26 de novembro de 2025
  • 02:18 STM deve julgar patentes de condenados por golpe só em 2026
  • 22:35 Avança medida para aprimorar proteção a servidoras estaduais
  • 18:51 Chuva rápida acompanhada de ventos causa estragos em Rio Verde
  • 15:06 Barbara Kemp compartilha 7 dicas para empreender do zero
  • 11:22 Talles Barreto pleiteia concessão de cidadania goiana a desembargadora eleitoral


Escritor foi premiado por “obra convincente e visionária que, em meio ao terror apocalíptico, reafirma o poder da arte”

O escritor húngaro László Krasznahorkai, 71 anos, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura de 2025 nesta 5ª feira (9.out.2025). Segundo o Comitê Nobel da Academia Sueca, o autor foi escolhido por “sua obra convincente e visionária que, em meio ao terror apocalíptico, reafirma o poder da arte”. Receberá 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,2 milhões).

De acordo com o comunicado oficial da Academia Sueca, László Krasznahorkai é um grande escritor épico na tradição da Europa Central, que se estende de Kafka a Thomas Bernhard, e é caracterizado pelo absurdo e pelo excesso grotesco. Ele nasceu em 1954 na pequena cidade de Gyula, no sudeste da Hungria, perto da fronteira com a Romênia. Uma área rural remota semelhante ao cenário de seu 1º romance, “Sátántangó”, de 1985,  uma sensação literária na Hungria e a principal obra do autor. Foi lançado no Brasil pela editora Companhia das Letras.

Eis os últimos premiados pelo Nobel de Literatura:

PRÊMIOS NOBEL DE 2025

Na 2ª feira (6.out), o comitê laureou os norte-americanos Mary Brunkow e Fred Ramsdell e o japonês Shimon Sakaguchi com o Nobel de Medicina, por suas descobertas acerca da tolerância imunológica periférica.

O britânico John Clarke, o francês Michel Devoret e o norte-americano John Martinis receberam na 3ª feira (7.out) o Nobel de Física por suas pesquisas sobre efeitos quânticos em circuitos elétricos.

Na 4ª feira (8.out), o japonês Susumu Kitagawa, o britânico Richard Robson e o jordaniano Omar M. Yaghi foram laureados com o Nobel de Química pelo desenvolvimento de estruturas metal-orgânicas, conhecidas como MOFs (“metal-organic frameworks”).

O Prêmio Nobel da Paz de 2025 será anunciado nesta 6ª feira (10.out) seguido do Nobel de Economia na 2ª feira (13.out).



Autor Poder360 ·

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT