25 de junho de 2026
  • 23:31 Autorizada venda de bens para criação de fundo de investimento
  • 19:47 Mabel anuncia obra de R$ 40 mi na bacia do Córrego Botafogo
  • 16:03 MP pede contratos de Neymar e Virgínia com casa de apostas
  • 12:18 Deputados votam propostas com foco em patrimônio e servidores
  • 08:34 Mabel projeta R$ 500 milhões em obras para Goiânia


O deputado Antônio Gomide (PT) realizará, nesta sexta-feira, 10, às 19 horas, sessão solene extraordinária no Plenário Iris Rezende, dedicada às Santas Casas de Misericórdia de Goiás.

A solenidade foi proposta, segundo Gomide, para reconhecer os relevantes serviços prestados pelas instituições filantrópicas à saúde pública goiana, com destaque para a atuação hospitalar, ambulatorial, laboratorial e a parceria histórica com o Sistema Único de Saúde (SUS). 

A iniciativa dialoga com a atuação do mandato em defesa dessas entidades e reforça o reconhecimento público ao papel essencial que desempenham no atendimento à população.

Durante a cerimônia, serão homenageados cerca de 80 servidores e colaboradores das Santas Casas de Goiânia, Anápolis, Catalão e Buriti Alegre, em reconhecimento ao trabalho diário desenvolvido no cuidado à população.

Para Antônio Gomide, a sessão é uma oportunidade de valorizar profissionais e instituições que exercem papel decisivo na rede pública de saúde.

“É uma homenagem justa a quem dedica a vida a cuidar das pessoas. As Santas Casas têm uma história de compromisso com a saúde pública e com o atendimento humanizado, sendo fundamentais para milhares de famílias goianas”, destaca Gomide.

Santas Casas

As Santas Casas de Misericórdia são instituições filantrópicas de atendimento à população, especialmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com  hospitais tradicionais, muitos deles centenários, que atuam oferecendo serviços de média e alta complexidade, sendo referência em diversas regiões.

Essas instituições têm como missão prestar assistência hospitalar com caráter beneficente, atendendo principalmente pacientes que dependem do serviço público de saúde. Ao longo dos anos, tornaram-se pilares do sistema de saúde brasileiro, contribuindo para ampliar o acesso e garantir atendimento em áreas onde, muitas vezes, a rede pública não é suficiente.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


Foi publicada no Diário Oficial a sanção da Lei Estadual nº 24.061 que institui o Dia Estadual das Santas Casas e dos Hospitais Filantrópicos em Goiás, a ser celebrado anualmente em 1º de novembro. A matéria é de autoria do deputado Antônio Gomide (PT).

O legislador destaca que o projeto tem como objetivo reconhecer a importância dessas instituições no fortalecimento das políticas públicas de saúde, sensibilizar a sociedade sobre seu papel na prestação de serviços e incentivar a cooperação com o poder público para aprimorar os atendimentos à população. Além disso, a proposta ressalta a atuação dessas entidades como complemento ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

A lei inclui a data do primeiro dia de novembro no calendário oficial do Estado de Goiás, permitindo que o poder público promova e apoie atividades comemorativas, educativas e de divulgação. Essas iniciativas visam a enaltecer a relevância das santas casas e dos hospitais filantrópicos, além de estimular debates e propostas para fortalecer essas instituições.  

“A escolha do dia 1º de novembro para essa homenagem é simbólica, pois marca o início da construção da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, em 1936. Desde então, essa instituição tem prestado serviços à população goiana, tornando-se um marco no atendimento à saúde no Estado”, justificou Antônio Gomide.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás