8 de dezembro de 2025
  • 13:06 José Machado lembra que influenciadores inspiram e criam vínculos com as pessoas
  • 09:22 Daniel Vilela recebe apoio de lideranças no Vale do São Patrício
  • 05:37 Vejas as fotos da Biblioteca Mário de Andrade após o roubo das obras
  • 01:54 Dr. George Morais apresentou dois projetos de lei na área cultural de Goiás
  • 22:10 Mabel anuncia R$ 120 milhões para minimizar danos na Marginal Botafogo


O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) determinou o envio de ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul, após as fortes chuvas que tiveram início no fim de abril e já causaram a morte de, pelo menos, 21 pessoas. A força-tarefa parte na madrugada desta sexta-feira (3) com 21 profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO). Serão cinco viaturas, um caminhão, quatro embarcações e quatro cães.

“Declaro aqui toda nossa solidariedade aos gaúchos. Contem com o estado de Goiás e com a solidariedade do povo goiano”, disse Caiado nas redes sociais ao informar o envio de ajuda. As equipes são formadas por 13 especialistas em salvamento em áreas deslizadas e colapsadas, quatro mergulhadores de segurança pública e quatro binômios com cães de resgate.

Eles chegam a Porto Alegre, capital do estado, onde vão integrar as ações do Conselho Nacional dos Corpo de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) que, atualmente, é presidida pelo comandante do CBMGO, coronel Washington Luiz Vaz Júnior.

Segundo o comandante, a ida ao Rio Grande do Sul faz parte da empatia e profissionalismo dos homens e mulheres da corporação diante da catástrofe em nível nacional. “O Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás não medirá esforços para apoiar, em todos os aspectos, a população sulista atingida nesta horrível catástrofe”, explicou o comandante.

A viagem dos goianos está sendo coordenada pelo Gabinete de Gestão de Crise montado no Comando Geral do CBMGO para auxiliar as ações da Ligabom. Em Goiás, o gabinete é responsável por gerir a distribuição de equipes e recursos de todo o país. O gabinete é formado pelo CBMGO, Defesa Civil e Batalhão de Operações, Proteção Ambiental e Resposta a Desastres. Ainda há a possibilidade do envio de mais profissionais e veículos de apoio técnico, ações que estão sendo definidas em colaboração com a prefeitura de Porto Alegre e da Ligabom.

Além das equipes do Corpo de Bombeiros locais, o Rio Grande do Sul já conta com a colaboração de bombeiros de Santa Catarina, São Paulo e Paraná. Estão em deslocamento, além de Goiás, equipes de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro.

Fortes chuvas

O Rio Grande do Sul foi atingido por fortes chuvas que tiveram início em 24 de abril. De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 147 municípios foram afetados pelas chuvas com quase 10 mil moradores desalojados. Até o momento, os temporais deixaram pelo menos 21 mortos, além de 21 desaparecidos.

Autor

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT