Na sessão solene extraordinária da Assembleia Legislativa de Goiás, proposta pela deputada Rosângela Rezende (Agir), o influenciador digital e palestrante João Vitor de Paiva Bittencourt e o professor Webiton de Jesus Silva subiram à tribuna para receber a mais alta honraria do Parlamento goiano, a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. O evento teve lugar no Plenário Iris Rezende nesta sexta-feira, 17.
O influenciador Bittencourt, que tem Síndrome de Down, afirmou que começou a usar as redes sociais para falar sobre inclusão social e combate ao preconceito. Além disso, destacou que “todas as pessoas merecem ter oportunidades e que esta homenagem é uma prova de que a sociedade, como um todo, está avançando”.
Ao final, o jovem ressaltou a importância desta homenagem para toda comunidade com a condição genética. “Sou João Vitor de Paiva Bittencourt, portador de Síndrome de Down. Estar aqui hoje significa que a inclusão está acontecendo de verdade. Essa medalha não é só minha, é de todas as pessoas com deficiência que lutam todos os dias por espaço, respeito e dignidade”, declarou.
O professor Webiton de Jesus Silva aproveitou seu tempo de fala para enaltecer a atividade do influenciador digital, que ocupa um lugar de destaque para a formação dos jovens e a cultura, como meio fundamental de transformação no mundo. “Nós, influenciadores, temos o compromisso de ensinar valores, independente de classe social ou distinção de cor. Um povo sem cultura é um povo sem história. Diante de Deus, somos todos iguais.”, frisou Silva.
Um depósito de produtos da empresa WePink, marca ligada à influenciadora Virginia Fonseca, foi interditado em Anápolis, na região central de Goiás, nesta sexta-feira (17/4). A medida foi adotada depois que a fiscalização apontou a falta de documentos obrigatórios e encontrou condições consideradas inadequadas no imóvel.
Segundo a Vigilância Sanitária, o galpão fica na Avenida Brasil Sul, no Bairro São João, e era usado para armazenar e distribuir cosméticos, produtos de higiene pessoal e suplementos alimentares. A prefeitura informou que o local não tinha alvará de funcionamento, alvará sanitário, certificado do Corpo de Bombeiros nem autorização de funcionamento exigida pela Anvisa para esse tipo de atividade.
Durante a vistoria, o responsável técnico ou legal não estava presente. A fiscalização também, que contou com participação do prefeito, Márcio Corrêa, relatou problemas como sujeira, indícios de insalubridade e presença de mofo, situação classificada como risco à saúde pública.
O imóvel tem mais de três mil metros quadrados e, segundo a fiscalização, operava como centro de distribuição regional, recebendo produtos em escala nacional sem a regularização necessária para funcionar no município. Por causa das irregularidades, o depósito foi interditado e autuado, e os responsáveis deverão apresentar defesa dentro do prazo definido pelos fiscais.
Em nota (veja a íntegra ao final), a WePink afirmou que o centro de distribuição interditado é operado pela TP Distribuições. A empresa disse ainda que a TP tem responsabilidade integral pela gestão do local, que seria destinado apenas ao armazenamento de mercadorias.

A marca também informou que a interdição tem caráter estrutural e cautelar, para a realização de melhorias físicas já previstas em projeto. Segundo a nota, não foram constatadas irregularidades fiscais ou documentais e também não houve aplicação de multas até o momento.
Nota da WePink
Em respeito aos seus consumidores, franqueados e parceiros, A WEPINK esclarece ponto a ponto os recentes rumores sobre a fiscalização na unidade logística de Anápolis – GO:
1- Responsabilidade: O Centro de Distribuição é operado e pertencente a TP DISTRIBUIÇÕES, não a WEPINK. Vale ressaltar que a TP Distribuições atua de maneira independente e tem responsabilidade integral sobre a gestão do local. OBS: Sim, Thiago Stabile está presente em ambos os quadros societários, assim como em outras empresas por ser um empresário ativo e atuante em diversas frentes de negócios.
2- Natureza da Unidade: O local é um Centro de Distribuição destinado exclusivamente ao armazenamento e envio de mercadorias, excluindo qualquer tipo de fabricação no local. A produção da marca é feita por fábricas terceirizadas com indústrias e licenças próprias. Importante pontuar que este Centro de Distribuição não atende o E-commerce da WEPINK e WPINK.
3- Regularidade Fiscal e Documental: A fiscalização não constatou irregularidades fiscal ou documental. Pelo contrário, confirmou que a operação encontra-se dentro dos prazos legais para adequação e obtenção de licenças acessórias, motivo pelo qual não houve aplicação de multas, autuações ou notificações.
4- Interdição Cautelar: A interdição pela Vigilância Sanitária é estrutural e cautelar, devido a melhorias físicas pendentes que já estão em projeto aprovado e foram entendidas como não concluídas.
5- Próximos Passos: A TP DISTRIBUIÇÕES irá concluir as adequações estruturais em breve e apresentará ao órgão competente.
A WEPINK mantém seu compromisso com a conformidade regulatória e ressalta que toda e qualquer responsabilidade será resolvida pela TP DISTRIBUIÇÕES o mais breve possível.”
Diretório estadual do partido também afirmou que a realização de eleições diretas é mais adequada para o governo estadual
O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores do Rio aprovou neste sábado (18.abr.2026) por unanimidade o apoio à pré-candidatura do ex-prefeito do Rio Eduardo Paes (PSD) ao governo do Estado. A informação foi divulgada nas redes sociais do braço estadual da sigla.
Na publicação, o diretório estadual do partido no Rio de Janeiro declarou que discutiu as eleições para o mandato tampão no Estado e definiu que a realização de eleições diretas é “a alternativa mais adequada”.
O Palácio da Guanabara é ocupado desde 24 de março, de modo interino, pelo presidente do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), Ricardo Couto de Castro. A gestão de Couto inicialmente seria temporária, mas o STF suspendeu o julgamento sobre o mandato-tampão e manteve o interino no cargo até nova decisão.
Segundo o PT do Rio, apoiar a realização de eleições diretas é “assegurar a participação popular e o pleno respeito aos princípios democráticos”.
Benedita da Silva para o Senado
O diretório estadual do PT também confirmou a indicação da deputada Benedita da Silva (PT-RJ) para o Senado na chapa de Paes. O líder do PT na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Felipe Pires, e o pastor e cantor Kleber Lucas foram escolhidos como suplentes.
Washington Quaquá (PT-RJ), prefeito de Maricá e vice-presidente nacional da sigla, porém, declarou na noite de sábado (18.abr.2026) que foi “surpreendido” com a exigência de um novo nome para a função de 1º suplente. Não foi divulgado quem indicou ou quem foi o indicado para o cargo.
Quaquá declarou que o apoio do seu grupo à candidatura estava condicionado pela indicação das suplências. Disse não concordar com a indicação e que os 2 nomes divulgados para os cargos foram aprovados em reunião do diretório.
Ao Poder360, Quaquá declarou que haverá um encontro estadual da sigla em 23 de maio no qual serão escolhidos os suplentes. Afirmou que terá “maioria para definir a chapa” com Felipe Pires e Kleber Lucas.
Lei que garante direitos a professores da educação infantil é debatida em audiência
Lidiane 18 de abril de 2026
O Auditório 2 da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) foi palco, na tarde desta sexta-feira, 17, de audiência pública para discutir a aplicação da Lei nº 15.326/26 nos municípios goianos. A norma, de autoria da deputada federal Professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP), que participou do encontro na Alego, reconhece oficialmente os professores da educação infantil como integrantes da carreira do magistério.
Além da autora da lei, compuseram a mesa o deputado estadual Mauro Rubem (PT), a deputada estadual Bia de Lima (PT), a vereadora por Goiânia Kátia Maria (PT) e outras autoridades. O debate reuniu profissionais da educação no Auditório Francisco Gedda.
Ao se dirigir ao público, Luciene Cavalcante classificou a norma como uma “reparação histórica” diante de um processo de invisibilidade que, segundo ela, se arrasta há mais de 30 anos.
“Estamos aqui hoje para fortalecer essa que é uma luta histórica. Quando falamos do reconhecimento da função docente de quem está no chão das creches, tratamos de uma reparação diante de um processo de invisibilidade e exploração”, afirmou Luciene Cavalcante. A deputada ressaltou que a lei inclui, na LDB, os profissionais que exercem docência na educação infantil como professores, independentemente do nome do cargo, e assegura o direito ao piso nacional para aqueles que atuam diretamente com as crianças.
Segundo ela, não cabe regulamentação adicional para o cumprimento da LDB ou do Piso Nacional do Magistério, mas sim fiscalização e cobrança junto às prefeituras, ministérios públicos, tribunais de contas e câmaras municipais. Luciene também criticou gestões municipais que, de acordo com sua avaliação, deixaram de promover o enquadramento funcional por questões financeiras.
Realidade nas cidades
Autor da proposta que originou a audiência, Mauro Rubem afirmou que o objetivo é transformar a conquista legislativa em realidade nos municípios. “A intenção é fazer com que a vitória, resultado da luta coletiva, se torne uma realidade em cada prefeitura. É preciso construir ações, protocolos e projetos para viabilizar o cumprimento da lei o quanto antes”, disse.
A vereadora Kátia Maria defendeu que a efetivação da norma depende de decisão política. “O que estamos discutindo envolve vontade política, e não a falta de recurso financeiro. É preciso garantir o enquadramento, o plano de carreira, a convocação dos aprovados em concurso e o reconhecimento de todos os trabalhadores da educação”, afirmou.
Assessora jurídica do movimento social Somos Todas Professoras, a advogada Eliana Vieira, de São Bernardo do Campo (SP), participou remotamente do encontro e enfatizou o caráter nacional da mobilização e o recorte de gênero da categoria.
“Temos cerca de 800 mil trabalhadores nessas funções, em sua maioria mulheres. Essa é uma luta de reparação histórica. Precisamos mobilizar sindicatos e garantir que a lei seja cumprida. O que fazemos nas creches é docência e, quando interpretado de outra forma, trata-se de desvio de função”, declarou Eliana Vieira.
A Polícia Civil de Goiás prendeu um homem em flagrante, nesta sexta-feira (17/4), pelo estupro de uma idosa cadeirante em Aparecida de Goiânia. A ação, conduzida pela 3ª Delegacia de Polícia do município, ocorreu após um alerta imediato feito pelo coordenador de um abrigo para idosos.
O crime foi flagrado por meio de câmeras de monitoramento instaladas no quarto da vítima. Assim que perceberam a movimentação suspeita, funcionários do local intervieram e encontraram o homem ainda sem roupas.
A idosa, que enfrenta graves limitações físicas e enfermidades, foi achada caída da cama e em estado de choque. Devido à gravidade da situação, ela foi prontamente encaminhada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para receber cuidados médicos e suporte psicológico.
O suspeito foi detido no local pelos policiais e levado à delegacia, onde foi autuado pelo crime de estupro de vulnerável. Por questões legais, o nome do investigado não foi revelado, e ele segue à disposição da Justiça para a audiência de custódia.
Ao comentar o caso, a Polícia Civil enfatizou a importância do monitoramento e da proteção a pessoas vulneráveis. A corporação reforçou que denúncias de violência sexual podem ser feitas de forma sigilosa e são fundamentais para interromper ciclos de abuso.
Petroleiro e porta-contêineres são alvos de disparos; embarcações recuam depois de ordem de fechamento da rota
Navios comerciais que tentaram atravessar o estreito de Ormuz neste sábado (18.abr.2026) foram impedidos de seguir viagem e, em pelo menos 2 casos, atingidos por disparos, segundo a agência Reuters. Relatos de segurança marítima indicam que embarcações iranianas abriram fogo contra navios na região entre as ilhas de Qeshm e Larak, o que levou os comandantes a recuar antes de completar a travessia.
Os episódios coincidem com alertas emitidos pela UKMTO (United Kingdom Maritime Trade Operations, a autoridade britânica de monitoramento do tráfego marítimo), que registrou 2 incidentes distintos na costa nordeste de Omã. Em um deles, o comandante de um petroleiro relatou que a embarcação foi abordada por duas lanchas armadas do IRGC (Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica), que abriram fogo sem aviso prévio por rádio; não houve feridos, e a tripulação está segura, segundo o comunicado.
Em outro alerta, a UKMTO informou que um navio porta-contêineres foi atingido por um projétil não identificado, o que causou danos em parte da carga, sem registro de incêndio ou impacto ambiental. As autoridades investigam os 2 casos, que ocorreram a cerca de 20 a 25 milhas náuticas da costa de Omã.
Além dos ataques, navios que navegavam pelo estreito relataram ter recebido mensagens de rádio atribuídas à Marinha iraniana informando que a passagem estava novamente fechada. “Atenção a todos os navios […] o Irã declara o estreito de Ormuz completamente fechado novamente. Nenhuma embarcação de qualquer tipo ou nacionalidade está autorizada a passar”, dizia a comunicação.
A interdição ocorre depois de um aviso emitido na véspera indicando que a travessia poderia ser retomada de forma limitada, em rotas consideradas seguras por Teerã. Neste sábado (18.abr), o Irã informou que voltará a exercer um controle rigoroso sobre o tráfego de navios comerciais no estreito de Ormuz.
O estreito de Ormuz é uma das principais rotas energéticas do mundo, responsável pelo escoamento de cerca de 20% do petróleo e do GNL (gás natural liquefeito) consumidos globalmente. Com a escalada recente, centenas de navios e cerca de 20.000 tripulantes permanecem retidos no Golfo, à espera de autorização para atravessar o corredor marítimo
Leia mais:
Influenciadores digitais e criadores de conteúdo recebem honrarias do Parlamento goiano, por iniciativa de Rosângela Rezende
Lidiane 18 de abril de 2026
A deputada Rosângela Rezende (Agir) promoveu, na tarde desta sexta-feira, 17, sessão especial em homenagem a influenciadores digitais e criadores de conteúdo goianos. Na oportunidade, receberam o Certificado do Mérito Legislativo e dois deles foram agraciados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta honraria concedida pela Casa de Leis.
Fizeram parte da mesa diretiva, no Plenário Iris Rezende, além da parlamentar: a comunicadora e locutora Poliana Assis; a empresária Aurora Rassi; as influenciadoras Izabela de Oliveira e Vitória Mugayar; o atleta paraolímpico tricampeão brasileiro de 400 metros, João Vitor Cardoso; o influenciador e palestrante João Vitor de Paiva Bittencourt e o ator Webiton Fornara.
Ao iniciar a sessão, Rezende falou da sua honra em poder receber os homenageados na sede do Poder Legislativo goiano, reforçando a transformação da comunicação atual e a influência política direta que essa transformação acarreta. “Durante décadas, a mediação do que circulava na esfera pública esteve concentrada em poucos canais e emissoras, que definiam o que era noticia e quem deveria aparecer. Hoje, vivemos outro momento: plural e de infinitas possibilidades, muito por causa de vocês”, reforçou.
A parlamentar citou dados que mostram que o país possui cerca de 150 milhões de usuários ativos das redes sociais. Segundo ela, é nesta esfera que se constrói opiniões, reputações e se organizam debates públicos. “Quem produz conteúdo, participa de forma concreta nesse processo, como agente direto. Isso amplia as oportunidades, mas também as responsabilidades, já que o alcance de cada um significa influência real sobre o comportamento, a linguagem e a percepção social das pessoas. Vocês são muito importantes”, enfatizou.
Inclusão
O influenciador digital e palestrante João Vitor de Paiva Bittencourt e o professor Webiton “Fornara” de Jesus Silva subiram à tribuna para receber a mais alta honraria do Parlamento goiano, a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.
Bittencourt, que tem Síndrome de Down, afirmou que começou a usar as redes sociais para falar sobre inclusão social e combate ao preconceito. Além disso, destacou que “todas as pessoas merecem ter oportunidades e que esta homenagem é uma prova de que a sociedade, como um todo, está avançando”.
Ao final, o jovem ressaltou a importância desta homenagem para toda a comunidade com a condição genética. “Sou João Vitor de Paiva Bittencourt, portador de Síndrome de Down. Estar aqui hoje significa que a inclusão está acontecendo de verdade. Essa medalha não é só minha, é de todas as pessoas com deficiência que lutam todos os dias por espaço, respeito e dignidade”, declarou.
Webiton Fornara aproveitou seu tempo de fala para enaltecer a atividade do influenciador digital, que ocupa um lugar de destaque para a formação dos jovens e a cultura, como meio fundamental de transformação no mundo. “Nós, influenciadores, temos o compromisso de ensinar valores, independente de classe social ou distinção de cor. Um povo sem cultura é um povo sem história. Diante de Deus, somos todos iguais”, frisou Silva.
O Governo de Goiás avançou, nesta sexta-feira (17/4), em uma agenda de investimentos estruturantes no Entorno do Distrito Federal, em Águas Lindas e Valparaiso, com lançamento de obras rodoviárias e entrega de moradias nos municípios estratégicos da região. As ações contemplam melhorias na mobilidade urbana e ampliação do acesso à habitação, em um pacote que reforça o desenvolvimento regional.
Em Águas Lindas de Goiás, foram lançadas a obra de implantação da terceira faixa da BR-070, no trecho entre o município e Ceilândia, e assinada a ordem de serviço para duplicação e restauração da BR-080, entre Brazlândia e a divisa com Goiás. Juntas, as intervenções somam mais de R$ 147 milhões em investimentos.
As obras têm como foco ampliar a fluidez do trânsito, reduzir congestionamentos e aumentar a segurança viária em corredores estratégicos que ligam o Entorno à capital federal. O trecho da BR-070, por exemplo, atende diariamente milhares de trabalhadores e estudantes, além de ser rota importante para o transporte de cargas.
Segundo o governador Daniel Vilela, os investimentos atendem a uma demanda histórica da região e resultam de articulação entre os governos estadual, federal e do Distrito Federal.
“São obras que melhoram o transporte, reduzem o tempo de deslocamento e impactam diretamente a qualidade de vida da população”, afirmou.
A agenda também reforçou a necessidade de integração no transporte coletivo entre Goiás e o Distrito Federal, com foco na redução de custos e melhoria do serviço para os usuários da região.
Habitação e desenvolvimento social

Em Valparaíso de Goiás, o governador entregou 324 unidades habitacionais do programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Nunca Mais, com investimento estadual de R$ 10,1 milhões. Os imóveis estão distribuídos entre dois empreendimentos residenciais e beneficiam famílias em situação de vulnerabilidade.
A entrega representa, segundo o governo, um avanço na política habitacional e na garantia de moradia digna para a população do Entorno. Desde 2019, o município já recebeu mais de 11 mil unidades habitacionais, com forte participação de recursos estaduais.
“Esse é um momento que representa uma mudança real na vida das famílias, que passam a ter segurança e dignidade com a casa própria”, destacou Daniel Vilela durante a solenidade.

Além das moradias, o Estado também mantém ações complementares na região, como programas sociais, investimentos em educação e iniciativas voltadas à assistência social, ampliando o impacto das políticas públicas.
A agenda incluiu ainda a vistoria das obras do Mercadão de Valparaíso, espaço voltado ao fortalecimento do comércio local, com estrutura para feirantes, pequenos produtores e serviços públicos.
A combinação de investimentos em infraestrutura e habitação reforça a estratégia do Governo de Goiás de impulsionar o crescimento do Entorno do Distrito Federal, região que concentra forte expansão populacional e demanda crescente por serviços públicos e mobilidade.
Evento marcado para junho foi barrado depois de críticas do governo; artista já teve show cancelado no Reino Unido e no Brasil
O governo da Polônia cancelou o show do rapper Kanye West, conhecido como Ye, previsto para acontecer no dia 19 de junho de 2026. A decisão foi motivada por declarações antissemitas do artista, em 2025. O anúncio foi feito nesta 6ª feira (17.abr.2026).
“Gostaríamos de informar que o concerto de Ye (Kanye West) planejado para 19 de junho de 2026 no estádio Slaski não acontecerá devido a razões formais e legais“, disse o diretor do estádio onde o show aconteceria, Adam Strzyzewski, em um comunicado publicado no Facebook.
A ministra da Cultura, Marta Cienkowska, já havia se posicionado contra o evento nesta 5ª feira (16.abr.2026). “Em um país marcado pela história do Holocausto, não podemos fingir que isso é apenas entretenimento“, disse em postagem no X.
O campo de extermínio de Auschwitz, localizado no território polonês ocupado pela Alemanha nazista, é um dos principais símbolos do Holocausto. Mais de 1,1 milhão de pessoas foram mortas no local, a maioria judeus.
A polêmica se estende a outros países. Nesta semana, o artista adiou um show em Marselha, na França, depois de pressão das autoridades locais. Há cerca de 10 dias, o Reino Unido barrou a entrada do rapper no país em meio à controvérsia sobre sua participação no Wireless Festival, em Londres.
Apesar das críticas, Kanye West mantém apresentações programadas na Europa e na Ásia, além de shows recentes nos Estados Unidos e no México. Em janeiro, ele pediu desculpas publicamente e atribuiu parte de seu comportamento ao transtorno bipolar sem tratamento à época.
Em 2025, um show de Kanye West em São Paulo foi cancelado depois de a prefeitura revogar a autorização para o uso do Autódromo de Interlagos. A justificativa também foram as declarações do rapper.
Casa homenageia servidores da segurança e instrutores de tiro na próxima quarta-feira, 22
Lidiane 17 de abril de 2026
Nesta quarta-feira, 22, a Casa de Leis promoverá duas solenidades com a entrega de Certificado de Mérito Legislativo. A primeira acontece a partir das 9 horas e irá homenagear os profissionais das forças de segurança de Goiânia. A sessão foi proposta pelo deputado José Machado (PSDB) e vai acontecer no Plenário Iris Rezende.
Já à noite, a partir das 19 horas, por iniciativa do deputado Bruno Peixoto (UB), serão condecorados os instrutores de clubes de tiro. A solenidade também acontece no Plenário Iris Rezende.
Para o presidente da Casa de Leis, Bruno Peixoto, reconhecer a categoria é importante porque os instrutores desempenham papel essencial na promoção da segurança, da disciplina e do respeito às normas legais, contribuindo diretamente para a prática responsável do tiro esportivo.
Segundo Peixoto, os instrutores atuam como agentes educadores, transmitindo conhecimentos técnicos e valores fundamentais, como autocontrole, responsabilidade e ética. “A homenagem visa a reconhecer o compromisso, a dedicação e a importância desses profissionais, que exercem suas funções com seriedade, contribuindo para a segurança e o desenvolvimento da atividade esportiva em nosso Estado”.
Além do Certificado de Mérito Legislativo, o presidente da Casa também concederá a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta honraria da Casa de Leis, para algumas personalidades na solenidade.



Posts recentes
Comentários
Arquivos
- junho 2026
- maio 2026
- abril 2026
- março 2026
- fevereiro 2026
- janeiro 2026
- dezembro 2025
- novembro 2025
- outubro 2025
- setembro 2025
- agosto 2025
- julho 2025
- junho 2025
- maio 2025
- abril 2025
- março 2025
- fevereiro 2025
- janeiro 2025
- dezembro 2024
- novembro 2024
- setembro 2024
- agosto 2024
- julho 2024
- junho 2024
- maio 2024
- abril 2024
- março 2024
- fevereiro 2024
- dezembro 2023
- novembro 2023
- outubro 2023
- setembro 2023
- agosto 2023
- julho 2023
- junho 2023
- maio 2023
- abril 2023
- janeiro 2023
- outubro 2022
- setembro 2022
- julho 2022
- junho 2022
- maio 2022
- março 2022
- janeiro 2022
- dezembro 2021
- novembro 2021
- outubro 2021
- setembro 2021
- agosto 2021
- julho 2021
- junho 2021
- maio 2021
- agosto 2020
- julho 2020
- junho 2020
- maio 2020
- abril 2020
- fevereiro 2020
- janeiro 2020
- dezembro 2019
- novembro 2019
- outubro 2019
- setembro 2019
- agosto 2019
- julho 2019
- junho 2019
- maio 2019
- abril 2019
- março 2019
- fevereiro 2019
- janeiro 2019
- dezembro 2018
- novembro 2018
- outubro 2018
- setembro 2018
- agosto 2018
- julho 2018
- junho 2018






