14 de novembro de 2025
  • 21:26 Eduardo chama de “caça às bruxas” a decisão do STF que o tornou réu
  • 17:42 Novas leis de deputados da Alego criam datas de incentivo e valorização
  • 13:58 Natal do Bem 2025 inicia nesta sexta com mais 300 atrações
  • 10:14 Em Belém, Marina vai a ato com extrativistas por proteção florestal
  • 06:30 Criação da Goiás Film Commission, organização para fomentar o audiovisual goiano, foi tema de audiência pública no Parlamento


A Câmara Municipal de Hidrolândia realizou, na última segunda-feira (22/9), a primeira edição do Festival Florada da Jabuticaba. O evento marcou um importante momento para a valorização da cultura local, reunindo moradores, estudantes e autoridades em uma noite dedicada à arte, à literatura e à identidade hidrolandense.

A programação contou com apresentações musicais, de dança e de teatro, incluindo uma encenação realizada pela Cia Grimpas de Teatro, em homenagem à escritora Marietta Teles Machado, referência literária da região.

O destaque da noite foi a entrega da premiação do Concurso de Poesia realizado nas escolas municipais com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura, que deu suporte à mobilização de alunos e professores na iniciativa, e teve como objetivo estimular a criatividade e o talento literário entre crianças e adolescentes.

Os primeiros colocados, do quinto ao segundo, foram contemplados com premiação em dinheiro, e o vencedor do concurso ganhou uma bicicleta. Os professores dos alunos vencedores também foram premiados.

Foto: NG

Propositora do projeto, a presidente da Câmara, Dra. Thaisy Mendonça, destacou que a realização do festival representa um marco na agenda cultural do município:

“Com o Florada da Jabuticaba, buscamos valorizar nossas tradições, reconhecer os talentos locais e criar um espaço permanente para a cultura hidrolandense. Foi emocionante ver a participação da comunidade e, principalmente, o entusiasmo dos estudantes que se dedicaram ao concurso de poesia”, destacou a parlamentar.

Na sequência, o secretário de Turismo e Eventos, Sílvio Quirino, ressaltou a importância da iniciativa como motor cultural e social:

“Esse evento é mais do que uma celebração, é um investimento na identidade de Hidrolândia. A cultura fortalece o turismo, gera oportunidades e valoriza nossas raízes. O Festival Florada da Jabuticaba tem tudo para crescer e se consolidar como referência regional”, elencou o secretário.

Cia Grimpas de Teatro // Foto: NG

O evento contou com a presença de vereadores, professores, familiares dos participantes e moradores, que prestigiaram as apresentações e interagiram com os artistas locais. Segundo a organização, a expectativa é que o Festival Florada da Jabuticaba se torne parte do calendário anual da cidade, ampliando a cada edição o alcance das atividades e o incentivo à produção cultural.

Autor Rogério Luiz Abreu

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT