A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizará, às 15 horas desta quarta-feira, 13, a segunda sessão deliberativa ordinária da semana. Os trabalhos ocorrerão de forma híbrida, no Palácio Maguito Vilela, com 86 processos legislativos previstos na pauta da Ordem do Dia.
Entre as matérias aptas à deliberação, constam três proposições em segunda fase de discussão e votação, 62 em primeira fase, uma em votação única e outras 20 para apreciação de pareceres favoráveis emitidos pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
Em 1ª votação
Um dos destaques é a proposta 8128/24, da deputada Rosângela Rezende (Agir), que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Troca Sustentável. A iniciativa prevê a troca de resíduos recicláveis por alimentos, com o objetivo de incentivar a coleta seletiva, contribuir para a segurança alimentar da população em vulnerabilidade social, fomentar cooperativas de reciclagem e auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti. A execução poderá ocorrer pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com municípios, iniciativa privada e organizações da sociedade civil.
Também integra a pauta o projeto 467/23, do deputado Veter Martins (PSB), que propõe a obrigatoriedade de circuito interno de filmagem em pet shops que prestem serviços de banho e tosa em Goiás. A matéria busca ampliar a fiscalização e o combate aos maus-tratos contra animais domésticos, determinando armazenamento das gravações por até 30 dias e prevendo multas de R$ 1mil a R$ 10 mil em casos de crueldade.
As demais matérias aptas à primeira votação abrangem saúde, inclusão social, educação, meio ambiente, turismo, cultura e proteção animal. Outras proposições tratam da inclusão de eventos no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado, reconhecimento de patrimônios culturais, concessão de títulos honoríficos a municípios, denominação de bens públicos e rodovias estaduais, e declaração de utilidade pública de entidades goianas.
Segunda fase
Em segunda fase, os parlamentares deverão apreciar proposta que denomina o Ginásio de Esportes Jardim Balneário Meia Ponte, em Goiânia, como Pedro Masayosi Misukami. Também estão na pauta o projeto que institui o Memorial às Vítimas do Acidente Radiológico com Césio-137 e a matéria que cria o Certificado Empresa Amiga do Meio Ambiente, a ser concedido pelo Poder Executivo estadual. Em votação única, os deputados poderão deliberar sobre a concessão do Título de Cidadania Goiana a Otaviano Ribeiro do Nascimento.
A Ordem do Dia inclui ainda 20 processos aptos à apreciação de pareceres favoráveis da CCJ. Entre eles, estão projetos sobre promoção da igualdade no ambiente de trabalho, valorização da mulher do campo e agricultura familiar, combate à dengue nas escolas, responsabilidade digital nas redes sociais, prevenção da febre Oropouche, criação de banco estadual de voluntariado, implantação de canteiros terapêuticos em hospitais, campanhas de prevenção a queimaduras, incentivo ao acesso ao ensino superior e reconhecimento de patrimônios culturais e rotas de turismo religioso. Após eventual aprovação, os processos seguirão para as respectivas comissões temáticas da Casa.
Para mais informações sobre todas as matérias aptas à apreciação na sessão ordinária desta quarta-feira, 13, consulte a pauta prévia.
Sessões ordinárias
As sessões ordinárias compõem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem Ordem do Dia previamente designada. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compostas pelas fases: Abertura, com apresentação de matérias e comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e Ordem do Dia.
Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite ao vivo todas as sessões. A população pode acompanhar pela TV Assembleia Legislativa, canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom, pelo site oficial do Parlamento estadual, portal.al.go.leg.br, e pelo canal do YouTube. Assim, é possível acompanhar as discussões e votações de todas as matérias em pauta.
A Ordem do Dia, que é uma das fases mais importante da sessão, envolve a discussão e votação das matérias em destaque. Cada projeto de lei é analisado e debatido pelos deputados antes de ser votado. Esse momento é crucial para a democracia, pois é quando os parlamentares têm a oportunidade de defender suas proposições, ou argumentar contra as matérias das quais discordam.
As decisões tomadas na Assembleia Legislativa têm impacto direto na vida da população. Por isso, é fundamental que os cidadãos acompanhem o trabalho dos parlamentares e participem das decisões, dando a sua opinião e, assim, contribuindo para o aprimoramento da democracia.
A Polícia Civil de Goiás (Deic/Garra) e a Polícia Civil de São Paulo deflagraram, nesta quarta-feira (15/4), uma operação contra uma associação criminosa especializada em furto qualificado. Até o momento, os prejuízos apurados ultrapassam R$ 150 mil.
Ao todo, as equipes cumpriram quatro mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva. O grupo agia em quase todas as regiões do Brasil, com foco nos estados de Goiás, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia.
Como funcionava o esquema
A quadrilha tinha como alvo principal os idosos. Dentro das agências bancárias, os criminosos se dividiam em funções específicas: alguns se passavam por clientes, outros por funcionários do banco, enquanto um integrante vigiava toda a ação.
Após conseguirem efetivar a troca dos cartões e obter as senhas, os criminosos realizavam transferências, saques e compras de artigos de luxo e eletrônicos. O impacto financeiro atingiu tanto as vítimas quanto as instituições bancárias.
Combate à venda de dados sigilosos
Em outra frente de trabalho nesta quarta-feira, a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a Administração Pública (Dercap) realizou a Operação Mercador de Dados.
A ação cumpriu um mandado de busca e apreensão em Aparecida de Goiânia, no endereço residencial de um empregado público. Ele é investigado pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e violação de sigilo funcional.
A investigação apura o fornecimento de informações sigilosas de usuários — dados de pessoas físicas e jurídicas protegidos pela LGPD — que eram extraídos do banco de dados interno de uma empresa pública e vendidos a terceiros.
Parceria dará ao governo norte-americano acesso a minerais estratégicos em Kiev; foi anunciado pelo secretário do Tesouro dos EUA
O governo dos presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano) e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinaram um acordo nesta 4ª feira (30.abr.2025) que dará ao governo norte-americano acesso a minerais estratégicos do país europeu. Em troca, Washington ajudará o país no conflito contra a Rússia.
O acordo foi anunciado pelo secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent. Os 2 países tentam fechar a parceria desde que o republicano retornou à Casa Branca.
No sábado (26.abr), Trump e Zelensky conversaram na Basílica de São Pedro, no Vaticano, durante o funeral do papa Francisco. A reunião informal durou cerca de 15 minutos. O encontro não estava previsto oficialmente.
“Os Estados Unidos estão comprometidos em ajudar a facilitar o fim desta guerra cruel e sem sentido. Este acordo sinaliza claramente à Rússia que o governo Trump está comprometido com um processo de paz centrado em uma Ucrânia livre, soberana e próspera a longo prazo. O presidente Trump imaginou esta parceria entre o povo americano e o povo ucraniano para demonstrar o compromisso de ambos os lados com a paz e a prosperidade duradouras na Ucrânia”, disse Bessent em comunicado.
ENTENDA
Em outubro de 2024, a Ucrânia apresentou a ideia ao país norte-americano como parte do plano de vitória de Zelensky no fim da guerra com a Rússia.
O pacto daria aos EUA o fornecimento de metais de terras raras da Ucrânia, essenciais para a produção de peças eletrônicas, em troca da colaboração de Trump para o fim dos conflitos.
Além disso, o benefício ajudaria Trump em seus planos de diminuir a dependência de produtos importados da China.
Entretanto, em fevereiro de 2025, o presidente ucraniano declarou que ainda não estava convicto de que os países poderiam firmar o acordo, pois os EUA não apresentaram nenhuma garantia de segurança à Ucrânia.
Equatorial Goiás incentiva troca de materiais recicláveis por descontos na fatura de energia
Lidiane 15 de maio de 2024
Projeto da distribuidora gerou mais de R$ 370 mil em descontos em todo ano passado no estado
Incentivar a reciclagem faz parte do dia a dia da Equatorial Goiás e neste “Dia Mundial da Reciclagem” (17), a concessionária incentiva os clientes a trocar materiais que iriam para o lixo, como alumínio, vidro e papelão, por descontos na conta de luz.
Com mais de 2.556 mil coletas feitas desde que iniciou a sua concessão no estado, há pouco mais de um ano, a distribuidora garantiu R$ 375.170,70 em descontos na fatura dos clientes que participam ativamente do projeto e 13 instituições parceiras da iniciativa.
De janeiro do ano passado até março deste ano, foram recolhidos pelo Programa E+ Reciclagem 1.366.670,21 quilos de resíduos recicláveis, correspondendo a uma economia de 6.406.261,60 kWh na fabricação e processamento dos materiais. Essa quantidade de energia economizada seria suficiente para suprir a demanda por energia elétrica de mais de 40 mil casas na capital por um mês.
Essa é uma maneira simples e eficaz de economizar todos os meses. Ao doar materiais recicláveis limpos e separados para os postos de coleta, os clientes podem conseguir descontos em suas faturas de energia. “Este é um passo importante não apenas para economizar dinheiro, mas também para contribuir com a preservação do meio ambiente”, afirma o engenheiro de Distribuição da Equatorial Goiás, Adriano Faria.
O Programa E+ Reciclagem é uma ação que reafirma o comprometimento da distribuidora com o “Dia Mundial da Reciclagem”, celebrado nesta sexta-feira (17). Uma data que levanta a importância de adotar práticas ecologicamente responsáveis. “Ao ressignificar materiais recicláveis, como papel, plástico e metal, não apenas estamos reduzindo o desperdício, mas também economizando energia elétrica necessária para produzir novos produtos a partir de matéria-prima virgem”, reforça Adriano.
Na prática, o esforço dos clientes e da companhia de energia pelo meio ambiente já preservou mais de 11.762,54 mil árvores nos últimos 12 meses, que poderiam ter sido cortadas para confecção de papel. Essa contribuição diminui a pegada de carbono em Goiás, uma metodologia criada por órgãos ambientais para medir as emissões de gases estufa, desse modo, a distribuidora contribui para um futuro mais sustentável. O programa da Equatorial destaca ainda o papel fundamental da reciclagem na conservação de recursos naturais e na promoção de um futuro mais sustentável.

Confira a relação de resíduos aceitos no programa E+ Reciclagem da Equatorial Goiás:
– Papel: livros, revistas, jornais, papelão, entre outros;
– Plástico: PET, plástico duro, PVC, entre outros;
– Metal: alumínio, ferro, bronze, entre outros;
– Vidro: potes de vidro com tampas plásticas;
– Óleo de cozinha
Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro. A tabela de preço pode ser consultada presencialmente no ponto ou pelo aplicativo E+ Reciclagem. Caso o valor do desconto seja maior do que o total da conta, o excedente é automaticamente creditado na fatura seguinte.
Os clientes também podem optar por repassar o bônus para outra unidade consumidora cadastrada em seu CPF ou CNPJ ou ainda doá-lo para uma entidade beneficente sem fins lucrativos, mediante apresentação do número da conta contrato da instituição. Além disso, cada cliente pode consultar seus bônus através do aplicativo E+ Reciclagem, disponível nas plataformas Android e iOS.
Pontos de coleta
Ao todo são 12 pontos de coleta espalhados em todos o Estado. Vale ressaltar que os locais não recebem resíduos orgânicos, com exceção do óleo de cozinha. Em Goiânia é possível fazer a troca em cinco postos:
Arquidiocese Santuário Basílica Sagrada Família
Rua C-14, n° 155, Vila Canaã;
De segunda a sexta, das 08h às 18h e aos sábados das 08h às 12h
Sede da Equatorial Goiás
Rua 2, Quadra A37, 505 – Jardim Goiás;
De segunda a sexta, das 08h às 18h e aos sábados das 08h às 12h
Assaí da Perimetral
Avenida Perimetral Norte, n° 2609, Setor Vila João Braz
De segunda a sexta, das 08h às 18h e aos sábados das 08h às 12h
Posto de Coleta Jardim Guanabara
Rua Ubá, n° 61, Jardim Guanabara
De segunda a sexta, das 08h às 18h e aos sábados das 08h às 12h
Itinerante El Shaday
Av. Ville, 2210 – Qd 27 Lt 07 – Res. Center Ville
De segunda a sexta, das 08h às 18h e aos sábados das 08h às 12h
Os outros pontos estão localizados nas cidades de Aparecida de Goiânia, Jandaía, Burinópolis, Indiara, Cachoeira Dourada, Trindade e Itumbiara. Com os horários de funcionamento de segunda a sexta, das 08h às 18h e aos sábados das 08h às 12h:
Posto de Coleta Jandaia
Av. Doná Gercina Borges, 192 – Centro, Jandaia;
Reciclar Buritinópolis
GHV9+J6 Buritinópolis;
Posto de Coleta Indiara
R. Goiás, Q 11 – L 09 – Nova, Indiara;
Posto de Coleta Cachoeira Dourada
Av. Itumbiara – Setor Noroeste, Cachoeira Dourada;
Posto Itinerante Renove Gestão Aparecida de Goiânia
Av. W-7 – St. Vale do Sol, Aparecida de Goiânia;
Posto RR Trindade
Rua São Francisco n° 743, Qd. 06, Lt. 12/13 – Núcleo Anhanguera, Trindade;
Estação Reciclar Itumbiara
Rua Rita D. Borges, 2 – St. Dona Marolina, Itumbiara;
A iniciativa também promove ações de conscientização sobre a preservação ambiental e a importância da coleta seletiva. “Nosso compromisso está em incentivar e conscientizar os clientes sobre a correta disposição desses materiais recicláveis, práticas fundamentais para o meio ambiente e que também resultam em economia na conta de energia”, reforça o engenheiro.
Destinação
A distribuidora coleta os resíduos e encaminha para as fábricas de reciclagem. “Os resíduos são recolhidos nas empresas geradoras e nos postos de coleta, são enviados e armazenados em galpões de reciclagem. Posteriormente, esses resíduos são enviados a fábricas e ou industrias de reciclagem e são transformados em novos produtos, cada um de acordo com sua categoria”, explica Adriano.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence à holding Equatorial Energia, 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 14 milhões de clientes. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de clientes, localizados em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².
Dois advogados são presos suspeitos de usar a profissão para fazer troca de recados entre membros de facção criminosa | Goiás
Lidiane 22 de março de 2024
Advogados estariam transmitindo ordens das lideranças para membros da facção em Valparaíso
Dois advogados foram presos por suspeita de envolvimento com uma facção criminosa, atuando como parte do núcleo jurídico. A prisão ocorreu no âmbito da operação “Honoris Criminis”, com o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária contra os dois advogados em Anápolis, Valparaíso de Goiás e no Distrito Federal.
Além dos advogados presos, a operação apreendeu computadores, celulares e vários documentos, entre eles um bilhete destinado para um dos membros da facção criminosa. De acordo com o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), a investigação indica que os dois aproveitavam os atendimentos nos locais específicos com os detentos para transmitir recados entre lideranças e outros membros da facção.
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) informou que acompanha a ação em Anápolis, mas não tem conhecimento dos mandados cumpridos em Valparaíso de Goiás. A OAB-GO afirmou ainda que reforça o compromisso em garantir o respeito aos procedimentos legais.
Nos recados, constava um plano para interferir nas rotinas internas dos presídios do estado de Goiás, como saídas para banho de sol e audiências. Além disso, as investigações indicam que os advogados estariam transmitindo ordens das lideranças para que os detentos fizessem falsas acusações de torturas e maus-tratos nos órgãos de controle. O objetivo das falsas acusações seria forçar a fiscalização e pressionar os órgãos a flexibilizar as regras internas nos presídios de segurança máxima de Goiás.
A operação “Honoris Criminis” foi uma realização conjunta entre o MP-GO, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e as polícias Civil, Militar e Penal.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás



Posts recentes
- Com resultado histórico, Rio Verde lidera ranking de alfabetização
- Uniforme de goleiro vermelho registrado na Fifa não foi feito, diz CBF
- Governo elabora regras para divisão do teto de gastos entre os Poderes em Goiás
- ‘Falsas promessas de melhorias’, diz representante após comitivas deixarem Expo Catalão 2026
- TRT mantém abertura de supermercados aos domingos em Goiás
Comentários
Arquivos
- junho 2026
- maio 2026
- abril 2026
- março 2026
- fevereiro 2026
- janeiro 2026
- dezembro 2025
- novembro 2025
- outubro 2025
- setembro 2025
- agosto 2025
- julho 2025
- junho 2025
- maio 2025
- abril 2025
- março 2025
- fevereiro 2025
- janeiro 2025
- dezembro 2024
- novembro 2024
- setembro 2024
- agosto 2024
- julho 2024
- junho 2024
- maio 2024
- abril 2024
- março 2024
- fevereiro 2024
- dezembro 2023
- novembro 2023
- outubro 2023
- setembro 2023
- agosto 2023
- julho 2023
- junho 2023
- maio 2023
- abril 2023
- janeiro 2023
- outubro 2022
- setembro 2022
- julho 2022
- junho 2022
- maio 2022
- março 2022
- janeiro 2022
- dezembro 2021
- novembro 2021
- outubro 2021
- setembro 2021
- agosto 2021
- julho 2021
- junho 2021
- maio 2021
- agosto 2020
- julho 2020
- junho 2020
- maio 2020
- abril 2020
- fevereiro 2020
- janeiro 2020
- dezembro 2019
- novembro 2019
- outubro 2019
- setembro 2019
- agosto 2019
- julho 2019
- junho 2019
- maio 2019
- abril 2019
- março 2019
- fevereiro 2019
- janeiro 2019
- dezembro 2018
- novembro 2018
- outubro 2018
- setembro 2018
- agosto 2018
- julho 2018
- junho 2018




