No Banner to display

5 de fevereiro de 2025
  • 15:54 Milei segue decisão de Trump e tira Argentina da OMS
  • 12:10 José Machado propõe prioridade para idosos em matrículas na EJA
  • 08:26 1ª sessão da Câmara de Aparecida é marcada por debates
  • 04:42 Google lucra US$ 30,972 bi no 4º tri de 2024 e cresce 31%
  • 00:56 CCJ vai analisar medida de José Machado que dispõe sobre a doação do excedente da merenda escolar


O 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) divulgou a programação oficial, marcando um quarto de século de existência. O evento, que ocorre de 11 a 16 de junho na histórica Cidade de Goiás, promete uma edição repleta de novidades e parcerias inéditas.

Realizado pelo Governo de Goiás através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e outras instituições, o Fica 2024 oferece uma programação variada. O festival inclui mostras competitivas e paralelas, minicursos, oficinas, sessões especiais, encontros de escolas de cinema, homenagens, debates, exposições, feiras de artesanato e gastronomia.

A programação inclui, ainda, apresentações culturais com artistas locais, regionais e nacionais. Destaque para os shows de Sandra Sá, banda Ira! e Silva, que animarão as noites de sexta (14/06), sábado (15/06) e domingo (16/06) respectivamente.

A edição deste ano traz o tema “Tecnologia, Inovação e Mudanças Climáticas”, alinhando-se com os debates globais da COP-30, que será realizada em 2025 em Belém. O festival registra um número recorde de participações internacionais, com 1.078 filmes de 76 países, e um aumento significativo na representatividade feminina, com quase metade das produções dirigidas por mulheres.

Uma das novidades desta edição é a Mostra Competitiva de Cinema Indígena e Povos Tradicionais, focada em fortalecer a produção audiovisual dessas comunidades. Além disso, o festival mantém outras três mostras competitivas: Mostra Washington Novaes, Mostra do Cinema Goiano e Mostra Becos da Minha Terra, esta última exclusiva para produções locais.

Segundo Yara Nunes, secretária de Cultura do Estado, a diversidade e o aumento de participações demonstram a crescente credibilidade do festival. O Fica 2024 conta ainda com a colaboração de entidades como a Unesco, embaixadas da Bélgica e Canadá, Funai e Fiocruz.

O festival também destaca seu compromisso com a sustentabilidade. A coleta de resíduos recicláveis será realizada pela cooperativa de catadores local, e ações de revitalização ambiental, como o plantio de espécies nativas no Chapéu de Padre, serão executadas. Todo o material de divulgação do evento será feito com produtos recicláveis, reforçando o compromisso ambiental do Fica.



Autor

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT