30 de dezembro de 2025
  • 15:20 Rússia exibe míssil Orechnik e aumenta pressão sobre Kiev
  • 07:52 Bombeiros localizam corpo no Rio Preto, em Colina do Sul
  • 04:08 Trump critica suposta tentativa de ataque à residência de Putin
  • 20:40 confira o que abre e fecha no feriado em Goiânia
  • 16:56 Plano de saúde dos Correios será completamente revisto, diz estatal


A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) analisará o projeto de lei nº 4232/25, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), cujo objetivo é instituir a Política Estadual de Formação de Capital Humano para Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado de Goiás. O texto foi aprovado preliminarmente e encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde será designado para relatoria. 

A política tem por objetivo fomentar a capacitação e qualificação de recursos humanos em áreas estratégicas para o desenvolvimento tecnológico e inovador do Estado, estimular a cooperação entre setor produtivo, instituições de ensino e pesquisa e o governo estadual e incentivar a inclusão de mulheres, jovens e grupos vulneráveis nos programas de capacitação e qualificação.

Para justificar a decisão, Cruvinel destacou que “a transformação digital, a indústria 4.0 e as mudanças climáticas colocam novos desafios para os estados e as sociedades e Goiás, como um dos principais produtores agrícolas do país, tem um papel fundamental a desempenhar na incorporação de práticas tecnológicas e sustentáveis em suas atividades econômicas”.

Por fim, o legislador apontou a criação de uma política pública estruturada, com diretrizes claras e recursos garantidos, permitirá a articulação entre os diversos atores envolvidos.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT