Enem e aplicado em todo Brasil . - Primeira Mão

No Banner to display

29 de abril de 2024
  • 21:36 Hospital Estadual da Mulher em Goiânia recebe reconhecimento da Anvisa
  • 19:47 Policial é preso suspeito de agredir esposa com arma após não encontrar chaves que estavam no próprio bolso | Goiás
  • 18:05 Fatores biológicos e sociais contribuem para aumento de doenças mentais em mulheres, diz psiquiatra
  • 16:13 Dono de casa é preso suspeito de matar inquilino por causa de dívida de aluguel, em Rio Verde; vídeo | Goiás
  • 14:25 boliviana dona de prostíbulo é morta a facadas

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep

Enem 2023: Entenda logística da prova
Processo de aplicação vai desde elaboração, impressão e armazenamento até distribuição e aplicação das provas. Primeiro dia do exame é neste domingo (5/11)

Cerca de 400 mil pessoas participam do processo de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Os procedimentos vão desde elaboração, impressão e armazenamento até distribuição e aplicação das provas. O primeiro dia de provas acontece neste domingo, 5 de novembro.

São cerca de 3,9 milhões de inscritos confirmados no Enem 2023, nas 27 unidades da Federação, em 1.750 municípios de aplicação. Ao todo, são mais de 9 mil locais de prova, com 10.086 coordenações, o que representa cerca de 132 mil salas. Além disso, farão parte da aplicação 1.763 coordenadores municipais, 36 coordenadores estaduais e cerca de 13.000 assistentes de local.

.

Para atuar no Enem, todos os profissionais passam por capacitação, com o intuito de padronizar os procedimentos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza treinamentos diferentes para colaboradores estaduais, coordenadores municipais, coordenadores de local de prova, aplicadores regulares e especializados, fiscais, certificadores, policiais, bombeiros, corretores de redação, entre outros.

Por medida de segurança, todas as etapas do Enem são monitoradas pelo Inep, desde a publicação do edital até a divulgação dos resultados. Essa equipe da Autarquia é responsável pela gestão de riscos do exame, composta por um planejamento cauteloso de intercorrências possíveis e planos de ação.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Acesse o Press Kit
Saiba mais sobre o Enem

Assessoria de Comunicação Social do Inep

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT