24 de outubro de 2025
  • 21:19 Petro chama barqueiros alvos de Trump de “trabalhadores”
  • 17:35 Luiz Sampaio sugere o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno como patrimônio goiano
  • 13:51 Humberto Gessinger encerra temporada do Flamboyant In Concert
  • 10:07 Maduro faz apelo aos EUA por paz: “No crazy war, please”
  • 06:23 Comissão de Saúde da Alego realiza visita técnica ao Crer na terça-feira, 28


“Não é linguisticamente correto”, afirmou o presidente colombiano; governo dos EUA já fez 5 ofensivas contra barcos na região

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro (Colômbia Humana, esquerda), afirmou, na 5ª feira (23.out.2025), que é incorreto chamar os barqueiros que supostamente transportam drogas no mar do Caribe de “traficantes de drogas”. Segundo ele, “não é linguisticamente correto” dizer que essas pessoas são traficantes, mas sim “trabalhadores do tráfico”, já que atuar no crime seria a única solução encontrada por elas diante da pobreza em que vivem.

“Na minha opinião, chamar esses barqueiros de ‘traficantes de drogas’ não é linguisticamente correto. Eles são ‘trabalhadores do tráfico de drogas’. Assim como há agricultores que acabam sendo abastecidos com insumos por meio de folhas de coca em troca de dinheiro e por causa da pobreza”, afirmou o presidente da Colômbia.

Petro criticou as operações feitas pelo governo de Donald Trump (Partido Republicano) no mar do Caribe contra o tráfico de drogas. No domingo (19.out), os Estados Unidos atacaram mais uma embarcação, em ação que resultou na morte de 3 tripulantes ligados ao ELN (Exército de Libertação Nacional), grupo guerrilheiro da Colômbia. Foi a 5ª ofensiva dos americanos contra barcos na região.

TENSÃO COM TRUMP

A declaração ocorre em meio a um momento de tensão entre Petro e o líder dos Estados Unidos, Donald Trump. Petro respondeu no domingo (19.out.2025) a uma acusação feita pelo americano na plataforma Truth Social de que ele incentivaria o tráfico de drogas e a produção em massa de entorpecentes em seu país.

Trump disse que Petro é um “traficante de drogas”, que “incentiva fortemente a produção em massa” de entorpecentes no país. O republicano ameaçou cortar subsídios à Colômbia caso o governo não combata o tráfico. Petro respondeu, em seu perfil no X, que “a Colômbia nunca foi rude com os EUA, pelo contrário, amou profundamente sua cultura”, mas que Trump “é rude e ignorante com a Colômbia”.



Autor Poder360 ·

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT