


Posts recentes
- Mauro Rubem reuniu produtores de cultura para homenageá-los; a sessão solene transcorreu na manhã de sábado
- Mabel entrega 311 escrituras na Região Noroeste de Goiânia
- Quando a tirzepatida pode ser indicada para adolescentes?
- Capacidade respiratória | Portal da Alego
- Festa do Pai Eterno prevê ônibus 24 horas e 1,4 mil viagens
Comentários
Arquivos
- junho 2026
- maio 2026
- abril 2026
- março 2026
- fevereiro 2026
- janeiro 2026
- dezembro 2025
- novembro 2025
- outubro 2025
- setembro 2025
- agosto 2025
- julho 2025
- junho 2025
- maio 2025
- abril 2025
- março 2025
- fevereiro 2025
- janeiro 2025
- dezembro 2024
- novembro 2024
- setembro 2024
- agosto 2024
- julho 2024
- junho 2024
- maio 2024
- abril 2024
- março 2024
- fevereiro 2024
- dezembro 2023
- novembro 2023
- outubro 2023
- setembro 2023
- agosto 2023
- julho 2023
- junho 2023
- maio 2023
- abril 2023
- janeiro 2023
- outubro 2022
- setembro 2022
- julho 2022
- junho 2022
- maio 2022
- março 2022
- janeiro 2022
- dezembro 2021
- novembro 2021
- outubro 2021
- setembro 2021
- agosto 2021
- julho 2021
- junho 2021
- maio 2021
- agosto 2020
- julho 2020
- junho 2020
- maio 2020
- abril 2020
- fevereiro 2020
- janeiro 2020
- dezembro 2019
- novembro 2019
- outubro 2019
- setembro 2019
- agosto 2019
- julho 2019
- junho 2019
- maio 2019
- abril 2019
- março 2019
- fevereiro 2019
- janeiro 2019
- dezembro 2018
- novembro 2018
- outubro 2018
- setembro 2018
- agosto 2018
- julho 2018
- junho 2018
Categorias
Saídas de fundos de ações do Brasil batem recorde em janeiro, diz Bofa
Lidiane 12 de fevereiro de 2025
Bank of America indica redução na alocação para ações; em contraste, fundos de renda fixa no Brasil atraem R$ 40 bilhões
O Bank of America destacou uma aceleração preocupante nas saídas de fundos de ações brasileiros, atingindo R$ 9,8 bilhões em janeiro de 2025. Dado está em relatório divulgado nesta 3ª feira (11.fev.2025).
Este valor, o maior desde janeiro de 2023, reflete uma crescente aversão ao risco por parte dos investidores. A informação foi divulgada pela Investing, que também citou dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), evidenciando a cautela dos investidores em relação ao mercado de ações brasileiro.
Segundo o BofA, as saídas semanais foram de R$ 2 bilhões em janeiro de 2025, contra cerca de R$ 600 milhões em média em 2024.
Em contraste, os fundos de renda fixa brasileiros apresentaram um cenário mais otimista, com entradas de R$ 40 bilhões no mesmo período. Este dado sugere uma recuperação após as saídas recordes de dezembro de 2024, indicando uma possível realocação de portfólio dos investidores em busca de segurança.
Além disso, o relatório aponta uma diminuição na alocação para ações dentro da indústria de fundos locais, que recuou de 7,8% em novembro para 7,4% em dezembro. O Bank of America destacou que “resgates contínuos de fundos de ações e hedge locais provavelmente pressionam a alocação de ações para baixo”.
A tendência de redução na exposição ao mercado de ações reflete a cautela dos investidores diante de um cenário econômico incerto e volátil. A aceleração das saídas de fundos de ações no Brasil e a consequente redução na alocação de ações sinalizam um momento de reavaliação por parte dos investidores. Diante das incertezas que cercam o mercado financeiro nacional e global, a busca por segurança parece ser a prioridade, levando a uma preferência crescente por investimentos em renda fixa.
Com informações da Investing.com Brasil.
Por iniciativa da Comissão de Saúde, audiência pública debateu queixas de usuários e prestadores sobre mudanças no Ipasgo
Lidiane 12 de fevereiro de 2025
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), presidida pelo deputado Gustavo Sebba (PSDB), promoveu, nesta terça-feira, 11, audiência pública para debater questões referentes ao Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo), após a troca da empresa de faturamento para a Facplan. O evento foi realizado no auditório 1 da Alego.
Em seu pronunciamento na abertura da audiência, Gustavo Sebba ressaltou que o tema é de interesse de toda a sociedade goiana e lamentou a ausência do presidente do Ipasgo, Vinícius de Cecílio Luz, que não compareceu apesar de ter sido convidado. “Lamentavelmente ele não está presente para que possamos tentar resolver, de forma conjunta, os problemas da saúde em Goiás e dos servidores públicos”, disse.
Para Sebba, a saúde pública de Goiás está à beira do colapso, com usuários do Ipasgo enfrentando dificuldades para agendar consultas, exames e procedimentos, além de médicos que atendem pelo plano estarem há meses sem receber seus honorários.
Segundo o deputado, a oferta de serviços do Ipasgo se deteriorou nos últimos meses, com pacientes enfrentando dificuldades para marcar desde exames simples, como radiografias odontológicas, até consultas com especialistas e exames laboratoriais. “Estamos tentando cobrar por parte do Governo, por parte da Secretaria de Saúde, do Ipasgo, alguma providência nesse sentido. Agora a situação se agrava muito, porque, além da má oferta de serviços para os usuários do Ipasgo, os profissionais que atendem estão sem receber”, afirmou Sebba.
Segundo ele, a falta de pagamento aos médicos que atendem pelo plano é outro fator que agrava a crise na saúde do Estado, pois há profissionais que não recebem seus honorários há seis meses. “O Ipasgo já tem uma defasagem com um valor de tabela muito grande. Há mais de oito anos que eles não reajustam. Os valores de honorários médicos, de consultas, são valores que chegam a ser absurdos, mas os profissionais permanecem atendendo. Agora o instituto simplesmente parou de pagar”, denunciou o deputado.
Sebba também criticou a mudança no sistema de gestão do Ipasgo, que teria contratado um sistema “ruim e incompatível” com o sistema da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). “Esse sistema não se comunica com a ANS, tem uma diferença de código muito grande. Pelas informações que levantamos, o Ipasgo não sabe quanto deve, nem para quem deve”, explicou o deputado.
Segundo o parlamentar, médicos que atendem pelo Ipasgo ameaçam paralisar o atendimento a partir da Páscoa, caso não haja uma solução para a falta de pagamento e a má gestão do plano. Para tentar encontrar uma solução, Gustavo Sebba propôs a realização de outra audiência pública com a participação do presidente do Ipasgo, representantes do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), e entidades que representam médicos, laboratórios e hospitais.
Controle
O procurador Edmarkson Ferreira destacou a necessidade de um controle parlamentar efetivo sobre a instituição, especialmente em um momento em que muitos usuários enfrentam dificuldades para agendar consultas, exames e procedimentos, e médicos que atendem pelo plano estão há meses sem receber.
Ferreira lembrou que o controle parlamentar é um direito previsto na Constituição e que o Legislativo tem a função de fiscalizar os demais Poderes. “Além de legislar, o Parlamento deve ser a voz direta e plural do povo”, afirmou. Ele elogiou a iniciativa do deputado Gustavo Sebba, que promoveu a audiência, para ouvir a sociedade e cobrar informações do Ipasgo, ressaltando a importância do controle concomitante.
O procurador também criticou a postura da presidência do Ipasgo, que questionou a adequação do Parlamento para realizar a audiência. “Aqui é a Casa do povo, onde temos pessoas capacitadas para discutir e buscar soluções”, rebateu Ferreira.
Durante a audiência, o procurador questionou as justificativas técnicas apresentadas pelo Ipasgo para a crise, especialmente em relação à recente mudança no sistema de gestão do plano. “As justificativas não pareciam razoáveis, considerando a transformação do Ipasgo em um serviço social autônomo, uma mudança radical que levanta questionamentos sobre o planejamento e a codificação do sistema”, ponderou.
Convocação
O ex-presidente da Alego, Jardel Sebba (PSDB), manifestou sua indignação em relação à ausência do presidente do Ipasgo. Sebba classificou a atitude como “inaceitável”, ressaltando a falta de respeito com a classe médica.
“Seria uma oportunidade de vir aqui, explicar, debater e dialogar. Ele diz que se recusa a vir, porque aqui não é o local competente. Aqui é o lugar mais apropriado que existe, porque aqui é a Casa do povo”, afirmou o ex-deputado, que já presidiu o Parlamento por três mandatos.
Sebba destacou a importância do diálogo e sugeriu que a Assembleia tem o poder não apenas de convidar, mas também de convocar o presidente do Ipasgo para comparecer à audiência. “Se ele não vier, que venha sob custódia da polícia. Quando eu fui presidente, as pessoas compareciam quando chegávamos a esse termo”, ressaltou.
O ex-presidente também fez um apelo à classe médica e aos profissionais da saúde, incluindo farmacêuticos e bioquímicos, para que tomem uma posição de repúdio e indignação diante da situação. “Nós não podemos nos calar diante de uma missão tão grande quanto essa”, concluiu Sebba.
Com Gustavo Sebba na condução dos trabalhos, a mesa diretiva foi composta ainda pelos seguintes integrantes: presidente em exercício da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás (OAB-GO), Arthur Silveira Miranda; presidente do Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego), Franscine Leão; conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego), Donaldy Sampaio.
Também participaram da mesa diretiva o procurador da Alego, Edmarkson Ferreira de Araújo; o representante do Cremego, Robson Paixão; e o médico e ex-presidente da Alego, Jardel Sebba.
A audiência foi transmitida ao vivo pelo YouTube e está disponibilizada no canal da TV Assembleia Legislativa.
Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), ampliou a chamada Direita Livre para 33 cruzamentos na cidade, permitindo a conversão à direita mesmo com o semáforo vermelho. O objetivo da medida é otimizar o fluxo de veículos e diminuir os congestionamentos em vias de grande movimento.
O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, afirma que a medida evidencia o compromisso da gestão municipal em implementar soluções eficazes para aprimorar a mobilidade urbana, inspirando-se em práticas internacionais de sucesso. A SET enfatiza que os motoristas devem estar atentos à sinalização e cumprir rigorosamente as normas de trânsito ao efetuar a conversão à direita nos pontos autorizados, assegurando a segurança de todos.
Segundo a prefeitura, a prática de autorizar o trânsito livre nas conversões à direita já é amplamente adotada nos Estados Unidos desde a década de 1980, com exceção da cidade de Nova York.
“Estudos indicam que essa política contribui para a melhoria da fluidez do tráfego, redução de atrasos, economia de combustível e diminuição da emissão de poluentes”, informou a prefeitura em nota.
Em Goiânia, todos os 33 cruzamentos designados para a Direita Livre já encontram-se sinalizados. Veja os locais:
Onde se pode virar à direita com sinal fechado
- 1. Av. Manchester x Av. Leste Oeste
- 2. Av. Oeste x Av. Tocantins
- 3. Av. Anhanguera x Av. dos Pirineus
- 4. Av. T-7 x Av. C-4
- 5. Av. Independência x Rua Contorno
- 6. Av. Independência x Rua 6A
- 7. Av. 3ª Radial x Rua 1015
- 8. Av. Pires Fernandes x Av. Tocantins
- 9. Av. Milão x Rua das Orquídeas
- 10. Av. T-9 x Av. Afonso Pena
- 11. Praça Santos x Av. C-206 (Av. T-8)
- 12. Av. Portugal x Av. T-8
- 13. Av. Dom Emanuel x Rua do Cristal
- 14. Rua do Chumbo x Rua Cariri
- 15. Av. Mal. Rondon x Av. Rio Branco
- 16. Praça Isidória x 1ª Radial
- 17. Praça Isidória x 2ª Radial
- 18. Praça Isidória x 4ª Radial
- 19. Al. dos Buritis x Rua Gercina Borges
- 20. Av. 4ª Radial x Av. Antônio Martins Borges
- 21. Rua C-1 x Rua C-2
- 22. Al. das Rosas x Rua R-9
- 23. Al. das Rosas x Rua 2
- 24. Av. T-9 x Rua Flemington
- 25. Av. Anhanguera x Av. Pirineus
- 26. Av. Gen. Couto Magalhães x Av. Dr. João Teixeira
- 27. Av. Consolação x Rua da Alegria
- 28. Av. Olinda x Rua Campo Grande
- 29. Av. Universitária x Av. A
- 30. Av. 24 de Outubro x Al. Progresso
- 31. 1ª Radial x Al. Guimarães Natal
- 32. Padre Monte x Frei Miguelino
- 33. Senador Jayme x Bernardo Sayão
Autor Manoel Messias Rodrigues
Fala foi em resposta a questionamento da posição do Brasil em relação a tarifas impostas pelos EUA sobre importações de aço
O ministro da SRI (Secretaria das Relações Institucionais), Alexandre Padilha, disse nesta 3ª feira (11.fev.2025) que o Brasil não entrará em nenhuma guerra comercial e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforça o livre comércio.
“O Brasil não estimula e não entrará em nenhuma guerra comercial. Sempre favorável a que se fortaleça, cada vez mais, o livre comércio”, disse a jornalistas.
A declaração foi em resposta a um questionamento da posição do país em relação à imposição de tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio feita pelo presidente dos EUA (Estados Unidos), Donald Trump (Partido Republicano).
A medida, anunciada na 2ª feira (10.fev), deve afetar a economia brasileira, já que os norte-americanos são os principais compradores de ferro, aço e alumínio do Brasil. Trump disse ainda aumentar “automaticamente as tarifas” caso os países afetados pela imposição queiram retaliar.
“O que o presidente Lula tem dito sobre isso com muita clareza, e outros países também, guerra comercial não faz bem para ninguém. Um dos avanços importantes dos últimos anos foi exatamente constituir um instrumento de diálogo entre os países e o reforço do livre comércio”, disse o ministro.
O Brasil exportou US$ 6,37 bilhões em produtos de ferro, aço e alumínio em 2024, sendo que US$ 6,10 bilhões foram de ferro e aço e US$ 267 milhões foram de alumínio. O levantamento foi feito pelo Poder360 com base no Comex Stat, que tem dados oficiais da balança comercial divulgada pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).
Clécio Alves propõe medida para aumentar transparência na execução de emendas
Lidiane 11 de fevereiro de 2025
Com o objetivo de fortalecer a transparência na gestão pública, o deputado Clécio Alves (Republicanos) quer tornar obrigatório identificar aquisições ou obras realizadas com recursos de emendas impositivas. A ideia tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) como projeto nº 24880/24, que aguarda relatório de Lincoln Tejota (UB) na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
Conforme o texto, a sinalização deve ser feita com um código de resposta rápida (QR Code) inserido de forma visível no bem ou obra. O QR Code é um gráfico 2D que pode ser escaneado pelas câmeras dos celulares e direciona a uma página específica da internet.
Quando o cidadão acessar o link na referida ferramenta, pleiteia-se que seja encaminhado para uma página oficial e pública, mantida por órgão competente do Governo do Estado. O portal deverá conter informações como a identificação do parlamentar responsável pela emenda impositiva e a descrição detalhada do objeto da emenda, especificando a finalidade e o valor alocado.
Na visão de Clécio Alves, as emendas impositivas são uma das principais ferramentas utilizadas pelos parlamentares para atender às demandas da população. Por isso, é imprescindível que as ações realizadas com os recursos sejam amplamente divulgadas e acompanhadas pela sociedade. “A visibilidade proporcionada pelo QR Code não só facilita o acompanhamento das obras e serviços, mas também garante que o trabalho dos parlamentares seja devidamente reconhecido”, defende o propositor.
A matéria prevê que os órgãos responsáveis pela execução das emendas impositivas deverão garantir que as informações relacionadas à emenda sejam devidamente registradas e atualizadas no sistema eletrônico, para acesso transparente e imediato.
“A implementação dessa medida não é apenas uma resposta às exigências de uma sociedade mais informada e conectada, mas também um compromisso com a boa governança, com a eficiência na aplicação dos recursos públicos e com o reconhecimento da importância do trabalho parlamentar na vida da população”, encerra Clécio Alves.
Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
O sócio e fundador do Blokinho Uai, Thiago Carrijo, esteve no Bate-Papo NG nesta sexta-feira (7/2), onde falou sobre os detalhes da festa que acontece no dia 22 de fevereiro em Goiânia. Segundo ele, o bloco foi criado com a proposta de unir a tradição do carnaval de rua da Bahia ao público goianiense, tendo se tornado um dos maiores da capital.
Thiago comenta que, em 2025, se comemoram 40 anos de axé no Brasil e, por isso, a atração principal da festa é a banda baiana Chiclete com Banana, um dos maiores nomes do gênero no país. Ele ressalta ainda a parceria com seu sócio, Marcos Freitas, uma referência na organização de eventos.
“Eu costumo dizer que o Marcos cuida do meio artístico e cultural, ele é muito respeitado. Então, quando eu falo que sou sócio dele, as portas se abrem. Eu vivencio a política e ele a arte, nós juntamos esses conhecimentos”, afirmou no programa.
Com formação em gestão pública e organização de eventos, o fundador do bloco comenta as dificuldades enfrentadas na organização do evento.
“Organizar um carnaval dessa magnitude exige muito trabalho. Estamos trazendo bandas da Bahia, trio elétrico da Bahia, que vem de lá para cá com toda uma logística”, explicou Carrijo.
No dia 22 de fevereiro, a programação do Blokinho Uai começa às 13h, na Rua 137, na Praça do Amélia. Os foliões podem aproveitar o open bar, de Amstel para o Premium e Heineken para o Camarote, além de Coca-Cola, drinks especiais e feijoada até às 18h.
“Somos o único bloquinho que tem essas duas marcas de alta qualidade no nosso carnaval, além de contar com arroz carreteiro e feijoada. Tudo open bar das 13h às 18h”, destacou Carrijo.
O percurso após a saída do bloco, às 18h, passa por diversas ruas de Goiânia e vai até as 20h. Mas a festa no ponto de encontro continua, com um bar ainda aberto e shows de outras bandas.
O Blokinho Uai faz parte da Liga dos Blocos de Goiânia, composta por 12 eventos. Ele comenta que, em 2024, a festa reuniu 76 mil pessoas, e a projeção para 2025 é de receber até 100 mil foliões. Segundo ele, o Blokinho Uai é organizado com um público diverso, que aceita crianças e idosos.
“Nosso bloco é para todos: tivemos crianças de três anos pulando carnaval conosco e também senhores de 70, 80 anos. Nosso público é seleto, é um evento organizado para quem gosta de curtir o carnaval com espaço e segurança”, afirmou Carrijo.
Ao ser perguntado sobre a segurança, Thiago ressaltou a parceria com o governo do estado e do município para garantir uma tarde tranquila para os foliões.
“Fizemos uma reunião no batalhão e aqui eu destaco o trabalho do coronel Granja, que colocou todo o aparato da Segurança Pública à disposição do bloco. No ano passado, não tivemos nenhuma ocorrência, nenhum empurra-empurra ou discussão. Isso porque o público vem para brincar e aproveitar a boa música com amigos e família”, garantiu.
Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Tiketou ou pelo número: 62 996318587. Os valores vão de R$ 180,00 na opção Premium até R$ 350,00 no Camarote Moon.
Assista ao Bate-Papo NG completo:
Presidente dos EUA diz que utensílios feitos de papel quebram, explodem e não duram muito se a bebida estiver quente
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), assinou na 2ª feira (10.fev.2025) um decreto que revoga a política de uso de canudos de papel em instalações federais.
A medida reverte uma diretriz do governo de Joe Biden (Partido Democrata) que previa eliminar gradualmente os plásticos descartáveis, incluindo os canudos, até 2035.
Vejao vídeo em que Trump assina o decreto (1min23s):
Trump afirmou que os canudos de papel “não funcionam” e “explodem” durante o uso. “É uma situação ridícula. Vamos voltar aos canudos de plástico”, disse durante a assinatura do decreto na Casa Branca.
O documento determina que as agências federais revisem seus processos de compras para permitir a aquisição de canudos plásticos.
O governo Trump cita estudos que indicariam a presença de substâncias PFAS (compostos perfluoroalquil e polifluoroalquil) nos canudos de papel, além de suposta maior pegada de carbono em sua produção.
Matt Seaholm, presidente da Associação da Indústria de Plásticos, afirmou que “‘voltar ao plástico’ é um movimento que todos deveríamos apoiar”. Seaholm também publicou em seu perfil no X mensagens de apoio à medida.
A campanha de Trump em favor dos canudos de plástico não é recente. Conhecido por seu consumo frequente de Diet Coke –tanto que instalou um botão no Salão Oval para solicitar a bebida–, Trump já se manifestava contra as restrições ao uso de canudos plásticos.
Em 2020, durante a campanha à reeleição, sua equipe comercializava canudos reutilizáveis no site oficial, com a mensagem: “Canudos de papel liberais não funcionam”.
Canudos reutilizáveis comercializados durante a campanha de Trump em 2020
Grupos ambientalistas contestam a medida
Segundo dados da EPA (Agência de Proteção Ambiental dos EUA, em inglês), cerca de 390 milhões de canudos são utilizados diariamente no país. Parte significativa desse número vai parar em ambientes marinhos.
A produção global de plástico dobrou desde 2000, atingindo aproximadamente 460 milhões de toneladas anuais.
Projeções indicam que esse volume pode quadruplicar até 2050, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
Leia as últimas notícias do governo Trump:
Parlamento sedia, amanhã, lançamento de sistema digital para gestão de emendas parlamentares
Lidiane 11 de fevereiro de 2025
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) será palco do lançamento do EmendasGO, um sistema inovador para a gestão das emendas parlamentares. O evento terá lugar no auditório 2 do Palácio Maguito Vilela, às 10 horas, e reunirá deputados estaduais, assessores e autoridades.
Desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Relações Institucionais (Serint), a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e a Secretaria-Geral de Governo (SGG), o EmendasGO será um módulo dentro do Sislog 2.0, responsável por gerir todo o ciclo de execução das emendas parlamentares. O sistema permitirá habilitação dos beneficiários, destinação de recursos pelos parlamentares, análise documental, prestação de contas e emissão de relatórios gerenciais, garantindo mais segurança, agilidade e transparência ao processo.
Como o sistema funcionará?
O fluxo das emendas seguirá um processo automatizado e integrado. Inicialmente, o parlamentar faz a indicação das emendas no Sistema Eletrônico de Propostas (SEP). Após a publicação do anexo V da Lei Orçamentária Anual (LOA), os dados inseridos no SEP são transferidos para o EmendasGO. A partir disso, os servidores da Serint, Saúde e Educação poderão dar início aos trâmites de empenho, liquidação e pagamento das emendas.
Além disso, o EmendasGO possibilita a comunicação direta com os beneficiários e permite que os parlamentares façam edições diretamente no sistema dentro das janelas estabelecidas, garantindo fidedignidade dos dados e auxiliando a tomada de decisão.
Mais transparência na prestação de contas
Outro avanço proporcionado pelo EmendasGO será a ampliação da transparência na destinação dos recursos públicos. O sistema permitirá que cidadãos e órgãos de controle acompanhem, de forma detalhada, onde e como os valores estão sendo utilizados, tornando o processo mais acessível e confiável.
O lançamento do sistema representa um marco na modernização da gestão pública, reforçando o compromisso do Governo de Goiás com a eficiência, integridade e transparência na aplicação dos recursos.
Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
Faltando pouco mais de um ano para a pré-campanha das eleições de 2026, nos bastidores as especulações em Goiás giram em torno, principalmente, da composição da chapa majoritária de candidatos a governador e senador da base governista, dominada pelos partidos União Brasil, do governador Ronaldo Caiado, e MDB, do vice Daniel Vilela. Uma das incógnitas é o destino de Gustavo Mendanha (MDB), que deixou a prefeitura de Aparecida de Goiânia em 2022 para disputar o Governo de Goiás.
Se ainda é cedo para afirmar qual cargo ele disputará, já se sabe que ele não pretende ir para a Câmara dos Deputados. A informação foi confirmada por políticos próximos do ex-prefeito. Portanto Mendanha vai buscar uma das duas vagas que estarão em disputa no Senado ou a vice-governadoria.
Reeleito prefeito de Aparecida de Goiânia em 2020 com votação esmagadora, chegando a quase 100% dos votos válidos, Gustavo Mendanha se fortaleceu no cenário estadual quando enfrentou a candidatura à reeleição de Caiado em 2022. Ele inclusive deixou o MDB, para viabilizar seu nome, já que Caiado escolhera como vice o presidente estadual emedebista, Daniel Vilela.
Passada a eleição e após retornar ao MDB e fazer as pazes com Caiado, Mendanha ensaiou uma candidatura a prefeito de Goiânia em 2024, que se tornou inviável devido a proibição da legislação eleitoral, por ele ter renunciado ao mandato em Aparecida. Como político vive do voto, ele certamente vai disputar cargo eletivo em 2026 – avaliam aliados.
Nos arranjos políticos, a probabilidade maior é de que possa disputar o Senado, já que a vice-governadoria dificilmente ficará com o MDB, partido de Daniel Vilela. Tradicionalmente, para fortalecer a chapa, busca-se um vice de outra legenda forte que agregue votos.
Para senador, haverá duas vagas e uma delas, certamente, será de Gracinha Caiado (União), esposa do governador Ronaldo Caiado. Portanto, sobra uma vaga de senador, que, evidentemente, será objeto da cobiça de fortes candidatos da base governista. A tarefa de Mendanha, até meados do próximo ano, é viabilizar sua candidatura a senador.
Autor Manoel Messias Rodrigues
Temperaturas no Rio de Janeiro e na Bahia podem chegar aos 40 °C; Inmet emite alerta de chuvas fortes no Norte e Centro-Oeste
Uma nova onda de calor atingirá as regiões Sudeste e Nordeste do Brasil a partir de 4ª feira (12.fev.2025). Segundo o Climatempo, diversos Estados podem registrar temperaturas em torno dos 40°C até 18 de fevereiro.
No Sudeste, o sistema de alta pressão atmosférica e a falta de passagem de uma frente fria faz com que a temperatura se mantenha mais elevada. No Rio de Janeiro e no noroeste de Minas Gerais os termômetros podem marcar até 40°C. Já em Vitória a temperatura é de até 38°C. Em São Paulo e Belo Horizonte, a expectativa é de até 35°C.
No Sul, a alta nas temperaturas começou no dia 2 de fevereiro e deve se manter até 4ª feira (12.fev). O fenômeno está relacionado à falta de chuvas na Argentina e no centro-oeste do Rio Grande do Sul. Na Grande Porto Alegre, o calor pode chegar aos 40 °C. Há a possibilidade de que o recorde de 43,8°C, registrado em Quaraí (RS), seja quebrado.
Com o calor intenso, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de chuvas fortes em grande parte do Brasil; em estados como São Paulo e toda a região Norte. Enquanto isso, Rio de Janeiro e Espírito Santo não têm previsão de chuva até, pelo menos, dia 24 ou 25 de fevereiro, depois do enfraquecimento do sistema de alta pressão atmosférica.







