24 de junho de 2026
  • 04:50 Planos de saúde crescem entre pessoas com 59 anos ou mais em abril
  • 21:22 Com resultado histórico, Rio Verde lidera ranking de alfabetização
  • 17:38 Uniforme de goleiro vermelho registrado na Fifa não foi feito, diz CBF
  • 13:54 Governo elabora regras para divisão do teto de gastos entre os Poderes em Goiás
  • 10:10 ‘Falsas promessas de melhorias’, diz representante após comitivas deixarem Expo Catalão 2026


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu-se nesta 2ª feira (15.jun.2026) com o presidente da França, Emmanuel Macron (Renascimento, centro). O petista embarcou para a França no domingo (14.jun.2026) para participar da cúpula do G7, a convite do francês.

Lula publicou imagens do encontro nas redes sociais. Até o momento, o Planalto não informou quais temas foram tratados pelos 2 líderes.

Assista (36s):

LULA NO G7

Lula está na França em meio às tensões comerciais com os Estados Unidos e à possibilidade de aplicação de tarifas de 25% sobre produtos brasileiros. Apesar disso, não há expectativa de um encontro entre o petista e o presidente norte-americano, Donald Trump (Partido Republicano).

O presidente participará de debates sobre crescimento econômico equilibrado. Lula deve defender que há um modelo de crescimento excludente que deixa alguns países em situação de vulnerabilidade.

O petista também participará de sessões sobre parcerias internacionais e desenvolvimento global. A expectativa é de que integrantes do grupo defendam uma redução da transferência de recursos para países emergentes e maior participação do capital privado no financiamento dessas economias.

Em contraposição a essa posição, Lula deve cobrar dos países ricos o compromisso com o financiamento de iniciativas voltadas ao combate à pobreza e à promoção do desenvolvimento das economias emergentes.

Mais cedo, Lula se reuniu com o presidente da Suíça, Guy Parmelin (SVP, direita). Também há expectativa de um encontro com a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi (Partido Liberal Democrático, direita).



Autor Poder360 ·


O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), reuniu-se com uma comitiva de vereadores de Aparecida de Goiânia na tarde de segunda-feira (15/9), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O encontro contou com a participação de 19 parlamentares, liderados pelo presidente da Câmara, Gilsão Meu Povo (MDB), além do prefeito Leandro Vilela (MDB) e do ex-prefeito Gustavo Mendanha (PSD).

Segundo a Câmara, a reunião foi articulada por Gilsão e teve como objetivo apresentar demandas e reivindicações ao Governo do Estado, visando ampliar investimentos no município. O encontro ganhou relevância por ocorrer dois dias antes da visita do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) à Casa.

“Foi uma reunião administrativa produtiva e não foi falado nada de política, até porque a gente já tinha pedido essa agenda havia mais de dois meses”, pontuou Gilsão, citando obras de saneamento, um mercado popular e feira coberta na cidade.

Gilsão Meu Povo, presidente da Câmara: “Foi uma reunião administrativa produtiva”

Durante a reunião, cada vereador apresentou pedidos específicos ao vice-governador, incluindo obras de iluminação, melhorias em rodovias estaduais que cortam a cidade e outras intervenções consideradas prioritárias.

“Eu pedi ao governador que olhasse com carinho a questão da massa asfáltica do setor Garavelo, que já está antiga e precisa de melhorias”, disse Gleison Flávio (PL).

Lipe Gomes (PSDB) confirmou que foram tratados somente assuntos administrativos de interesse da cidade.

“A minha demanda foi que o estado pudesse construir a parte física de um hospital público veterinário em Aparecida”, falou.

Sobre a visita de Marconi, os vereadores destacaram a importância do diálogo democrático.

“O ex-governador tem muito serviço prestado a Goiás e Aparecida e ele virá para o diálogo”, disse Lipe Gomes.

“A gente tem que ser democrático”, completou Gleison Flávio.

