10 de fevereiro de 2026
  • 11:52 Goiás ganha 42 mil novos eleitores
  • 08:08 Mabel e Policarpo anunciam R$ 6 mi para Goiás, Vila e Atlético
  • 04:24 Sem partido, Witzel anuncia pré-candidatura ao governo do Rio
  • 00:40 Projetos do Delegado Eduardo Prado no 2º semestre de 2025 abrangem segurança pública, bem-estar animal e projetos sociais
  • 20:56 Fieg defende indústrias goianas no Mercosul–União Europeia


A Prefeitura de Goiânia anunciou um investimento de R$ 6 milhões para apoiar os três clubes da capital que disputam a Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol em 2026: Goiás, Vila Nova e Atlético. O recurso será destinado por meio de parceria com a Câmara Municipal e repassado à Federação Goiana de Futebol (FGF), responsável pela distribuição às equipes conforme as necessidades de cada fase da competição.

O anúncio foi feito pelo prefeito Sandro Mabel, em solenidade no Paço Municipal, na manhã desta segunda-feira (9/2). Segundo ele, o objetivo é fortalecer a estrutura dos clubes para aumentar as chances de acesso à Série A, além de impulsionar a economia local com a movimentação gerada pelos jogos, turismo esportivo e arrecadação de impostos.

“A participação na Série A representa um marco significativo, com a realização de eventos e a atração de clubes de destaque, impulsionando a cidade. O retorno desse investimento, conforme projeções, é quase três vezes superior ao valor aplicado, demonstrando um bom negócio para a prefeitura, além de ser um patrocínio. Essa iniciativa sinaliza nosso apoio ao esporte, com foco no futebol”, afirmou o prefeito.

Foto: Alex Malheiros

“Estamos considerando um possível fracionamento em dez parcelas”, acrescentou Mabel.

O presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo, destacou o papel social do futebol:

“O futebol é onde o filho da empregada doméstica abraça o filho do patrão, comemoram e sofrem juntos. Ele cria vínculos”, comentou o parlamentar goianiense.

Foto: Alex Malheiros

“Hoje, dos 20 times que disputam a Série B, os únicos que não tinham ajuda do poder público eram os três times goianos”, salientou Policarpo.

Dirigentes dos clubes ressaltaram a importância do aporte financeiro

O presidente do Goiás, Paulo Rogério Pinheiro, afirmou que o cenário é desafiador para as equipes das divisões inferiores: “A verdade é que o futebol brasileiro, principalmente os clubes das séries B, C e D, está passando uma míngua financeira. Esse apoio do prefeito é sensacional. Tenho que parabenizar, porque está tentando ajudar”, disse.

Fábio Brasil, presidente do Vila Nova, reforçou que o recurso chega em momento estratégico: “O Vila é carente de recursos e essa parceria vai ajudar muito”, pontuou.

Já o vice-presidente do Atlético Goianiense, Marcos Egídio, avaliou que a iniciativa representa um avanço para o esporte local: “Vamos fazer um bom uso desse recurso”, afirmou.

Para a gestão municipal, o investimento também tem caráter institucional. De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Alberto Bites, a marca da Prefeitura estará estampada nas camisetas das equipes, ampliando a exposição da capital em transmissões nacionais.

“Gastar em esporte é investimento. Isso traz divisas para o município”, frisou o secretário.

A expectativa é que, com melhores campanhas na Série B, Goiânia fortaleça sua imagem no cenário esportivo nacional, atraia mais torcedores visitantes e estimule setores como hotelaria, alimentação e transporte, consolidando o futebol como vetor de desenvolvimento econômico e social.

Autor Rogério Luiz Abreu

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT