25 de junho de 2026
  • 10:43 Empresários fluminense e mineiro radicados em Goiás devem ganhar cidadania goiana honorífica
  • 06:59 Goiás Social chega em Rio verde com benefícios e serviços
  • 03:15 Chefe da Otan tenta amenizar tensão na Casa Branca com elogios
  • 23:31 Autorizada venda de bens para criação de fundo de investimento
  • 19:47 Mabel anuncia obra de R$ 40 mi na bacia do Córrego Botafogo


O prefeito eleito do município de Catalão, Velomar Rios (MDB), anunciou, nesta segunda-feira (9), nomes de parte do secretariado que irá compor sua gestão a partir de 2025. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa, nesta manhã.

O primeiro nome anunciado foi o de sua esposa, Neuza Rios, que ficará à frente da Secretária de Promoção e Ação Social. Também foram apresentados outros cinco titulares de pastas do município. Dentre elas, da Fazenda, Saúde, Educação e Planejamento.

Para a Procuradoria Geral do Município, o nome designado por Rios foi o de Celso Calixto. Para a Secretaria da Fazenda, o advogado Jamil Torquato. Para a Secretaria de Planejamento, o engenheiro Luiz Severo. Para a Secretaria de Educação, o professor Adilson Ciriaco, e, para a Saúde, o advogado Leonardo Santa Cecília.

Novos nomes serão anunciados, conforme Rios, no decorrer do mês de dezembro. Ao todo, a Prefeitura de Catalão é composta por 20 secretarias. “Estamos trazendo nomes qualificados e alinhados com os objetivos de nossa gestão”, frisou o futuro gestor.


Leia mais sobre: / / / Catalão / Política

Autor Mel Castro


Com o nome aventado para uma saída, o ministro declara que Lula não conversou com ele sobre críticas feitas à comunicação do governo em evento do PT

Com o nome aventado para uma possível demissão na reforma ministerial do governo, o ministro da Secom (Secretaria de Comunicação), Paulo Pimenta, disse ao Poder360 que não se sente ameaçado em relação ao seu cargo na Esplanada.

Segundo o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não conversou com ele sobre as críticas feitas à comunicação de seu governo na 6ª feira (6.dez.2024), porque “não há necessidade”. Disse ainda que a rotina de trabalho está “normal” e que sua relação com o chefe do Executivo é de “lealdade, sem melindres ou meias-palavras”.

“Não me sinto ameaçado com cargo nenhum, até porque não existe ameaça a cargos. Cargos são todos eles do presidente. Fazemos parte de um time, ele é o técnico, o presidente, ele nos escala da maneira que ele achar mais adequada e a gente cumpre as tarefas a partir da determinação dele”, declarou em entrevista ao Poder360.

Em seminário do PT na 6ª feira (6.dez.2024), o chefe do Executivo fez duras críticas à comunicação do seu governo. Afirmou que há um equívoco seu por não organizar entrevistas com jornalistas e cobrou a realização de uma licitação para a mídia digital.

Sobre a fala de Lula, Pimenta disse concordar com as “preocupações” do presidente. Afirmou que são as mesmas que as suas e que dizem respeito à dificuldade da esquerda de “fazer frente” à direita. “Naturalmente que as preocupações que ele tem são legítimas pela posição e função que ele ocupa. Mas eu concordo e tenho muita identidade com tudo o que ele falou”, disse.

Desde então, uma possível saída de Pimenta começou a ser ventilada. Um dos cotados para substituí-lo é o marqueteiro da campanha de Lula em 2022, Sidônio Palmeira. Ele, entretanto, sempre rejeitou a possibilidade por querer continuar tocando sua empresa em Salvador (BA).

Ainda assim, o profissional está constantemente em Brasília e ajuda a definir a linguagem e o conteúdo de campanhas publicitárias e pronunciamentos. Ele colaborou, por exemplo, com a produção do pronunciamento do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em que anunciou o pacote de revisão de gastos em 27 de novembro.

Ao jornal digital, Pimenta classificou o marqueteiro como um profissional de confiança do presidente. “O Sidônio é um excelente profissional, que o presidente confia, eu confio, que ajuda muito a construir o nosso projeto e acho que quanto mais perto ele puder estar do governo e do presidente, mas ele vai nos ajudar”, afirmou.

É possível que, diante dos apelos do presidente, Sidônio tenha um cargo na Secom ou mesmo assuma a secretaria.

Desde o início do 3º mandato de Lula, em 2023, há críticas internas de que a comunicação não tem sido eficaz. O petista lançou diversos programas sociais nos últimos 2 anos, com a liberação de recursos, mas não viu sua popularidade aumentar. Uma mudança na Secom é cogitada para o ano que vem, quando uma reforma ministerial deve ser promovida pelo presidente.



Autor Poder360 ·


Presidida por Rosângela Rezende (Agir), a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Parlamento goiano se reúne nesta terça-feira, 10, para deliberar seis projetos de lei e distribuir outros 13 para relatoria. A proteção aos animais domésticos é destaque em mais de uma das matérias aptas à votação, todas com parecer favorável. O encontro será às 13h30, na Sala Júlio da Retífica, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia Legislativa.

Entre cães, gatos, aves, répteis, peixes e pequenos mamíferos, o Brasil possui cerca de 160,9 milhões de pets, segundo estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Com isso, os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) se dedicam à proposição de ideias em prol dos animais domésticos.

Sugestão de Talles Barreto (UB), a proposta nº 1553/23 sugere obrigar pet shops, clínicas veterinárias e estabelecimentos congêneres a afixarem cartazes que incentivem e facilitem a adoção de animais. Outra ideia, protocolada sob o nº 2214/23 e iniciativa do Delegado Eduardo Prado (PL), é instituir a Política Estadual de Fomento à Criação de Lares Temporários para Animais.

Com o objetivo de facilitar o acesso ao tratamento hematológico (relacionado ao sangue) para animais de estimação, em especial para tutores de baixa renda, Gustavo Sebba (PSDB) pleiteia criar o Programa Estadual de Hemoterapia Animal (nº 4747/23).

O deputado Veter Martins (UB) assina dois projetos na pauta de votação do colegiado. As proposituras são para instituir o selo “Empresa Amiga do Bem-Estar Animal do Estado de Goiás” a fim de reconhecer as companhias que apoiem financeiramente as organizações não-governamentais (ONGs) voltadas à causa animal (nº 2754/23) e obrigar estabelecimentos que comercializam plantas a afixar cartazes informativos sobre as espécies tóxicas aos animais (nº 283/23).

No caso da segunda matéria, o relator na Comissão de Meio Ambiente, Ricardo Quirino (Republicanos), emitiu parecer pela aprovação com subemenda modificativa para prever multa aos estabelecimentos apenas em caso de reincidência.

A instalação de uma plataforma de informações sobre serviços ambientais e o cadastro estadual de pagamento por serviços ambientais, projeto de Mauro Rubem (PT), fecham o rol de aptos à deliberação durante o encontro desta terça-feira.

Distribuição

A pauta de matérias a serem distribuídas conta com assuntos diversos, como a questão do manejo de resíduos sólidos. Entre as sugestões estão, por exemplo, uma política de logística reversa para caixas de medição; uma de incentivo à redução do consumo de materiais plásticos e um programa de troca de resíduos recicláveis por alimentos.

Outros textos tratam também da recuperação de áreas mineradas; incentivo à pesquisa para preservação do meio aquático e realização de feiras de adoção de pets em eventos oficiais do Estado.  

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


Por Gil Campos: Goiânia, 29 de novembro – A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, confirmou nesta semana que o pacote de cortes de gastos anunciado pelo governo federal poderá impactar diretamente os concursos públicos previstos para 2025. Embora tenha reafirmado o compromisso de realizar o Concurso Nacional Unificado (CNU) no próximo ano, a quantidade de vagas dependerá da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), que ainda será analisada pelo Congresso Nacional.

Incertezas para os concurseiros

O governo enfrenta um cenário econômico complicado, com medidas fiscais criticadas e uma crescente falta de confiança do mercado. A decisão final sobre o número de vagas e a distribuição orçamentária deverá ocorrer somente no final deste ano ou no início de 2025, deixando em dúvida o futuro de milhões de brasileiros que aguardam uma oportunidade no serviço público.

Impacto dos cortes no funcionalismo

Segundo especialistas, o corte de cerca de R$ 70 bilhões em despesas públicas anunciado pelo governo compromete investimentos em setores essenciais, incluindo a renovação e ampliação do quadro de servidores. A redução no orçamento pode atrasar ou limitar a reposição de vagas em áreas críticas, como saúde, educação e segurança pública.

A ministra Esther Dweck enfatizou que, apesar das restrições, o governo busca alternativas para garantir que o CNU aconteça em 2025. “O concurso está mantido, mas a definição de vagas depende do que for aprovado na LOA”, declarou.

Críticas à gestão do governo

A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sido alvo de críticas pela priorização de despesas consideradas menos urgentes, enquanto adia soluções concretas para a economia e o funcionalismo público. Parlamentares da oposição destacam que as promessas de melhorar a eficiência do Estado e fortalecer os serviços públicos estão sendo enfraquecidas pela falta de investimentos adequados.

Especialistas também alertam que a incerteza em relação aos concursos pode gerar um impacto negativo na confiança dos cidadãos na gestão atual. “A ideia de eficiência estatal parece estar sendo sacrificada em nome de ajustes fiscais que não apresentam resultados imediatos”, apontam economistas.

Futuro do serviço público em debate

Com a pressão crescente de grupos organizados e sindicatos, o governo terá de equilibrar as contas públicas sem prejudicar a máquina administrativa. A expectativa é que o Congresso Nacional adote medidas que permitam a realização dos concursos em setores estratégicos, ao mesmo tempo que assegure a estabilidade fiscal.

O que esperar?

Enquanto milhões de brasileiros aguardam ansiosamente o edital do CNU, o governo segue sob escrutínio público. A promessa de abertura de vagas e melhorias no serviço público dependerá, mais do que nunca, de uma articulação política eficiente e de uma gestão fiscal mais consistente.

E você, acredita que o governo conseguirá cumprir a promessa de realizar os concursos públicos em 2025 ou isso é apenas mais um discurso político? Compartilhe sua opinião!



Autor # Gil Campos


O deputado federal Glaustin da Fokus assumiu a presidência estadual do Podemos, substituindo o prefeito eleito de Bela Vista de Goiás, Eurípedes do Carmo. A mudança, articulada ao longo da semana, foi oficializada nesta quinta-feira (5/12) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Glaustin pretende usar a liderança para fortalecer suas bases e articular projetos visando as eleições de 2026.

A nova composição da Comissão Provisória do Podemos Goiás passou de 4 para 15 membros, marcando uma ampliação significativa da estrutura partidária. Além de Glaustin como presidente, Eduardo Macedo, ex-presidente do PMB e PTB, foi confirmado como 1º vice-presidente. Outros nomes incluem Uiltinho (2º vice-presidente) e Adelicia Moura (3ª vice-presidente).

Entre os integrantes da nova diretoria estão representantes de segmentos importantes, como Larissa Lafaiete, do Podemos Mulher, e Murilo Valin, do Podemos Esporte. A reorganização é vista como um movimento estratégico para expandir a influência do partido no estado e consolidar sua atuação em frentes diversas.

Gestão Estadual do Podemos

Glaustin da Fokus – Presidente

Eduardo Macedo – 1º Vice-presidente

Uiltinho – 2º Vice-presidente

Adelicia Moura – 3ª Vice-presidente

Thais Rosana Franco – Secretária-geral

Antonio Mangussi – 1º Secretário

Waldir Rios – 2º Secretário

Fernando de Oliveira Medeiro – 3º Secretário

Alex Divino Vieira – Tesoureiro

Joseane Moura – Tesoureira Adjunta

Murilo Valin – Presidente do Podemos Esporte

Larissa Lafaiete – Presidente do Podemos Mulher

Glauber Gadelha – Presidente do Podemos Jovem

Jeferson Monteiro – 1º Vogal

Leonardo Portilho – 2º Vogal



Autor Felipe Fulquim


Governo de Erdogan tem sido um dos principais apoiadores da oposição síria desde os primeiros dias da guerra cívil, em 2011

Os planos dos rebeldes sírios para derrubar o regime de Bashar al-Assad foram informados 6 meses atrás ao governo da Turquia. A informação é de fontes da agência Reuters.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, tem sido um dos principais apoiadores da oposição síria desde os primeiros dias da guerra civil, em 2011.

A Turquia tem tropas no noroeste da Síria e oferece apoio a alguns grupos rebeldes sírios, em especial o ENS (Exército Nacional Sírio).

Contudo, o plano foi elaborado pelo HTS (Hayat Tahrir al-Sham), classificado como uma organização terrorista pela Turquia em virtude de laços anteriores do líder do grupo, Ahmed al-Sharaa, com a Al-Qaeda, responsável pelos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos e diversos outros no Oriente Médio.

Erdogan sempre se opôs a uma ofensiva desse nível, temendo que isso gerasse uma nova onda de refugiados cruzando a fronteira. Em 2020, a Turquia assinou um acordoo com a Rússia, aliada de Assad, para desescalar os combates no noroeste da Síria.

Contudo, as fontes reportaram que os rebeldes perceberam uma mudança na postura de Erdogan em relação a Assad no início deste ano, com divergências entre ambos sobre uma solução política para a guerra civil.

Segundo as fontes, foi dito ao governo turco que “esse caminho não funcionou por anos”, que a solução ideal seria a tomada armada do poder e que a Turquia não precisava fazer nada além de não intervir na situação.

Nesta manhã, o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, disse que o esforço de Erdogan nos últimos meses para se aproximar de Assad falhou e que o governo turco “sabia que algo estava por vir”.



Autor Poder360 ·


O deputado Lineu Olimpio (MDB) propõe, com o processo nº 26052/24, que seja disponibilizada, de forma obrigatória, uma unidade de terapia intensiva móvel com médico intensivista nos torneios e campeonatos esportivos radicais realizados em Goiás. O parlamentar argumenta que o elevado grau de risco físico desse tipo de modalidade esportiva exige a presença de suporte médico especializado e imediato para garantir assistência eficaz em casos de emergência.

A norma define esporte radical como toda prática desportiva com alto grau de risco físico e que gere uma elevação da adrenalina, seja por conta da altura, velocidade e/ou outros fatores presentes nessas atividades. A orientação normativa aplica-se aos torneios nacionais, estaduais e municipais realizados em Goiás, sendo de responsabilidade das federações e organizações esportivas, em conjunto com o poder público.

Em casos de descumprimento, poderão ser aplicadas advertências e multas que podem chegar a R$15.000. Os valores oriundos de multa serão revertidos em prol do Fundo Estadual de Saúde. De acordo com Olimpio, esse repasse reforça o compromisso com a prevenção de acidentes e a promoção da saúde pública, garantindo que os recursos sejam utilizados para fins que beneficiem diretamente a comunidade esportiva e a população em geral.

A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Alego, onde aguarda relatoria. Após o trâmite no colegiado, a matéria segue para avaliação do Plenário da Casa de Leis.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


Por Gil Campos: Goiânia, 29 de novembro – O mercado financeiro brasileiro enfrentou uma semana turbulenta após o anúncio das medidas econômicas pelo governo federal no último dia 27. Entre os dias 26 e 28, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, acumulou uma queda de 4,09%, enquanto o dólar disparou 3,24%, alcançando os níveis mais altos do ano.

Impactos financeiros

O valor de mercado das empresas listadas na B3 encolheu R$ 172,9 bilhões, segundo levantamento da consultoria Elos Ayta. As maiores perdas ocorreram nos setores bancário e de energia, com destaque para a Petrobras, que sofreu impacto direto devido à volatilidade do câmbio e às incertezas fiscais.

Quedas mais expressivas

  • Itaú Unibanco: perdeu R$ 17,6 bilhões
  • BTG Pactual: queda de R$ 14,5 bilhões
  • Bradesco: redução de R$ 9,3 bilhões
  • Petrobras: encolhimento de R$ 9,4 bilhões

O cenário é ainda mais desafiador para empresas com alta exposição cambial, que enfrentam pressões adicionais devido à valorização do dólar.

Cenário fiscal e desconfiança do mercado

Especialistas atribuem o pessimismo à falta de clareza sobre o impacto fiscal das novas medidas propostas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Analistas alertam que o pacote fiscal divulgado pelo governo, que inclui mudanças na taxação de rendimentos e isenções de impostos, gerou apreensão quanto à capacidade do Brasil de alcançar o equilíbrio econômico sem prejudicar setores estratégicos.

“Os investidores estão reagindo a uma falta de confiança generalizada no planejamento econômico do governo, que ainda não conseguiu oferecer garantias suficientes de estabilidade e crescimento”, destaca Einar Rivero, sócio da Elos Ayta.

Pressões internacionais

A alta do dólar também foi impulsionada por fatores externos, como a expectativa de novos aumentos nos juros dos Estados Unidos e os impactos das eleições norte-americanas, que adicionam incertezas ao cenário econômico global.

Futuro da economia brasileira

Com o mercado em alerta, cresce a pressão sobre o governo federal para ajustar suas estratégias fiscais e reconquistar a confiança dos investidores. A falta de previsibilidade nas ações do governo pode comprometer o crescimento econômico e gerar reflexos diretos no bolso dos brasileiros.

E você, acredita que as medidas econômicas anunciadas pelo governo são suficientes para recuperar a confiança do mercado? Compartilhe sua opinião nos comentários!



Autor # Gil Campos


O prefeito eleito Azarias Machado, conhecido como Machadinho (MDB), realizou neste sábado (7/12) uma reunião com os titulares das 15 secretarias confirmadas de sua gestão que se inicia no dia 1º de janeiro de 2025. A vice-prefeita eleita, Bia Martins (PP), também participou do encontro, que teve como objetivo alinhar as ações do plano de governo para os primeiros 100 dias de gestão. A equipe foi oficialmente apresentada, destacando prioridades nas áreas de saúde, educação e infraestrutura.

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o prefeito eleito falou sobre os principais pontos tratados na reunião com seu novo secretariado. “Estamos aqui para apresentar nosso secretariado e dizer que temos muita responsabilidade por zelar pela nossa cidade. Queremos fazer uma Uruaçu diferente em que as pessoas possam acreditar na nossa gestão. Queremos agradecer a população e dizer que nossa gestão será uma gestão de resultados”, declarou Machadinho.

Entre os nomes confirmados estão Eunice na Secretaria de Educação, Viviane Bueno na Saúde e Zezinho no Desenvolvimento Social. A gestão também contará com Robson Pimentel no Esporte, Vassil Oliveira na Comunicação, Ângela no Meio Ambiente e Mauri Lemes na Agricultura. A Procuradoria Geral do Município será comandada por Edilene, enquanto a Auditoria Geral ainda terá seu titular definido.

Machadinho destacou a importância de uma equipe integrada para alcançar metas iniciais e reforçou o compromisso com uma gestão eficiente e transparente. A Secretaria de Mobilidade ficará sob a liderança de Dr. Wagner Camapum, enquanto a pasta de Infraestrutura será chefiada por Alane. A reunião foi um marco inicial para o planejamento estratégico, que promete priorizar ações voltadas ao bem-estar da população.

Machadinho e Bia foram eleitos no primeiro turno das eleições de 2024, em outubro, com 12.369 votos pela coligação ‘O Melhor de Uruaçu para você’ que contou com a união dos partidos MDB, PP e Agir.



Autor Felipe Fulquim



Após o controle total do incêndio, as Guarnições da ASA-106 e ABTS-18 realizaram o rescaldo, garantindo que não restassem focos de fogo. (Foto: Divulgação/Bombeiros Militar de Catalão).

Na tarde deste sábado (7), equipes do Corpo de Bombeiros de Catalão foram acionadas para combater um incêndio em uma residência localizada na Rua Costa Rica, no bairro das Américas. O incidente ocorreu por volta das 16 horas e mobilizou os militares para o local.

Ao chegarem, os bombeiros foram informados pelo morador do apartamento que o fogo teve início em uma moto Shineray 50 CC, que estava na garagem da residência. A chama rapidamente se alastrou, atingindo uma moto Honda Biz e um Chevrolet Corsa, que também estavam no local. Os três veículos ficaram totalmente queimados.

Devido à intensidade do fogo e ao acúmulo de fumaça, as chamas se espalharam para os dois apartamentos localizados na parte superior da residência. A elevada temperatura da fumaça danificou móveis, o forro de gesso e a parte elétrica dos imóveis.

A guarnição do Corpo de Bombeiros, utilizando uma linha de ataque e cerca de 1.000 litros de água, conseguiu extinguir as chamas nos veículos e realizou buscas nos apartamentos superiores. Felizmente, não foram encontradas vítimas nos locais. No entanto, um homem de 55 anos, que tentava abrir o portão da garagem durante o incêndio, sofreu queimaduras de segundo grau no membro superior esquerdo. Ele foi atendido pela guarnição, estando consciente e orientado durante o atendimento.

Após o controle total do incêndio, as Guarnições da ASA-106 e ABTS-18 realizaram o rescaldo, garantindo que não restassem focos de fogo. O imóvel foi então entregue ao morador, que recebeu orientações sobre a necessidade de procurar um profissional qualificado para avaliar a estrutura do local e assegurar a segurança do imóvel.


Leia mais sobre: / / Catalão / Cidades

Autor Elysia Cardoso