22 de junho de 2026
  • 08:02 Rodovias goianas registram um óbito e 7 feridos no fim de semana
  • 04:18 melhores momentos de Nova Zelândia 1 x 3 Egito
  • 00:34 Mauro Rubem reuniu produtores de cultura para homenageá-los; a sessão solene transcorreu na manhã de sábado
  • 20:50 Mabel entrega 311 escrituras na Região Noroeste de Goiânia
  • 17:06 Quando a tirzepatida pode ser indicada para adolescentes?


Final é disputada por Botafogo e Flamengo neste domingo (2.fev.2025), em Belém (PA)

Botafogo e Flamengo se enfrentam na Supercopa Betano Rei 2025, neste domingo (2.fev.2025), no Estádio Mangueirão, em Belém (PA). O evento marca o início da temporada do futebol brasileiro e homenageia Pelé. A edição terá uma premiação recorde oferecida aos finalistas, segundo a nota da CBF.

Os clubes conquistaram suas vagas depois de o Botafogo vencer o Brasileirão 2024 e o Flamengo a Copa Betano do Brasil 2024. A premiação para a edição de 2025 ultrapassa R$ 18 milhões, com um valor fixo de R$ 6,05 milhões para cada equipe e um adicional de US$ 1 milhão para o campeão, parte de uma verba da Conmebol destinada à CBF., totalizando aproximadamente R$ 12 milhões.

“A Supercopa Rei será uma grande celebração do futebol brasileiro neste domingo. A premiação recorde será uma atração a mais para animar atletas e torcedores em Belém”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

O Grupo Globo detém os direitos exclusivos de transmissão da Supercopa Rei até 2027. O evento contará com um show de abertura da cantora Joelma.

A empresa de apostas Betano adquiriu os naming rights da competição. Terá sua marca exibida em vários pontos do evento e entregará o “Troféu de Craque Betano” ao melhor jogador da final. Em parceria com a CBF, a Betano convidou 48 líderes indígenas para assistir ao jogo, promovendo a inclusão e a valorização cultural.



Autor Poder360 ·


A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) para o 2º biênio da 20ª Legislatura tomou posse em sessão solene na manhã deste sábado, 1º. Após receber apoio unânime dos colegas em outubro passado, Bruno Peixoto (UB) segue como presidente da Casa de Leis de hoje até o dia 31 de janeiro de 2027.

Logo no início da cerimônia, o deputado Cairo Salim (PSD) reempossou Bruno Peixoto oficialmente e o convidou para assumir a condução dos trabalhos. Após assumir a presidência, o parlamentar convidou cada um dos demais membros para se levantar e ser empossado.

Em seu primeiro discurso no novo mandato, Bruno Peixoto ressaltou as realizações alcançadas nos últimos dois anos, renovou sua promessa de priorizar o atendimento aos interesses da população goiana e apresentou novas iniciativas para otimizar as atividades do Parlamento goiano.

“Tenho orgulho de ter sido o presidente que cortou despesas e fez economia significativa dos recursos públicos”, declarou ao citar medidas como o Alego Digital, que permitiu a digitalização de processos para eliminar o desperdício de papel, o fim da locação de veículos e aquisição de frota própria. Segundo ele, os esforços resultaram em uma gestão responsável e transparente, além de garantirem a economia de R$ 400 milhões aos caixas da Casa, recurso que é revertido ao atendimento dos anseios da sociedade.

Peixoto também realçou a alta produtividade do Poder Legislativo sob seu comando: apenas em 2024, o Plenário analisou 764 matérias de iniciativa parlamentar, 145 projetos da Governadoria e 2.698 atos.

Como planos para os próximos meses, o presidente afirmou que dará continuidade a ações exitosas, ampliando-as, e implementará novas. Uma das novidades será a criação da Secretaria de Regularização Fundiária na Alego, a qual auxiliará municípios e famílias no processo de legalização de propriedades. Ou, ainda, a ampliação do Programa Deputados Aqui, que levará serviços nas áreas de esporte, saúde, educação e regularização fundiária a todas as regiões do Estado, com 14 edições previstas ao longo deste ano.

Antes de concluir sua fala, ele fez um chamado aos colegas. “Deputados e deputadas, vamos ao trabalho! Não tem sábado, não tem domingo para quem sabe da responsabilidade que assumimos”, conclamou.

Ao subir à tribuna, o governador Ronaldo Caiado (UB) parabenizou Bruno Peixoto por ter sido eleito e reeleito à presidência por unanimidade, com o voto de todos os deputados goianos. Em sua visão, foi um feito alcançado com “habilidade, capacidade de articulação política, determinação e garra em termos de trabalho e eficiência”.

Caiado cumprimentou os 41 parlamentares goianos e exaltou a importância da liberdade de posição ideológica para a democracia. “Ou se tem liberdade de expressão ou capacidade de apresentar resultados, senão está fadado ao insucesso e à inconsistência da sua gestão”, considerou.

Em seguida, defendeu não haver “governabilidade em nenhum nível de poder se não houver estabilidade e equilíbrio fiscal” e apontou que diversas instituições estaduais, como a Alego, receberam o Selo Diamante de excelência em transparência pública. 

O governador aproveitou a oportunidade para comentar ações promovidas em seus anos de gestão, elencar resultados que Goiás vem alcançando e comentar suas pretensões para o futuro.

Responsável por se pronunciar em nome do Parlamento goiano, Talles Barreto (UB) frisou o compromisso da Casa com o desenvolvimento do Estado. Na visão do deputado, a atual Legislatura tem sido marcada pelos esforços em prol da modernização, iniciativas em prol de todos os setores da sociedade e consolidação da Alego como espaço de diálogo.  

Barreto assumiu a função de liderança governista na Alego em 2024 e afirmou que Goiás vive um bom momento, com conquistas e bons resultados, graças ao trabalho harmônico conjunto entre os Poderes. “O progresso de Goiás não aconteceu por acaso. É fruto de um esforço coletivo, diálogo constante, debates intensos, audiências públicas e horas de estudo sobre cada matéria que chega a esta Casa”, destacou o legislador, mantido como líder governista para o segundo biênio.

Antes de encerrar a solenidade, Bruno Peixoto convocou uma sessão extraordinária para segunda-feira, 3, às 10 horas.

Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2027

Presidente: Bruno Peixoto (UB)
1º vice-presidente: Issy Quinan (MDB)
2º vice-presidente: Clécio Alves (Republicanos)
3º vice-presidente: Bia de Lima (PT)
Primeiro vice-presidente corregedor: Julio Pina (Solidariedade)
Segundo vice-presidente corregedor: Lineu Olímpio (MDB)
Primeiro-secretário: Coronel Adailton (Solidariedade)
Segundo-secretário: Wilde Cambão (PSD)
Terceiro-secretário: Amauri Ribeiro (UB)
Quarto-secretário: Cairo Salim (PSD)
Quinto-secretário: Vivian Naves (Progressistas)

Presenças ilustres

A sessão solene contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Ramos Caiado (UB), e o vice-governador, Daniel Vilela (MDB); o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), desembargador Carlos Alberto França; o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), e a vice-prefeita, Coronel Cláudia (Avante); o presidente eleito do TJ-GO, desembargador Leandro Crispim; o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Romário Policarpo. Também prestigiaram o evento: o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Cyro Terra Peres; o defensor público-geral de Goiás, Tiago Gregório Fernandes; e o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), conselheiro Helder Valin.

Além desses, marcaram presença a primeira vice-presidente dos magistrados de Goiás, Renata Nacagami; a vice-presidente da Federação Goiana dos Municípios e prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor; o comandante da Capitania Fluvial de Goiás, capitão de fragata Rafael Santana da Rocha; o representante do Comando de Operações Especiais do Exército, coronel Luiz Henrique Liberali; a secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil, secção de Goiás (OAB-GO), Talita Silvério Hayasaki, o ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Saulo Marques Mesquita; o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB). E ainda, o diretor de Relações Institucionais da Federação do Comércio, Simeyzon Silveira; a procuradora-geral da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Andreya da Silva Matos Moura; o pároco da igreja Nossa Senhora de Lourdes, padre Wellington; o diretor-executivo da Presidência da Alego, Rubens Kirsteim Júnior e o vereador de Goiânia Bruno Diniz (MDB).

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


O Santos confirmou, nesta sexta-feira (31/1), a contratação de Neymar em uma mensagem divulgada nas redes sociais do clube. Com a frase “O príncipe está a caminho” e a imagem do trono de Rei Pelé, o anúncio começou a ser feito na noite de quinta-feira, por volta das 18h20. No dia seguinte, uma nova publicação trouxe a narração de Neymar respondendo a um “convite de Pelé”, que faleceu em dezembro de 2022.

“Oi, Rei. Quanta saudade. Eu era um menino quando cheguei aqui, cheio de sonhos pela frente. A Vila Belmiro me recebeu de braços abertos e foi nela que cresci e fui feliz. O Santos me apresentou ao mundo, mas meu coração sempre permaneceu alvinegro. Eu lembro de tudo o que vivi com vocês, de cada momento, uma lembrança viva, alegre e eterna. Uma lembrança que eu não quero apenas recordar, quero reviver. E quero reviver com vocês, como sempre foi”, diz Neymar no vídeo.

“Rei Pelé, seu pedido é uma ordem. O trono e a coroa continuarão sendo seus, porque você é eterno. Mas a 10… Ah, será uma honra vestir esse manto sagrado que representa tanto para o Santos e para o mundo. Prometo me dedicar ao máximo para seguir honrando seu legado, Rei. Eu vou, mas eu volto. Vocês se lembram, né? Pois bem. O Príncipe está de volta”, finaliza o jogador no vídeo publicado pelo clube no Instagram.

Jogador assinará contrato de 5 meses com clube

Neymar desembarcou no Brasil na manhã desta sexta-feira, em um voo fretado vindo de Riad, na Arábia Saudita. O atacante pousou no aeroporto particular Catarina, no interior de São Paulo, e é esperado na Baixada Santista durante a tarde.

Aos 32 anos, o jogador oficializou sua rescisão com o Al-Hilal na última segunda-feira. Desde então, concentrou-se em resolver as últimas pendências para retornar ao Brasil sem complicações. O plano foi bem-sucedido, e sua chegada será celebrada nesta sexta-feira à noite.

O clube paulista e Neymar acertaram um contrato de cinco meses, com validade até 30 de junho. O principal objetivo do craque é disputar o maior número possível de jogos, recuperar o condicionamento físico e retomar o ritmo dentro de campo.

Vestindo novamente a camisa do Peixe, ele disputará o Paulistão, a Copa do Brasil e o Brasileirão.



Autor Manoel Messias Rodrigues


Ivo Chermont, da Quantitas, afirma que as exceções de gastos fazem com que a meta fiscal tenha pouca credibilidade

O fato de o governo cumprir a regra fiscal conta pouco na avaliação de analistas de mercado porque a dívida pública está subindo, disse o economista-chefe da gestora de investimentos Quantitas, Ivo Chermont, 44 anos.

As exceções à meta fiscal, como os gastos com catástrofes, reduzem sua credibilidade. “O mercado está muito mais interessado na sustentabilidade da dívida do que se vai cumprir ou não a meta”, afirmou Chermont.

Assista à entrevista (30min20s):

Chermont avalia que há risco de a baixa popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) resultar em aumento de gastos públicos.

A tendência de redução da atividade econômica eleva as chances de o governo elevar gastos, disse Chermont. “Uma grande dúvida é como o governo vai reagir à eventual desaceleração que o Brasil deve enfrentar a partir do 2º trimestre”, afirmou.

Abaixo, trechos da entrevista:

  • Selic – “[Sobre a] decisão da taxa de juros em si, acho que não tinha ansiedade do mercado. Em dezembro, eles [BC] deram o guidance tanto para a decisão de agora quanto para março. Para fugir disso [alta de 1 ponto percentual], só se algo saísse muito do normal”;
  • comunicação – “Foi mais dovish [fraca] do que eu imaginava. Dado o estado atual de credibilidade da política econômica pelo mercado, não era a hora de o BC baixar a guarda. [Poderia] puxar a expectativa, quebrar a espinha, quebrar as expectativas que estão se descolando da meta [de inflação] de novo. [O BC] deixou o leque muito aberto. Uma coisa é dizer que não sabe quanto vai subir [a Selic] em maio. Outra coisa é dizer que não sabe o que vai fazer”;
  • expectativa para a Selic – “A gente na Quantitas tem projeção de Selic a 16% ao ano para o ciclo que acaba em julho. Fica parado por um bom tempo. A maior parte das pessoas está entre 15% e 16%. [Mas] as projeções agora têm viés de baixa”;
  • consequências – “Provavelmente [a comunicação do BC] vai fazer com que a expectativa do Focus continue andando. Os inputs que ele [BC] coloca no modelo podem piorar de tal forma que ele pode ter que dar mais [no patamar da Selic], não menos. Estou bem cauteloso em recuar na expectativa de alta, porque acho que as coisas podem piorar”;
  • alternativa – “Um comunicado hawkish, mais duro, aumentaria a chance de ter controle maior. Uma das variáveis mais importantes para o modelo [que o BC usa] é a expectativa de inflação do mercado. O BC mais hawkish em dezembro ajudou”;
  •  efeito das contas públicas – “O fiscal pode contribuir para a inflação principalmente pela falta de credibilidade da política fiscal, como é o caso hoje. Acaba-se tendo movimentos da moeda muito agressivos, como a gente viu no final do ano passado. Tem também a percepção por parte do mercado de que o fiscal continuará a estimular a economia. [Isso] faz com que o mercado tenha projeções de inflação cada vez mais altas, a despeito de uma Selic também [subir]. Tem o próprio canal da demanda agregada: o fiscal expansionista, como a gente viu nos últimos 2 anos, estimulando a economia”;
  • avaliação do mercado – “Algo que evoluiu desde que entrei no mercado em 2006 é a difusão de informação. Hoje é tudo mais homogêneo. O governo tem um diagnóstico de que é injustiçado. Continua batendo na tecla que vai cumprir o arcabouço fiscal. Só que quando se faz conta, há o aumento de endividamento. Não é compatível com o discurso. Não acho que seja injustiçado”;
  • dominância fiscal – “Não é uma questão de 8 ou 80. É um processo contínuo de deterioração das contas públicas. Em algum momento, subir os juros passa a ser contraproducente porque atrapalha a sustentabilidade da dívida. A gente vai aos poucos caminhando para lá. O BC ainda tem trabalho a fazer para controlar expectativas. Não está de mãos amarradas. Ainda não”;
  • benefícios de ajuste – “Contas públicas organizadas permitem trabalhar com nível de juros mais baixo. Isso estimula investimento privado e  inovação. As pessoas ficam mais produtivas, os salários melhoram e tudo anda bem mais facilmente”.



Autor Poder360 ·


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) lançou edital para concurso público com 460 vagas para nível superior. As oportunidades são para analista administrativo (130 vagas) e analista ambiental (330 vagas). Os aprovados serão lotados em unidades descentralizadas e na administração central do órgão. A remuneração inicial é de R$ 9.994,60, com carga horária de 40 horas semanais.  

O processo seletivo terá provas objetivas, discursivas e avaliação de títulos, sendo organizado pelo Cebraspe. As inscrições ocorrem de 30 de janeiro a 18 de fevereiro, exclusivamente pela internet. A taxa é de R$ 95, mas candidatos do CadÚnico e doadores de medula óssea podem solicitar isenção. Há reserva de 20% das vagas para negros e indígenas e 5% para pessoas com deficiência.  

As provas serão aplicadas em 6 de abril em todas as capitais e no Distrito Federal. O exame terá 4 horas e 30 minutos de duração e será realizado no turno da tarde. Com isso, os candidatos devem optar por apenas um dos cargos disponíveis. O concurso busca reforçar o quadro do Ibama, priorizando profissionais para diversas regiões do país.  

Os aprovados terão lotação definida pelo Ibama e não poderão ser removidos nos primeiros 36 meses de exercício. A seleção faz parte de um esforço para fortalecer a fiscalização e a gestão ambiental no país. Mais informações e inscrições estão disponíveis no site do Cebraspe.

Governo anuncia concurso da PF com 2 mil vagas até 2026

O governo federal confirmou a realização de um novo concurso para a Polícia Federal (PF), com mil vagas em 2025 e outras mil em 2026. O anúncio foi feito na terça-feira (29/1) após reunião de ministros com o presidente Lula. Ainda não foram divulgados os cargos específicos nem os requisitos para participação. A seleção visa reforçar o efetivo da PF no combate ao crime organizado.  

O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, informou que haverá vagas para todos os cargos da corporação, incluindo delegado, agente, escrivão, perito e papiloscopista. As equipes técnicas ainda definirão a distribuição das oportunidades e os custos do processo. Já o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, destacou que as novas contratações fortalecerão a atuação da PF em todo o país.  

A ministra da Gestão, Esther Dweck, afirmou que a portaria autorizando o concurso será publicada em fevereiro de 2025. O edital trará detalhes sobre as fases do certame, que será organizado pela própria PF. Apesar da autorização antecipada, a nomeação dos aprovados deve ocorrer apenas no final do ano.



Autor Felipe Fulquim


Procuradoria também reforça pedido de cassação da deputada; acusação também inclui falsidade ideológica contra o ministro Alexandre de Moraes

A PGR (Procuradoria Geral da República) pediu na 6ª feira (31.jan.2025) a condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e do hacker Walter Delgatti pelos crimes de invasão de sistema informático e falsidade ideológica. Além disso, a acusação reiterou o pedido de cassação do mandato da congressista.

Ambos são réus no STF (Supremo Tribunal Federal), investigados por suspeita de participação na invasão dos sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

“Há significativos elementos sobre a gravidade das condutas ilícitas dos denunciados, cujos desdobramentos atentaram contra a segurança, o sigilo, a inviolabilidade de dados sensíveis e, ainda, a fé pública do Poder Judiciário”, afirmou a PGR.

ENTENDA O CASO

A PF (Polícia Federal) indiciou em fevereiro de 2024 a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker da “Vaza Jato”, Walter Delgatti Neto. Eles são considerados suspeitos de invadir sistemas do Judiciário e cometerem falsidade ideológica. Eis a íntegra do relatório (PDF – 38 MB).

O objetivo das invasões seria inserir mandados de alvarás de solturas e mandados de prisão contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, forjando sua assinatura.

A congressista, segundo a defesa do hacker, teria pagado ao todo R$ 40.000 para invasão a “qualquer sistema do Judiciário”. Ela nega.

Em petição enviada a PF em novembro de 2023, a defesa de Zambelli reforçou a acusação de mitomania de Walter Delgatti Neto. Eis a íntegra (PDF – 1 MB).

Em depoimento na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do 8 de Janeiro, em agosto de 2023, o hacker reafirmou que o pedido de ataque ao site havia sido feito pela deputada. Na comissão, Delgatti também afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) havia prometido anistia caso cometesse algum ilícito.

Ariovaldo, advogado do hacker da Vaza Jato, afirmou também que Delgatti forneceu em depoimento à PF detalhes da sala em que esteve no Ministério da Defesa para auxiliar na produção de um relatório sobre fragilidades nas urnas eletrônicas.

MANDATO CASSADO

Em outro caso, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) cassou o mandato de Zambelli na 5ª feira (30.jan.2025) por abuso de poder político e disseminação de fake news nas eleições de 2022.

A deliberação não tem efeito imediato. Ou seja, ela continua como deputada federal. Entretanto, a congressista fica inelegível por 8 anos. Ainda cabe recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).



Autor Poder360 ·


Para celebrar o Dia Estadual da Pamonha, instituído pela Lei nº 22.535, de 8 de janeiro de 2024, e comemorado anualmente no dia 3 de fevereiro, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Bruno Peixoto (UB), e o deputado Gugu Nader (Avante) promoveram, neste sábado, 1º, o tradicional Panelão do Gugu.  O evento reuniu milhares de pessoas na Praça do Violeiro, do Setor Urias Magalhães, em Goiânia, para saborear a iguaria típica da gastronomia de Goiás.

A data, que passou a figurar oficialmente no calendário estadual a partir do ano passado, é um reconhecimento à importância da pamonha para a culinária goiana, prato tradicional que simboliza a riqueza e a diversidade cultural do Estado. A pamonha é um dos maiores símbolos da cozinha goiana, preparada com milho verde, recheios variados e envolta em folhas de milho, numa combinação que reflete o sabor e os costumes locais.

Idealizador do Panelão do Gugu, o representante  de Itumbiara se mostrou emocionado e expressou gratidão com sua realização, que visa a promover não apenas a culinária, mas também a cultura e gastronomia de Goiás.

“Meu único sentimento aqui hoje é de servir as pessoas. É uma honra poder proporcionar esse momento de celebração para todos, com muita alegria e, claro, sabor”, afirmou Gugu Nader.

Já Bruno Peixoto ressaltou a importância de eventos como este, que integram cultura, tradição e as raízes goianas. “Fico extremamente feliz de poder oferecer esse evento com muita cultura, pamonha e shows. E, pessoalmente, minha preferida é a pamonha doce!”, contou, revelando sua paixão pela iguaria. 

O evento foi um grande sucesso de público. Mais de 20 mil pamonhas foram distribuídas gratuitamente para a comunidade, que lotou a Praça do Violeiro. A produção das pamonhas teve um grande trabalho logístico, coordenado pela pamonharia de Arthur Gouveia, responsável pela confecção do produto. Ele detalhou o esforço dedicado ao evento: “Começamos a preparação das pamonhas na quarta-feira, dia 29, com o corte das mais de 15 mil espigas de milho. Nossa expectativa inicial era de 5 mil pessoas, mas, com certeza, temos aqui cerca de 10 mil participantes. Para garantir que tudo saia perfeito, estamos trabalhando em dois turnos, durante o dia e até de madrugada. O objetivo é garantir a qualidade e o sabor da nossa pamonha.”

Elezeu, dona de casa e moradora de Aparecida de Goiânia, também esteve presente e compartilhou seu carinho pela culinária goiana. “Eu amo pamonha! Pode ser qualquer sabor: sal, doce, à moda, com jiló. O importante é comer. É bom demais”, disse entusiasmada.

A festa não só celebrou a gastronomia, mas também simbolizou as tradições do interior de Goiás. A pamonha é uma verdadeira paixão do goiano. Por isso, o Panelão do Gugu é um exemplo do esforço contínuo para preservar e divulgar as riquezas culturais goianas para a comunidade e os visitantes de outros estados. 

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


O prefeito Sandro Mabel (União Brasil) apresentou, nesta sexta-feira (31/1), um balanço das ações realizadas no primeiro mês de sua gestão. Durante coletiva de imprensa no Residencial Brisas do Cerrado, onde ocorre o 5º Mutirão dos 100 primeiros dias do seu governo, Mabel destacou avanços nas áreas de saúde, educação, zeladoria e mobilidade. Ele também ressaltou os desafios financeiros da administração, incluindo uma dívida de quase R$ 4 bilhões.

“O principal desafio desse primeiro mês é a falta de dinheiro. Pegamos a Prefeitura com R$ 4 bilhões em dívidas. É um desafio grande a falta de recursos, mas nós vamos superar. Mesmo com essas dificuldades conseguimos abrir o atendimento pediátrico 24 horas por dia em 7 dias por semana em 13 unidades de saúde da nossa rede. Isso tem dado um resultado muito bom”, declarou.

Segundo informações do Paço Municipal, com planejamento e corte de gastos, a prefeitura pretende investir R$ 1 bilhão anualmente a partir de 2026. Apesar do orçamento apertado, já foram entregues melhorias como mutirões de limpeza urbana, combate ao descarte irregular de resíduos e operação tapa-buracos. A Secretaria de Infraestrutura informou que mais de 15 mil buracos foram fechados no período.

“Os buracos ainda estão ganhando de nós. Temos tido a abertura de mais buracos do que a nossa capacidade para tampá-los, mas iremos intensificar os trabalhos a partir da próxima semana com o aumento das equipes e com o aporte do material que pegamos emprestado com a prefeitura de Senador Canedo. Vamos tapar todos os buracos a partir da próxima semana. Quero fazer 85 pontos para ligar muitos bairros na nossa cidade. Temos viadutos também, como o da Transbrasiliana que precisam sair do papel”, revelou ao responder pergunta da reportagem do Portal Notícias Goiás.

Na área da limpeza urbana, foram removidas mais de 60 mil toneladas de entulho e 37 mil toneladas de resíduos sólidos. A prefeitura também dobrou o número de lâmpadas substituídas em relação ao ano anterior, totalizando 8.453 novas instalações. Já na mobilidade, a gestão ampliou o programa Direita Livre e liberou o tráfego de motocicletas nos corredores de ônibus.  

“O trânsito vai ficar uma joia. Os motociclistas já podem andar nas linhas de ônibus, o que trouxe satisfação para motociclistas e motoristas de carros. O transporte coletivo dentro de um ano e meio será exemplar. Teremos a metronização dos BRTs com a sincronização dos sinaleiros e abriremos mais corredores de ônibus com faixas exclusivas e as pessoas andarem melhor ao fazerem suas viagens”, evidenciou.

Mabel destaca avanços de sua gestão nas áreas da Saúde e Educação

O prefeito destacou que no primeiro mês de sua gestão foram quitados os pagamentos aos médicos credenciados e a assistência infantil foi expandida para 13 unidades, incluindo pediatria 24h. A gestão também intensificou o combate à dengue, com mais de 100 mil visitas domiciliares, e ampliou o atendimento ortopédico 24h para quatro unidades.  

Na educação, foram criadas mais de 3 mil vagas na rede municipal em um mês. O Cmei Ceasa passou a funcionar a partir das 4h para atender trabalhadores, e outras unidades terão horário estendido. A prefeitura investiu R$ 19 milhões na modernização das escolas e retomou obras de Cmeis paralisadas há anos.

“Quando assumimos tínhamos 10,5 mil crianças fora dos cmeis e reduzimos esse déficit hoje para 6 mil, ou seja, já colocamos 6,5 mil crianças nas escolas. Na saúde, além do atendimento pediátrico 24 por 7 também ampliamos o atendimento das nossas salas vermelhas que cuidam dos casos mais urgentes. Foram 30 dias de muitos desafios, mas temos trabalhado com a ajuda de todos para superar cada uma das dificuldades”, relembrou.

Outras iniciativas incluem a criação do Programa GCM Presente 2025 para reforçar a segurança pública e do Gabinete de Crise Climática para monitoramento de áreas de risco. A prefeitura também lançou o Programa De Volta ao Lar, que já ajudou 81 pessoas em situação de rua a retornarem às suas cidades de origem.



Autor Felipe Fulquim


As publicações ironizam a declaração da ministra de que o resultado negativo das estatais não deve ser classificado como prejuízo

Internautas fizeram memes depois de a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, declarar que o deficit de R$ 8,07 bilhões das empresas estatais, o maior da história, não deve ser classificado como “rombo”. Segundo a ministra, o resultado negativo é só uma demonstração contábil e não deve ser classificado como prejuízo, porque a maioria das empresas seria lucrativa.

Assista à declaração da ministra (2min59s):

As estatais fecharam 2024 com o maior deficit da série histórica, iniciada em 2002. O Banco Central divulgou o relatório “Estatísticas Fiscais” na 6ª feira (31.jan.2025). Eis a íntegra do comunicado (PDF – 274 kB).

As publicações dos internautas fazem piada com a frase de Dweck e questionam se empresas privadas contratariam a ministra. Um usuário no X (ex-Twitter) ironizou, dizendo que “parece rombo, tem jeito de rombo, cheira a rombo, mas não é rombo.

Eis outras publicações nas redes sociais:



Autor Poder360 ·


Três jogos abrem a sexta rodada do Goianão 2025 neste sábado, 1º de fevereiro. A Televisão Brasil Central (TBC) vai transmitir, diretamente de Inhumas, no Estádio Zico Brandão, o jogo entre Inhumas e Atlético Goianiense, às 17 horas.

No Estádio Olímpico, na Capital, a equipe do Goiânia busca a sua primeira vitória na competição diante da Jataiense, que tenta a reabilitação após a derrota para o Goiás na rodada passada. Em Catalão, o Crac recebe o Goiatuba, no Estádio Genervino da Fonseca, em busca da primeira vitória na competição, para se distanciar da zona de rebaixamento — hoje, a equipe catalana ocupa o décimo lugar na tabela de classificação, sendo a primeira fora da zona da degola.

Valendo a liderança

No domingo, o destaque da rodada fica por conta do clássico entre Vila Nova e Goiás, que jogam às 18 horas, no Estádio Serra Dourada, e quem ganhar o jogo assume de forma isolada a liderança do torneio. A TBC transmite esse jogo.

Mais dois jogos serão realizados no domingo, às 16 horas. Na cidade de Ouvidor, a Abecat enfrenta o Anápolis, no Estádio Luiz Benedito. As duas equipes venceram seus últimos jogos, o Anápolis vem de vitória por goleada contra o Goiânia e a Abecat venceu o Goiatuba fora de casa.

Goianésia e Aparecidense vão se enfrentar no Estádio Valdeir José de Oliveira, e o time local também busca a primeira vitória na competição. 

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás