28 de junho de 2026
  • 13:23 Gracinha Caiado define Baldy e Fião como suplentes ao Senado
  • 09:39 melhores momentos de Argélia 3 x 3 Áustria
  • 05:55 Aprovação de benefícios para segurança pública e fundo imobiliário são destaque das atividades semanais da Alego
  • 02:11 Operação flagra abate clandestino de animais em Caldas Novas
  • 22:27 Fachin suspende julgamento do marco temporal para uniformizar decisão


Egressa da primeira turma do curso de pedagogia da Universidade Federal de Jataí (UFJ), a deputada Bia de Lima (PT) volta às origens para homenagear professores, trabalhadores, egressos e alunos da instituição onde se formou. A parlamentar promove, na segunda-feira, 29, uma sessão solene itinerante em homenagem aos 40 anos do curso. 

A solenidade ocorrerá na Câmara Municipal de Jataí, localizada na Praça da Bandeira, no centro da cidade. Serão entregues certificados do Mérito Legislativo a mais de 100 homenageados que contribuíram para a construção e consolidação da história do curso.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer a trajetória de um dos cursos mais importantes do sudoeste goiano, responsável pela formação de gerações de educadores e educadoras que atuam na rede pública e privada de ensino. Além disso, a instituição é responsável por contribuir para o fortalecimento da pesquisa, da extensão universitária e da produção de conhecimento na área educacional.

Para Bia de Lima, homenagear o curso de pedagogia da UFJ é reconhecer o papel estratégico da universidade pública na formação de profissionais comprometidos com a transformação social e com a construção de uma educação democrática e de qualidade. Além disso, há um reconhecimento pessoal, já que a parlamentar segue atuando pelo fortalecimento da instituição desde a sua criação e emancipação.

Além dos certificados do Mérito Legislativo, a solenidade terá a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Goiás, a três personalidades de relevo por suas contribuições à educação e à sociedade goiana: a doutora docente e pró-reitora de assuntos estudantis da UFJ, Eva Aparecida de Oliveira; a diretora da Faculdade de Educação da mesma instituição, Suely dos Santos Silva; e ainda a ex-presidente do Sintego em Jataí, Soraia Rodrigues Chaves. 

Além da deputada Bia de Lima, vão integrar a mesa diretiva da sessão solene itinerante a vice-reitora da UFJ, prof. dra. Alana Flávia Romani; a presidente em exercício do Sintego, professora Ludmylla Moraes; e as três homenageadas com a medalha do mérito.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) prepara uma sessão solene extraordinária marcada para sábado, 11 de outubro, com foco na valorização do empreendedorismo feminino. Presidida pela deputada Dra. Zeli (UB), a cerimônia reunirá lideranças políticas, empresárias e representantes da sociedade civil, que irão celebrar o impacto transformador das mulheres nos negócios e no desenvolvimento econômico goiano.

Com local no Plenário Iris Rezende, às 9 horas, o evento surge em um momento de crescente reconhecimento ao papel das mulheres no empreendedorismo. “Essas mulheres não apenas geram riqueza, mas constroem comunidades mais resilientes e inclusivas”, comentou Dra. Zeli em nota oficial divulgada pela Alego. Como procuradora da Mulher na Casa, a parlamentar tem se dedicado a pautas de empoderamento feminino, com a promoção de eventos semelhantes ao longo da 20ª Legislatura.

A sessão, agendada excepcionalmente para um sábado, para ampliar a participação de homenageadas e suas redes de apoio, terá a entrega do Certificado do Mérito Legislativo a empreendedoras selecionadas por suas contribuições inovadoras. Entre as premiadas estão profissionais de municípios como Goiânia, Anápolis e Valparaíso de Goiás, que se destacam em áreas como tecnologia, agroindústria e comércio sustentável.

A escolha das homenageadas foi feita por meio de indicações de entidades como a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e o Conselho da Mulher Empreendedora da Associação Comercial e Industrial de Goiânia (Acieg), garantindo representatividade regional.

Dra. Zeli, que é uma das vozes mais ativas na defesa dos direitos das mulheres na Alego, enfatizou a relevância do evento em meio ao contexto nacional de desigualdades de gênero no mercado de trabalho. “Em um estado onde o agro responde por mais de 20% do PIB, as mulheres estão na linha de frente, inovando e liderando. Essa sessão é um tributo à sua força e um chamado para que mais portas se abram”, afirmou a deputada, que já presidiu cerimônias semelhantes, como a homenagem às mulheres do agronegócio em março deste ano.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás