Materiais serão utilizados no combate e prevenção a incêndios florestais.

A Prefeitura de Catalão por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Conselho de Defesa do Meio Ambiente, numa parceria com o 10º Batalhão de Bombeiros Militar, adquiriu e entregou à corporação instalada nesta cidade, vários materiais. A entrega oficial aconteceu na manhã desta sexta-feira (19).
Para poder contribuir com o importante e essencial trabalho dos bombeiros, a atual administração investiu R$ 30 mil, repassados pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente. Com o recurso foram adquiridos 04 sopradores costais; um aparelho GPS; equipamentos de proteção individual, bem como uma bancada em aço e materiais diversos para confecção de 700 abafadores.
A ideia que todos esses objetos sejam utilizados pelos militares visando a preparação, prevenção e combate a incêndios florestais nas áreas urbanas, rurais e unidades de conservação do município de Catalão e região (nas ações previstas na operação Cerrado Vivo 2020, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás).
Vale destacar que os abafadores produzidos serão distribuídos aos proprietários rurais da região, possibilitando a atuação imediata em casos de princípios de incêndios em vegetação, evitando que os mesmos se propaguem tomando grandes proporções, minimizando os danos materiais e ambientais até a chegada do Corpo de Bombeiros, nos locais solicitados.
Também foi entregue um conjunto desencarcerador adquirido com recursos do Fundo Especial Municipal para o Corpo de Bombeiros – FEMBOM  Catalão, no valor de R$ 130 mil. Este equipamento é o que há de mais moderno e seguro para atividades de salvamento veicular com vítimas presas em ferragens.
Para o comando do Corpo de Bombeiros, todos esses equipamentos e materiais entregues permitirão uma melhoria considerável no atendimento à população em toda área de atuação da instituição. “Nós só temos a agradecer ao Prefeito Adib Elias e nós colocamos sempre a disposição. Nós queremos dar o retorno e todos podem ter certeza que os Catalana vão receber em dobro”, disse Cel. Lemos, Comandante Geral dos Bombeiros.
Na oportunidade, em sua fala, o chefe do poder executivo exaltou a instituição, o trabalho que desenvolve e a importância da parceria. “O Corpo de Bombeiros de Catalão é hoje um dos mais bem montados não só de Goiás mas do interior de todo Brasil. É isso pra mim é de fundamental importância e motivo de muita alegria. Cada vez mais dando todas as condições para que Catalão possa se desenvolver, receber empresas e acima de tudo dando exemplo pro pais”, disse o Prefeito Adib Elias.
Participaram da cerimônia o secretário de Meio Ambiente, Silas José Tristão, o Presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Cairo Batista, o Comandante do 10º Batalhão Bombeiro Militar, o Tenente-Coronel Warley Martins de Souza, o Comandante do 5º Comando Regional Bombeiro Militar, o Cel. Pablo Lamaro Frazão, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, o Cel. Esmeraldino Jacinto de Lemos e o prefeito de Catalão, Adib Elias.

Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!

ASCOM – Prefeitura de Catalão