para trabalhar de seg a sáb, das 12h às 21h, Feminino – 01 vaga
44. Operador de caixa para trabalhar Escala 6×1 – das 14h às 22h20, Fundamental completo | Ensino médio completo/cursando. Ambos os sexos – 5 vagas
45. Operador de caixa com experiência. Feminino, 1 vaga
46. Motorista Operador de Guindauto, com experiência, horário de Trabalho: 07h às 17h (seg – quinta) / 07h às 16h (sexta). Masculino – 1 vaga
47. Passador de Roupas, com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;
48. Pedreiro com experiência. Masculino, 1 vaga
49. Repositor de mercadorias com experiência na ctps. Ambos os sexos – 2 vagas
50. Repositor para trabalhar em supermercado. Ambos os sexos – 3 vagas
51. Repositor de mercadorias com experiência. Masculino, 1 vaga
52. Soldador tig, com experiência comprovada na ctps, certificado do curso TIG, Ensino fundamental e/ou Médio, com disponibilidade de horário. Masculino – 1 vaga
53. Soldador, com experiência Solda em aço carbono e aço inox, furos, chapas e equipamentos, utilizando processos de soldagem e corte, como: eletrodo revestido, TIG, MIG, MAG, oxigás. Masculino, 1 vaga
54. Supervisor de Almoxarifado com Experiência na área, horário Administrativos. Ambos os sexos – 1 vaga
55. Torneiro mecânico com experiência, Operar torno mecânico e maquinas utilizadas no processo de usinagem, masculino, 1 vaga
56. Trabalhador rural, com experiência em trator. Masculino, 1 vaga
57. Vendedor interno com experiência, vender pneus e peças. Masculino – 1 vaga
58. Vendedor interno com experiência na ctps, para trabalhar no caixa também. Ambos os sexos – 1 vaga
59. Vendedor interno, Sexo feminino, Ser proativa e comunicativa, Entender o básico de marketing, Ter boa comunicação com cliente, Ser organizada. Feminino, 1 vaga
60. Vigilante para trabalhar 12×36, ensino médio completo, cnh “b” com mais de 2 anos validade, curso de formação de vigilante, ambos os sexos – 1 vaga.
Obs: Para TODOS os atendimentos será obrigatório a apresentação da carteira de trabalho, caso for carteira de trabalho digital estar munido com CPF e número de PIS, na ausência de ambos não haverá atendimento.
Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio. Necessário à apresentação da CTPS, RG
Esporte em foco: Jamil Calife busca transporte para atletas de Catalão participarem do Intermed 2025
20 de Janeiro de 2025 às 16:19
Baixar imagem
Esporte em foco: Jamil Calife busca transporte para atletas de Catalão participarem do Intermed 2025
O deputado estadual Jamil Calife (PP) encaminhou um pedido à Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEL), solicitando transporte para os atletas da Atlética Maculosa, composta por estudantes de medicina da Universidade Federal de Catalão (UFCAT).
A solicitação tem como objetivo viabilizar a participação dos atletas no Intermed 2025, evento esportivo de grande relevância para as atléticas universitárias de Goiás, que será realizado em Goiânia entre os dias 1º e 3 de maio. A solicitação abrange transporte para o deslocamento dos participantes, com saída de Catalão no dia 30 de abril e retorno no dia 3 de maio, ao término das atividades.
O deputado Calife destacou a importância do esporte como ferramenta de integração, saúde e desenvolvimento social. “Garantir o transporte desses atletas é uma forma de incentivar o esporte e reconhecer seu papel transformador na vida dos jovens e no desenvolvimento da sociedade”, afirmou o parlamentar.
A iniciativa reflete a postura de Jamil Calife como defensor de ações que promovam qualidade de vida, educação e oportunidades aos jovens goianos, reforçando seu papel como parceiro da juventude no Estado.
Gabinete Dep. Jamil Calife
Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (
A Prefeitura de Senador Canedo, em parceria com empresas locais, oferece mais de 50 vagas imediatas e outras 150 oportunidades em diversos setores até sexta-feira (24/01). Nesta terça-feira (21/01), ocorre o primeiro processo seletivo, das 9h às 12h, para uma incorporadora de imóveis, com vagas como Analista Administrativo, Técnico de Segurança do Trabalho e Estagiário em Engenharia. Já na quinta-feira (23/01), também das 9h às 12h, outro processo seletivo será realizado para uma empresa de construção civil, com cargos como Operador de Empilhadeira e Auxiliar de Escritório. Além disso, as 150 vagas disponíveis abrangem diferentes níveis de escolaridade, incluindo posições para PCD. Interessados devem comparecer à Rua Monteiro Lobato, Jardim Canedo 1, com documentos e currículo. O atendimento ocorre das 8h às 17h.
Goiás Turismo abre processo seletivo com salários de R$ 5,5 mil
O Governo de Goiás abriu processo seletivo para cinco vagas na Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), com salários de R$ 5,5 mil e vale-alimentação de R$ 500. São quatro vagas para turismólogo, exigindo curso superior em Turismo, e uma para produtor de eventos, que requer formação em Eventos, Turismo, Marketing, Comunicação ou áreas afins. Ambos os cargos demandam disponibilidade para viagens e CNH categoria B. As inscrições, com taxa de R$ 50, ocorrem até 6 de fevereiro no Portal de Seleção do Governo de Goiás. A seleção terá duas etapas: análise curricular e entrevista, com resultados finais previstos para 27 de março. O processo tem validade de dois anos, prorrogável por igual período.
Governo de Goiás abre 183 vagas temporárias na saúde com salários de até R$ 28 mil
O Governo de Goiás abriu processo seletivo com 183 vagas temporárias para a Secretaria de Estado da Saúde (SES). As oportunidades são para médicos, enfermeiros e técnicos auxiliares de regulação médica (TARM), com salários que variam de R$ 1.770,71 a R$ 28 mil. Médicos terão remunerações de R$ 1.046,20 a R$ 2.044,44 por plantão, enquanto enfermeiros, com carga horária de 40h semanais, receberão R$ 5.509,63. Já os TARMs terão salários de até R$ 2.690,51, dependendo do nível e da jornada de trabalho. Enfermeiros e TARMs contarão ainda com auxílio-alimentação de R$ 500. O processo, válido por dois anos, inclui vagas para Pessoas com Deficiência (PCD) e recém-formados. As inscrições vão até 23 de janeiro pelo site oficial assim como o edital. O cronograma prevê análise curricular, entrevistas e etapas específicas para PCDs, com resultado final em 7 de abril de 2025.
Itumbiara lança Concurso Público com 295 vagas imediatas e salários de até R$ 8 mil
A Prefeitura de Itumbiara, no sul de Goiás, abriu concurso público com 295 vagas imediatas e 1.475 para cadastro reserva, com salários entre R$ 1.918,63 e R$ 8.089,38. As oportunidades contemplam cargos de níveis médio e superior, como professor, agente de trânsito e procurador municipal. As inscrições vão de 11 de fevereiro a 6 de março pelo site do Instituto Verbena, com taxas de R$ 100 e R$ 140. O concurso terá provas objetiva, discursiva e de redação em 30 de março, seguidas por avaliação de títulos e perícia médica. O resultado final está previsto para 16 de junho. Interessados podem conferir mais detalhes no edital publicado clicando aqui.
Rápido Araguaia oferece 30 vagas de emprego com salários de até R$ 9 mil
A Rápido Araguaia, concessionária de transporte público em Goiânia e Região Metropolitana, abriu 30 vagas de emprego para diversas áreas, com salários entre R$ 1.729,36 e R$ 9.000. As oportunidades incluem motorista de ônibus (20 vagas), lanterneiro, eletricista, lavador de peças, controlador de tráfego, técnico em segurança do trabalho e médico do trabalho. Para motorista, há opções de atuação urbana e semiurbana, sendo exigido um ano de experiência no transporte de passageiros. Os candidatos podem enviar currículos ou esclarecer dúvidas pelo WhatsApp (62) 98523-0289.
Cristianópolis abre concurso com 33 vagas e salários de até R$ 6,5 mil
A Prefeitura de Cristianópolis, a 92 km de Goiânia, lançou edital de concurso público para preencher 33 vagas imediatas, incluindo oportunidades para pessoas com deficiência e formação de cadastro reserva. Os cargos contemplam níveis fundamental incompleto, fundamental completo, médio e superior, com salários de até R$ 6,5 mil para médicos e odontólogos. As jornadas variam entre 30 e 40 horas semanais. As inscrições, feitas exclusivamente pelo site da banca organizadora, até 4 de fevereiro, com taxas de R$ 70 a R$ 140. As provas objetivas estão marcadas para 16 de fevereiro e serão realizadas em Cristianópolis. Algumas funções exigem provas de títulos ou práticas, com o resultado final previsto para 21 de março. As vagas abrangem diversas áreas, como saúde, educação e serviços gerais. Leia o edital e todas as informações aqui.
Prefeitura de Cromínia abre concurso com 80 vagas e salários de até R$ 8 mil
A Prefeitura de Cromínia abriu concurso público com 80 vagas imediatas, sendo quatro para Pessoas com Deficiência (PcD), além de 240 para cadastro reserva. As oportunidades abrangem todos os níveis de escolaridade, com salários de R$ 1.412 a R$ 8 mil. As inscrições estão abertas até 21 de janeiro, pelo site do Instituto Itame, com taxas entre R$ 70 e R$ 120, conforme o nível de escolaridade. Isenção da taxa pode ser solicitada de 21 a 27 de dezembro por inscritos no CadÚnico com renda familiar baixa. A carga horária varia entre 24h e 40h semanais, dependendo do cargo. A prova objetiva está marcada para 23 de março, e alguns cargos incluem etapas adicionais, como prova de títulos para professores e curso de formação para agentes de endemias. O resultado final será divulgado em 17 de junho de 2025. Todas as informações do edital e inscrições podem ser obtidas aqui.
Flores de Goiás abre concurso público com 161 vagas imediatas e cadastro reserva
A Prefeitura de Flores de Goiás, no Entorno do DF, lançou edital de concurso público com 161 vagas imediatas, 17 para pessoas com deficiência (PcD) e 33 para negros, além de 397 para cadastro reserva. As oportunidades abrangem todos os níveis de escolaridade, com salários entre R$ 1.412 e R$ 4.184,40 e cargas de 30 a 40 horas semanais. As inscrições acontecem de 27 de janeiro a 19 de fevereiro de 2025, pelo site do Instituto Verbena, da UFG, responsável pela organização. O processo seletivo inclui provas objetivas e de redação, marcadas para 16 de março de 2025, e outras etapas, conforme o cargo. Todas as informações do edital podem ser obtidas aqui.
UEG abre concurso com vagas para analistas jurídicos e docentes em Direito
A Universidade Estadual de Goiás (UEG) publicou edital para o concurso que oferta sete vagas para Analista de Gestão Governamental na área jurídica, com salário inicial de R$ 5.907,21 e jornada de 40 horas semanais. As inscrições estão abertas até 6 de fevereiro, e as provas estão previstas para 23 de março. O cargo exige diploma de bacharel em Direito e inclui atividades como atendimento à comunidade no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), suporte em audiências e ações de ensino, pesquisa e extensão. Paralelamente, a UEG oferece outro edital com 36 vagas para docentes em Direito em diversas especialidades. Servidores com remuneração até R$ 6.104,18 terão direito a auxílio-alimentação de R$ 500, conforme a legislação estadual. Confira os detalhes deste certame aqui.
MPU lança concurso com salários de até R$ 14 mil e vagas em Goiás
O Ministério Público da União (MPU) abriu concurso público com 152 vagas e cadastro de reserva para 35 cargos, com salários de até R$ 14 mil. As vagas são para analista e técnico, incluindo oportunidades em Goiás. Podem participar candidatos com qualquer nível superior, com inscrições abertas de até 27 de fevereiro no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A seleção inclui provas objetivas e discursivas, além de teste de aptidão física (TAF) para técnicos da Polícia Institucional. As provas serão aplicadas em 4 de maio, nas capitais do país. O concurso, válido por dois anos, pode ser prorrogado por mais dois. Há cotas de 20% para pessoas negras, 10% para pessoas com deficiência e 10% para minorias étnico-raciais, além de isenção de taxa para inscritos no CadÚnico.
Hemobrás abre inscrições para concurso com salários de até R$ 8,9 mil e benefícios
A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) está com inscrições abertas até 23 de janeiro para cadastro reserva em cargos de níveis médio e superior, com salários entre R$ 3.808,82 e R$ 8.912,54. As inscrições, realizadas pelo Instituto Consulplan, vão até as 16h do dia 23 de janeiro de 2025. Entre os benefícios oferecidos estão: auxílio-alimentação, auxílio-creche, vale-cultura e extensões de licenças maternidade e paternidade. Os aprovados atuarão em Recife (PE) ou Goiânia (GO). O processo seletivo inclui uma prova objetiva em 16 de março, realizada em Recife, e análise de títulos para cargos de nível superior. Mais informações estão disponíveis aqui.
