24 de junho de 2026
  • 08:34 Mabel projeta R$ 500 milhões em obras para Goiânia
  • 04:50 Planos de saúde crescem entre pessoas com 59 anos ou mais em abril
  • 21:22 Com resultado histórico, Rio Verde lidera ranking de alfabetização
  • 17:38 Uniforme de goleiro vermelho registrado na Fifa não foi feito, diz CBF
  • 13:54 Governo elabora regras para divisão do teto de gastos entre os Poderes em Goiás


Republicano afirmou que militares iranianos não têm mais defesa aérea ou marítima; país persa busca sucessor de Ali Khamenei, morto em ataque no sábado (28.fev)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano) disse nesta 3ª feira (3.mar.2026) que os ataques realizados por seu governo em parceria com Israel destruíram “praticamente tudo” no Irã. O republicano anunciou que uma nova onda de ataques será realizada “em breve”. As declarações foram feitas a jornalistas no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, após reunião com o chanceler alemão, Friedrich Merz (CDU, direita).

Trump afirmou que as operações militares norte-americanas destruíram a capacidade de defesa aérea e marítima do Irã: “Eles não têm mais uma Marinha. Ela foi destruída. Eles não têm mais uma Força Aérea. Ela foi destruída”, disse o presidente.

Acrescentou que “hoje houve outro ataque à nova liderança. O pior cenário é que alguém tão ruim quanto o anterior assuma o poder. Gostaríamos de ver alguém lá que seja melhor”, afirmou o republicano em referência à reunião de decisão dos sucessores de Ali Khamenei, que morreu no sábado (28.fev).

Trump também disse que o governo iraniano de atinge alvos civis. “O Irã está atacando países que não têm nada a ver com o que está acontecendo. Está atingindo apenas instalações civis”, declarou.

Apoio alemão à operação

Ao lado de Merz, Trump afirmou a repórteres que os 2 líderes conversariam sobre a guerra. Acrescentou que o premiê alemão “tem ajudado” ao permitir que forças norte-americanas desembarquem em “certas áreas”.

“Eles estão nos permitindo desembarcar em certas áreas, e nós agradecemos, e eles estão apenas nos deixando confortáveis. Não estamos pedindo que eles enviem tropas terrestres”, declarou.

A reunião entre Trump e Merz tinha como principal pauta o comércio, mas foi ofuscada pelo conflito no Oriente Médio.

Suspensão de acordos comerciais com a Espanha

O presidente dos EUA também anunciou o rompimento de todas as relações comerciais com a Espanha. A ruptura foi motivada pela recusa espanhola em permitir que os EUA utilizassem instalações militares localizadas na Espanha para realizar ataques ao Irã.

Trump considerou a atitude do governo espanhol inadequada no contexto das operações militares norte-americanas no Oriente Médio.



Autor Poder360 ·