23 de junho de 2026
  • 10:10 ‘Falsas promessas de melhorias’, diz representante após comitivas deixarem Expo Catalão 2026
  • 06:26 TRT mantém abertura de supermercados aos domingos em Goiás
  • 02:42 melhores momentos de Noruega 3 x 2 Senegal
  • 22:58 Filme “A Escolha de Ficar” será exibido no Auditório Carlos Vieira nesta terça-feira, 23
  • 19:14 Rio Verde inicia ciclovia entre Campos Elísios ao Espelho D’Água


Está na pauta da Assembleia Legislativa de Goiás iniciativa legislativa assinada pela deputada Rosângela Rezende (Agir), para dar apoio e reforço educacional aos estudantes goianos em processos seletivos. A matéria encontra-se no processo nº 8319/26 e, se for aprovada pela Casa e depois sancionada pelo Poder Executivo, será denominada Programa de Apoio Educacional para Preparação de Jovens para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros processos seletivos, destinado aos estudantes da rede pública estadual de ensino. 

De acordo com a proposição, a medida visa a ampliar as oportunidades de acesso de estudantes da rede pública ao ensino superior e à educação profissional com ações de reforço educacional voltadas à preparação para o Enem, vestibulares e demais processos seletivos.

O programa busca, ainda, contribuir para a redução das desigualdades educacionais no acesso ao ensino superior e incentivar o planejamento acadêmico e profissional dos jovens estudantes.

A parlamentar argumenta, na justificativa, que, diante das desigualdades educacionais existentes, o acesso ao ensino superior ainda representa um desafio significativo para muitos jovens da rede pública estadual. Para Rezende, a proposta visa a ampliar oportunidades e fortalecer o futuro acadêmico e profissional dos jovens goianos.

Para atingir os objetivos propostos, a norma estabelece ações como oferta de aulas de revisão e reforço escolar; realização de simulados e atividades preparatórias; disponibilização de materiais de apoio didático; além da promoção de palestras de orientação acadêmica e profissional.

Nesse sentido, ficam previstos incentivos à celebração de parcerias com universidades, instituições de ensino, organizações da sociedade civil e plataformas educacionais.

A medida já se encontra com a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob a relatoria do deputado Givago Valadares (UB).

 

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A deputada Rosângela Rezende (Agir) é autora do projeto de lei nº 8319/26, que institui o Programa de Apoio Educacional para Preparação de Jovens para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros processos seletivos no âmbito da rede pública estadual de ensino. A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para designação de relatoria.

A proposta tem como foco ampliar o acesso de estudantes da rede pública ao ensino superior e à educação profissional, por meio de ações estruturadas de reforço educacional. Entre as medidas previstas estão a oferta de aulas de revisão, aplicação de simulados, disponibilização de materiais didáticos e realização de atividades de orientação acadêmica e profissional.

A parlamentar também prevê a possibilidade de parcerias com universidades, instituições de ensino, organizações da sociedade civil e plataformas educacionais, com o objetivo de potencializar a preparação dos estudantes para processos seletivos. As ações poderão ser executadas em colaboração com instituições públicas e privadas, conforme as normas legais vigentes.

De acordo com a justificativa da matéria, a iniciativa busca contribuir para a redução das desigualdades educacionais, promovendo melhores condições de competitividade para os alunos da rede pública. O programa também pretende incentivar o planejamento acadêmico e profissional dos jovens, ampliando suas perspectivas de ingresso no ensino superior.

“A proposta visa a oferecer suporte concreto aos estudantes da rede pública, ampliando suas oportunidades de acesso ao ensino superior e contribuindo para a redução das desigualdades educacionais”, destaca a deputada Rosângela Rezende.

O projeto estabelece ainda que a implementação do programa está condicionada à disponibilidade orçamentária e financeira do Poder Executivo, vedada a criação de novas despesas obrigatórias ou estruturas administrativas. Caberá ao Executivo regulamentar a futura lei para garantir sua execução.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou na tarde desta quinta-feira, 14, a sessão especial proposta pelo deputado Lineu Olimpio (MDB), em homenagem às mulheres de oração, com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo. Segundo o parlamentar, a solenidade teve o objetivo de reconhecer o mérito de mulheres que desempenham papel fundamental na formação de valores, na promoção da fé cristã e no desenvolvimento comunitário

Fizeram parte da mesa diretora dos trabalhos, além do deputado: a vereadora por Goiânia, Rose Cruvinel (UB); a presidente das Mulheres Batistas Goianas, Elvia dos Santos Barros; a secretária-executiva das Mulheres Batista Goianas, Maria Sebastiana Francisca da Silva; e a pastora líder do Ministério de Crianças da Assembleia de Deus Campinas, Patrícia Donizete de Araújo Ribeiro Taveira.

Também compuseram a mesa a presidente da Associação Casa Filhas do Rei, pastora Vera Lúcia Ferreira da Silva Dantas; a escritora, poetisa e missionaria da Assembleia de Deus Ministério Fama, Alcina Soares da Silva; o pastor da Igreja Ministério de Adoração Odres Novos – Missão Resgate, Helder Pereira Barbosa; e o secretário-executivo dos Homens Batistas Goianos, Elton Ribeiro Magalhães.

Ao início da solenidade, Lineu Olimpio expressou sua alegria em poder realizar a sessão desta tarde para reconhecer, por meio do Parlamento goiano, a importância do trabalho, “por muitas vezes invisível, que as mulheres de oração realizam para a sociedade. Sintam meu agradecimento e reconhecimento ao presidir essa sessão solene”, declarou.

O parlamentar afirmou ainda que já participou de inúmeras sessões solenes, mas que nunca havia se sentido tão bem e tão leve quanto na tarde desta quinta-feira. “Sou um homem abençoado, tenho minha esposa, três filhas mulheres e três netas mulheres; tenho que honrar, de fato, as mulheres do nosso Estado. Quando pensamos nesta sessão solene, discutimos sobre qual nome daríamos a ela, sessão solene em homenagem às mulheres de oração é uma escolha bem reflexiva. Numa sociedade tão machista, sei da dificuldade da representação, do envolvimento e do carinho que é preciso ter com elas. Que essa homenagem seja estendida a todas as mulheres de oração do nosso Estado e do Brasil. É através da oração que o coração se eleva e que a fé consolida”, declarou Lineu Olimpio.

Solenidade inédita

O secretário-executivo dos Homens Batistas Goianos, Elton Ribeiro Magalhães, falou da importância de homenagear as mulheres que se dedicam às orações e agradeceu ao deputado Lineu Olimpio. “Oração é nossa forma de nos relacionarmos com Deus, um diálogo íntimo, sincero e continuo. Temos 41 deputados nesta Casa, que precisam ser inspirados por Deus para criarem leis que atendam aos anseios da nossa população. Hoje é um dia muito especial, são as mães e mulheres que sustentam seus filhos, maridos e família, em oração. Obrigado, deputado Lineu, por essa homenagem histórica”, agradeceu Magalhães.

A líder do Ministério de Crianças da Assembleia de Deus Campinas, Patrícia Donizete de Araújo Ribeiro Taveira, também elogiou a propositura de Lineu. Ela afirmou que as mulheres que se dedicam às suas congregações ficam, muitas vezes, no anonimato, mas fazem a diferença. “É um momento marcante a homenagem desta tarde. São mulheres que intercedem, jejuam e oram, que passam dias na igreja, em vigília madrugada adentro, e atuam como colunas de sustentação da nossa sociedade”, frisou a pastora.

A missionaria da Assembleia de Deus Ministério Fama, Alcina Soares da Silva, uma das homenageadas, revelou estar na Alego pela primeira vez e agradeceu pelo reconhecimento. “Parece uma proposta irrisória, mas sei da importância da oração e dessas mulheres comprometidas com Deus. Muitas de nós não temos nomenclatura, títulos ou faculdades, mas conhecemos o poder da oração. É grande a responsabilidade de falar em nome dos homenageados; louvado seja Deus”, finalizou.

A íntegra da sessão solene está disponível neste link.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A deputada Rosângela Rezende (Agir) promoveu, na tarde desta sexta-feira, 17, sessão especial em homenagem a influenciadores digitais e criadores de conteúdo goianos. Na oportunidade, receberam o Certificado do Mérito Legislativo e dois deles foram agraciados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta honraria concedida pela Casa de Leis.

Fizeram parte da mesa diretiva, no Plenário Iris Rezende, além da parlamentar: a comunicadora e locutora Poliana Assis; a empresária Aurora Rassi; as influenciadoras Izabela de Oliveira e Vitória Mugayar; o atleta paraolímpico tricampeão brasileiro de 400 metros, João Vitor Cardoso; o influenciador e palestrante João Vitor de Paiva Bittencourt e o ator Webiton Fornara.  

Ao iniciar a sessão, Rezende falou da sua honra em poder receber os homenageados na sede do Poder Legislativo goiano, reforçando a transformação da comunicação atual e a influência política direta que essa transformação acarreta. “Durante décadas, a mediação do que circulava na esfera pública esteve concentrada em poucos canais e emissoras, que definiam o que era noticia e quem deveria aparecer. Hoje, vivemos outro momento: plural e de infinitas possibilidades, muito por causa de vocês”, reforçou.

A parlamentar citou dados que mostram que o país possui cerca de 150 milhões de usuários ativos das redes sociais. Segundo ela, é nesta esfera que se constrói opiniões, reputações e se organizam debates públicos. “Quem produz conteúdo, participa de forma concreta nesse processo, como agente direto. Isso amplia as oportunidades, mas também as responsabilidades, já que o alcance de cada um significa influência real sobre o comportamento, a linguagem e a percepção social das pessoas. Vocês são muito importantes”, enfatizou.

Inclusão

O influenciador digital e palestrante João Vitor de Paiva Bittencourt e o professor Webiton “Fornara” de Jesus Silva subiram à tribuna para receber a mais alta honraria do Parlamento goiano, a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.

Bittencourt, que tem Síndrome de Down, afirmou que começou a usar as redes sociais para falar sobre inclusão social e combate ao preconceito. Além disso, destacou que “todas as pessoas merecem ter oportunidades e que esta homenagem é uma prova de que a sociedade, como um todo, está avançando”.

Ao final, o jovem ressaltou a importância desta homenagem para toda a comunidade com a condição genética. “Sou João Vitor de Paiva Bittencourt, portador de Síndrome de Down. Estar aqui hoje significa que a inclusão está acontecendo de verdade. Essa medalha não é só minha, é de todas as pessoas com deficiência que lutam todos os dias por espaço, respeito e dignidade”, declarou.

Webiton Fornara aproveitou seu tempo de fala para enaltecer a atividade do influenciador digital, que ocupa um lugar de destaque para a formação dos jovens e a cultura, como meio fundamental de transformação no mundo. “Nós, influenciadores, temos o compromisso de ensinar valores, independente de classe social ou distinção de cor. Um povo sem cultura é um povo sem história. Diante de Deus, somos todos iguais”, frisou Silva.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


Após abrir a sessão solene em homenagem a profissionais que contribuem para inclusão de pessoas autistas, a propositora da solenenidade, deputada Rosângela Rezende (Agir), fez uso da palavra, e em seu discurso externou a alegria por estar com os presentes. Ela reafirmou que a homenagem é um reconhecimento necessário a quem dedica sua vida a fazer a diferença na causa autista.

“Este é, acima de tudo, um espaço para escutar, aprender e, principalmente, agir. Por que existem vivências que nem sempre são visíveis, mas que são profundamente reais. E essas vivências exigem de todos nós, sociedade e poder público, mais responsabilidade, mais sensibilidade e mais compromisso”, disse a parlamentar

A deputada ressaltou que seu papel, enquanto poder público, não é falar por ninguém. É garantir que existam políticas públicas que respeitem, acolham e deem condições para que cada pessoa viva com dignidade, autonomia e oportunidades. “Reconhecemos pessoas que escolheram não ignorar essa realidade. Pessoas que decidiram agir. Que estão no dia a dia, acolhendo famílias, construindo caminhos, criando soluções e dando voz a uma causa que precisa, cada vez mais, de visibilidade e seriedade.”

A  legisladora lembrou que já destinou mais de R$ 600 mil em emendas voltadas à causa, apoiando instituições que são fundamentais nesse trabalho. “Além disso, seguimos avançando também no campo legislativo, com iniciativas que valorizam a neurodiversidade e ampliam a conscientização. Criamos a frente parlamentar em defesa dos direitos da pessoa autista e instituímos o Dia Estadual do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho.”

Ao concluir, Rosângela reafirmou o compromisso de  continuar ouvindo, dialogando e construindo junto com a comunidade autista. “Ninguém melhor do que quem vive, trabalha e atua na causa para apontar os caminhos. E o nosso papel é esse: estar presente, explorar possibilidades e transformar essa escuta em ação”, concluiu.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou neste sábado, 20, no Jardim Cerrado, em Goiânia, a 31ª e última edição de 2025 do Programa Deputados Aqui. A ação marcou o encerramento de um ano de atendimentos à população em todas as regiões do Estado e foi realizada em clima de solidariedade, memória e reconhecimento ao legado de Iris Rezende Machado, líder político, ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás.

Assim como as edições durante todo o ano, o Deputados Aqui em Goiânia levou, por meio da Diretoria de Participação Popular da Alego, serviços essenciais à população. Foram realizados, entre outros serviços, consultas médicas, atendimentos oftalmológicos com doação de óculos, exames de mamografia e ultrassonografia, emissão de carteira de identidade, castração de cães e gatos, distribuição de mudas de árvores e orientações sociais. Na capital, a edição também contou com o tradicional Panelão do Gugu, que serviu almoço gratuito à comunidade goianiense.

Em alusão ao período natalino, o Poder Legislativo também promoveu a distribuição de quase três mil brinquedos, arrecadados em parceria com a ONG The Boulanger Foundation, além de doações realizadas por servidores da Casa. A iniciativa garantiu que crianças da região pudessem celebrar o fim de ano com bolas, bonecas, carinhos, entre outros brinquedos.

O presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), participou da distribuição dos presentes e enfatizou que o programa tem inspiração direta nos mutirões idealizados por Iris Rezende. “O Programa Deputados Aqui foi inspirado nos mutirões do Iris Rezende. É nesses momentos, em contato direto com a população, que sentimos as dores das pessoas e buscamos soluções. Esse é o verdadeiro sentido da vida pública, é doar”, declarou o líder do Legislativo.

Bruno Peixoto também ressaltou que a homenagem a Iris Rezende reforça o compromisso da Assembleia com uma política próxima da população. “Iris foi uma grande fonte de inspiração. Ele nos ensinou que servir às pessoas, estar no meio do povo e ouvir suas necessidades é o que dá dignidade ao mandato”, completou.

A filha de Iris, Ana Paula Rezende, participou da ação e falou com emoção sobre estar em um bairro idealizado e construído pelo pai. “É com muita emoção e alegria que estou aqui celebrando os 92 anos do meu pai. Tenho certeza de que, se ele estivesse entre nós, o lugar que escolheria para estar seria no meio do povo”, declarou ao relembrar que o pai completaria 92 anos no próximo dia 22.

Ela também destacou o legado de Iris Rezende para a política goiana.“Celebrar Iris Rezende é celebrar a boa política. A política feita por amor, com as pessoas em primeiro lugar. Esse foi o maior legado que ele deixou”, afirmou Ana Paula.

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), ressaltou os benefícios do programa do Legislativo levado à população mais carente e a importância de Iris Rezende para a capital. “Deputados Aqui é uma expressão dessa política próxima das pessoas, inspirada no que Iris sempre fez. É ouvir, conviver com a população e levar soluções. Esse é um programa que não pode parar”, avaliou.

O vice-governador Daniel Vilela (MDB) destacou o simbolismo da edição realizada no fim de ano e também enalteceu a relevância histórica de Íris Rezende. “Os dias que antecedem o Natal sempre ficaram marcados pelo aniversário do Iris. Não era só uma comemoração pessoal, mas um momento de enaltecer uma forma de fazer política popular, no meio das pessoas”, afirmou.

Daniel Vilela reforçou ainda que o Deputados Aqui dialoga com ações do Governo de Goiás voltadas à inclusão social. “Essa iniciativa da Assembleia colabora para levar serviços públicos mais próximos das pessoas, garantindo que ninguém fique para trás, além de preservar uma história que não pode ser esquecida”, completou.

Solidariedade

O diretor de Participação Popular, Elias Vaz, fez um balanço das ações realizadas em Goiânia, destacando o caráter simbólico do evento e as homenagens ao ex-governador Iris Resende. Para o diretor, “um detalhe que carrega muito do pensamento do Iris foi a distribuição gratuita de brinquedos, fruto de uma grande mobilização solidária, com arrecadação, doações de uma ONG parceira e dos próprios servidores da Casa.”

O diretor também comentou as expectativas para os eventos de 2026. “Ao encerrar a última edição de 2025 em Goiânia, fica o sentimento de que essa iniciativa vai se tornar uma marca da Assembleia Legislativa. É um programa que veio para ficar. Para o próximo ano, a expectativa é realizar pelo menos mais 30 edições até junho, dentro do prazo legal, que antecipa as eleições, ampliando ainda mais o trabalho de participação popular”, finalizou Elias Vaz.

Moradora do Jardim Cerrado, Maria Aparecida da Silva, de 34 anos, contou que a distribuição de brinquedos trouxe alegria para a família neste fim de ano. Segundo ela, o filho ficou emocionado ao receber o presente. “Foi uma felicidade enorme ver meu filho ganhar um brinquedo. Nem sempre a gente consegue comprar, ainda mais nessa época”, relatou.

Já José Roberto Ferreira, de 57 anos, aproveitou os atendimentos de saúde e realizou o exame de vista oferecido durante a ação. Ele destacou a importância do serviço gratuito e acessível. “Eu estava precisando muito desse exame e não tinha conseguido atendimento. Aqui foi rápido, organizado e ajudou bastante”, elogiou.

A ação também contemplou os tutores de animais da região. Ana Paula Nascimento, de 41 anos, levou o cachorro para castração e ressaltou os benefícios do serviço para a comunidade. “Muitas vezes, a gente não tem condição de pagar. Trazer esse atendimento para o bairro ajuda quem tem animal e também melhora a saúde deles”, declarou.

Os deputados Mauro Rubem (PT), Bia de Lima (PT), Cairo Salim (PSD), Cristiano Galindo (SD) e Cristóvão Tormin (PRD), além de secretários, diretores e servidores da Casa, também estiveram presentes na edição. O evento contou, ainda, com um Memorial Iris Rezende, reforçando o dia de homenagens ao líder goiano e sua contribuição para o desenvolvimento de Goiânia e do Estado.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na noite dessa terça-feira, 16, sessão solene em homenagem a servidores da saúde, por iniciativa do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), que entregou o Certificado do Mérito Legislativo a profissionais que se destacaram no cumprimento do seu trabalho, contribuindo para o desenvolvimento de Goiás.

Fizeram parte da mesa diretiva da sessão, além do presidente Peixoto: o primeiro secretário da Alego, deputado Coronel Adailton (Solidariedade); o diretor técnico e chefe do serviço médico do Hospital da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), coronel David de Araújo Almeida; o coronel Lusdenes Rodrigues; o diretor técnico do Instituto Cirúrgico Becorp, Jorge Temer Merhi; o chefe do serviço de enfermagem do Hospital da PM, tenente-coronel Gildecio Messias Pires da Silva; o assessor parlamentar Thiago Henrique do Nascimento; a assessora parlamentar Maria Aparecida Oliveira Sousa; e a fonoaudióloga do Hospital da PM-GO, Ediane Rosa Lopes Alencar.

Ao início da sessão, Bruno Peixoto lembrou que a honraria concedida, apesar de ser apenas um papel, representa histórias de vidas, currículos e serviços prestados à sociedade goiana. “Cada um dos homenageados desta noite merece essa honraria. O requerimento da sessão foi aprovado por unanimidade pelo Plenário da Casa e reconhece o serviço prestado em prol do desenvolvimento de Goiás e com cuidado a população. Vocês são dignos deste reconhecimento”, declarou.

Em seguida, Coronel Adailton agradeceu a todos os seus irmãos de farda por participarem da sessão, pontuando a importância da presença dos familiares dos militares, principalmente na hora das honrarias recebidas. “Represento as forças de segurança aqui na Assembleia Legislativa, capitaneado pelo nosso presidente Bruno Peixoto. Essa é uma homenagem fundamental e extremamente justa, onde representamos o povo goiano no reconhecimento ao trabalho de vocês, profissionais da área da saúde”, enalteceu.

Compromisso

A assessora parlamentar Maria Aparecida Oliveira Sousa falou da sua alegria em participar da sessão especial, agradecendo ao presidente Bruno Peixoto pela iniciativa. “É uma oportunidade de reconhecer os profissionais da saúde. Uma profissão tão linda e importante. Obrigado Bruno”, concluiu.

Coronel David de Araújo Almeida, diretor técnico e chefe do serviço médico do Hospital da PM, também agradeceu ao presidente da Casa e ao deputado Adailton pela celebração da noite. Ele ponderou, também, que qualquer unidade de saúde só funciona através de uma excelente limpeza e assepsia, estendendo seus agradecimentos aos profissionais responsáveis por esse serviço. 

“É importante lembrar também dos profissionais da saúde mental, que têm um trabalho muito importante, na tentativa de acompanhar e balizar nossos irmãos de profissão. Agradeço ao trabalho e empenho de todos. São profissionais compromissados com seu dever e com sua tarefa, dedicando sempre muito carinho ao próximo. Nossa missão é cuidar bem das pessoas de Goiás. Muito obrigado a todos”, disse Almeida.

Jorge Temer Merhi também agradeceu a homenagem realizada pela Assembleia Legislativa. “Durante muitos anos trabalhei com cirurgia reparadora, para ajudar pessoas que necessitavam muito desse auxílio. É importante reconhecer os profissionais da saúde, que dedicam sua vida a pessoas que não têm acesso. Meu agradecimento muito especial aos meus colegas. Muito obrigado pela homenagem”, finalizou o  diretor técnico do Instituto Cirúrgico Becorp.

Por fim, o médico Nathan Machado Moura relatou sua alegria em poder representar os colegas profissionais da saúde. “São pessoas que atuam para salvar e melhorar vidas. Me sinto grato por receber o conhecimento necessário para isso e poder usar ele em prol da sociedade. Agradeço aos presentes e deixo aqui meu obrigado aos deputados desta Casa.”

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


O Parlamento goiano realizará duas sessões solenes nesta segunda-feira, 15, no Plenário Iris Rezende, em tributo aos 10 anos do Estatuto da Pessoa com Deficiência e a lideranças políticas históricas de Goiás. Já o auditório da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) será palco da entrega do Certificado do Mérito Legislativo, às 13 horas, por iniciativa do chefe do Poder Legislativo, Bruno Peixoto. 

Mais tarde, às 15 horas, o deputado Coronel Adailton (Solidariedade) renderá homenagem aos 10 anos do estatuto instituído pela Lei Federal 13.145, de 5 de julho de 2015. O documento é um marco na consolidação dos direitos fundamentais e na promoção da dignidade da pessoa humana. Inspirado na convenção da ONU que pactua sobre o tema, o texto reafirma o compromisso do Brasil com uma sociedade inclusiva e acessível. A celebração dos 10 anos destaca conquistas, debates e transformações que ampliaram a percepção da sociedade sobre inclusão e direitos das pessoas com deficiência.

História de Goiás

Posteriormente, às 19 horas, ocorrerá a sessão solene proposta pelo deputado Bruno Peixoto (UB) e dedicada a políticos que marcaram a história de Goiás. Entre os homenageados está Iris Rezende (em memória), que foi governador de Goiás em dois mandatos. O primeiro período foi de 1983 a 1986, e o segundo de 1991 até abril de 1994, quando deixou o cargo para disputar o Senado. Ao longo de sua trajetória, atuou ainda como prefeito de Goiânia por quatro mandatos, ministro da Agricultura e da Reforma Agrária no Governo José Sarney (1986-1990) e ministro da Justiça no Governo Fernando Henrique Cardoso (1997-1998).

Luiz Carlos do Carmo também será homenageado. Ocupou o cargo de senador por Goiás entre 2019 e 2023, assumindo a vaga como suplente de Ronaldo Caiado em 2022.

 

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A presidente da Câmara Municipal de Anápolis, vereadora Andreia Rezende (Avante), apresentou nesta quarta-feira (10/12) um balanço das ações de 2025, durante a última sessão ordinária do ano. Em discurso no plenário, ela classificou o período como “intenso, desafiador e profundamente transformador” para o Legislativo e para a cidade, marcando um ciclo de reorganização institucional e fortalecimento político.

Andreia destacou que o ano foi atravessado por dificuldades financeiras que afetaram tanto o município quanto a própria Câmara, exigindo medidas de austeridade e readequação administrativa. Ainda assim, segundo ela, a gestão legislativa respondeu com articulação e resiliência. “Cada vereador buscou seus aliados, articulou recursos e enfrentou portas fechadas, mas ninguém recuou. Mesmo diante da crise, encerramos 2025 com resultados históricos”, afirmou.

O Legislativo, de acordo com a presidente, consolidou-se como espaço estratégico de diálogo e pactuação. A Casa recebeu parlamentares estaduais e federais, além de diversas autoridades, aproximando o debate público das necessidades locais: “A movimentação constante mostra algo evidente, que a Câmara de Anápolis tem força, respeito e protagonismo”, disse.

Legislativo presente nas demandas populares

Ao longo do ano, os vereadores também ampliaram a presença em bairros e comunidades, levando serviços e acompanhando demandas populares. Entre as ações impulsionadas ou monitoradas pela Câmara, Andreia citou o Feirão do Emprego, o mutirão Saúde Agora, iniciativas de castração animal, mutirões de cirurgias de catarata, a atuação da Procuradoria da Mulher e o avanço de protocolos de atendimento à população em situação de rua e mulheres vítimas de violência. Houve ainda acompanhamentos técnicos relacionados à mobilidade, saneamento, iluminação pública, resíduos sólidos e obras estruturantes do município.

No campo das garantias sociais, a presidente sublinhou conquistas como a convocação integral do cadastro reserva dos pedagogos concursados, avanços em direitos da educação municipal, encaminhamentos para pessoas com deficiência e o acompanhamento de políticas habitacionais, como a prorrogação do prazo para o programa Meu Lote, Minha História.

Políticas voltadas para economia local

Andreia também enfatizou o esforço para fortalecer o setor produtivo local, apontando o empreendedorismo como motor para emprego, renda e desenvolvimento econômico. “Uma cidade que cresce precisa de políticas que acolham e facilitem a vida de quem trabalha e empreende”, observou.

Em sua fala, a presidente destinou agradecimentos aos servidores ativos e aposentados da Câmara, destacando o papel essencial das equipes técnicas para o funcionamento institucional e para a execução das ações ao longo do ano.

Ao encerrar o balanço, a parlamentar ressaltou que 2025 deixa um legado de organização, diálogo e compromisso público:

“Fizemos o melhor por Anápolis, com responsabilidade, união, coragem e coerência. Que 2026 nos encontre ainda mais fortes e preparados para continuar construindo a cidade que o nosso povo merece”, concluiu.

Autor Rogério Luiz Abreu


Na segunda-feira, 10, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) vai realizar duas sessões solenes para honrar advogada, influentes digitais e outras personalidades.

A deputada Rosângela Rezende (Agir) comandará a para entrega do Título de Cidadania Goiana, da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e do Certificado do Mérito Legislativo, no Plenário Iris Rezende, às 9 horas.

Entre os homenageados com a medalha do mérito está a advogada criminalista e empresária, Rosemere Oliveira. De acordo com o requerimento apresentado por Rezende, a advogada dedicou a trajetória à Justiça e ao devido processo legal, atuando no direito penal, com conhecimento profundo da legislação e estratégias processuais bem estruturadas. “A homenageada teve papel fundamental no fortalecimento do protagonismo da mulher no cenário jurídico brasileiro e tornou-se referência na defesa dos direitos fundamentais”, afirmou.

Também receberá a medalha Cristiano Oliveira Araújo de Faria. Já a Danila Cláudia Le Sueur Ramaldes será contemplada com o Título de Cidadania Goiana. Os outros homenageados receberão certificados.

Solenidade no período noturno

À noite, às 19 horas, o deputado Dr. George Morais (PDT) vai agraciar com Certificado do Mérito Legislativo influentes digitais e mulheres que contribuem para o desenvolvimento pessoal. A sessão solene também será no Plenário Iris Rezende.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás