25 de junho de 2026
  • 23:31 Autorizada venda de bens para criação de fundo de investimento
  • 19:47 Mabel anuncia obra de R$ 40 mi na bacia do Córrego Botafogo
  • 16:03 MP pede contratos de Neymar e Virgínia com casa de apostas
  • 12:18 Deputados votam propostas com foco em patrimônio e servidores
  • 08:34 Mabel projeta R$ 500 milhões em obras para Goiânia


Por iniciativa do deputado Mauro Rubem (PT), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), realizou, na manhã de sábado, 23, sessão solene para entrega do Certificado do Mérito Legislativo em homenagem aos povos de axé. O encontro teve local no Plenário Iris Rezende e celebrou as comunidades tradicionais e de matriz africana.

Além do propositor da homenagem, tomaram assento na mesa dos trabalhos o sacerdote do Ilê Axé Ojusan Akotun, Babalorixá Kerley de Oxalufã; sacerdote do Ilê Axé Fará Imorá Odé, Babalorixá Marcos Torres de Odé; sacerdote do Terreiro Morada Do Cruzeiro e coordenador do coletivo Onã, Alágbára De Ogum; coordenadora do Núcleo Goiás da Associação Brasileira Juristas de Direito, advogada Fernanda Santos; Kedy De Xangô; presidente do instituto Fará Imorá, Ângela Café; delegado da Delegacia Estadual de Atendimento à Vítima de Crimes Raciais e de Intolerância (Deacri), Matheus Ferreira; e o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Ogã Felix.

Ao abrir o encontro, Mauro Rubem observou que a solenidade teve o objetivo fundamental e constitucional de reverberar a laicidade do Estado, de modo a proteger e preservar todas as formas de religiosidade e espiritualidade.

“Quando um sistema religioso assume a dimensão superior de organização e passa a ser quase uma teocracia é muito ruim. E, não menos importante, nosso objetivo, nesta sessão, é mostrar a beleza e grandiosidade do trabalho que cada um de vocês realiza”, afirmou Rubem.

O legislador também pontuou que é preciso estender a agenda legislativa na luta contra a intolerância religiosa e colocar em prática legislações já aprovadas, além de evidenciar a necessidade de reparação histórica a grupos marginalizados por intermédio de políticas públicas de equidade.

Em seu pronunciamento, o Babalorixá Kerley de Oxalufã relatou estar no sacerdócio há 26 anos e disse ser a primeira vez que observava uma reunião tão expressiva de pessoas de religião de matriz africana. “O grande problema é esse. Queremos ver todo mundo bem, mas não melhor que a gente. Mas precisamos deixar isso de lado e nos unir, seja Umbanda, Jurema, Candomblé, todo mundo. Se formos juntos, seremos mais fortes”, frisou.

Ainda em tempo, o babalorixá salientou a importância de receber a honraria. “Essas homenagens servem para sentirmos que somos alguém, nos levantarmos, falarmos e brigarmos por nossos direitos, pois, se não formos atrás de exercer ou usufruir desses direitos, não vamos ter nada”, enfatizou Kerley de Oxalufã.

Ângela Café também subiu à tribuna e declarou que a democracia precisa de parlamentares que não tenham vergonha da ameaça e da perseguição. “Vemos nos meios de comunicação a forma como essas pessoas utilizam para nos combater. Então, fazemos um chamado para que estejamos juntos para derrotar o fascismo que impera nessa cidade. Fico muito feliz em ver essa Casa cheia, em um sábado de manhã”, assinalou. 

Fernanda Santos, em seu discurso, criticou a teocracia e defendeu a responsabilização e punição em casos de intolerância religiosa. “Essa Casa de Leis deve ser verdadeiramente a Casa do povo goiano e ser ocupada por qualquer um de nós, independentemente da fé que professamos, pois falta de respeito tem limite e é preciso ter a devida responsabilização de seus praticantes pelo Poder Judiciário”.

O delegado Matheus Ferreira falou da honra em tomar assento na mesa diretiva e fez observações sobre a atuação da Deacri. “O racismo religioso permeia todo o inconsciente da coletividade e ele se pauta no silenciamento das vítimas. A Deacri, dentro da Policia Civil, conta com protocolos rígidos para que não haja a revitimização. E a delegacia se estrutura com as vozes de vocês”.

Após os discursos, foram entregues os certificados aos homenageados. Assista à sessão, na íntegra, neste link

                                                                           

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) homenageou, na tarde desta segunda-feira, 11, com o Certificado do Mérito Legislativo, a Juventude do Movimento Democrático Brasileiro (JMDB) em Goiás. A condecoração ocorreu em sessão solene extraordinária, de autoria do deputado Issy Quinan (MDB), no Plenário Iris Rezende. 

Além do parlamentar, no exercício da presidência, compuseram a mesa diretiva da cerimônia: o deputado estadual Lucas do Vale (PSD); o presidente do MDB em Goiás, Haroldo Naves; o presidente da JMDB Goiás, Glaykon Rangel; o secretário de Planejamento e Regularização Urbana de Aparecida de Goiânia, Andrey Azeredo, representando o prefeito do município, Leandro Vilela (MDB); a presidente da Câmara Municipal de Bonfinópolis, vereadora Geovana Luz (MDB); o vice-presidente da JMDB Goiás, Antônio Neto; e o diretor de mobilização e formação política da JMDB, Lucas Hemetério.

O papel da juventude na política

Com a afirmativa de que a homenagem em questão “transcende formalidades protocolares”, Issy Quinan afirmou que a condecoração na Casa de Leis representa, em especial, um reconhecimento institucional à força transformadora da juventude na construção da vida pública, da democracia e do futuro de Goiás.

“As novas gerações sempre foram protagonistas dos grandes movimentos de transformação social. Em todos os períodos relevantes da história brasileira, da redemocratização nacional, das lutas por participação popular, cidadania e justiça social, houve sempre jovens dispostos a ocupar espaços, defender ideias e assumir responsabilidades”, frisou Quinan.

Para o parlamentar, não se conformar com a monotonia é o maior mérito da juventude, visto que a política necessita “da renovação de pensamentos, de espíritos públicos e de pessoas que compreendam que servir a coletividade ainda é uma das mais nobres missões da vida de um cidadão”. 

Nesse sentido, Issy enfatizou que o MDB carrega, em sua trajetória, um histórico ligado à defesa da democracia brasileira. “Um partido que resistiu aos momentos mais difíceis da nossa república, que ajudou a reconstruir as instituições nacionais e que sempre teve a sensibilidade de reconhecer a importância de novas lideranças.” 

Diante da afirmativa, o deputado afirmou que ver a juventude da sigla organizada, participativa e comprometida com Goiás, é motivo de muita esperança. “Esta homenagem não é apenas uma celebração do presente, mas também um gesto de confiança no futuro, porque, enquanto houver jovens dispostos a ingressar na vida pública, com espírito republicano, ética e compromisso social, a democracia brasileira continuará viva e continuará forte”, sublinhou.

Trajetória

Em seu discurso, Issy Quinan salientou também ter ingressado na vida pública jovem, por meio de participações no movimento estudantil, na presidência de um centro acadêmico, e posteriormente como presidente estadual de uma juventude partidária. A experiência, segundo ele, o motivou a trabalhar em prol da sociedade.

“Vivenciei desde cedo os debates e as experiências junto a lideranças públicas. Mais tarde, a vida me concedeu a honra de administrar minha querida cidade de Vianópolis por dois mandatos consecutivos. Uma experiência que me ensinou algo definitivo: a política só se legitima quando melhora concretamente a vida das pessoas”, afirmou o legislador.

União em prol de um propósito

Eleito ao Legislativo goiano pelo MDB, Lucas do Vale destacou, em seu discurso, que o propósito da boa política consiste na construção de grupos cujos propósitos tenham como objetivo “colocar o país no caminho certo e manter o Estado de Goiás no trilho do desenvolvimento”. 

Ao também expôr sua trajetória pública, o parlamentar apontou a importância do ingresso à política por parte daqueles que desejam lutar por melhorias. “Ter essa coragem de disponibilizar o nome, de poder ir à luta, é acreditar que pode ser parte dessa mudança, contribuindo para uma sociedade cada dia melhor”, frisou.

Compromisso com o futuro

Ao fazer uso da tribuna, o presidente da JMDB Goiás, Glaykon Rangel, disse que a nova safra de jovens na política, não só aqueles do seu partido, mas também de outros, compõem “uma leva de futuros políticos que vão fazer a diferença para o desenvolvimento do Estado de Goiás”. 

Com 25 anos de idade, a presidente da Câmara de Bonfinópolis, Geovana Luz, por sua vez, evidenciou sua experiência à frente do primeiro mandato como vereadora e destacou o desejo de continuar a caminhada no poder público. “Ser jovem não é estar, mas sim agir com responsabilidade e compromisso”, enfatizou.

Já o diretor de mobilização e formação política do JMDB, Lucas Hemetério, afirmou que o objetivo do seu partido é formar jovens que acreditam que a política é muito mais que um discurso vazio e abarrotado de interesses pessoais. “A política só tem sua eficácia quando ela realmente cumpre o seu papel de atender os interesses do povo”, pontuou.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A Comissão de Cultura, Esporte e Lazer da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) encerrou o ano de 2025 com um dos maiores volumes de trabalho dos últimos anos. É o que afirma o presidente do colegiado, deputado Mauro Rubem (PT), informando que, ao longo de dez reuniões ordinárias, foram analisados mais de 150 projetos relacionados à valorização das tradições goianas, proteção do patrimônio cultural, incentivo ao esporte e à memória histórica do Estado. “O número expressivo demonstra não apenas a diversidade das pautas, mas também a relevância crescente das áreas que compõem a comissão.”

Segundo Rubem, a comissão consolidou-se como espaço estratégico de diálogo, articulação e defesa das políticas públicas que fortalecem a identidade cultural de Goiás e ampliam o acesso da população ao esporte e ao lazer. O parlamentar diz que o colegiado sediou debates e iniciativas estruturantes, assumindo papel central no esforço coletivo para qualificar e democratizar a formulação das políticas culturais e esportivas no Estado.

Incentivo e inclusão

Entre os projetos aprovados pela comissão, estão dois de autoria de seu presidente: a Política Estadual de Incentivo aos Esportes de Rua, que cria diretrizes permanentes para atividades esportivas acessíveis à população; e a legislação voltada à salvaguarda e incentivo da capoeira, reconhecendo sua relevância histórica, cultural e social.

Além disso, iniciativas ligadas ao fortalecimento de manifestações populares, como a inclusão de festas tradicionais no calendário oficial e o reconhecimento da cultura de boteco como patrimônio imaterial, reforçaram o compromisso da Casa com a pluralidade da cultura goiana.

Para Mauro Rubem, o ano foi marcado por avanços importantes. Ele avalia que a comissão reafirmou sua função essencial de promover inclusão, garantir direitos e estimular a produção cultural no Estado. “A cultura, o esporte e o lazer são direitos fundamentais. Quando garantimos políticas públicas permanentes e fortalecemos nossas tradições, estamos cuidando da autoestima do povo goiano, ampliando oportunidades e construindo um Estado mais democrático. A Comissão cumpriu, em 2025, seu papel de forma firme e comprometida.”

Colaboração 

Além dos projetos estruturantes, a instância apreciou matérias apresentadas por outros parlamentares que abordaram temas variados, tais como: reconhecimento de patrimônios culturais e religiosos; inclusão de festividades tradicionais no calendário estadual; criação de políticas de fomento à literatura, ao folclore e às artes; campanhas de conscientização em áreas como saúde, educação e segurança; incentivo a modalidades esportivas diversas, incluindo atletismo de base, esportes de aventura, jiu-jítsu e competições tradicionais.

Essas propostas representaram a multiplicidade de demandas vindas de municípios, comunidades culturais, artistas, gestores esportivos e setores ligados ao turismo e ao lazer. Segundo relatório, a comissão analisou cada tema com base em seu impacto social, histórico e cultural, mantendo o foco na preservação das tradições e no incentivo às práticas esportivas como ferramentas de inclusão e desenvolvimento humano.

Reforço 

O balanço de 2025 divulgado pela Comissão de Cultura, Esporte e Lazer reforça, ainda, seu destaque como uma das pastas legislativas mais ativas da Assembleia goiana. Segundo Mauro Rubem, o colegiado reforçou o entendimento de que cultura, esporte e lazer não são acessórios, mas sim pilares de cidadania, memória coletiva e formação social. “O trabalho desenvolvido no ano passado consolida bases importantes para que Goiás siga avançando em políticas públicas inclusivas, valorizando suas raízes e projetando um futuro de mais oportunidades para toda a população”, pontuou.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás