27 de junho de 2026
  • 14:59 Saúde na Sua Porta leva exames especializados à Luziânia
  • 11:15 Com vaga inédita, Cabo Verde avança de fase e enfrenta Argentina
  • 07:31 Bia de Lima comandará celebração aos 40 anos do curso de pedagogia da UFJ
  • 03:47 ANTT reajusta tarifas de ônibus entre Entorno e DF; confira valores
  • 00:03 PF conclui que Flávio Bolsonaro cometeu crime de calúnia contra Lula


Pré-candidato deu a declaração após figurar no 3º lugar na pesquisa de intenção de voto realizada pelo Real Time Big Data nesta 2ª feira

O pré-candidato à Presidência Renan Santos (Missão) postou nesta 2ª feira (1.jun.2026) um vídeo nas suas contas nas redes sociais no qual afirma que, caso dispute com o atual presidente e também pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai “arrasá-lo nos debates”.

O fundador do Missão diz que vai ganhar a eleição com base na pesquisa do Real Time Big Data divulgada também nesta 2ª feira na qual o político ficou em 3º lugar nas intenções de voto, com 6%. Mesmo citando o bom desempenho na pesquisa, afirmou que não confia na metodologia do instituto.

“Eu vou vencer essa eleição e não estou brincando. Acabou de sair a pesquisa Real Time Big Data me colocando em 3º lugar com 6%. Vocês nunca devem levar a sério esse instituto, dado que eu nunca levei muito a sério o Real Time Big Data. Entretanto, mesmo que eles usem uma, vamos colocar aqui, uma metodologia que eu não concordo, tiveram que ajustar a pesquisa e me duplicar nas intenções de voto. Eu saí de 3% para 6%. E mesmo no 2º turno, eu tirei 7 pontos do Lula”.

Renan Santos também reafirmou posições que pretende adotar caso seja eleito, dizendo que quer “matar bandido como se não houvesse amanhã” e que deseja que “o Brasil se torne, em 30 anos, uma das cinco maiores nações do mundo”.



Autor Poder360 ·


Foi aprovado, em segunda votação, o projeto de lei nº 3642/24, que institui o Memorial às Vítimas do Acidente Radiológico com césio-137. A proposta, de autoria do deputado Karlos Cabral (PSB), recebeu 27 votos favoráveis e seguirá para sanção ou veto do Poder Executivo. A iniciativa dispõe sobre a construção de um monumento memorial em forma de obelisco a ser instalado em Goiânia, preferencialmente em áreas de grande circulação, na Praça do Trabalhador ou no Setor Aeroporto (local do acidente).

Na justificativa da propositura, Cabral explica que a ideia é simbolizar todas as vítimas a partir de um marco geográfico. “O obelisco pode ser construído com recursos próprios do Estado, pois é algo que não demanda requintes da engenharia. “A sua arquitetura clássica é usada tanto como marco comemorativo, a exemplo do obelisco de Paris, quanto como honra memorial, conforme ocorre no obelisco do Ibirapuera em São Paulo”, argumenta.

O deputado requer, também, que um marco histórico seja instituído no dia 13 de setembro, para que, na data, sejam anualmente prestadas honras cívicas e militares perante o monumento. Prevê-se a participação de representantes dos três Poderes, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás.

Em 13 de setembro de 1987, a partir do desmanche irregular de um aparelho de radioterapia abandonado, Goiânia foi palco do maior acidente radiológico da história. O episódio mobilizou uma força-tarefa internacional para conter os efeitos da radiação liberada pelo césio-137, que contaminou mais de seis mil pessoas.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A Prefeitura de Rio Verde confirmou a realização do Arraiá das Abóboras 2026, uma das festas juninas mais tradicionais do sudoeste goiano. O evento será realizado nos dias 12 e 13 de junho, no estacionamento do Teatro Municipal Lauro Martins, com entrada gratuita e programação voltada para toda a família.

A edição deste ano contará com grandes atrações nacionais e artistas regionais, além de uma programação diversificada que inclui apresentações culturais, comidas típicas e atividades tradicionais das festas juninas.

No dia 12 de junho, o público poderá prestigiar os shows das duplas Rick & Renner e Fiduma & Jeca, além da apresentação do cantor Rainner. Já no dia 13, sobem ao palco a banda Falamansa, referência nacional no forró, e o cantor Thiago Brava, conhecido por sucessos populares no cenário sertanejo.

De acordo com a Prefeitura, a programação terá início sempre a partir das 18h, com estrutura preparada para receber milhares de pessoas com segurança, conforto e organização. O espaço contará com áreas destinadas à alimentação, apresentações artísticas e convivência familiar, valorizando a cultura popular e as tradições juninas.

Consolidado no calendário cultural do município, o Arraiá das Abóboras também desempenha papel importante na economia local. O evento impulsiona setores como comércio, gastronomia e turismo, gerando renda para comerciantes e trabalhadores envolvidos direta e indiretamente na realização da festa.

Além dos shows musicais, a programação inclui barracas de comidas típicas, apresentações de quadrilhas juninas e atrações voltadas ao público infantil, ampliando o alcance do evento e reforçando seu caráter inclusivo e familiar.

Foto: Divulgação

A organização é da Prefeitura de Rio Verde, por meio das secretarias municipais responsáveis pelas áreas cultural e educacional, que atuam de forma integrada para garantir a realização de mais uma edição do evento, mantendo a tradição e fortalecendo a identidade cultural do município.

Autor Flávio Veras


Presidente da Câmara declara que a situação limita “espaços de diálogo e convergência”

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta 2ª feira (1º.jun.2026) que, no Brasil, “as dinâmicas sociais e políticas têm se caracterizado por um crescente afastamento entre posições e perspectivas”, o que “acaba por limitar os espaços de diálogo e convergência em torno de interesses permanentes e de longo prazo”.

As declarações foram feitas na abertura do 14º Fórum de Lisboa, evento que é realizado em Portugal e tem o decano do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, como anfitrião.

O presidente da Câmara declarou que o mundo vive momentos de “turbulências e interrogações” sobre “para onde ruma a humanidade”, o que exige adaptação das pessoas e das instituições.

Segundo Motta, as instituições internacionais “parecem impotentes” para “contrabalançar com diálogo e negociação o ressurgimento da geopolítica como fio condutor das relações entre as nações”.

O deputado usou como exemplo o Oriente Médio para afirmar que “crises e conflitos têm se multiplicado”, com “sérias consequências” para os países.

Motta declarou que a Câmara tem se movimentado para “navegar nesses mares agitados”. Mencionou a aprovação de projetos como a reforma tributária, da tributação, do consumo e da renda.

Motta falou sobre a aprovação pelos deputados do fim da escala 6 X 1. “À luz das novas realidades do mundo do trabalho, encontramos um compromisso equilibrado e eficaz entre o imperativo desenvolvimento econômico e o bem-estar das trabalhadoras e dos trabalhadores brasileiros”, afirmou. 

O congressista falou sobre a inteligência artificial. Disse que o país discute um marco legal para que “a tecnologia revolucionária da inteligência artificial prospere no Brasil como ferramenta para o progresso geral com respeito às liberdades” dos cidadãos. 

14º FÓRUM DE LISBOA

O tema do Fórum de Lisboa deste ano é “Nova ordem internacional, tecnologia e soberania: desafios democráticos, econômicos e sociais”. Todos os debates serão realizados de 1º a 3 de junho na Universidade de Lisboa.

O evento terá a presença de nomes como Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, Magda Chambriard, presidente da Petrobras, e Aloízio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

O número total de participantes no Fórum de Lisboa aumentou de 360 em 2025 para 450 em 2026. É um recorde para o evento. Mas o total de autoridades brasileiras caiu com relação ao ano passado –a única exceção é no Legislativo, que terá 2 congressistas a mais neste ano. A mudança de embocadura do tema central do encontro, mais globalizado, é a razão de haver mais palestrantes de outros países e não apenas do Brasil e de Portugal.

O 14º Fórum de Lisboa recebeu o Alto Patrocínio da Presidência da República Portuguesa, dada pelo presidente português a iniciativas, eventos, congressos, projetos ou comemorações que são considerados de especial interesse público, relevância cívica, cultural, científica, social ou econômica para Portugal.

Não se trata de conceder financiamento ou apoio material. É uma chancela de reconhecimento e prestígio institucional.

A distinção, segundo a organização do evento, “reconhece a relevância institucional, acadêmica e cívica do evento, bem como sua contribuição para o fortalecimento do debate democrático e para a reflexão sobre os desafios contemporâneos enfrentados por Portugal, pelo Brasil e pela comunidade internacional”.

FESTAS E JANTARES PRIVADOS

Durante os dias que passam em Portugal, representantes de empresas privadas aproveitam para oferecer festas e jantares privados para os participantes –oportunidade que empresários têm para se aproximar de operadores do direito que atuam no Poder Judiciário. Esse tipo de contato é criticado por quem considera impróprios tais encontros.

Gilmar Mendes pensa de forma diferente. O decano do STF argumenta que reuniões como o Fórum de Lisboa permitem aos integrantes do Judiciário refletir sobre temas contemporâneos relevantes, trocar experiências entre si e assim estarem mais preparados para o exercício da magistratura.

Entre os empresários confirmados no Fórum de Lisboa 2026 estão:

  • André Esteves – co-fundador da Inteli, chairman e sócio sênior do BTG Pactual;
  • Fábio Chilo – diretor jurídico da JBS;
  • Luiza Trajano – presidente do Conselho de Administração Magazine Luiza;
  • Luiz Carlos Trabuco Cappi – presidente do Conselho de Administração do Banco Bradesco;
  • Ricardo Faria – fundador e chairman do Grupo Granja Faria;
  • Fábio Gaspar – Country Tax Manager da Shell Brasil;
  • Eduardo Lopes – diretor senior de Políticas Públicas do Nubank e CEO da Zetta;
  • Anderson Baranov – CEO Norsk Hydro Brasil e presidente do Conselho Diretor do Simineral PA.;
  • Eduardo Sattamini – CEO da Engie Brasil.

Leia mais:



Autor Poder360 ·


A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) deu início, nesta sexta-feira, 29, à programação da 50ª edição do Programa Deputados Aqui, promovendo uma ampla mobilização de cidadania, reconhecimento público e oferta de serviços gratuitos nos municípios de Abadiânia e Corumbá de Goiás.

A iniciativa, organizada pela Diretoria de Participação Popular, marca a edição histórica do programa, que, ao longo dos meses, consolidou a proposta de aproximar o Poder Legislativo da população goiana por meio de atendimentos, ações sociais e escuta direta das demandas comunitárias.  

A primeira etapa da programação teve início em Abadiânia, onde, desde as primeiras horas da manhã, a população teve acesso a diversos serviços gratuitos, incluindo consultas com clínico geral, atendimentos odontológicos e oftalmológicos, exames de ultrassom, aferição de pressão arterial, auriculoterapia, castração de cães e gatos machos, atividades recreativas para crianças e outras ações voltadas ao bem-estar da comunidade.

Paralelamente aos atendimentos, foi realizada sessão solene para a entrega do Certificado do Mérito Legislativo a cerca de 390 personalidades que contribuem para o desenvolvimento do município e da região.  

A solenidade contou com a presença do presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB); do prefeito de Abadiânia, Itamar Vieira Gomes (PP), acompanhado da primeira-dama Fernanda Boeira; dos deputados estaduais Amilton Filho (MDB), Lineu Olimpio (MDB) e Charles Bento (MDB); do deputado licenciado, Coronel Adailton (SD); do deputado federal Zacharias Calil (MDB); do presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (Cidadania); vereadores do município, secretários, lideranças comunitárias, empresários e representantes da sociedade civil organizada.  

O presidente da Alego, Bruno Peixoto, enfatizou que os serviços oferecidos representam o retorno dos recursos públicos à sociedade. “Não estamos fazendo nada mais do que a nossa obrigação, que é servir vocês”, declarou. O parlamentar também destacou que os atendimentos médicos permaneceriam disponíveis durante todo o dia e fez referência ao trabalho do deputado federal Zacharias Calil, classificando-o como uma das principais referências mundiais na separação de gêmeos siameses.  

Coronel Adailton destacou o caráter de devolução social do programa. “A nossa missão é servir”, afirmou ao defender que os serviços prestados representam o retorno à comunidade dos recursos arrecadados por meio dos impostos pagos pela população.  

Já o deputado Amilton Filho destacou a importância da aproximação entre o Parlamento e os municípios. “A melhor forma de celebrar esse aniversário era fazer essa festa popular”, disse, ao se referir à realização do evento na data do aniversário do prefeito Itamar Vieira. O parlamentar ressaltou ainda a importância de ouvir reivindicações, sugestões e críticas da população.  

Charles Bento reforçou a relevância da interiorização das ações legislativas. “A Assembleia Legislativa mais perto da população”, resumiu, ao destacar investimentos destinados ao município e os diversos serviços disponibilizados pelo programa em diferentes regiões do Estado.  

O deputado federal Zacharias Calil agradeceu a recepção da população e ressaltou a importância da atuação conjunta entre as lideranças políticas. “Contem comigo, vamos trabalhar conjuntamente”.

Durante a abertura, o prefeito Itamar Vieira ressaltou o impacto social da iniciativa. Segundo ele, o programa representa acolhimento e atenção às necessidades da população. “O povo está sendo tratado em primeiro lugar”, afirmou ao destacar a oferta de serviços de saúde, ações voltadas às mulheres, castração de animais e outras atividades promovidas durante o evento.  

Representando o Legislativo goianiense, Romário Policarpo destacou a aproximação entre a Assembleia e a sociedade. “Os deputados estaduais estão devolvendo a Assembleia Legislativa ao povo goiano da melhor forma possível, com prestação de serviço”, afirmou.  

Também discursaram os vereadores por Abadiânia, José Bosco Arantes (UB) e Renato Farias (PL). Bosco destacou a união entre os poderes locais em benefício da população. “A Câmara está sempre de portas abertas para atender esse público que muito precisa dos vereadores e do prefeito”, declarou. Renato Farias enfatizou os resultados concretos alcançados pela parceria entre os poderes públicos. “A comunidade quer ver resultado e hoje estamos mostrando isso”, afirmou.  

Entre os homenageados da solenidade esteve a cidadã Maria Penha da Silva, que ressaltou a relevância do programa para o município. “É um evento que abrange todos os setores da sociedade, com atendimento ao público em geral”, declarou, ao agradecer, em nome da população local, a realização da iniciativa.  

Após a entrega dos certificados, foi servido almoço aos participantes e os atendimentos gratuitos prosseguiram ao longo do dia em Abadiânia. 

Corumbá de Goiás recebe segunda etapa das homenagens 

Ainda no fim da manhã, a comitiva da Alego seguiu para Corumbá de Goiás, onde o programa teve continuidade com nova sessão solene realizada na Câmara Municipal. Na ocasião, cerca de 110 moradores receberam o Certificado do Mérito Legislativo em reconhecimento às contribuições prestadas ao município e ao Estado.  

A mesa dos trabalhos foi composta pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Rubinho Bom Demais (SD); pelo prefeito Chico Vaca (PL); pela primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Adriana Fernandes; pelo vice-prefeito Célio Fleury (UB); pelo deputado federal Zacharias Calil; pelo presidente da Alego, Bruno Peixoto; pelos deputados estaduais Coronel Adailton e Lineu Olimpio; além de vereadores locais, do presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo, e do vereador goianiense Léo José (SD).  

Na abertura da cerimônia, Rubinho Bom Demais classificou o momento como histórico para o município. “Hoje a nossa Câmara é a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás”, destacando a importância da presença do Parlamento estadual na cidade.  

O vice-prefeito Célio Fleury ressaltou o caráter de reconhecimento proporcionado pela solenidade. “Valorizar aquela pessoa que, de uma maneira ou de outra, contribuiu tanto para nossa cidade”, afirmou ao elogiar a iniciativa e destacar alguns dos homenageados.  

Coronel Adailton enfatizou a importância da gratidão àqueles que ajudaram a construir a história local. “Reconhecer as pessoas que fizeram muito pela nossa cidade significa que a Assembleia Legislativa está acertando”.  

Lineu Olímpio destacou o papel das parcerias institucionais e dos investimentos destinados aos municípios. “A representatividade política faz com que a gente se sinta honrado de representar o município”.  

Romário Policarpo voltou a defender a aproximação entre os poderes legislativos estadual e municipal. “A Assembleia está cada dia mais próxima do cidadão”, disse, ao elogiar a descentralização dos serviços e homenagens promovidas pelo programa.  

Ao discursar, Bruno Peixoto destacou a atuação dos parlamentares envolvidos na iniciativa e mencionou ações voltadas à valorização das tradições culturais goianas, além de reiterar o reconhecimento ao trabalho de Zacharias Calil.  

Por sua vez, Calil ressaltou a contribuição do programa para a área da saúde pública. “Você revolucionou a forma de fazer política no Estado de Goiás”, elogiando Bruno Peixoto pelo modelo adotado pelo Deputados Aqui, especialmente pela realização de atendimentos que auxiliam na redução da fila do Sistema Único de Saúde (SUS).  

Ao final da solenidade, Bruno Peixoto anunciou novos benefícios para Corumbá de Goiás, incluindo veículos e outras ações viabilizadas em parceria com deputados estaduais e federais, além da elaboração de projeto de lei para estadualização de um trecho de rodovia vicinal do município.  

Alexânia 

A programação da 50ª edição do Programa Deputados Aqui terá continuidade neste sábado, 30, em Alexânia, onde a estrutura de serviços será montada na Praça da Juventude a partir das 8 horas. A população contará com atendimentos médicos, odontológicos e oftalmológicos, emissão de documentos, orientações jurídicas, atividades culturais, ações de qualificação profissional, recreação infantil e diversas outras iniciativas voltadas à promoção da cidadania e da inclusão social. 

Além dos atendimentos, o programa mantém a realização de audiências públicas para ouvir diretamente a população. Conforme ressaltou Bruno Peixoto, a proposta é fortalecer a presença do Legislativo junto às comunidades e transformar demandas locais em ações concretas. “Esse é o verdadeiro sentido do nosso trabalho: aproximar o Poder Legislativo da comunidade e cuidar das pessoas”.   

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


Um homem morreu e outras duas pessoas ficaram feridas em um grave acidente envolvendo um carro de passeio e um caminhão na noite deste sábado (30/5), na GO-139, entre os municípios de Caldas Novas e Piracanjuba, na região Centro-Sul de Goiás.

A colisão aconteceu no km 101 da rodovia, em um trecho que passava por obras de manutenção e operava com desvio de tráfego. O local fica nas proximidades da área conhecida pelos motoristas como “curva da morte”.

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) foi acionado às 19h18min para atender a ocorrência. Segundo a corporação, equipes do 9º Batalhão Bombeiro Militar de Caldas Novas se deslocaram ao local após a informação de um acidente envolvendo um veículo de grande porte e um carro de passeio.

Quando a equipe de salvamento avançado chegou ao trecho, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já prestavam atendimento ao motorista do caminhão e a uma acompanhante. Ambos sofreram ferimentos leves.

No automóvel, os bombeiros encontraram um homem sem sinais vitais. A vítima estava no interior do veículo e teve o óbito constatado ainda no local.

Durante o atendimento, os militares identificaram risco potencial de incêndio devido ao vazamento de combustível e à posição do carro, que havia parado fora da pista, em uma área com vegetação seca e capim alto. Como medida preventiva, a equipe abriu o capô do veículo e desligou a bateria, eliminando possíveis fontes de ignição e garantindo a segurança da operação.

Após avaliação técnica, os bombeiros verificaram que não havia necessidade de desencarceramento. O acesso à vítima pôde ser realizado pela porta do passageiro, que estava aberta.

Concluídos os procedimentos de segurança e preservação da cena, a ocorrência ficou sob responsabilidade da Polícia Militar Rodoviária Estadual. A corporação permaneceu no local até a chegada da Polícia Científica, responsável pelos trabalhos periciais.

As circunstâncias que levaram ao acidente serão investigadas pela Polícia Civil. Os nomes das vítimas não foram divulgados pelas autoridades.

Autor Manoel Messias Rodrigues


Preço médio de venda da estatal para as distribuidoras passará de R$ 3,65 para R$ 3,30 por litro

A Petrobras anunciou neste domingo (31.mai.2026) uma redução de R$ 0,35 por litro no preço do óleo diesel A de uso rodoviário. O novo valor médio de venda para as distribuidoras passará de R$ 3,65 para R$ 3,30 por litro a partir de 2ª feira (1º.jun.2026). A medida está vinculada à subvenção econômica autorizada pelo governo federal.

O desconto aplicado pela estatal corresponde à subvenção econômica criada pelo governo federal. O governo autorizou a subvenção no sábado (30.mai.2026), por meio da Medida Provisória 1.363 de 2026, direcionada aos produtores e importadores de óleo diesel de uso rodoviário no país. O objetivo é estabilizar preço e oferta para garantir o abastecimento de diesel.

O novo preço de R$ 3,30 por litro representa uma redução de 37,4% em relação ao valor praticado em 31 de dezembro de 2022, considerando a inflação no período. A subvenção econômica autorizada pelo governo federal foi estabelecida no valor de R$ 1,12 por litro.

A implementação afeta diretamente as distribuidoras que adquirem o combustível da estatal.

Para o consumidor final, segundo a Petrobras, o desconto em valor equivalente ao da subvenção econômica neutralizará a reoneração de PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), também a partir de 1º de junho.

A Petrobras informou que está avaliando os termos da nova subvenção. A companhia não detalhou quais aspectos específicos estão sendo analisados.

“Qualquer decisão da companhia sobre esse tema será tempestivamente divulgada ao mercado nacional”, declarou a Petrobras.


Este texto foi publicado originalmente pela Agência Brasil em 31 de maio de 2026. O conteúdo é livre para republicação, citada a fonte, e foi adaptado para o padrão do Poder360.



Autor Poder360 ·