Sessões solenes e reunião do Compliance marcam atividades desta segunda-feira do Poder Legislativo
Lidiane 22 de junho de 2026
A Assembleia Legislativa de Goiás vai promover pelo menos sete eventos nesta egunda-feira, 19. Na agenda do dia, constam sessões solenes, reuniões e homenagens que serão realizadas dentro e fora do Palácio Maguito Vilela, sede do Poder Legislativo goiano.
Às 9 horas, o Auditório Francisco Gedda recebe sessão solene em homenagem aos auxiliares e técnicos de saúde do Estado de Goiás. A iniciativa é do deputado Mauro Rubem (PT) e tem como objetivo reconhecer o trabalho desempenhado pelos profissionais da categoria.
Ainda pela manhã, às 10 horas, será realizada a 8ª Reunião do Comitê Central de Compliance 2026. Promovido pela Assessoria Técnica de Compliance, o encontro ocorrerá em suas dependências e reunirá integrantes do comitê para tratar de temas ligados à área.
Vespertino
A programação da tarde começa às 14 horas, no Auditório Francisco Gedda, com reunião da Comissão de Minas e Energia. O encontro, de iniciativa do deputado Lineu Olímpio (MDB), marcará o lançamento oficial do Brazil & Latin America Mining Investment Hub (BRAMINVEST 2026).
Às 15 horas, o deputado Virmondes Cruvinel (UB) promove uma solenidade em homenagem ao Dia do Administrador e aos 41 anos dO parlamentar propôs a solenidade como forma de reconhecer a importância dos profissionais de administração para o desenvolvimento econômico e organizacional do Estado, além de valorizar a trajetória institucional do CRA em Goiás.
Noturno
As atividades da noite começam às 18 horas, fora da sede da Assembleia. No Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Pirenópolis, será realizada uma sessão solene de honra ao mérito em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado de Goiás. A iniciativa é da Diretoria de Participação Popular.
Às 19 horas, duas solenidades ocorrerão simultaneamente. Em Alexânia, o deputado Delegado Eduardo Prado (PL) comandará uma sessão solene itinerante no plenário da Câmara Municipal em homenagem a personalidades de destaque. No mesmo horário, o Plenário Iris Rezende Machado, no Palácio Maguito Vilela, receberá uma sessão solene em homenagem aos biomédicos, proposta pelo deputado e presidente da Assembleia, Bruno Peixoto (UB).
Os eventos realizados na sede da Assembleia Legislativa serão transmitidos ao vivo pelo canal oficial da TV Assembleia Legislativa no YouTube, permitindo que a população acompanhe a programação tanto de maneira presencial quanto remota.
Parlamentares cumprem intensa agenda de atividades na Alego nesta terça-feira, 19
Lidiane 19 de maio de 2026
Os deputados estaduais Wilde Cambão (UB), Amilton Filho (MDB) e Dr. George Morais (MDB) conduzem, nesta terça-feira, 19, sessões solenes extraordinárias no Palácio Maguito Vilela. A programação da Assembleia Legislativa também inclui curso de capacitação, reuniões de comissões e sessão ordinária.
No período da manhã, às 8 horas, a Escola do Legislativo promove, na sala de aula 01, a continuidade do curso “Produção de conteúdo com editor CapCut-Celular”, voltado à capacitação em criação e edição de conteúdos digitais.
Ainda pela manhã, às 9 horas, no Plenário Iris Rezende, o deputado Wilde Cambão realizará sessão solene extraordinária para entrega do Certificado do Mérito Legislativo a 130 corretores de imóveis, em reconhecimento aos serviços prestados pela categoria ao desenvolvimento econômico e social do Estado.
Já no período vespertino, às 14 horas, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), presidida pelo deputado Amilton Filho, se reúne na Sala das Comissões Júlio da Retífica para deliberação de matérias legislativas, votação e distribuição de processos.
Na sequência, às 15 horas, será realizada sessão ordinária no Plenário Iris Rezende, com apresentação de matérias, pronunciamentos no Pequeno Expediente e votação da Ordem do Dia.
Também às 15 horas, no Auditório Carlos Vieira, o deputado Dr. George Morais comandará sessão solene extraordinária em tributo aos jovens aprendizes, reforçando a importância da inclusão e da qualificação profissional da juventude goiana. Entre os homenageados, estão Alessandro Medina Saúde, Danielle Alves Rodrigues, Humberto Casagrande Neto e Valdinei Valério Silva.
O delegado de polícia Humberto Teófilo anunciou, em vídeo publicado nas redes sociais na terça-feira (25/11), seu afastamento temporário da Central de Flagrantes de Aparecida de Goiânia. Em comunicado direto aos seguidores, ele justificou a decisão pela necessidade de dedicar tempo a questões particulares e à defesa em processos disciplinares.
O delegado foi enfático ao detalhar sua situação perante a Corregedoria: “Estou tirando uma breve licença nesses próximos dias para resolver questões particulares. Dentre elas, eu respondo aí a mais de nove procedimentos na Corregedoria, de ações e prisões que eu fiz em Goiânia”.
Teófilo relacionou diretamente esses processos à sua atuação contra figuras influentes.
“Vocês me acompanharam em Goiânia, sabem que eu não prendi só ladrão de galinha. Mexi com agentes poderosos e isso faz com que a gente acabe respondendo procedimentos não só na Corregedoria como também no próprio Poder Judiciário”, disse.
Sobre o desgaste profissional, o delegado fez um desabafo: “Não é fácil, a gente sofre muitas perseguições e a gente tem que dar um tempo, tem hora para descansar a mente”.
Ele explicou ainda que o período será dedicado também ao convívio familiar.
“Vou aproveitar também e passar uns dias com a família, pegar um descanso”.
‘Estou me afastando por um período breve’
Teófilo, que é ex-deputado estadual, assegurou aos seguidores que seu afastamento é temporário.
“Estou aqui só para comunicar a todos vocês como servidor público […] que neste momento estou aí me afastando das atividades, mas por um breve período”, pontuou.
E finalizou com seu conhecido bordão: “Grande abraço, estarei fazendo meus vídeos normalmente, mas provisoriamente fora das atividades policiais. Flagrante neles!”.
O delegado, de 41 anos, havia sido transferido recentemente da Central de Flagrantes de Goiânia para a unidade de Aparecida de Goiânia. Em junho, a Seccional Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) aprovou nota de desagravo contra Teófilo, alegando excessos em sua conduta profissional.
Lucas do Vale quer regulamentar uso de drones em eventos e atividades turísticas de Goiás
Lidiane 18 de setembro de 2025
O deputado Lucas do Vale (MDB) protocolou na Assembleia Legislativa de Goiás um projeto de lei que regula a operação de drones em Goiás.
O texto, que tramita na Alego com n° 21726/25, diz que a operação desses equipamentos em eventos de aventura ou atividades turísticas dependerá de autorização do órgão competente.
O regulamento da lei garante a definição zonas autorizadas, de restrição e de proibição de voo; os dias e horários permitidos para operação; as regras de segurança para visitantes, operadores e terceiros; os critérios e exigências para captação de imagens em atividades turísticas, esportivas e culturais; as medidas de proteção à fauna, flora e demais recursos naturais; e outros.
Ao justificar a medida, o deputado explica que a popularização dos drones ampliaram sua utilização em atividades de lazer, turismo, esportes de aventura e registros audiovisuais.
“Contudo, em áreas naturais e em eventos de grande concentração de pessoas, o uso não regulamentado pode gerar impactos negativos à fauna, riscos de acidentes, invasão de privacidade e conflitos com visitantes”, diz.
Em outro trecho, Lucas do Vale acrescenta que a proposta busca suprir essa lacuna, “estabelecendo regras que conciliem inovação tecnológica, segurança dos visitantes, valorização do turismo de aventura e, sobretudo, a preservação ambiental”.
“Assim, a aprovação desta Lei contribuirá para promover um ambiente seguro, sustentável e organizado para o uso de drones em Goiás, fortalecendo tanto a proteção ambiental quanto o desenvolvimento do turismo e do esporte de aventura no Estado”, finaliza.
A matéria tramita pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa de Leis. Na última semana, ela foi repassada ao deputado Virmondes Cruvinel (UB), que ficou incumbido de relatar o texto. Isso quer dizer que o deputado será responsável por emitir um parecer favorável ou contrário à proposta. Após isso, o parecer será discutido e votado pelos membros do grupo, o que deve ocorrer já nos próximos encontros.
A 18ª edição do Programa Deputados Aqui, promovido pela Diretoria de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Goiás, levou uma série de serviços gratuitos à população de Catalão, a 250 quilômetros da capital, neste sábado, 6. Realizado na Praça da Matriz, o evento reuniu centenas de pessoas ao longo do dia e reforçou o compromisso do Legislativo goiano com a cidadania e a interiorização de seus serviços.
Entre os participantes estava a doméstica Maria Telma, uma das primeiras a chegar, acompanhada de seus pets, o gato Chay e o cachorro Bettovem. Ela aproveitou a ação para realizar a castração dos animais, fazer um exame de ultrassom e retirar mudas de ipê. “O atendimento é muito bom. Tem 10 anos que tirei o útero e depois nunca mais realizei um exame de ultrassom e, agora, estou sentido umas dores. Eu ainda vou ver se consigo cortar o cabelo, né?”, comentou, satisfeita com a estrutura e os atendimentos oferecidos.
A babá Mikaela Cândido também participou e levou seus cães, Zeck e Joaquim, para castração, após ver a divulgação do evento nas redes sociais. “Sempre me disseram que eles ficam mais calmos depois da castração, e os dois brigam demais”, contou.
Já aposentada Eva da Silva, de 75 anos, procurou a Defensoria Pública para resolver um divórcio nunca oficializado, mesmo após 30 anos separada. “Ele já tem até outra família, aí eu aproveitei o serviço gratuito para resolver essa situação”, relatou.
Outro exemplo foi o da dona de casa, Joana de Oliveira, que regularizou sua situação com a Justiça Eleitoral. “Me mudei pra cá e não transferi o título. Já não votei na última eleição, mas agora quero deixar tudo ajeitado, né?”, explicou.
A dona Beth Soares é cuidadora de idosos e buscou atendimento no estande do Sesc Visão, para atualizar o grau dos óculos. “Já tava achando ruim, não tô enxergando bem, tá me dando até dor de cabeça, aí vim e agora tô aqui esperando”, disse.
Solenidade
A abertura do evento contou com a presença de autoridades políticas e comunitárias. Estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto (UB); os deputados Gustavo Sebba (PSDB) e Bia de Lima (PT); além do ex-deputado Jardel Sebba (PSDB) e do suplente Luis Sampaio (SD). O prefeito de Catalão, Velomar Gonçalves (MDB), vereadores e lideranças regionais também acompanharam a programação. Além da comunidade e dos servidores.
Em seu discurso, Bruno Peixoto destacou a atuação coletiva do Parlamento para a realização do evento. “Esse evento é feito pelos deputados, pelas deputadas e pelos servidores. Nossa missão é servir a população com todos esses atendimentos”, afirmou, anunciando também o tradicional almoço com arroz carreteiro para os presentes.
Representante de Catatão no Legislativo, Gustavo Sebba, ressaltou a importância da ação para Catalão e para os municípios vizinhos. Segundo ele, a castração de animais foi um dos serviços mais procurados, junto aos atendimentos da Defensoria Pública e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “A gente fica feliz em poder receber a família de Catalão, que veio em peso aproveitar as atividades. E a gente não atende só Catalão; nós atendemos vários municípios que estão aqui perto. Aqui é minha casa, é minha região, então a satisfação de entregar o nosso trabalho é ainda maior”, destacou o parlamentar.
Bia de Lima, por sua vez, enfatizou o papel do Legislativo em se aproximar da população, com ações que trazem resultados práticos para a vida das pessoas. “Esse trabalho traz a presença dos parlamentares para dentro da cidade, com resultados práticos na vida da população”, afirmou. Ela também destacou a atuação da Alego em diversas frentes e mencionou a destinação de recursos para escolas municipais, para a Associação de Combate ao Câncer e para a estruturação do Hospital Municipal de Catalão, que, em parceria com o Executivo federal, está se preparando para se tornar uma escola de medicina.
Após a abertura do evento, os parlamentares promoveram uma sessão solene de entrega do Certificado do Mérito Legislativo para homenagear lideranças políticas e pessoas que trabalham em prol da cidadania e do desenvolvimento regional.
Serviços
O evento ofereceu uma ampla variedade de atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, bem-estar e cuidado animal. Entre os serviços, estavam exames oftalmológicos, ultrassonografias, consultas médicas, emissão de documentos (RG, CPF, certidões de nascimento, casamento e óbito), regularização de títulos de eleitor pelo TRE, cortes de cabelo, maquiagem, atividades para crianças e castração de cães e gatos machos, um dos serviços mais requisitados.
Curso de Licitação
Além dos atendimentos à população, a semana foi marcada por capacitação para servidores públicos da região. Entre os dias que antecederam o evento, foi realizado o curso “A Aplicação da Nova Lei de Licitações nos Municípios”, com a participação de gestores das cidades de Ipameri, Corumbaíba, Nova Aurora, Goiandira, Cumari, Anhanguera, Catalão, Ouvidor, Três Ranchos e Davinópolis. O objetivo foi preparar os gestores para aplicar corretamente os recursos públicos, com base nas normas atualizadas, promovendo mais eficiência e legalidade na administração municipal.
Organização
A montagem da estrutura e a mobilização da comunidade começaram ainda na terça-feira, 2, com o trabalho de dezenas de servidores do Legislativo que atuaram em diversas frentes, desde a instalação da estrutura física até a panfletagem em escolas, comércios e residências para divulgar o evento.
O diretor de Participação Popular da Assembleia, Elias Vaz, comemorou o sucesso do evento. “Tivemos aqui mais uma grande festa da cidadania. A presença dos parceiros como Defensoria Pública, Sesc Visão, Equatorial, AGR, entre outros, mostrou a força do Programa. A participação popular foi muito expressiva, e o envolvimento dos municípios vizinhos reforça o papel da Assembleia em preparar as cidades para uma gestão pública eficiente, além de fiscalizar”, afirmou. Ele ainda destacou que a complexidade da ação foi superada pelo engajamento da população e pela dedicação das equipes envolvidas.
“É nossa obrigação garantir que todos os atendimentos oferecidos aqui hoje cheguem a toda a população. Nosso objetivo é aproximar as pessoas dos deputados e deputadas — afinal, fomos eleitos para isso. Agradeço a todos que organizaram este evento com tanto carinho. Esperamos contar com a presença de todos nas próximas edições. Nossa meta é realizar 30 edições somente neste ano”, concluiu o presidente da Casa.
Vem por aí
As próximas edições do Deputados Aqui já têm data marcada. Em setembro, o programa chega a Santo Antônio do Descoberto, no dia 13, e a Itapuranga, no dia 20 e Aragarças, no dia 27. Em outubro, será a vez de Mineiros, que receberá a ação no dia 4. A Assembleia reforça o convite para que a população participe e aproveite os serviços gratuitos em cada cidade atendida.
Encerrando as atividades do mês Agosto Laranja, Assembleia Legislativa recebe mostra de artes de alunos de Hidrolândia
Lidiane 29 de agosto de 2025
O deputado Virmondes Cruvinel (UB), em conjunto com a seção de Atividades Culturais da Casa, a primeira-dama de Hidrolândia, Carina Carvalho, a equipe do Centro de Atendimento Socioeducativo de Hidrolândia (Caseh), a advogada Anabel Pitaluga e os alunos da instituição, abriram, na manhã desta sexta-feira, 29, a exposição de obras de arte que contempla o Agosto Laranja. O projeto faz parte de uma campanha nacional que busca conscientizar a respeito desta doença autoimune e neurológica que ,apesar de não ter cura, tem tratamento.
“Fico extremamente feliz em receber toda equipe do Centro de Atendimento Socioeducativo de Hidrolândia e seus alunos, atendendo a uma orientação do presidente Bruno Peixoto (UB), que procura colocar a sede do Parlamento à disposição da população. Hoje, o time da Caseh está aqui para mostrar seu trabalho e defender uma importante causa, que é a conscientização sobre a esclerose múltipla”, falou o parlamentar.
A gestora de Atividades Culturais da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Emiliana Pereira, informou que a exposição, com 10 obras assinadas pelos alunos, está aberta à visitação hoje e amanhã. Ela destacou a importância da mostra que expõe, na sua concepção, a inclusão de diversas formas culturais, dando visibilidade e abertura para causas especiais da saúde.
A primeira-dama de Hidrolândia a secretária de Assistência Social, Carina Carvalho, afirmou ser uma grande honra ter um trabalho do município exposto na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), mostrando que as ações da sua secretaria podem romper fronteiras. Ela entende que uma temática da saúde trabalhada de forma cultural pode ampliar medidas preventivas, ao permitir que os alunos conheçam sinais e sintomas dessa doença, podendo inclusive conseguir lidar melhor com a enfermidade neurológica caso algum mais próximo seja diagnosticado.
A supervisão da mostra ficou a cargo da professora de pintura e desenho, Silvia Zanata, enquanto a orientação social foi feita pela professora Maria Francisca Nunes e pela diretora Carles Maria e demais professores do Centro. Em suas falas, elas demonstram que uma simples atividade pode trazer conhecimento e ser transformadora já que antes os alunos desconheciam a esclerose múltipla e seus comprometimentos.
Portadora da doença, a presidente da Associação Goiana de Esclerose Múltipla, a advogada Anabel Pitaluga, foi a responsável por dar o pontapé inicial nessa exposição. Acometida pela esclerose múltipla já há algum tempo, ela passou a divulgar essa doença crônica que implica em formigamento de alguns membros do corpo, dormência, dor, névoa cerebral, sintomas muito parecidos com o acidente cardiovascular cerebral (AVC). Segundo ela, os alunos tiveram muita sensibilidade para captar essa condição retratando conhecimentos fundamentais acerca do assunto.
A aluna Daniele de Oliveira Fernandes, 13 anos e há três anos integrando o Caseh, revelou que a imagem pintada por ela lembra que o cérebro é a parte do corpo mais afetada pela doença. Apesar disso, ela pondera que a esclerose múltipla é uma doença autoimune que não tem cura, mas pode ter um controle tão eficaz que a pessoa ainda pode ter uma vida considerada normal.
Desafio
As telas são resultado do desafio proposto às crianças que trouxeram uma reflexão, por meio da arte, sobre a realidade das pessoas que convivem com a esclerose múltipla, revelando o potencial da arte como ferramenta de conscientização social. Ao mesmo tempo, reforça, entre os jovens, o exercício da empatia, do respeito às diferenças e do compromisso com o bem coletivo.
O trabalho revela a importância da arte como expressão de conscientização cultural e social, ao mesmo tempo em que desenvolve empatia, respeito às diferenças, compromisso com o bem coletivo e, ainda, contribui para aprimorar talentos.
Exposição sobre o Cerrado inaugura a semana de atividades culturais no Parlamento
Lidiane 31 de maio de 2025
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) receberá, a partir desta segunda-feira, 2, a exposição “Cerrado: Berço das Águas e da Biodiversidade”, como parte da programação da Semana do Meio Ambiente. A mostra, que integra o Projeto Sementes do Cerrado, promete uma experiência sensorial e educativa, convidando o público a uma imersão profunda na riqueza ecológica do segundo maior bioma do Brasil. O saguão do Palácio Maguito Vilela dará lugar à estrutura que será aberta ao público às 9 horas.
Fruto de uma parceria entre o mandato do deputado Antônio Gomide (PT) e o Instituto do Trópico Subúmido da PUC Goiás, a exposição busca ampliar o conhecimento sobre o Cerrado e suas condições atuais de preservação. A iniciativa visa a promover o diálogo entre universidade, poder público e sociedade por meio de ações lúdicas e educativas.
A iniciativa cenográfica simula um ambiente típico do Cerrado, com um foco especial na fauna da região. O público poderá admirar animais taxidermizados que fazem parte do acervo da PUC Goiás. Essas peças foram doadas pelo renomado taxidermista José Hidasi, reconhecido internacionalmente por seu trabalho.
A proposta central da exposição é proporcionar uma vivência imersiva, especialmente para estudantes, educadores, ambientalistas e o público em geral. A expectativa é despertar a consciência sobre a crucial importância da conservação do Cerrado, um bioma que é berço de importantes nascentes e que abriga uma biodiversidade única em todo o planeta.
Durante a sessão ordinária da última quarta-feira, 29, Gomide aproveitou para apresentar um projeto de lei que institui a Semana Estadual de Conscientização das Mudanças Climáticas, ao comentar sobre o evento. “Vamos também promover uma exposição do Memorial do Cerrado no saguão da Alego. Lembramos que mês de junho é reservado ao meio ambiente, à sustentabilidade e às energias renováveis. Convidamos a todos a participar e esperamos que esta exposição nos dê mais oportunidade de fazer um debate em relação ao Cerrado e, principalmente, em relação ao meio ambiente”, finalizou.
Assembleia Legislativa de Goiás teve semana movimentada com atividades voltadas à transparência, saúde, gestão e cultura
Lidiane 17 de fevereiro de 2025
Mesmo durante o recesso regimental de votações, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) manteve uma agenda intensa de atividades ao longo da semana, reforçando sua atuação em diversas frentes. Entre os destaques, estiveram a orientação de servidores sobre o controle de frequência, o lançamento do sistema EmendasGO, debates sobre mudanças no Serviço Social Autônomo de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos e Militares do Estado de Goiás (Ipasgo Saúde), campanhas de conscientização em saúde e um evento cultural inédito em homenagem ao Carnaval.
As atividades na Casa de Leis, tanto no âmbito estritamente legislativo quanto nas demais realizações, foram transmitidas em tempo real pela TV Assembleia Legislativa (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube. Dessa forma, a população pôde acompanhar tudo o que aconteceu no Parlamento goiano.
Transparência
Na segunda-feira, 10, a Diretoria de Gestão de Pessoas da Alego promoveu palestras no Auditório Carlos Vieira para esclarecer normas sobre o uso do ponto eletrônico e reforçar a transparência no registro de frequência dos servidores administrativos. O evento contou com a presença do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), que enfatizou a necessidade do cumprimento das normas internas para manter a credibilidade do Poder Legislativo.
Ainda no campo da gestão, a Alego, em parceria com o Governo do Estado, lançou, durante a semana, o EmendasGO, um novo sistema para aprimorar a gestão das emendas parlamentares. A plataforma, integrada ao Sislog 2.0, foi projetada para garantir maior segurança, agilidade e transparência na distribuição dos recursos. O deputado Coronel Adailton (Solidariedade), representando o presidente Bruno Peixoto, destacou a relevância da ferramenta, ressaltando que o dinheiro das emendas pertence à população e deve ser bem aplicado.
Saúde em pauta
A Comissão de Saúde promoveu, na terça-feira, 11, uma audiência pública para discutir as recentes mudanças no plano de saúde dos servidores estaduais e os impactos no atendimento aos beneficiários. O deputado Gustavo Sebba (PSDB), presidente da comissão, lamentou a ausência do presidente do Ipasgo Saúde e cobrou soluções para os atrasos nos pagamentos a prestadores de serviço, que podem comprometer o funcionamento do sistema.
Outra iniciativa foi o destaque dado pela Alego para a Campanha Fevereiro Roxo, que visa conscientizar sobre doenças crônicas, como Alzheimer, fibromialgia e lúpus. No Parlamento, tramitam projetos que ampliam o apoio a pacientes, incluindo a criação da carteira de identificação para pessoas com fibromialgia e lúpus, proposta pelo deputado Dr. George Morais (PDT).
Concurso público da Alego
A Assembleia também voltou o foco para a divulgação das novidades para o concurso público deste ano, que oferecerá 101 vagas, incluindo dez cargos inéditos, como analista de ciência de dados, desenvolvedor de sistemas e técnico em refrigeração. A seleção busca atender às demandas do Legislativo e garantir maior eficiência no serviço público.
Valorizando profissionais e promovendo cultura
Na quinta-feira, 13, a Alego realizou uma sessão solene para homenagear os profissionais da estética e cosmética, concedendo a eles o Certificado do Mérito Legislativo. Durante a cerimônia, Bruno Peixoto se comprometeu a apoiar a criação de um conselho federal para regulamentar a profissão e garantir a fiscalização adequada do setor.
Encerrando a semana, a Casa promoveu a primeira Mostra de Carnaval de Goiânia, realizada no saguão do Palácio Maguito Vilela. O evento celebrou as tradições carnavalescas da Capital, com a participação de blocos, escolas de samba e exposições de fantasias.
Mesmo durante o recesso de votações, a Alego segue promovendo debates e avanços administrativos, com transparência, e compromisso em áreas essenciais para a população, como a saúde, a gestão eficiente e a valorização dos cidadãos goianos.
Na retomada dos eventos culturais, Assembleia recebe grupo de idosos para atividades de integração
Lidiane 8 de fevereiro de 2025
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) abriu as portas, nesta sexta-feira, 7, para um grupo de idosos do projeto Vida Ativa, da Associação de Moradores do Bairro Feliz. A visita faz parte da retomada das atividades culturais da Alego e teve como objetivo promover a integração entre o parlamento e a sociedade, além de fortalecer projetos sociais voltados para a terceira idade.
Os visitantes foram calorosamente recebidos pela gestora de cultura da Casa, Emiliana Pereira, pelo deputado Mauro Rubem (PT) e pelo assessor parlamentar Santiago Gomes, representante do presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), em nome do qual lhes deu as boas-vindas. Santiago comentou que Bruno tem grande interesses por tudo que se relaciona ao setor cultural e já participou de uma das atividades promovidas pelo Vida Ativa no Bairro Feliz.
A gestora ressaltou a importância do evento, ao afirmar que a Assembleia está recomeçando suas atividades culturais e que o grupo de idosos participa do evento inaugural. “Estamos dando continuidade às atividades, com muitas exposições e eventos programados para o mês”, afirmou.
O projeto Vida Ativa é voltado especificamente para pessoas com 60 anos ou mais, que se reúnem semanalmente para participar de atividades que promovem a saúde física e mental. Ela ressaltou que a intenção da Assembleia é fortalecer esses trabalhos sociais e pensar em políticas públicas que garantam acessibilidade e qualidade de vida para os idosos.
O deputado Mauro Rubem (PT) também se manifestou sobre a importância da integração da Assembleia com a sociedade. “O Parlamento é o lugar das ideias, e é fundamental que a população compreenda a importância de uma vida saudável”, disse. Ele enfatizou a necessidade de bons hábitos e a importância da vacinação, alertando sobre os riscos de não se cuidar da saúde.
Mariana Leão, professora de educação física da Associação dos Idosos, destacou a relevância da visibilidade do grupo dentro da Alego. “É importante mostrar que nossos idosos são ativos e que queremos trazer mais projetos para a terceira idade”, afirmou.
Para muitos, essa foi a primeira oportunidade de conhecer o Parlamento goiano, e a experiência foi descrita como enriquecedora. Maria Carmelita Aleixo, uma das participantes do projeto, compartilhou sua satisfação com a experiência. “Além da sociabilidade, trabalhamos nosso corpo, o que ajuda muito na saúde. A interação com outros grupos é maravilhosa”, disse. Ela também expressou sua admiração pela Assembleia, elogiando a beleza do espaço e das exposições.
O evento não apenas proporcionou um dia de atividades culturais, mas também reforçou a importância do envolvimento da sociedade com as políticas públicas voltadas para a terceira idade, promovendo um diálogo entre os idosos e os representantes do Governo. A Assembleia Legislativa continua a se comprometer com iniciativas que valorizem e integrem a população idosa, e busca sempre novas formas de promover o bem-estar e a qualidade de vida.
Sessões extras, votação de planos de carreira e prestação de contas da Saúde marcam o início das atividades da Alego em 2025
Lidiane 20 de janeiro de 2025
A semana na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) foi marcada pelas primeiras deliberações em Plenário do ano de 2025. Durante a realização de sessões extraordinárias, os parlamentares focaram seus esforços em debates e votações sobre planos de carreira e subsídios de servidores públicos de diferentes órgãos. Foram quatro sessões deliberativas nos dias 13 e 14 de janeiro, além de quatro reuniões de comissões.
Além dos debates e votações, foram promovidos também a prestação de contas da Secretaria de Estado da Saúde por parte do chefe da pasta, Rasivel dos Reis Santos Junior, e o anúncio de que a transmissão do Campeonato Goiano de futebol pela TV Assembleia Legislativa será, pelo segundo ano consecutivo, feita por meio do aplicativo Deputados Aqui, em parceria com a TV Brasil Central (TBC).
Para a próxima semana, os parlamentares realizarão novas sessões extraordinárias para discutir o projeto da Lei Orçamentária Anual 2025. O prazo para apresentação de emendas se encerrou na quinta-feira, 16. De acordo com a proposta enviada à Casa pelo Executivo, a previsão de receita total supera os R$ 49,4 bilhões, enquanto as despesas estão estimadas em R$ 48,4 bilhões, sendo a maior parte referente ao pagamento do funcionalismo. Em relação ao montante reservado aos investimentos, o Governo do Estado estima gastar R$ 993 milhões. Para seguir à sanção, a matéria precisa ser aprovada em dois turnos.
As atividades na Casa de Leis, tanto no âmbito estritamente legislativo quanto nas demais realizações, são transmitidas em tempo real pela TV Assembleia Legislativa (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube. Dessa forma, a população pode acompanhar tudo o que acontece no Parlamento goiano.
Sessões deliberativas
A Alego realizou quatro sessões extraordinárias híbridas durante a semana, marcando o início dos trabalhos legislativos de 2025 com avanços para os servidores públicos, a segurança pública e a modernização das leis estaduais.
Na segunda-feira, 13, a sessão extraordinária destacou a leitura e aprovação preliminar de duas matérias: o projeto de lei nº 10/25, do deputado Charles Bento (MDB), que altera a Lei nº 20.954/2020, que dispõe sobre a regularização fundiária de imóveis urbanos, e o projeto de resolução nº 113/25, da Mesa Diretora, que propõe mudanças na estrutura administrativa do Legislativo. Ambos seguiram na data para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
O encontro também foi marcado pela presença de policiais civis que reivindicaram melhorias salariais e estruturais. Deputados como Delegado Eduardo Prado (PL) e Mauro Rubem (PT) destacaram o papel essencial da categoria e cobraram do Executivo o cumprimento de promessas feitas no ano anterior. O líder do Governo, Talles Barreto (UB), afirmou que as negociações dependem dos desdobramentos do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), que pode aliviar as restrições orçamentárias estaduais.
Já na terça-feira, 14, em três sessões consecutivas, o Plenário aprovou sete projetos do Executivo que reestruturam planos de carreira, reajustam subsídios de servidores de diversas secretarias estaduais e garantem a data-base de 2024 com índice de 4,83%. Destaque para o projeto nº 507/25, que reajusta os vencimentos de professores da Secretaria de Educação (Seduc), com impacto financeiro previsto para 2025.
Outras aprovações incluem a reestruturação de carreiras da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria de Saúde (SES) e Secretaria de Segurança Pública (SSP), bem como ajustes no quadro funcional da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR). O Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) também garantiu aumento linear de 8% para seus servidores e ampliação de gratificações.
Além disso, o projeto nº 530/25, de autoria de Charles Bento, moderniza critérios para regularização fundiária urbana de interesse social, promovendo inclusão social e segurança jurídica. Outra proposta aprovada foi a nº 421/25, que transfere à Secretaria-Geral de Governo a gestão dos terminais rodoviários estaduais.
Por fim, o projeto nº 574/25 altera o Código Tributário Estadual, promovendo ajustes necessários à legislação fiscal.
Ao encerrar a semana, o presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), lembrou que o prazo para apresentação de emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 se encerraria na quinta-feira, 16. Com isso, a Casa retoma suas atividades na próxima segunda-feira, 20, com reuniões das comissões e novas sessões plenárias.
Prestação de contas
A semana no Parlamento goiano foi marcada também pela presença do secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasivel dos Reis Santos Junior, que participou na terça-feira, 14, de sessão extraordinária no Parlamento goiano, para apresentar o balanço das atividades da pasta nos primeiros quadrimestres de 2024. A presença do secretário se deu por requerimento do deputado Antônio Gomide (PT).
Na ocasião, Rasivel destacou marcos importantes, como a inauguração do Hospital de Águas Lindas, com 40 leitos de UTI, e a construção do Hospital Cora, especializado em oncologia, com alta tecnologia. Ele também mencionou a modernização de hospitais regionais em Formosa e Trindade, além de apresentar o projeto da Rede de Urgência e Emergência para atender 60 municípios da região Centro-Norte do Estado.
Deputados questionaram atrasos em pagamentos de médicos, gestão de organizações sociais (OSs) e superlotação em hospitais. Gustavo Sebba (PSDB) criticou atrasos nos repasses e a contratação de OSs com histórico problemático. Rasivel defendeu a legalidade das contratações e garantiu que os repasses foram realizados conforme previsto.
Antônio Gomide cobrou melhorias no Hospital Estadual de Anápolis (Heana) e instalação de leitos de UTI no Nordeste goiano. Mauro Rubem sugeriu maior transparência na gestão por OSs e a criação de uma mesa permanente de negociações.
Deputados como Lincoln Tejota (UB) e Amilton Filho (MDB) reconheceram os avanços da gestão, enquanto Talles Barreto pediu maior transparência nos contratos das OSs. Rasivel agradeceu o apoio parlamentar e reafirmou o compromisso de oferecer saúde pública de qualidade e eficiente.
Ao final, o presidente Bruno Peixoto elogiou os avanços da saúde no Estado e sinalizou a possibilidade de uma nova sessão para aprofundar os esclarecimentos.
Goianão 2025
A Alego deu início, durante a semana, à transmissão do Campeonato Goiano de Futebol 2025, marcando a segunda edição consecutiva da parceria entre a TV Assembleia e a TV Brasil Central (TBC). Além da exibição pela TV, os jogos podem ser acompanhados pelo aplicativo Deputados Aqui, que se consolidou como uma ferramenta inovadora de interação entre o público e o Legislativo.
O presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto, ressaltou a importância da iniciativa para a economia e o entretenimento da população. As transmissões começam uma hora antes das partidas, com informações sobre os bastidores, escalações e análises. Após os jogos, a programação continua com comentários e os melhores momentos.
O aplicativo Deputados Aqui, que em 2024 alcançou 50 mil novos downloads e 100 mil acessos únicos, promete ainda mais interatividade em 2025. As novidades incluem chats para o público, bate-papo entre comentaristas e a possibilidade de espelhamento para telas maiores. “Trabalhamos para entregar uma transmissão de qualidade superior, beneficiando os torcedores e aproximando a população do Parlamento”, destacou Leonardo Rassi, secretário de Inovação da Alego.
A primeira rodada começou na quarta-feira, 15, com quatro partidas que movimentaram o cenário esportivo goiano. No Estádio Olímpico, em Goiânia, o Vila Nova venceu a Aparecidense por 1×0 em jogo transmitido pela TV Assembleia. Pela TBC, o Goiatuba surpreendeu o Goiás com uma vitória por 2×1.
Outros destaques incluíram a vitória do Inhumas sobre o Goianésia por 1×0 e o empate entre Crac e Anápolis em 1×1. A rodada foi concluída na quinta-feira, 16, com Abecat vencendo o Goiânia por 1×0 e Atlético Goianiense e Jataiense empatando sem gols.
Com Goiatuba, Abecat, Inhumas e Vila Nova liderando após a primeira rodada, a competição segue com a segunda rodada neste fim de semana. Destaques incluem o confronto entre Goiânia e Atlético Goianiense no Estádio Olímpico e a busca da Aparecidense e do Goiás pela recuperação após derrotas iniciais.
A transmissão do Goianão 2025 reafirma o compromisso da Alego em integrar tecnologia, esporte e engajamento popular, destacando a relevância do Legislativo na vida dos goianos.
Orçamento
Para a próxima semana, a Alego dará início à apreciação do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025, enviado pelo governador Ronaldo Caiado (UB). Em convocação extraordinária, os deputados debaterão a proposta que prevê uma receita total de R$ 49,4 bilhões e despesas de R$ 48,4 bilhões, destacando um investimento projetado de R$ 993 milhões.
A proposta apresenta um aumento de 7% na receita em relação à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024. O principal componente da arrecadação será o ICMS, com R$ 18,04 bilhões previstos, seguido pelas transferências federais, estimadas em R$ 10,9 bilhões, e o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), com R$ 1,33 bilhão.
No lado das despesas, R$ 27,65 bilhões estão destinados à folha de pagamento, sendo o maior item do orçamento, enquanto R$ 531,6 milhões foram reservados para emendas impositivas dos deputados. O serviço da dívida pública, incluindo precatórios, soma R$ 2,51 bilhões.
O orçamento está dividido em três principais eixos. O primeiro é referente ao orçamento fiscal, com R$ 32,9 bilhões, abrangendo Poderes, Tribunais de Contas, Ministério Público e empresas estatais dependentes. Em seguida vem a seguridade social, com R$ 15,5 bilhões destinados à saúde, previdência e assistência social. Por fim, os investimentos, com R$ 993 milhões para obras e infraestrutura.
O déficit previdenciário está projetado em R$ 5,4 bilhões, enquanto o serviço da dívida requer R$ 904 milhões para juros e encargos. As despesas com pessoal representam 52,2% do orçamento, refletindo o esforço do Estado em equilibrar o pagamento de servidores e ampliar os investimentos.
A matéria, que precisa ser aprovada em dois turnos para seguir à sanção, terá como base as emendas que os parlamentares poderiam apresentar até quinta-feira. A análise será iniciada em Plenário na segunda-feira, 20, e deve se estender ao longo da semana, com o objetivo de garantir um planejamento orçamentário que contemple as demandas da sociedade goiana.



Posts recentes
Comentários
Arquivos
- junho 2026
- maio 2026
- abril 2026
- março 2026
- fevereiro 2026
- janeiro 2026
- dezembro 2025
- novembro 2025
- outubro 2025
- setembro 2025
- agosto 2025
- julho 2025
- junho 2025
- maio 2025
- abril 2025
- março 2025
- fevereiro 2025
- janeiro 2025
- dezembro 2024
- novembro 2024
- setembro 2024
- agosto 2024
- julho 2024
- junho 2024
- maio 2024
- abril 2024
- março 2024
- fevereiro 2024
- dezembro 2023
- novembro 2023
- outubro 2023
- setembro 2023
- agosto 2023
- julho 2023
- junho 2023
- maio 2023
- abril 2023
- janeiro 2023
- outubro 2022
- setembro 2022
- julho 2022
- junho 2022
- maio 2022
- março 2022
- janeiro 2022
- dezembro 2021
- novembro 2021
- outubro 2021
- setembro 2021
- agosto 2021
- julho 2021
- junho 2021
- maio 2021
- agosto 2020
- julho 2020
- junho 2020
- maio 2020
- abril 2020
- fevereiro 2020
- janeiro 2020
- dezembro 2019
- novembro 2019
- outubro 2019
- setembro 2019
- agosto 2019
- julho 2019
- junho 2019
- maio 2019
- abril 2019
- março 2019
- fevereiro 2019
- janeiro 2019
- dezembro 2018
- novembro 2018
- outubro 2018
- setembro 2018
- agosto 2018
- julho 2018
- junho 2018

