20 de novembro de 2025
  • 08:07 Integrantes da Comissão de Finanças e autoridades de Nova Crixás debatem projeto da LOA 2026
  • 04:23 Mabel recebe selo da Caixa por sustentabilidade em Goiânia
  • 00:39 STF suspende lei do RJ que regula transporte de animais em aviões
  • 17:11 Caiado prevê aprovação do PL Antifacção no Senado sem mudanças
  • 13:27 Tribunal argentino ordena confisco de bens de Cristina Kirchner


A prefeitura de Uruaçu promove neste mês de agosto um mutirão de castração gratuito para cães e gatos. A realização acontecerá de forma conjunta entre as secretarias de Saúde, de Meio Ambiente e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Norte de Goiás (Cidernorte). Com esta ação, a atual administração consolida um compromisso junto à população, referente a saúde pública e o bem-estar animal.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Ângela Moutinho, uma das coordenadoras do mutirão, todas as cirurgias serão realizadas de acordo os padrões técnicos estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CRMV). O centro cirúrgico para os procedimentos, batizado de Castramóvel, é itinerante e atende a todos os protocolos necessários.

Centro cirúrgico (Castramóvel), que estará realizando os procedimentos em Uruaçu // Foto: Secom

A quantidade de animais que serão atendidos vai depender da demanda que porventura ocorrer nos locais onde acontecerá o mutirão.

Os procedimentos acontecerão em locais e datas diferentes, com o intuito de atender o máximo de pets possíveis nas respectivas regiões.

Nos dias 11, 12 e 13 de agosto, o mutirão acontece a partir das 8h, no Corujão do Setor das Casinhas.

Nos dias 18, 19 e 20 de agosto, também a partir das 8h, o Castra-Móvel estará na Praça da Igreja, no Setor das Primaveras.

A coordenação do mutirão ressalta algumas orientações importantes para os tutores dos animais a serem castrados.

É necessário que o animal esteja em jejum de 12h (sem comida e sem água) antes da cirurgia. É fundamental que o pet receba um banho no dia anterior ao procedimento.

Não é necessário fazer inscrição antecipada, basta o tutor ir a um dos locais e datas acima citados e apresentar um documento pessoal com foto. Após o procedimento cirúrgico, o tutor deverá permanecer no local até a alta do animal.

Autor Rogério Luiz Abreu

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT