No Banner to display

16 de abril de 2025
  • 01:00 Deputado ex-PL elogia Moraes e diz buscar conciliação sobre anistia
  • 21:16 Autores de maus-tratos a animais não poderão assumir cargos em comissão, aprova Plenário
  • 17:30 Claque Cultural 2025 abre inscrições com cachês de até R$ 24 mil
  • 13:45 Vendas de Páscoa devem cair 1,4% em 2025, diz CNC
  • 10:01 Assembleia Legislativa homenageou, na noite dessa 2ª-feira, destaques do interior goiano, por proposta do deputado Cairo Salim


O maior Panelão de Pamonha do Mundo. Essa é a denominação do evento programado para este sábado, 1º de fevereiro, comandado pelos deputados Bruno Peixoto (UB), presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), e Gugu Nader (Avante). A festa gastronômica e cultural terá início ao meio-dia, na Praça do Violeiro, no Setor Urias Magalhães, em Goiânia, e promete ser um marco na história de Goiás e do Brasil.

Com a distribuição gratuita de mais de 20 mil pamonhas, a ação visa celebrar a riqueza cultural e gastronômica do Estado. A iniciativa também faz parte das comemorações do Dia Estadual da Pamonha, sancionado em janeiro de 2024, pelo governador Ronaldo Caiado (UB), após propositura do deputado Gugu Nader ser aprovada pelo Plenário da Assembleia Legislativa. A Lei nº 22.535, de 8 de janeiro de 2024, prevê que a data, comemorada anualmente no dia 3 de fevereiro, busca preservar e divulgar as tradições do Estado, com destaque para uma das principais iguarias da gastronomia goiana.

O presidente da Alego afirma que se trata de uma grande celebração que, além de unir famílias, também reforça a representatividade de Goiás no cenário nacional. “Mais do que uma celebração gastronômica, esse grande evento é uma forma de valorizar a nossa cultura e reforçar o orgulho de sermos goianos. O Maior Panelão de Pamonha do Mundo simboliza, acima de tudo, a união das famílias, a preservação das nossas tradições. Estamos prontos para mostrar ao Brasil a grandiosidade do nosso Estado”, diz Peixoto.

O deputado Gugu Nader, por sua vez, lembra que, além da distribuição gratuita das pamonhas quentinhas, a ação busca celebrar a cultura e a tradição goiana, reforçando a importância desse símbolo da identidade local. 

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT