3 de dezembro de 2025
  • 09:51 Plenário carimba iniciativas de atenção ao idoso e à mulher
  • 06:07 Caiado vê tentativa de retirar autonomia dos estados na segurança pública
  • 02:22 A anulação de itens não altera a precisão do Enem, diz presidente do Inep
  • 22:39 Política de apoio aos estabelecimentos conhecidos como botecos avança em comissão temática
  • 18:54 Goiás oferece curso e reteste gratuitos


O processo de nº 16955/25, assinado pelo chefe do Poder Legislativo, deputado Bruno Peixoto (UB), formaliza o projeto de lei que concede o Título Honorífico de Cidadania Goiana ao mineiro Vanildo Fernandes da Mota, em reconhecimento à sua destacada trajetória religiosa e social em Goiás.

A homenagem destaca o papel relevante de Mota no fortalecimento da fé, da vida comunitária e da assistência pastoral em diversas regiões goianas, especialmente no Norte do estado.

Natural de Vila do Chumbo (MG), Vanildo Mota chegou a Goiás em 1976, estabelecendo-se em Rubiataba com sua família. Desde então, construiu uma vida dedicada à Igreja Católica, à formação de novos sacerdotes e à liderança pastoral em várias paróquias, incluindo Rubiataba, Mozarlândia, Araguapaz, Crixás, Aruanã e Nova Crixás.

A trajetória de Monsenhor Vanildo Fernandes Mota inclui passagens como reitor de seminário, ecônomo, vigário-geral da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, administrador diocesano e coordenador da pastoral presbiteral. Além de sua atuação local, teve formação internacional em Teologia Pastoral na Itália, com ênfase na pastoral familiar.

Bruno Peixoto destaca, na justificativa do projeto, que “Monsenhor Vanildo tem contribuído de maneira excepcional com o desenvolvimento humano e espiritual do povo goiano, sendo merecedor deste reconhecimento solene”.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT