22 de junho de 2026
  • 00:34 Mauro Rubem reuniu produtores de cultura para homenageá-los; a sessão solene transcorreu na manhã de sábado
  • 20:50 Mabel entrega 311 escrituras na Região Noroeste de Goiânia
  • 17:06 Quando a tirzepatida pode ser indicada para adolescentes?
  • 13:22 Capacidade respiratória | Portal da Alego
  • 09:37 Festa do Pai Eterno prevê ônibus 24 horas e 1,4 mil viagens


Representante da região do Entorno do Distrito Federal, o deputado Anderson Teodoro (Avante) comentou sobre as expectativas parlamentares para o ano de 2025. Destacou como prioridades para a sua atuação as áreas relacionadas aos serviços essenciais como saúde, educação e infraestrutura. 

“Temos pautas importantes como a melhoria do transporte público na região do Entorno, geração de empregos e desenvolvimento. O trabalho para fazer algo diferente na vida das pessoas vai continuar”, ponderou.

O parlamentar também enalteceu a parceria com o Governo Estadual. “O nosso governador Ronaldo Caiado tem feito um trabalho importante no Estado, garantindo o investimento em projetos e programas que beneficiam quem mais precisa. Temos um trabalho a várias mãos onde todos contribuem para a realização de projetos que de fato, transformam vidas”.

Acompanhe, abaixo, algumas matérias que seguirão sendo defendidas pelo parlamentar ao longo do ano. 

Políticas para atípicos

No projeto de lei nº 20104/24, Teodoro defende a reformulação da política estadual para pessoas com autismo. A proposta, que altera a Lei nº 19.075, de 27 de outubro de 2015, visa garantir que empresas, com grande fluxo de pessoas, tenham, pelo menos, um funcionário treinado para lidar com as crises emocionais que podem ocorrer com indivíduos enquadrados no espectro.

A matéria aguarda o relatório do deputado Veter Martins (UB) na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

No projeto nº 16849/24, Teodoro visa tornar obrigatórias adaptações razoáveis no ambiente de trabalho para pessoas com deficiência, autismo ou outros transtornos do neurodesenvolvimento. Na CCJ, a matéria conta com relatório favorável do deputado Cristiano Galindo (SD). 

Passe livre para Enem

No projeto de lei nº 16998/24, o deputado prevê gratuidade no transporte coletivo para estudantes em dias de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Goiás. 

A medida tem como objetivo garantir que todos os estudantes tenham acesso ao transporte necessário para comparecer às provas, reconhecendo que o deslocamento pode ser um obstáculo significativo para muitos candidatos. Segundo a justificativa apresentada pelo parlamentar, o passe livre proporcionará isenção de tarifas nos meios de transporte público estadual, mediante a apresentação do cartão de confirmação de inscrição.

Na CCJ, a matéria foi apensada ao projeto nº 3513/23.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


O Banco Santander realiza um leilão de 15 imóveis em Goiás nesta terça-feira (11/2), integrando um evento nacional que disponibilizará mais de 210 casas, apartamentos, terrenos e lojas comerciais. A iniciativa, realizada em parceria com o site Mega Leilões, tem lances iniciais a partir de R$ 57 mil, atraindo interessados de todo o país. Em Goiás, os imóveis estão distribuídos em 11 cidades, como Anápolis, Caldas Novas, Santa Helena de Goiás e Rio Verde, entre outras.

O leilão oferece oportunidades diferenciadas para aquisição de moradias, com o imóvel mais barato sendo um apartamento de 57m² em Valparaíso de Goiás, lançado a R$ 57,5 mil, e o mais caro uma casa de 141m² em Rio Verde, com lance inicial de R$ 490,5 mil. A modalidade permite pagamento à vista, inclusive com uso do FGTS para entrada, e financiamento do saldo em até 420 parcelas. Essa dinâmica de leilão abre espaço para investidores e pessoas interessadas em imóveis residenciais e comerciais.

Enquanto o Santander promove a venda de imóveis, a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP) divulgou o balanço dos financiamentos imobiliários de 2024. Segundo o Registro de Imóveis do Brasil (RIB), o setor alcançou R$312,4 bilhões em concessões, impulsionado pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e pelo FGTS. Esses números representam um novo recorde no volume de financiamentos do ano passado, consolidando a importância do crédito imobiliário no país.

Para 2025, a ABECIP projeta um cenário mais desafiador, com uma redução de 10% no volume total de financiamentos, que deverá cair para cerca de R$282 bilhões. A expectativa é de retração no SBPE, com uma queda entre 15% e 20%, situando-se entre R$150 e R$160 bilhões, enquanto os financiamentos via FGTS devem crescer 1%, atingindo R$126,8 bilhões. Essas projeções indicam ajustes necessários no mercado de crédito imobiliário.

O Banco Central também ressaltou que, mesmo com a desaceleração, o setor se mantém em um patamar elevado e que a modernização das garantias imobiliárias pode ampliar o acesso ao crédito. A norma exige uma estrutura de governança robusta para o boleto dinâmico e prevê um modelo tarifário que leve em conta isonomia e transparência. Essa inovação visa melhorar a segurança das transações e assegurar que os recursos sejam direcionados ao legítimo credor.

Ambas as iniciativas, o leilão do Santander e as projeções da ABECIP, refletem o dinamismo e os desafios atuais do mercado imobiliário brasileiro. Enquanto o leilão oferece oportunidades de aquisição de imóveis com condições atrativas, as projeções apontam para uma queda no volume de financiamentos, sinalizando um cenário de cautela para o setor. O conjunto dessas medidas impacta diretamente a economia e a capacidade de investimento das empresas e dos consumidores.



Autor Felipe Fulquim


Casa Alta deve eleger novos presidentes das comissões e Câmara vota projetos sobre violência doméstica e matrículas em escolas; leia destaques no Congresso

Enquanto as comissões do Senado já começam a eleger seus presidentes e dão início às atividades na semana que se inicia nesta 2ª feira (10.fev.2025), a Câmara dos Deputados ainda têm acordos e disputas pendentes para definir quem presidirá os grupos legislativos.

No plenário, no entanto, projetos sobre matrículas em escolas e violência doméstica entram na pauta da Casa Baixa. Leia abaixo os destaques da agenda do Congresso Nacional para esta semana.

No Senado, o Conselho de Comunicação Social realiza uma audiência pública para discutir a regulação de plataformas de streaming no Brasil, como a Netflix e o GloboPlay. A reunião começa às 9h30 na 2ª feira (10.fev).

Na 3ª feira (11.fev), a Casa Alta instala e elege os novos presidentes das comissões permanentes em 2025.

No mesmo dia, o relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das apostas esportivas, o senador Romário (PL-RJ), apresenta o relatório final. A comissão que investiga a manipulação de resultados em jogos de futebol vota o parecer final na 4ª feira (12.fev).

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Na 3ª feira (11.fev), a Câmara dos Deputados tem 2 projetos de lei para análise dos congressistas:

  • PL 9.133 de 2017 – suspende o credenciamento de escolas que negarem matrícula de educandos; e
  • PL 6.020 de 2023 – configura como crime de descumprimento de medida protetiva o agressor se aproximar de vítima de violência doméstica, mesmo com o consentimento.

Na 4ª feira (12.fev), os deputados do PT (Partido dos Trabalhadores) se reúnem em uma sessão solene para celebrar os 45 anos da sigla.



Autor Poder360 ·


O segundo biênio da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) se inicia no próximo dia 17 e, com ele, as expectativas de trabalho em favor da sociedade goiana. Gustavo Sebba (PSDB), que esteve à frente da Comissão de Saúde, nos primeiros anos da atual gestão, destaca o compromisso de seguir com o trabalho atuante na área.

“Reafirmo o meu compromisso com a população goiana, especialmente na área da saúde, que continua como minha principal pauta de atuação. Como médico, minha missão é trabalhar para fortalecer o sistema público, garantindo acesso de qualidade e eficiência no atendimento à população”, enfatizou.

A expectativa é para que Sebba continue à frente do colegiado no ano de 2025. “Vamos intensificar a fiscalização e a busca por melhorias na rede estadual de saúde, desde a atenção primária até os hospitais de alta complexidade. Acompanharemos de perto a destinação de recursos, e vamos cobrar transparência e eficiência na aplicação dos investimentos”, frisou.

Outras frentes

Sebba destaca, porém, que seu compromisso para o ano vai além da saúde pública, abrangendo também os setores considerados de extrema e contínua importância. “Continuaremos na promoção de ações e apresentando propostas em outras áreas fundamentais, como educação, segurança pública, direitos das mulheres e proteção aos animais. Nosso objetivo é garantir avanços que melhorem a qualidade de vida da população e contribuam para um Goiás mais seguro, justo e desenvolvido”, disse.

O parlamentar detalha que, na educação, será realizado um trabalho pautado em melhorias na infraestrutura das escolas e na valorização dos profissionais da área. Já na segurança pública, o objetivo é apoiar iniciativas que fortaleçam o trabalho das forças policiais e ampliem a proteção dos cidadãos. 

No combate à violência contra a mulher, a luta seguirá em prol do fortalecimento da rede de apoio e por medidas que garantam mais autonomia e oportunidades para as goianas. Já na defesa dos animais, a expectativa é para uma atuação de auxílio às políticas públicas que tratam do incentivo ao cuidado e à proteção.

“Será um ano de muito trabalho, apresentação de novos projetos de lei, diálogo e construção de soluções para os desafios que enfrentamos. Meu compromisso é com um mandato participativo, ouvindo a população e atuando de forma transparente e responsável para transformar demandas em ações concretas. Seguimos firmes na missão de construir um Goiás mais justo, saudável e com oportunidades para todos”, garante o legislador.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


O Brasil deu mais um passo significativo em sua expansão no comércio internacional de produtos agropecuários com a realização da primeira exportação aérea de suínos reprodutores de elite para a Colômbia. Este marco histórico reflete a crescente demanda global pela genética de alta qualidade dos suínos brasileiros, e abre novas portas para o fortalecimento da suinocultura brasileira no mercado internacional.

A exportação foi realizada pela Granja Elite Gênesis, uma empresa da Agroceres PIC, localizada em Paranavaí (PR), e foi possível devido ao aprimoramento das estratégias de exportação e das infraestruturas de transporte desenvolvidas nos últimos anos. Os suínos reprodutores de elite foram transportados com total segurança e bem-estar, respeitando todas as normas sanitárias e de bem-estar animal estabelecidas pelo MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) e pelas autoridades colombianas.

A Importância da Exportação de Suínos Reprodutores de Elite para o Brasil e a Colômbia

A exportação de suínos reprodutores de elite para a Colômbia representa um avanço considerável tanto para o Brasil quanto para o mercado colombiano. Para o Brasil, trata-se de uma oportunidade de expansão comercial e valorização genética da suinocultura nacional, reconhecida mundialmente pela qualidade superior dos seus animais. A Colômbia, por sua vez, ganha acesso a uma genética de alta qualidade, essencial para melhorar a produtividade e a saúde do rebanho suíno no país.

Com uma população de mais de 50 milhões de pessoas, a Colômbia se posiciona como um mercado promissor para os produtos agropecuários brasileiros, especialmente para a carne suína, que tem ganhado cada vez mais destaque no comércio internacional. O mercado colombiano já importa grandes volumes de carne suína do Brasil, e a inclusão dos suínos reprodutores abre novas perspectivas para a suinocultura no país, ao permitir o desenvolvimento de um rebanho com genética de ponta.

Desafios e Inovações no Transporte Aéreo de Suínos

O transporte aéreo de suínos reprodutores de elite para a Colômbia foi uma operação altamente especializada, que exigiu um planejamento logístico detalhado. O uso de transporte aéreo não apenas diminui o tempo de viagem, mas também garante um transporte mais seguro e confortável para os animais, que são muito sensíveis a condições adversas de viagem, como variações de temperatura e estresse. A operação foi realizada por meio do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), o único porto aéreo no Brasil autorizado a receber suínos reprodutores.

Além disso, o transporte aéreo permitiu que os suínos reprodutores chegassem mais rapidamente à Colômbia, o que minimizou o tempo de exposição ao estresse e garantiu que os animais mantivessem sua alta qualidade genética. Este tipo de operação exige um controle rigoroso de todas as condições sanitárias, desde a quarentena prévia à exportação até a inspeção sanitária durante o transporte.

O Papel do Brasil como Líder na Exportação de Genética Suína

O Brasil tem se consolidado como líder mundial na exportação de genética suína de alta qualidade. As exportações aéreas de suínos reprodutores de elite são apenas um exemplo do crescente interesse dos mercados internacionais pelos produtos genéticos do país. A qualidade da genética brasileira é reconhecida globalmente, o que garante ao país um papel de liderança na suinocultura mundial.

Além da qualidade genética, o Brasil também se destaca por suas práticas sanitárias de excelência, que garantem que os produtos exportados atendam aos mais altos padrões de segurança alimentar. Isso é fundamental para garantir a credibilidade do país nos mercados internacionais, que exigem o cumprimento de normas sanitárias rigorosas.

O Futuro das Exportações de Suínos Reprodutores: Expansão de Mercados e Oportunidades

O sucesso da primeira exportação aérea de suínos reprodutores para a Colômbia abre novos horizontes para o Brasil no comércio internacional de genética suína. Com o aumento da demanda por genética suína de alta qualidade, países da África, América Latina e Ásia estão se tornando novos destinos potenciais para as exportações de suínos reprodutores do Brasil.

Para o futuro, espera-se que as exportações de genética suína cresçam ainda mais, com o Brasil expandindo sua participação em mercados internacionais emergentes. O setor de suínos no Brasil está preparado para atender a essa demanda, com infraestruturas de transporte modernas e estratégias de exportação bem estruturadas.

Conclusão: A Suinocultura Brasileira Como Potência Global

A primeira exportação aérea de suínos reprodutores de elite para a Colômbia representa mais um marco importante para o agronegócio brasileiro, consolidando o Brasil como um dos maiores exportadores globais de carne suína e genética de alta qualidade. Com sua capacidade de inovação e adaptação às exigências do comércio global, o Brasil segue liderando o mercado de genética suína, garantindo que sua produção continue a crescer e a se expandir, sempre com foco na qualidade, sustentabilidade e segurança alimentar.

Autor # Gil Campos


A Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) registrou 48 denúncias sobre descarte irregular de lixo e entulhos em vias públicas da capital, de 1º de janeiro a 4 de fevereiro deste ano. No período, 29 pessoas foram abordadas, 35 foram autuadas com aplicação de multa no valor de R$ 5 mil cada. Seis delas foram encaminhadas à Central de Flagrantes para registro das ocorrências, além da constatação de 13 veículos utilizados no descarte.

Os dados são do Observatório de Violência e Segurança, da própria GCM, e foram divulgados nesta semana. Desde que assumiu o cargo, o prefeito Sandro Mabel determinou aos órgãos municipais que intensifiquem fiscalização contra o descarte irregular de material inservível. O objetivo é manter a cidade limpa.

O combate ao descarte irregular ocorre, principalmente, por ação da Agência Municipal do Meio Ambiente em parceria com a GCM. Os dois órgãos estão com equipes mobilizadas para flagrar e punir infratores e garantir a manutenção da limpeza na cidade.

Além do monitoramento e de ações de inteligência, o prefeito também reconhece a participação de moradores, que têm denunciado a prática de descarte irregular, por meio do telefone 161 e pelo aplicativo Prefeitura 24h, além do telefone 153 da GCM. O descarte de resíduos e entulhos em desacordo com a legislação é considerado crime ambiental e pode resultar em multa, sanções penais e administrativas.

Mabel reafirma que a prefeitura tem feito sua parte, com fiscalização e autuação de infratores, além de realizar mutirões para deixar a cidade cada vez mais limpa, dentro da programação dos 100 dias de ação. O prefeito reitera o pedido à população para que denuncie, por meio dos canais de comunicação da prefeitura, quem estiver sujando a cidade.

“A nossa proposta é de tolerância zero com quem descarta de modo irregular entulho e lixo pela cidade”, afirma o prefeito.

Morador deve usar ecopontos e cata-treco

O comandante da Guarda Civil de Goiânia, Gustavo Toledo, destaca a crescente preocupação com a reincidência do descarte irregular de resíduos na cidade. Em resposta a essa situação, afirma que a corporação tem reforçado suas ações de monitoramento, buscando garantir um ambiente mais limpo e seguro para todos.

“Diante desse cenário, a GCM reitera seu compromisso em intensificar a vigilância nas áreas mais afetadas, com o intuito de coibir práticas inadequadas de descarte e promover a preservação do meio ambiente”, pontua Toledo, que faz um apelo à população para que não descarte lixo em locais proibidos.

A orientação aos moradores é que utilizem os ecopontos disponíveis ou solicitem o serviço cata-treco, oferecido gratuitamente pela prefeitura de Goiânia, para a correta destinação de resíduos. A GCM solicita que qualquer caso de descarte irregular seja denunciado pelo número emergencial 153, para que uma viatura mais próxima verifique a situação e tome as providências necessárias.

“A colaboração de todos é fundamental para manter Goiânia limpa e preservar a qualidade de vida em nossa cidade”, destaca Gustavo Toledo.

Câmara Técnica discute ações ambientais

As ações para manter Goiânia limpa foram tema da 1ª Câmara Técnica sobre Descarte Irregular na Capital, realizada nesta quinta-feira (6/2), na sede da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), numa iniciativa do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

Na reunião, que contou com integrantes da GCM, foram discutidas estratégias e ações para combater o descarte irregular de resíduos, visando a proteção do meio ambiente e a promoção de práticas sustentáveis na capital. A ideia é unir forças entre as diferentes instituições para fortalecer as políticas de gestão de resíduos e a conscientização da população sobre a importância do descarte adequado.

Participaram da 1ª Câmara Técnica o chefe de gabinete da GCM, Rogério Percursor; o gerente da Central de Controle Operacional da corporação, Juarez de Oliveira Júnior; o delegado titular da Dema, Luziano de Carvalho; o superintendente de Ações e Operações Integradas da SSP/GO, coronel Evenir da Silva Franco Juninho; a diretora de Gestão Ambiental da Amma, Ana Paula Assis; e a gerente de Políticas de Manejo de Resíduos Sólidos da Amma, Ravena Gabrielli.



Autor Manoel Messias Rodrigues


Repórteres Sem Fronteiras diz que desmantelamento da agência humanitária pode impactar países sob repressão política

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez a USaid (Agência de Desenvolvimento Internacional dos EUA) congelar US$ 268,38 milhões em financiamentos ao jornalismo no mundo em 2025. A informação foi publicada pelo RSF (Repórteres Sem Fronteiras), uma organização internacional, não governamental e sem fins lucrativos. Eis a íntegra do comunicado (PDF – 1 MB, em inglês).

Segundo a RSF, os programas da USaid apoiam a mídia independente em mais de 30 países. São importantes para possibilitar o jornalismo livre em países com repressão política, por exemplo.

Organizações jornalísticas ao redor do mundo que recebem financiamento de ajuda americana contataram a RSF para expressar “confusão, caos e incerteza”. Afirmou que influenciará na atividade de veículos de mídia menores que atendem públicos que vivem “sob condições repressivas em países como Irã e Rússia”.

O congelamento do financiamento terá impacto para veículos e entidades que viviam de dinheiro estatal dos EUA. A RSF disse que a decisão de Trump terá efeito sob ONGs internacionais que apoiam a mídia independente, como a IFPIM (International Fund fo Public Interest Media). O diretor-executivo da RSF dos Estados Unidos, Clayton Weimers, disse que o congelamento do financiamento da USaid está semeando o caos ao redor do mundo, inclusive no jornalismo.

“A Repórteres Sem Fronteiras está apelando aos financiadores públicos e privados internacionais para que se comprometam com a sustentabilidade da mídia independente”, disse.

A RSF disse que veículos de comunicação tiveram que interromper algumas de suas atividades da noite para o dia. Em 2023, a USaid financiou treinamento e suporte para 6.200 jornalistas, auxiliou 707 veículos de notícias não estatais e apoiou 279 organizações da sociedade civil do setor de mídia.

O QUE É A USAID

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional foi criada em 1961 foi pelo então presidente John Kennedy. Por decreto, ele unificou diversos programas assistenciais dos EUA. Até a chegada do republicano Donald Trump à Casa Branca em 20 de janeiro de 2025, atuava em mais de 100 países.

Nos anos 1960 e 1970, a agência era vista em países do Terceiro Mundo, como o Brasil, como um instrumento de interferência norte-americana em várias áreas, sobretudo para promover os valores políticos dos EUA. Nos movimentos de esquerda brasileiros, a USaid (cujo nome era pronunciado “usáid” por aqui) era considerada uma espécie de besta-fera do imperialismo.

A partir dos anos 1980 e, mais recentemente, nos anos 2000, a USaid passou a atuar em pautas mais ligadas a direitos humanos, meio ambiente e a favor de minorias. Houve uma aproximação de temas identitários e assim a imagem da agência mudou, passando a ser respeita pelas esquerdas em países como o Brasil –e pelos militantes do Partido Democrata nos EUA.

O nome em inglês da agência é “United States Agency for International Development”. Os norte-americanos, em geral, soletram as duas primeiras letras “U” e “S” e, depois, falam o acrônimo final como se fosse uma palavra “aid” (cujo significado é “ajuda”). O slogan da agência, logo abaixo da sigla, é “from the American People”. É que US e aid podem ser traduzidos como “ajuda dos Estados Unidos” –daí o complemento “do povo norte-americano”.

O Poder360 adota em seus textos a grafia da forma como o acrônimo é mais comumente falado nos EUA: USaid.



Autor Poder360 ·


O Brasil continua a expandir suas fronteiras comerciais e conquista um importante marco na África com a recente abertura de mercado na Nigéria. A decisão do governo nigeriano de permitir a exportação de embriões bovinos e bubalinos brasileiros marca um avanço significativo para as relações comerciais entre os dois países e representa uma grande oportunidade para o agronegócio brasileiro, especialmente no setor de genética animal.

A Nigéria, com uma população de mais de 223 milhões de pessoas, é uma das maiores economias da África e possui um mercado em expansão para produtos agropecuários. A abertura desse mercado para os embriões bovinos e bubalinos do Brasil fortalece ainda mais a presença do país no continente africano, além de criar uma nova fonte de receita para os produtores brasileiros e expandir as exportações de produtos de alta qualidade para uma região estratégica.

A Oportunidade de Expansão no Mercado Africano

O Brasil tem se consolidado como um dos maiores exportadores de produtos agropecuários do mundo, e a Nigéria representa uma porta de entrada crucial para o mercado africano. Além da carne e dos embriões, o Brasil já exporta para a Nigéria outros produtos agropecuários, como grãos, frutas, soja, café e produtos lácteos.

Em 2024, a Nigéria importou mais de US$ 880 milhões em produtos agropecuários brasileiros, destacando-se pela diversificação da pauta de exportação. A exportação de embriões bovinos e bubalinos não apenas amplia essa pauta de exportação, mas também representa uma oportunidade estratégica para fortalecer a cadeia de produção de carne no continente africano, um mercado que tem mostrado grande potencial de crescimento devido ao aumento da demanda por alimentos.

Com a autorização para a exportação de embriões brasileiros, a Nigéria poderá fortalecer sua própria indústria de carne e melhorar a qualidade genética do seu rebanho, atendendo melhor à crescente demanda interna por carne e outros produtos derivados.

O Papel da Genética Animal Brasileira no Mercado Internacional

O Brasil é amplamente reconhecido pela qualidade de sua genética animal, especialmente no setor de bovinos e bubalinos, que são fundamentais para a produção de carne de alta qualidade. O país tem se destacado no comércio internacional, fornecendo embriões de bovinos e bubalinos de raças nobres, que são altamente valorizados em mercados internacionais devido à sua resistência, capacidade de adaptação e alta produtividade.

A exportação de embriões do Brasil para países como a Nigéria abre novas perspectivas de crescimento para os produtores brasileiros, especialmente aqueles que operam na genética e semeadura de animais de alta qualidade. A expansão do mercado de embriões é um dos focos principais do governo e do setor agropecuário para consolidar a posição do Brasil como líder global na exportação de produtos de origem animal.

Diversificação das Exportações e Fortalecimento das Relações Comerciais com a África

A África é um continente com grande potencial de crescimento para as exportações brasileiras, não apenas em termos de produtos agropecuários, mas também no que diz respeito à tecnologia agropecuária e sistemas de produção sustentável. O Brasil tem investido cada vez mais em parcerias comerciais com países africanos, com foco na transferência de tecnologia, inovação no campo e desenvolvimento de soluções sustentáveis para a agricultura e pecuária.

O fortalecimento das relações comerciais com a Nigéria e outros países africanos é um passo estratégico para o Brasil, pois a região tem uma demanda crescente por alimentos de qualidade, tecnologias de produção e melhorias na infraestrutura agropecuária. O Brasil tem capacidade para fornecer soluções que atendam a essas necessidades, consolidando-se não apenas como fornecedor de alimentos, mas também como parceiro estratégico para o desenvolvimento agrícola do continente.

Conclusão: A Expansão Comercial do Brasil no Mercado Africano

Com a abertura de mercado na Nigéria para a exportação de embriões bovinos e bubalinos, o Brasil dá mais um passo importante em sua estratégia de internacionalização do agronegócio. Essa abertura de mercado representa uma oportunidade significativa para produtores brasileiros expandirem suas exportações e para a genética animal brasileira consolidar sua posição de liderança no mercado global.

Além disso, o acordo com a Nigéria e outros países africanos reforça o compromisso do Brasil com o fortalecimento das relações comerciais internacionais e com a promoção de parcerias sustentáveis que beneficiem tanto os produtores brasileiros quanto os mercados compradores. Com a expansão da sua presença na África, o Brasil continuará a ser um pilar central da segurança alimentar global, garantindo o fornecimento de produtos de alta qualidade e contribuindo para o crescimento econômico de ambas as regiões.

Autor # Gil Campos


Após finalizar as obras de reabilitação do asfalto, a prefeitura de Aparecida de Goiânia reabriu o tráfego, na manhã deste sábado (8/2), no trecho da Avenida J2, no viaduto do Anel Viário, na região do Papillon Park. O local estava em obras desde o dia seis de janeiro, para ampliar a mobilidade, segurança e fluidez do trânsito.

Segundo a prefeitura, o local foi revestido com uma nova camada asfáltica, trocando a antiga, que se encontrava totalmente degradada pelo tempo e pela ausência de manutenção preventiva. Além disso, foram efetuados serviços de aterro, instalação de novas galerias pluviais, pintura das laterais, renovação da sinalização e montagem de iluminação em LED.

As intervenções foram realizadas em parceria entre as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), de Desenvolvimento Urbano (SDU) e secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA). A Seinfra ficou encarregada da reabilitação asfáltica e da implementação das novas galerias pluviais, enquanto a SDU se ocupou da pintura das paredes laterais e da instalação da iluminação em LED. A SMTA assumiu a renovação da sinalização de trânsito.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Alfredo Neto, o prazo para a conclusão da obra foi prolongado devido ao período chuvoso e às condições precárias do solo e das galerias de captação de água, que não eram cuidadas há muito tempo. Ele destacou que o desgaste exigiu intervenções mais intensas para assegurar a qualidade e a durabilidade do asfalto, prevenindo futuros problemas.

O prefeito Leandro Vilela ressaltou que a reestruturação da infraestrutura municipal é prioridade da gestão. Ele afirmou que a administração trabalha diariamente, em conjunto com todas as secretarias, para colocar a cidade em ordem.

“Nosso compromisso é atender às demandas mais urgentes nestes primeiros 100 dias, restaurar as vias, higienizar as ruas e espaços públicos e privados, e proporcionar melhor qualidade de vida à população”, concluiu.

Operação tapa-buraco em ritmo acelerado

Além da reabilitação da Avenida J2, a prefeitura informou neste sábado (8/2) que segue com a Operação Tapa-Buraco em ritmo acelerado, inclusive nos finais de semana. A iniciativa conta com 11 equipes atuando na manutenção da rede viária em todos os bairros, garantindo condições superiores de mobilidade para motoristas e pedestres.

Outro ponto de intervenção, já liberado para o tráfego, foi a ponte na Avenida Toledo, na Vila Brasília, que facilita o acesso do Parque Real à Rodovia BR-153.



Autor Manoel Messias Rodrigues


Um dos textos em discussão é a PEC da Segurança Pública, apresentada pelo Poder Executivo em 15 de janeiro

A segurança pública será uma das áreas que terão destaque na agenda de trabalhos do Senado em 2025. O senador Otto Alencar (PSD-BA), que pode assumir a presidência da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) este ano, comentou como exemplo a chamada PEC da Segurança Pública, que constitucionaliza o Susp (Sistema Único de Segurança Pública).

Elaborada pelo Poder Executivo, a PEC altera a Constituição nos artigos que tratam das competências da União, privativas ou em comum com os Estados, municípios e Distrito Federal, e muda o Art. 144, sobre os órgãos que cuidam da segurança pública em todo o país.

“Isso começa lá pela Câmara, mas chegando ao Senado vamos estudar, talvez modificar, melhorar o texto. Dentro do conteúdo dela já foram mudadas algumas coisas para atender aos governadores que questionaram muito a perda da autoridade. Diante disso, eu creio que é importante para o Brasil essa interação entre as polícias do governo federal, a Polícia Federal, o Ministério Público Federal, com as polícias estaduais e também com os ministérios públicos dos Estados”, afirmou Otto Alencar.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou à TV Senado nesta semana que a PEC tem por objetivo criar maior cooperação entre as forças de segurança da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

“É preciso que nós tenhamos uma coordenação no entrosamento dessas forças todas para dar um combate eficiente ao crime organizado. Eu tenho grande esperança que o Congresso Nacional compreenda a importância dessa iniciativa, que é uma iniciativa que tem tudo a ver com o federalismo cooperativo que nós vivemos hoje no Brasil”, disse Lewandowski.

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) é autor de dezenas de projetos de lei e PECs relacionados à área da segurança pública.

“Uma cidade segura, a sociedade segura ela fica mais motivada para trabalho, mais empresas vão investir, então começa a cair o número de desemprego, há a melhoria da condição humana. A gente focou bastante na questão da segurança para que o Brasil não tenha mais aquela sensação da impunidade e que a criminalidade realmente entenda que aqui está se tornando um outro país e que não vai ter mais espaço para a criminalidade”, afirmou Do Val à TV Senado.

Armas de guerra e fronteiras

Cotado para a presidência da CSP (Comissão de Segurança Pública), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) publicou na internet um vídeo que mostra criminosos cariocas atirando com armas de grosso calibre em direção a policiais.

“Isso é uma cena de guerra, mas não é em um país distante. É no nosso quintal e infelizmente a lei ainda protege bandido que anda com arma de guerra e atira em policial. É isso que precisamos mudar para as coisas começarem a melhorar”, afirmou o congressista.

Também pela internet, o senador Carlos Portinho (PL-RJ) pediu apoio à sua proposta de emenda à Constituição que busca garantir mais recursos para o Ministério da Defesa. A PEC 55 de 2023 prevê investimento mínimo no planejamento e na execução de projetos estratégicos para a defesa nacional.

A proposta estabelece que, a cada ano, seja empregado o equivalente a 2% do PIB em ações e serviços a cargo do Ministério da Defesa. Ele apresentou um vídeo do governo do Rio de Janeiro que mostra centenas de armas de grande porte contrabandeadas pelas fronteiras do Brasil e apreendidas com criminosos.

“Hora de cobrar responsabilidade de quem é responsável. Cada qual nas suas competências de forma integrada. O governo federal é omisso nas fronteiras. As forças armadas perdem orçamento a cada ano e por isso propus a PEC 55 para garantir o mínimo de responsabilidade e investimento para que possamos cobrar maior rigor nas fronteiras. O Rio não fabrica armas. Se fuzis entram aqui é porque estão deixando nas fronteiras”, escreveu Portinho.


Com informações da Agência Senado.



Autor Poder360 ·