ICMBio reabre inscrições para concurso com 350 vagas e salários de até R$ 8,8 mil
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) reabrirá as inscrições para seu concurso público na sexta-feira (17/01) com prazo até 27 de janeiro. O certame oferece 350 vagas de nível superior para os cargos de analista administrativo (120 vagas) e analista ambiental (230 vagas), com remuneração inicial de até R$ 8,8 mil e jornada de 40 horas semanais. As provas objetivas e discursivas, previstas inicialmente para 23 de fevereiro, foram adiadas para 30 de março e ocorrerão em todas as capitais, inviabilizando a inscrição em ambos os cargos. A taxa de inscrição varia entre R$ 93 e R$ 99, com isenção para doadores de medula óssea e inscritos no CadÚnico. O concurso reserva 20% das vagas para negros e indígenas e 5% para pessoas com deficiência. As inscrições devem ser realizadas no site do Cebraspe.
Você sabia que o doador de sangue tem direito a meia-entrada?
A doação de sangue e plaquetas é simples, rápida e essencial para salvar vidas. E, além disso, você ganha benefícios como meia-entrada em cinema e eventos culturais, por meio da Carteirinha do Doador do Hemolabor. Esperamos por você de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30. Agende sua doação em janeiro clicando aqui.
Michelle Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro foram alguns dos brasileiros presentes no evento
Foi realizado na noite de 2ª feira (20.jan.2025) o Starlight Ball (“Baile Luz das Estrelas, na tradução livre do inglês), um dos 3 bailes oficiais da posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano). O evento contou com a presença de políticos de diversos países, incluindo o Brasil.
A ex-primeira-dama Michele Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) não compareceram à cerimônia de posse realizada no Capitólio, mas estiveram presentes no baile ao lado do ex-ministro do Turismo Gilson Machado.
Michelle Bolsonaro levou uma foto do ex-presidente Jair Bolsonaro para o baile da posse de Donald Trump; ela estava acompanhada do ex-ministro do Turismo Gilson Machado (2º da esquerda para a direita) e de Eduardo Bolsonaro (2º da direita para a esquerda)
O blogueiro Allan dos Santos, foragido pela Justiça brasileira, esteve no baile de Trump, ao lado do senador Jorge Seif (PL-SC), do ex-apresentador da Jovem Pan Paulo Figueiredo e do jornalista Ernesto Lacombe.
Foragido da Justiça brasileira, Allan dos Santos (2º da direita para a esquerda) foi ao baile de posse de Donald Trump
O presidente argentino Javier Milei também participou do baile de posse. O político comentou à CNN sobre o “o enorme prazer” de receber o reconhecimento dos latinos residentes nos Estados Unidos e citou a “enorme tarefa” que está realizando para recuperar a “liberdade na Argentina”.
🚨AGORA: Presidente Milei é recebido com festa em baile de Gala de Trump antes de posse
Mandatário argentino culpou Lula pela ausência de Bolsonaro no evento. pic.twitter.com/51QRvREt5X
— Meio Independente (@meioindep) January 19, 2025
No baile, Donald Trump dançou 3 musicas com a primeira-dama, Melania Trump. Entre elas, “My Way”, de Frank Sinatra.“Muito obrigada, vocês foram meus doadores, muitos doaram grandes quantias de dinheiro”, afirmou o presidente norte-americano. O evento contou também com presença de famosos, como o lutador Mike Tyson e o cantor Billy Ray Cyrus, pai de Miley Cirys, que cantou no baile pouco antes da chegada de Trump.
Billy Ray Cyrus, clearly lip-syncing, looks like he crawled out from under a bridge before this weak performance at Donald Trump’s inaugural Liberty Ball.
So embarrassing. pic.twitter.com/wTtPNW4kaX
— Art Candee 🍿🥤 (@ArtCandee) January 21, 2025
Billy Ray Cyrus, clearly lip-syncing, looks like he crawled out from under a bridge before this weak performance at Donald Trump’s inaugural Liberty Ball.
Jake Paul puts Mike Tyson on his shoulders at Donald Trump’s inauguration party 🔥🤣pic.twitter.com/4Ez5wwKgaf
— Daily Loud (@DailyLoud) January 21, 2025





