No Banner to display

31 de agosto de 2025
  • 02:16 Ação parlamentar mobiliza Itumbiara no fim de semana
  • 22:32 Leandro Vilela leva mais de 100 serviços ao Papillon Park
  • 18:47 ABL lamenta morte de Luis Fernando Verissimo
  • 15:03 Frente Parlamentar de Erradicação de Lixões, liderada por Clécio Alves, visita, em Silvânia, um “modelo de sucesso”
  • 11:18 Mabel diz que taxa do lixo é obrigatória e revogação pode trazer sanções


Na manhã desta sexta-feira, 29, o lixão de Silvânia se tornou o cenário de uma visita técnica que o coloca como um possível modelo a ser replicado em todo o país. O coordenador da Frente Parlamentar pela Erradicação dos Lixões da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Clécio Alves (Republicanos), esteve no local acompanhado do deputado Issy Quinan (MDB), do prefeito por Silvânia, Carlos Mayer (UB), do vice-prefeito, Fábio André (PL), além de outras autoridades locais.

A visita teve como objetivo principal verificar o trabalho de encerramento do lixão, uma iniciativa da atual gestão municipal que se tornou uma referência para a Frente Parlamentar. Segundo o deputado Clécio Alves, a experiência de Silvânia será apresentada como um caso de sucesso na próxima audiência pública sobre o tema, marcada para o dia 27 de setembro.

Durante a visita, o prefeito Carlos Mayer relatou o cenário caótico encontrado no início de sua gestão, com pilhas de lixo que chegavam a dez metros de altura e dificultavam até o acesso dos caminhões. A solução encontrada foi simples, mas eficaz. Com um investimento baixo e uma decisão política firme, a prefeitura conseguiu erradicar 80% do lixo em apenas oito meses, transformando o que antes era uma montanha de detritos em um aterro sanitário controlado.

“O que foi feito aqui é uma solução de arroz com feijão, mas de forma responsável e sustentável”, afirmou o parlamentar, elogiando a gestão municipal. “É uma prova de que é possível resolver um problema crônico de forma rápida e eficiente”. O deputado Issy Quinan reforçou a importância do trabalho: “Esse modelo vai servir de espelho para as mais variadas cidades, desde que tenham a vontade política de solucionar esse problema”.

O secretário de Meio Ambiente, Cleto Gonçalves, destacou que a iniciativa é um grande avanço para a saúde pública. “Acabar com o lixão melhora o ar e a saúde da população”, pontuou. A fala foi complementada pelo presidente da Câmara Municipal, Genilton Jorge (PL), que ressaltou que a obra de baixo custo traz um benefício imensurável para os moradores do entorno, que sofriam com problemas respiratórios e a proliferação de doenças.

“É uma obra de altíssimo valor social e de baixíssimo custo”, disse o vereador, parabenizando a gestão municipal. Com o exemplo de Silvânia, a Frente Parlamentar de Erradicação dos Lixões de Goiás busca incentivar outras cidades a adotarem a mesma postura e, assim, avançar no combate a um problema que afeta grande parte dos municípios brasileiros.

 

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT