22 de junho de 2026
  • 00:34 Mauro Rubem reuniu produtores de cultura para homenageá-los; a sessão solene transcorreu na manhã de sábado
  • 20:50 Mabel entrega 311 escrituras na Região Noroeste de Goiânia
  • 17:06 Quando a tirzepatida pode ser indicada para adolescentes?
  • 13:22 Capacidade respiratória | Portal da Alego
  • 09:37 Festa do Pai Eterno prevê ônibus 24 horas e 1,4 mil viagens


O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado estadual Bruno Peixoto (UB), anunciou, durante a sessão extraordinária híbrida da última segunda-feira, 3, a continuidade do Programa Deputados Aqui nos municípios goianos. “Vamos estar ainda mais próximos da população, ofertando serviços essenciais e levando o Poder Legislativo aos quatro cantos do Estado ao longo de todo o ano 2025”, disse. A primeira edição está prevista para acontecer no próximo dia 22, em Campos Belos.

Além disso, o presidente do Parlamento estadual comunicou formalização da mudança da nomenclatura da iniciativa, antes denominada Alego Ativa, para Deputados Aqui. A alteração foi aprovada pelo Plenário da Casa por meio do projeto de resolução nº 1642/25. “Queremos, com essa modificação, valorizar nossos deputados e deputadas em suas regiões, ampliando a representatividade parlamentar e promovendo um diálogo mais direto com a sociedade”, explicou.

O projeto, previsto para ser retomado ainda este mês, conta com uma estrutura itinerante e oferece uma série de serviços gratuitos à população. Entre eles, emissão de documentos e assistência nas áreas social e jurídica, disponibilizados pela Defensoria Pública do Estado (DPE-GO), bem como atendimentos de saúde, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, tratamentos odontológicos e atendimento oftalmológico.

A ação oferece ainda uma programação diversificada, incluindo apresentações culturais, atividades recreativas para crianças, cortes de cabelo e o plantio de mudas nativas do Cerrado. Nessa nova edição, o programa também traz uma novidade: a inclusão de serviços voltados à regularização fundiária, uma iniciativa inédita do Poder Legislativo e que visa a garantir mais segurança jurídica para os cidadãos e a fomentar o desenvolvimento das comunidades.

“Milhares de famílias goianas não conseguem legalizar um pedaço de chão onde vivem há décadas e, a partir de agora, através do Programa Deputados Aqui, vamos levar suporte técnico e jurídico para que essas pessoas possam finalmente obter a titularidade de seus imóveis. Esse sonho de muitos vai se tornar realidade em parceria com os municípios”, concluiu Bruno Peixoto.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


O Brasil segue consolidando sua posição de liderança no comércio internacional de produtos agropecuários com as novas aberturas de mercado anunciadas recentemente nos Estados Unidos. Essa expansão, que reflete o crescimento contínuo das exportações brasileiras, não só amplia a presença do Brasil no mercado norte-americano, mas também fortalece as relações comerciais e aumenta a competitividade do agronegócio brasileiro em um dos maiores e mais exigentes mercados do mundo.

As novas oportunidades comerciais incluem a exportação de novos produtos, como soja, carne bovina, frutas, café e suco de laranja, todos essenciais para consolidar o Brasil como um fornecedor confiável e competitivo. O país já é um dos maiores exportadores de alimentos para os EUA, e agora, com a expansão das aberturas de mercado, o setor agropecuário brasileiro ganha ainda mais espaço para crescer.

Impacto das Novas Aberturas de Mercado nas Exportações do Brasil

O mercado dos Estados Unidos é um dos mais importantes destinos para os produtos agropecuários brasileiros, com as exportações para aquele país somando mais de US$ 20 bilhões em 2024. A abertura de novos mercados e a diversificação das exportações são estratégias chave para ampliar a participação do Brasil em mercados globais, especialmente em um mercado altamente competitivo como o dos Estados Unidos.

Os produtos brasileiros que mais se destacam nas exportações para os EUA incluem carne bovina, soja, suco de laranja e café, além de frutas e produtos lácteos. A abertura de mercado para novos produtos contribui diretamente para o crescimento das exportações e para a diversificação do portfólio de exportações brasileiras, o que, por sua vez, aumenta a competitividade do Brasil no mercado internacional.

Com a expansão das exportações, o Brasil não apenas fortalece sua posição no mercado norte-americano, mas também consolida sua reputação como um fornecedor de alta qualidade, capaz de atender aos mais altos padrões internacionais de qualidade e segurança alimentar. O país tem se preparado para atender às exigências sanitárias e ambientais exigidas pelos principais mercados internacionais, garantindo que suas exportações continuem a ser uma referência no comércio global.

Desafios e Oportunidades para o Agronegócio Brasileiro

Embora o Brasil tenha alcançado um grande sucesso nas exportações agropecuárias, o caminho para o crescimento sustentável envolve desafios constantes. A concorrência internacional, as mudanças climáticas e as exigências regulatórias são apenas alguns dos obstáculos que o agronegócio brasileiro enfrenta ao expandir suas exportações.

No entanto, o Brasil continua a se destacar pela qualidade de seus produtos e pela inovação no setor agropecuário. A adaptação às exigências ambientais e o uso de tecnologias sustentáveis têm sido fundamentais para que o Brasil continue a ser competitivo e respeitado no comércio internacional. O agronegócio brasileiro tem investido cada vez mais em tecnologias de ponta, como agricultura de baixo carbono e biotecnologia, para garantir a sustentabilidade e aumentar a produtividade de suas lavouras e rebanhos.

O Papel Estratégico da Inovação e Sustentabilidade no Agronegócio Brasileiro

O Brasil tem se destacado por sua capacidade de inovação no agronegócio, com investimentos em tecnologias sustentáveis, como a agricultura de precisão, que otimiza os recursos naturais e reduz o impacto ambiental das atividades agrícolas. Essas inovações, aliadas à forte estrutura produtiva do país, garantem que o Brasil continue a ser um líder global na produção de alimentos.

Além disso, o Brasil tem se preocupado em reduzir os impactos ambientais das suas atividades agrícolas, com foco em práticas sustentáveis, como o uso de energias renováveis e a redução das emissões de gases de efeito estufa. Isso não só garante a sustentabilidade do setor, mas também atende às exigências internacionais cada vez mais rígidas, especialmente no que diz respeito ao mercado europeu e americano, que exigem que seus fornecedores adotem práticas mais sustentáveis.

Conclusão: O Futuro das Exportações do Brasil e o Papel do Setor Agropecuário Global

As novas aberturas de mercado nos Estados Unidos representam uma oportunidade estratégica para o Brasil, que continua a se afirmar como um dos principais fornecedores de alimentos do mundo. A expansão das exportações agropecuárias não apenas fortalece a economia brasileira, mas também contribui para a segurança alimentar global, atendendo à crescente demanda por alimentos de alta qualidade.

Com a implementação de práticas inovadoras, sustentáveis e com o investimento em tecnologias de ponta, o Brasil se mantém competitivo e pronto para atender a exigências de mercados exigentes como os dos EUA, União Europeia e Ásia. As exportações brasileiras estão projetadas para continuar crescendo, tornando o Brasil um dos principais exportadores globais de alimentos e produtos agropecuários.

Autor # Gil Campos


Policiais civis de Goiás prenderam nesta sexta-feira (7/2), no município de Dianópolis, no Tocantins, a 900 km de Goiânia, um homem envolvido num acidente que causou a morte de um casal na Rodovia GO-060, no município de Trindade. A 1ª Delegacia Distrital de Polícia de Trindade foi notificada em janeiro deste ano sobre uma colisão frontal entre dois veículos na rodovia que liga as cidades de Trindade a Santa Bárbara, na região metropolitana de Goiânia.

Um inquérito foi instaurado para investigar os fatos. O responsável foi identificado como um homem de 31 anos, que, dirigindo um automóvel VW/Virtus, adentrou a faixa contrária e bateu no veículo das vítimas, ocasionando suas mortes no local.

Utilizando os radares da rodovia GO-060, constatou-se que o suspeito transitou durante toda a madrugada de 8 de janeiro, percorrendo os trechos entre Santa Bárbara e Trindade, Goiânia e Nazário, e Santa Bárbara e Nazário, até o momento em que colidiu com o carro do casal, por volta das 06h30min.

A investigação, amparada em imagens das câmeras de segurança, indicou que o investigado consumiu bebidas alcoólicas durante a noite, com registros dele saindo do veículo com uma cerveja na mão. Diante dessas evidências, foi requerida a prisão preventiva do suspeito. Contudo, os policiais verificaram que o homem evadiu-se; nesta sexta-feira (7/2) ele foi capturado em Dianópolis, no Tocantins, a 900 km de Goiânia.

Segundo o delegado Thiago Martinho, a polícia tentou localizar o homem em Santa Bárbara de Goiás, onde ele tem parentes, mas não foi localizado. As investigações avançaram e a polícia descobriu que ele estava no Tocantins, para onde fora levado para evitar ser preso.

O acusado já conta com diversas passagens por delitos semelhantes, como dirigir embriagado e lesão corporal culposa no trânsito, além de receptação. Ele será responsabilizado pelo crime tipificado no artigo 302, §3° do Código de Trânsito Brasileiro (homicídio no trânsito), podendo ser condenado a uma pena de até nove anos e quatro meses de reclusão.

O nome do motorista não foi divulgado.

Autor Manoel Messias Rodrigues


Filmes concorriam na categoria “melhor filme internacional”; premiação é considerada termômetro do Oscar

O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres, perdeu o Critics Choice Awards na categoria de melhor filme internacional na 6ª feira (7.fev.2025). A premiação foi realizada em Santa Monica, nos Estados Unidos. O filme “Emilia Peréz” levou o prêmio. A premiação é considerada um termômetro para o Oscar, no qual o longa-metragem brasileiro concorre nas categorias de melhor filme, melhor filme estrangeiro e melhor atriz com Torres.

Além de “Ainda Estou Aqui”, outros filmes concorreram na categoria, incluindo obras de diretores da Índia, Letônia, Irlanda e Alemanha.

A votação da premiação se deu antes das controvérsias envolvendo a atriz Karla Sofía Gascón, protagonista de “Emilia Peréz”, que teve uma série de publicações preconceituosas nas redes sociais revividas nos últimos dias.

Eis a lista completa dos vencedores do Critics Choice Awards:

Filmes:

  • melhor filme “Anora”;
  • melhor filme de língua estrangeira“Emilia Peréz”;
  • melhor ator – Adrien Brody (“O Brutalista”);
  • melhor atriz – Demi Moore (“A Substância”);
  • melhor ator coadjuvante – Kieran Culkin (“A Real Pain”);
  • melhor atriz coadjuvante – Zoe Saldaña (“Emilia Peréz”);
  • melhor jovem ator/atriz – Maisy Stella (“My Old Ass”);
  • melhor elenco “Conclave”;
  • melhor diretor – Jon M. Chu (“Wicked”);
  • melhor roteiro original – Coralie Fargeat (“A Substância”);
  • melhor roteiro adaptado – Peter Straughan (“Conclave”);
  • melhor fotografia – Jarin Blaschke (“Nosferatu”);
  • melhor design de produção – Nathan Crowley, Lee Sandales (“Wicked”);
  • melhor montagem – Marco Costa (“Challengers”);
  • melhor figurino – Paul Tazewell (“Wicked”);
  • melhor cabelo e maquiagem – Hair and Makeup Team (“A Substância”);
  • melhores efeitos visuais – Paul Lambert, Stephen James, Rhys Salcombe, Gerd Nefzer (“Duna: Parte 2”);
  • melhor longa em animação“Robô Selvagem”;
  • melhor comédia “A verdadeira Dor” e “Deadpool & Wolverine”;
  • melhor canção – El Mal (“Emilia Pérez”);
  • melhor trilha original – Trent Reznor & Atticus Ross (“Challengers”).

Séries:

  • melhor série de drama“Xógum: A Gloriosa Saga do Japão”;
  • melhor ator em série de drama – Hiroyuki Sanada (“Xógum: A Gloriosa Saga do Japão”);
  • melhor atriz em série de drama – Kathy Bates (“Matlock”);
  • melhor ator coadjuvante em série de drama – Tadanobu Asano (“Xógum: A Gloriosa Saga do Japão”);
  • melhor atriz coadjuvante em série de drama – Moeka Hoshi (“Xógum: A Gloriosa Saga do Japão”);
  • melhor série de comédia“Hacks”;
  • melhor ator em série de comédia – Adam Brody (“Ninguém Quer”);
  • melhor atriz em série de comédia – Jean Smart (“Hacks”);
  • melhor ator coadjuvante em série de comédia – Michael Urie (“Falando a Real”);
  • melhor atriz coadjuvante em série de comédia – Hannah Einbinder (“Hacks”);
  • melhor série limitada “Bebê Rena”;
  • melhor filme para televisão “Rebel Ridge”;
  • melhor ator em série limitada ou filme para televisão – Colin Farrell (“Pinguim”);
  • melhor atriz em série limitada ou filme para televisão – Cristin Milioti (“Pinguim”);
  • melhor ator coadjuvante em série limitada ou filme para televisão – Liev Schreiber (“O Casal Perfeito”);
  • melhor atriz coadjuvante em série limitada ou filme para televisão – Jessica Gunning (“Bebê Rena”);
  • melhor série em língua estrangeira “Round 6”;
  • melhor série animada“X-Men ‘97”;
  • melhor talk show“John Mulaney Presents: Everybody’s in L.A.”;
  • melhor especial de comédia“Ali Wong: Single Lady”.



Autor Poder360 ·


A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) abriu as portas, nesta sexta-feira, 7, para um grupo de idosos do projeto Vida Ativa, da Associação de Moradores do Bairro Feliz. A visita faz parte da retomada das atividades culturais da Alego e teve como objetivo promover a integração entre o parlamento e a sociedade, além de fortalecer projetos sociais voltados para a terceira idade.

Os visitantes foram calorosamente recebidos pela gestora de cultura da Casa, Emiliana Pereira, pelo deputado Mauro Rubem (PT) e pelo assessor parlamentar Santiago Gomes, representante do presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), em nome do qual lhes deu as boas-vindas. Santiago comentou que Bruno tem grande interesses por tudo que se relaciona ao setor cultural e já participou de uma das atividades promovidas pelo Vida Ativa no Bairro Feliz.

A gestora ressaltou a importância do evento, ao afirmar que a Assembleia está recomeçando suas atividades culturais e que o grupo de idosos participa do evento inaugural. “Estamos dando continuidade às atividades, com muitas exposições e eventos programados para o mês”, afirmou.

O projeto Vida Ativa é voltado especificamente para pessoas com 60 anos ou mais, que se reúnem semanalmente para participar de atividades que promovem a saúde física e mental. Ela ressaltou que a intenção da Assembleia é fortalecer esses trabalhos sociais e pensar em políticas públicas que garantam acessibilidade e qualidade de vida para os idosos.

O deputado Mauro Rubem (PT) também se manifestou sobre a importância da integração da Assembleia com a sociedade. “O Parlamento é o lugar das ideias, e é fundamental que a população compreenda a importância de uma vida saudável”, disse. Ele enfatizou a necessidade de bons hábitos e a importância da vacinação, alertando sobre os riscos de não se cuidar da saúde.

Mariana Leão, professora de educação física da Associação dos Idosos, destacou a relevância da visibilidade do grupo dentro da Alego. “É importante mostrar que nossos idosos são ativos e que queremos trazer mais projetos para a terceira idade”, afirmou.

Para muitos, essa foi a primeira oportunidade de conhecer o Parlamento goiano, e a experiência foi descrita como enriquecedora. Maria Carmelita Aleixo, uma das participantes do projeto, compartilhou sua satisfação com a experiência. “Além da sociabilidade, trabalhamos nosso corpo, o que ajuda muito na saúde. A interação com outros grupos é maravilhosa”, disse. Ela também expressou sua admiração pela Assembleia, elogiando a beleza do espaço e das exposições.

O evento não apenas proporcionou um dia de atividades culturais, mas também reforçou a importância do envolvimento da sociedade com as políticas públicas voltadas para a terceira idade, promovendo um diálogo entre os idosos e os representantes do Governo. A Assembleia Legislativa continua a se comprometer com iniciativas que valorizem e integrem a população idosa, e busca sempre novas formas de promover o bem-estar e a qualidade de vida.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


O Brasil segue avançando com sua estratégia de expansão comercial internacional e acaba de alcançar novas aberturas de mercado na Coreia do Sul e na Guatemala. Essas conquistas são mais um reflexo do fortalecimento do agronegócio brasileiro, que continua a se expandir em mercados estratégicos da Ásia e América Central, ampliando sua presença em mercados altamente competitivos.

A Coreia do Sul e a Guatemala são mercados-chave para produtos como grãos, café, frutas e produtos lácteos, e a abertura de novos mercados nos dois países representa um crescimento significativo nas exportações agropecuárias brasileiras. Com a ampliação dessas oportunidades comerciais, o Brasil fortalece sua posição como um dos principais fornecedores de alimentos e insumos agropecuários para o mercado global.

Abertura de Mercado na Coreia do Sul: Gergelim Brasileiro Ganha Acesso ao Mercado Asiático

O governo da Coreia do Sul autorizou a exportação de gergelim brasileiro, um produto que tem crescido consideravelmente na produção agropecuária nacional. O gergelim, que é amplamente utilizado em uma variedade de produtos alimentícios, ganha agora acesso a um mercado importante no continente asiático, que é reconhecido por sua demanda crescente por produtos alimentícios de alta qualidade.

Em 2024, a Coreia do Sul importou mais de US$ 2,85 bilhões em produtos agropecuários do Brasil, com destaque para cereais, carnes, oleaginosas e grãos. A exportação de gergelim representa uma nova oportunidade para os produtores brasileiros, que agora poderão atender a uma demanda crescente por sementes de gergelim de qualidade superior. Esse mercado oferece grande potencial de crescimento para as exportações brasileiras, já que a Coreia do Sul continua a expandir sua indústria alimentícia e sua demanda por insumos agropecuários.

Abertura de Mercado na Guatemala: Oportunidade para a Indústria de Alimentos e Insumos

Na Guatemala, a autoridade sanitária do país também autorizou a exportação de gelatina e colágeno produzidos no Brasil, abrindo uma nova oportunidade para o setor de insumos alimentícios e farmacêuticos. A Guatemala, com uma economia crescente e uma população que consome uma quantidade crescente de produtos alimentícios processados, se torna um mercado importante para os produtores brasileiros de gelatina e colágeno.

Em 2024, o Brasil exportou US$ 248,9 milhões em produtos agropecuários para a Guatemala, com destaque para produtos florestais, cereais e oleaginosas. A exportação de gelatina e colágeno será um impulso significativo para o comércio com a Guatemala, além de fortalecer a posição do Brasil no setor de insumos alimentícios e farmacêuticos, com produtos de qualidade superior.

Diversificação e Crescimento das Exportações Brasileiras

Com a abertura de mercados na Coreia do Sul e na Guatemala, o Brasil consegue diversificar ainda mais sua pauta de exportações, atendendo à crescente demanda por produtos de alta qualidade no mercado internacional. Esses dois novos mercados fazem parte de uma estratégia maior do governo brasileiro de expandir suas relações comerciais com países em mercados emergentes e desenvolvidos, oferecendo uma gama de produtos que variam desde sementes e grãos até insumos alimentícios e produtos farmacêuticos.

Além disso, a abertura desses mercados coloca o Brasil como um fornecedor confiável e estratégico de produtos agropecuários, o que fortalece ainda mais as parcerias comerciais com esses países e amplia as oportunidades de negócios para os produtores brasileiros. A diversificação das exportações também oferece uma proteção contra flutuações econômicas e de mercado, pois o Brasil passa a ter acesso a uma ampla gama de mercados.

Desafios e Oportunidades para o Setor Agropecuário Brasileiro

Apesar das grandes oportunidades, o Brasil ainda enfrenta desafios no comércio internacional, como as barreiras comerciais impostas por alguns países, as exigências sanitárias rigorosas e a concorrência internacional. No entanto, o agronegócio brasileiro continua a se destacar pela qualidade de seus produtos e pela capacidade de inovação.

A sustentabilidade e o compromisso com práticas agrícolas responsáveis são fatores que colocam o Brasil em uma posição de liderança no mercado global. O país tem investido fortemente em tecnologias agrícolas sustentáveis, garantindo que a produção agropecuária continue a crescer, sem comprometer os recursos naturais. Essa qualidade e responsabilidade são fatores essenciais para superar os desafios e garantir o sucesso contínuo das exportações.

Conclusão: Brasil Avança no Comércio Internacional e Consolida sua Posição no Mercado Global

A abertura de mercados na Coreia do Sul e na Guatemala é mais um marco no crescimento do agronegócio brasileiro. O Brasil continua a expandir suas exportações para mercados estratégicos, diversificando sua pauta de produtos e ampliando suas oportunidades comerciais. Com o aumento da demanda internacional por produtos sustentáveis e de alta qualidade, o Brasil tem todas as condições de continuar a ser um líder global na produção e exportação de alimentos e insumos agropecuários.

Essas novas aberturas de mercado no mercado asiático e latino-americano representam um grande passo na integração do Brasil com o comércio global, ampliando as oportunidades de negócios e consolidando o país como fornecedor confiável de produtos agropecuários.

Autor # Gil Campos


A Prefeitura de Aparecida de Goiânia e a Polícia Militar de Goiás lançaram, nesta sexta-feira (7/2), a Operação Comando Geral Itinerante no 2º Comando Regional da PM (CRPM) em parceria com a gestão de Leandro Vilela (MDB). O objetivo da ação é intensificar o policiamento e reforçar a segurança pública na cidade.

O evento de abertura ocorreu na Cidade Administrativa Maguito Vilela e contou com a presença do prefeito Leandro Vilela, do vice-prefeito João Campos e do secretário de Segurança Pública do município, coronel Marco Aurélio Godinho.

A operação, coordenada pelo comandante-geral da PM, coronel Marcelo Granja, mobiliza mais de 200 agentes de diferentes tropas da corporação, incluindo equipes especializadas, para realizar abordagens e prevenir crimes. Durante o final de semana, Aparecida simbolicamente se torna sede do Comando Geral da PM, aproximando os militares da cidade da alta cúpula da corporação e permitindo um contato mais direto com suas demandas.

Além disso, o compartilhamento de imagens captadas por câmeras de videomonitoramento da cidade tem contribuído para a identificação e prevenção de possíveis crimes. Segundo o secretário de Segurança Pública de Aparecida, coronel Godinho, a cooperação entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e a PM será mantida para a realização de novas ações de segurança no município.

O prefeito Leandro Vilela destacou a importância da iniciativa para reforçar a segurança e agradeceu o apoio do governo estadual, mencionando o governador Ronaldo Caiado, a primeira-dama Gracinha Caiado e o vice-governador Daniel Vilela. Ele afirmou que sua administração tem se empenhado para reestruturar Aparecida e reverter dificuldades herdadas da gestão anterior, como dívidas e problemas na infraestrutura urbana.

“Eles não têm medido esforços para nos ajudar, para que possamos reestruturar Aparecida e fazer dela uma das melhores cidades para se viver não só de Goiás, mas do Brasil. Aparecida é maior do que seis capitais brasileiras e será tratada como tal”, comentou no evento.

Como parte da ação, a PM montará bloqueios em diferentes pontos de acesso à cidade para coibir atividades criminosas. O comandante-geral da PM, coronel Marcelo Granja, ressaltou que a iniciativa visa aproximar o comando da tropa e fortalecer a parceria entre o governo estadual e a administração municipal em prol da segurança da população.

“A Operação é isso: sair do gabinete, estar mais perto de vocês, olhar nos olhos e falar: ‘muito obrigado’. Nesta parceria entre o governo estadual e municipal, quem ganha é a sociedade”, disse o comandante.

Autor Agatha Castro


Ativos do fundo de pensão tiveram desvalorização de R$ 13,97 bilhões em 2024, mas página eletrônica não detalha perda

A Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil) tem informações obscuras e incompletas em seu site sobre a perda de valor de seus ativos em 2024.

A perda de valor dos ativos do Plano 1 no ano foi de R$ 13,97 bilhões em 2024 até novembro, dado mais recente disponível. O TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou na 4ª feira (5.fev.2025) auditoria em caráter de urgência para avaliar a situação da Previ. O ministro Walton Alencar disse que há “gravíssimas preocupações” com a situação da caixa de previdência.

O site da Previ mostra a perda acumulada de R$ 13,97 bilhões do Plano 1. Mas não há clareza sobre quais itens resultaram nessa redução de valor na tabela de desempenho por segmento de ativos. Leia aqui a íntegra (PDF – 233 KB). As informações estão incompletas.

O segmento “Renda variável” teve perda de 9% no ano e o saldo em novembro era R$ 63,7 bilhões. A perda acumulada, portanto, foi de R$ 6,3 bilhões.

O segmento “Investimentos estruturados”, com saldo de R$ 253 milhões, teve perda de 5% no ano, portanto de R$ 13 milhões. Os demais itens aparecem com rendimento positivo.

É impossível saber por meio do site o que resultou na perda de R$ 13,97 bilhões em 2024. Os ativos do Plano 1 haviam tido ganho de 14,5 bilhões em 2023. Restaram 528 milhões em novembro de 2024. A Previ pagou a seus beneficiários R$ 16 bilhões em 2024. Isso saiu do que estava no caixa, já que os rendimentos foram insuficientes.

PREVI DIZ QUE HOUVE “VOLATILIDADE”

A Previ disse ao Poder360 por meio de nota que as perdas em 2024 foram resultado da “volatilidade” do mercado de ações. Não disse em que itens houve perdas. Afirmou que não há risco de deixar de pagar benefícios.

Ao pedido de informações adicionais sobre o desempenho dos ativos do Plano 1 em 2024, a resposta da Previ foi esta:

O resultado da Previ é divulgado mensalmente com transparência em nosso site, na seção Prestação de Contas. O resultado acumulado até novembro foi superavitário em R$ 528 milhões. O valor negativo de R$ 13,97 bilhões, referente ao período janeiro até novembro, é conjuntural, devido à volatilidade no período. Não há deficit a equacionar. A Previ permanece em equilíbrio, cumprindo suas obrigações previdenciárias. Não há risco de pagamentos de contribuições extraordinárias, nem pelos associados, nem pelo Banco do Brasil.”

Ao pedido de detalhamento do desempenho negativo de R$ 13,97 bilhões, a resposta foi esta:

“Em 2024 a conjuntura sofreu com bastante volatilidade, o que impactou principalmente as ações da Bolsa. Ativos importantes da carteira da Previ e do mercado como um todo tiveram seus valores depreciados. A Previ não precisou vender esses ativos, ou seja, não teve prejuízo. Os ativos da Previ são da economia real, bons, resilientes, e já estão valorizando novamente. Temos liquidez para continuar a pagar R$ 16 bilhões em benefícios por ano e vamos seguir firmes no propósito de cuidar dos nossos 200 mil associados, como temos feito nos em 120 anos de história.”



Autor Poder360 ·


O Brasil acaba de firmar um importante acordo comercial com Singapura, visando garantir a continuidade das exportações de carne suína mesmo no caso de um possível surto de Peste Suína Africana (PSA) no país. A medida de regionalização, anunciada pelas autoridades sanitárias de ambos os países, permitirá que a carne suína brasileira seja exportada para Singapura, desde que o surto da doença seja confinado a uma região específica, sem afetar outras áreas do Brasil.

A Peste Suína Africana é uma doença viral altamente contagiosa que afeta suínos domésticos e selvagens, mas que não representa risco à saúde humana. Apesar de sua gravidade para a indústria de carne suína, o acordo com Singapura demonstra a confiança internacional no sistema de controle sanitário do Brasil e na qualidade das suas práticas de saúde animal.

Entendendo a Regionalização e Seus Benefícios para o Comércio Internacional

O conceito de regionalização permite que, em caso de surto de PSA, apenas as áreas afetadas sejam proibidas de exportar. Isso é particularmente importante para o Brasil, que possui um mercado de carne suína altamente desenvolvido e é um dos principais exportadores mundiais desse produto. Ao invés de suspender todas as exportações, como era feito anteriormente, a regionalização permite que o Brasil continue a exportar carne suína de regiões não afetadas pelo surto.

Esse modelo tem sido adotado por diversos países como uma forma de garantir a continuidade das exportações enquanto mantém a segurança alimentar global. O Brasil, reconhecido por suas práticas sanitárias rigorosas, tem sido um líder na implementação de medidas de controle de doenças animais, garantindo que os seus produtos atendam aos mais elevados padrões de segurança e qualidade.

Singapura: Um Mercado Estratégico para a Carne Suína Brasileira

Singapura, com uma população de aproximadamente 5,5 milhões de habitantes, é um mercado crescente para produtos alimentícios de alta qualidade, e a carne suína brasileira tem ganhado cada vez mais espaço nesse mercado. O acordo com o governo de Singapura é uma conquista significativa para o Brasil, que já é um dos principais fornecedores de carne suína para diversos países ao redor do mundo.

Em 2024, o Brasil exportou cerca de US$ 1,2 bilhão em carne suína para vários mercados, incluindo países da Ásia, como China, Japão e Singapura. A exportação de carne suína é um pilar importante da indústria alimentícia brasileira, que se destaca pela qualidade, sustentabilidade e conformidade com normas internacionais de segurança alimentar.

Impacto do Acordo para o Setor Suinícola Brasileiro

Este acordo de regionalização representa um grande avanço para o setor suinícola brasileiro, que tem enfrentado desafios com surtos de doenças, mas que, ao mesmo tempo, tem se mostrado resiliente e inovador na implementação de medidas sanitárias e tecnológicas. A medida permitirá que a indústria suinícola continue suas exportações para Singapura e outros mercados internacionais, mantendo as vendas estáveis e reduzindo o impacto econômico de possíveis surtos de PSA.

Além disso, o acordo fortalece a credibilidade do Brasil como fornecedor de carne suína de alta qualidade, o que tem contribuído para a expansão das exportações de carne suína para novos mercados ao redor do mundo. A indústria suinícola brasileira está se tornando cada vez mais competitiva em mercados internacionais, devido à sua eficiência produtiva, qualidade genética dos animais e controle rigoroso de doenças.

A Confiabilidade do Brasil no Comércio Internacional de Carne Suína

O sucesso do Brasil em manter sua posição de liderança no comércio internacional de carne suína, mesmo com desafios relacionados a surtos de PSA, está diretamente ligado ao sistema de controle sanitário altamente eficiente que o país tem implementado ao longo dos anos. A atuação do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) e de outros órgãos regulatórios, como a Vigiagro (Vigilância Agropecuária Internacional), tem sido essencial para garantir que o Brasil continue sendo um fornecedor confiável e de qualidade no mercado global de carne suína.

Além disso, o Brasil segue avançando em sua agenda de sustentabilidade no setor, com a implementação de práticas de produção sustentável e bem-estar animal, o que agrega ainda mais valor aos produtos exportados. O agro brasileiro está cada vez mais alinhado com as exigências ambientais e de bem-estar animal dos mercados internacionais, o que fortalece a posição do Brasil como líder global na produção de alimentos sustentáveis.

Conclusão: Um Passo Importante para o Comércio de Carne Suína Brasileiro

Com o acordo de regionalização assinado entre o Brasil e Singapura, o país dá mais um passo significativo em sua estratégia de fortalecimento comercial. A continuidade das exportações de carne suína para um dos mercados mais exigentes da Ásia representa uma oportunidade para o Brasil não apenas consolidar sua posição de liderança, mas também expandir suas exportações para outros mercados globais, garantindo o sucesso contínuo do agronegócio brasileiro.

O acordo é também uma prova da confiança internacional nas práticas sanitárias do Brasil, que se destaca pela qualidade de seus produtos e padrões elevados de segurança alimentar. O Brasil segue, portanto, como referência mundial no comércio de carne suína e em outras exportações agropecuárias, com um olhar firme para o futuro e para a expansão de sua presença internacional.

Autor # Gil Campos


A força do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União), na Câmara Municipal ainda será testada e isso deve ocorrer somente após o carnaval, quando devem chegar ao Legislativo os primeiros projetos enviados pelo Paço Municipal. Parlamentares ouvidos pelo PORTAL NG apontam que, apesar de possuir maioria, o prefeito precisará conversar individualmente com cada vereador, para conseguir aprovar matérias de seu interesse.

Até o momento, o Executivo não encaminhou nenhum projeto ao Legislativo nem informou que encaminhará nas próximas semanas.

“Estamos esperando o prefeito encaminhar os projetos de interesse do Executivo, para ver quais são as prioridades, quais são as urgências da cidade, do ponto de vista do Executivo”, afirma Luan Alves (MDB), estreante na Câmara e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Luan Alves, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação: “Na vida real, as coisas podem ser diferentes”

O parlamentar afirma que tem visto na imprensa que o prefeito tem ampla base na Câmara, mas que isso ainda será provado.

“A gente vê muito discurso de base, mas a gente vê que, na vida real, as coisas podem ser diferentes. Então só vamos ter ciência desses números, saber dessa base, em pleno, na hora que tiver um projeto que exija algum tipo de discussão com a cidade e com os parlamentares”, avalia Alves, ao pontuar que percebe disponibilidade de auxiliar o prefeito.

Prefeito vai ter que sentar com cada vereador individualmente’

No mesmo sentido, Thialu Ghiotti (Avante, foto), 1º vice-presidente da Câmara, aponta que Sandro Mabel deve ter uma relação bem diferente daquela que o antecessor teve com o Legislativo, já que ele, ao contrário de Rogério Cruz (que foi eleito vice), foi eleito prefeito. Por se tratar de situação nova, ele aponta que Mabel “talvez não tenha o apreço da maioria dos vereadores nesse momento”, mas possui “a autoridade para poder falar a respeito de Goiânia [por ter sido eleito]”.

“Acho que o prefeito vai ter, sim, que sentar com cada vereador individualmente. Porque ele estava acostumado com a liderança da Câmara dos Deputados, mas é bem diferente das Câmaras Municipais. Costumo dizer que enquanto na Câmara Federal o jogo é no campinho soçaite, na Câmara Municipal o jogo é no terrão. Aqui, infelizmente ou felizmente, a conversa é de forma direta. E eu acho que isso é salutar para o Sandro”, argumenta.

Para Guiotti, o prefeito indiscutivelmente chega com muita vontade, muita determinação de trabalhar pela cidade e demonstra ser bom de gestão, mas estava acostumado conversar com líderes de bancada na Câmara dos Deputados e, lá, as bancadas seguem a orientação do líder].

“Aqui, na verdade, cada vereador representa uma bancada, pela sua individualidade e pela sua forma regional de trabalhar. Mas o prefeito tem qualidade, tem competência e experiência, não vejo que terá dificuldades para construir essa relação harmoniosa para o bem da cidade de Goiânia”, conclui.



Autor Manoel Messias Rodrigues