24 de junho de 2026
  • 04:50 Planos de saúde crescem entre pessoas com 59 anos ou mais em abril
  • 21:22 Com resultado histórico, Rio Verde lidera ranking de alfabetização
  • 17:38 Uniforme de goleiro vermelho registrado na Fifa não foi feito, diz CBF
  • 13:54 Governo elabora regras para divisão do teto de gastos entre os Poderes em Goiás
  • 10:10 ‘Falsas promessas de melhorias’, diz representante após comitivas deixarem Expo Catalão 2026


Ministério da Energia do país diz que sistema elétrico teve uma interrupção total e que protocolos já foram ativados

O Ministério da Energia de Cuba anunciou na noite deste sábado (21.mar.2026) que toda a ilha sofreu um apagão. A falta de energia ocorre em um momento em que os Estados Unidos impõem restrições ao fornecimento de petróleo para o país. Na 2ª feira (16.mar.2026), 10 milhões de pessoas ficaram sem energia depois do 1º colapso da rede elétrica do país.

“O Sistema Elétrico Nacional sofreu uma interrupção total. Os protocolos de restabelecimento estão sendo implementados”, afirmou 


O presidente Donald Trump (Partido Republicano) impôs um bloqueio de petróleo ao país. A situação se agravou depois que os EUA interromperam o fornecimento de petróleo da Venezuela. O país era o principal fornecedor da ilha. O governo norte-americano também ameaçou sancionar outros países que vendem combustível a Cuba, medida que intensifica o isolamento econômico.

Cuba reconheceu na 6ª feira (13.mar) que iniciou negociações com o governo dos Estados Unidos. Na 6ª feira (20.mar), o país disse que recusa qualquer negociação sobre seu sistema político ou o mandato do presidente Miguel Díaz-Canel (Partido Comunista de Cuba, esquerda) nas conversas com os Estados Unidos. No mesmo dia, o presidente da Ilha afirmou que se preparam para uma possível agressão norte-americana.



Autor Poder360 ·