Participaram da comitiva os vereadores Isaac Martins, Professor Clusemar, Wegney Costa, Bi Dourado, Cristiano Zói, Mazinho Baiano, Tales de Castro, Arnaldo Leite, Edinho, Mazinho do Madre Germana, Camila Rosa, Olair Silva, Neto Gomes, Almeidinha, Lipe Gomes, Roberto Chaveiro, Tatá Teixeira e Gleison Flávio. Os seis vereadores que não foram justificaram a ausência.



Autor Manoel Messias Rodrigues


Lilian Kelly, primeira-dama de Planaltina de Goiás (à direita)
  • Em reunião estratégica, representantes de mulheres e secretarias de Estado do Governo de Goiás discutem diretrizes para os próximos meses 

Na última segunda-feira (18/03) a Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) recebeu trinta e seis representantes de secretarias e unidades de políticas públicas para mulheres das prefeituras do Entorno. Elas se reuniram com Caroline Fleury, titular da Pasta, e Mariana Gidrão, superintendente da Mulher da secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás (SEDS), para deliberar sobre iniciativas essenciais para a região. 

Uma das decisões mais significativas foi a criação do Fórum Estadual de Políticas para Mulheres em nível regional para o Entorno do DF. Para Caroline Fleury, essa mobilização é essencial para fortalecimento e ofertas de programas do Governo de Goiás na região. “Nosso objetivo é facilitar para que todas as políticas públicas do Estado cheguem ao Entorno de forma integral, conectadas com a realidade de nossas mulheres. Porque o Entorno é Goiás e tem Governo”. 

ilian Kelly, primeira-dama de Planaltina de Goiás (à direita) 

Durante sua apresentação, a superintendente Mariana Gidrão apresentou os programas de apoio às mulheres do Goiás Por Elas, executados pela SEDS, focado em mulheres em situação de vulnerabilidade que enfrentam situações de violência. Ela enfatizou que a meta, no entanto, é estimular cada vez mais a prevenção da violência. Nesse sentido, Gidrão adiantou que a superintendência pretende em parceria com a Secretaria do Entorno criar um grupo do Fórum Regional para Mulheres regionalizado para o Entorno. “A realização do Fórum do Entorno voltado exclusivamente para mulheres certamente será um marco importante na região. São ações como essas que podem trazer mudanças significativas”.  

Além disso, o encontro proporcionou um panorama das principais políticas públicas para as mulheres em Goiás, e as participantes puderam apresentar demandas pontuais dos respectivos municípios. Lilian Kelly, primeira-dama de Planaltina de Goiás destacou que  foi uma reunião muito produtiva, especialmente pela conversa direta com a representante da superintendência da Mulher. “Foi possível para nós apresentar as demandas do município no que se refere a políticas públicas para mulheres e entender como o Estado tem trabalhado para supri-las”, disse Lilian Kelly. 

O grupo conheceu um panorama das principais políticas públicas para as mulheres em Goiás e  apresentou demandas pontuais dos respectivos municípios. Entre as participantes, a primeira-dama de Planaltina de Goiás, Lilian Kelly, ressaltou a importância dessa aproximação.”Foi uma reunião muito produtiva, especialmente pela presença da Superintendente da mulher, porque foi possível para nós apresentar as demandas do município no que se refere a políticas públicas para mulheres e entender como o Estado tem trabalhado para supri-las”, disse.  A presença das vereadoras Ivonete Souto (Cidade Ocidental) e Maria do Monte (Valparaíso) também enriqueceu o debate, demonstrando o engajamento das lideranças locais. 

Goiás Por Elas

O programa Goiás Por Elas destina R$ 300,00 mensais durante 12 meses para mulheres vítimas de violência doméstica inscritas no CadÚnico e com medida protetiva de urgência. Desde sua implementação em julho de 2023, já selecionou 804 mulheres e entregou 454 cartões. Além disso, as beneficiárias têm prioridade em diversos programas essenciais, como Aluguel Social, Crédito Social, Mães de Goiás, Dignidade, Aprendiz do Futuro, Passe Livre Estudantil, Mais Empregos, Tarifa Social de Água e Energia, e Meninas de Luz. 

Comunicação Setorial – Secretaria do Entorno do Distrito Federal



Autor