22 de junho de 2026
  • 11:46 Sessões solenes e reunião do Compliance marcam atividades desta segunda-feira do Poder Legislativo
  • 08:02 Rodovias goianas registram um óbito e 7 feridos no fim de semana
  • 04:18 melhores momentos de Nova Zelândia 1 x 3 Egito
  • 00:34 Mauro Rubem reuniu produtores de cultura para homenageá-los; a sessão solene transcorreu na manhã de sábado
  • 20:50 Mabel entrega 311 escrituras na Região Noroeste de Goiânia


O Governo de Goiás intensificou a estruturação da rede pública de saúde no Sudoeste goiano, consolidando a região como referência em atendimentos de alta complexidade. A estratégia prioriza a descentralização dos serviços, reduzindo a necessidade de deslocamento até Goiânia e ampliando o acesso da população a procedimentos especializados em municípios do interior.

Com investimentos que somaram R$ 334,7 milhões em 2025, por meio dos Planos de Fortalecimento da Saúde, o Estado ampliou a capacidade de atendimento em diversas frentes. Os recursos foram direcionados à expansão de serviços como cirurgias, hemodiálise, transplantes e reabilitação, fortalecendo o modelo de regionalização da saúde.

Em Quirinópolis, a Policlínica Estadual superou a marca de 109 mil atendimentos ao longo do último ano, entre consultas, exames e terapias. A unidade também passou a oferecer diálise peritoneal, ampliando a assistência a pacientes renais e reduzindo a necessidade de transferências para outros centros.

No Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho, referência na região, foram registradas mais de 2,1 mil internações apenas nos primeiros meses do ano, além de 5,4 mil consultas, cerca de 93 mil exames e 1,6 mil cirurgias. A unidade também contabilizou 224 partos e aproximadamente 20 mil atendimentos de urgência. Para sustentar a ampliação dos serviços, o governo destinou mais de R$ 8,7 milhões em investimentos, aplicados na melhoria da estrutura, aquisição de insumos e expansão de especialidades médicas.

Já em Santa Helena de Goiás, o hospital estadual tem se destacado na captação de órgãos, com 16 procedimentos realizados neste ano. A unidade também acumula mais de 4,1 mil cirurgias e 11,4 mil atendimentos ambulatoriais, contribuindo para o fortalecimento da rede assistencial.

Macrorregião possui cerca de 694 mil habitantes

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a política de regionalização tem tornado o sistema mais integrado e resolutivo, ampliando o acesso da população a serviços de maior complexidade.

Foto: Divulgação

Com cerca de 694 mil habitantes, a Macrorregião Sudoeste passa a contar com uma estrutura mais robusta, consolidando o interior como eixo estratégico na saúde pública goiana.

Autor Flávio Veras


O deputado Cairo Salim (PSD) apresentou na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) o projeto de lei nº 16996/25, que propõe a criação da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA) na estrutura organizacional da Delegacia Geral da Polícia Civil. A iniciativa busca fortalecer o combate à violência e aos maus-tratos sofridos por animais no estado.

De acordo com a proposta, a DRCA terá sede em Goiânia, mas sua circunscrição será estadual. A nova delegacia estará subordinada hierarquicamente à chefia da Polícia Judiciária, e seu titular será um delegado de polícia indicado por essa chefia e designado pelo delegado-geral da Polícia Civil.

A competência da DRCA abrangerá a apuração e a repressão das infrações penais previstas no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que define os crimes resultantes de maus-tratos contra animais. A atuação da DRCA se estende ainda à Lei nº 14.064, de 29 de setembro de 2020, quando os crimes envolverem cães e gatos.

Além de sua função investigativa e repressiva, a delegacia terá atribuições mais amplas. Entre elas, estão a elaboração de estatísticas mensais dos crimes de maus-tratos contra animais no Estado de Goiás; a atuação como Delegacia-Escola, recebendo alunos da Escola Superior da Polícia Civil para integrar conhecimento teórico e prática policial; a interlocução direta com a sociedade civil organizada; o auxílio à Escola Superior da Polícia Civil na elaboração de cursos específicos; e a organização de seminários e eventos de conscientização ou formação. A DRCA também auxiliará e orientará outras unidades policiais civis no combate a esses crimes, quando solicitado pelo delegado responsável.

É importante ressaltar que a DRCA exercerá suas atribuições de forma exclusiva no município de Goiânia e de forma subsidiária nos demais municípios do Estado de Goiás. O texto do projeto enfatiza que as atribuições da DRCA não excluem a possibilidade de atendimento em qualquer outra unidade da Polícia Civil. Em casos de atuação subsidiária, o delegado-geral da Polícia Civil poderá avocar o procedimento policial instaurado em unidades locais para redistribuição à DRCA, seja por interesse público ou indícios de ineficácia da investigação, de ofício ou a pedido.

Segundo o autor da proposta, “é notório que, apesar de a sociedade ter valorizado mais os animais e estabelecido relações mais afetivas com eles em nossas residências, é impossível ignorar a triste realidade que ainda persiste no cotidiano”. Ele aponta para a ocorrência de abusos e violência contra animais (sejam eles domésticos, selvagens, nativos ou exóticos) se manifesta não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Nesse contexto, a proteção dos animais tem ganhado crescente importância no país, impulsionando a criação de políticas para combater a violência, controlar a população de cães e gatos e enfrentar o tráfico de animais silvestres, entre outras questões. Essas ações, diretas ou indiretas, impactam diversas áreas da sociedade, incluindo a saúde pública, especialmente devido ao abandono de animais domésticos nas ruas das cidades.

O projeto será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde será distribuído à relatoria de algum parlamentar.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


O deputado Delegado Eduardo Prado (PL) apresentou na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei 5378/25, que visa transformar o atual Grupo de Proteção Animal (GPA) na Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA). A proposta busca fortalecer a proteção e defesa dos direitos dos animais no Estado.

A iniciativa surge em resposta à crescente preocupação da sociedade com o bem-estar animal e à necessidade de uma abordagem mais eficaz no combate aos crimes de maus-tratos. Atualmente, o GPA desempenha um papel fundamental em Goiás, o parlamentar entende que sua transformação em delegacia especializada proporcionaria maior autonomia, visibilidade e recursos para enfrentar a violência contra os animais de forma mais eficiente.

“A criação da DRCA é um passo crucial para garantir a proteção dos animais”, afirma o legislador em suas justificativas. “Com uma delegacia especializada, poderemos atuar de forma mais ágil e precisa, oferecendo uma resposta rápida e eficaz aos crimes de maus-tratos.”

Além da atuação repressiva, a DRCA também terá um papel importante na implementação de ações preventivas e educativas, visando conscientizar a população sobre a importância da proteção animal e o respeito aos seus direitos.

O projeto de lei agora segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde será analisado por um relator antes de seguir para votações em plenário. 

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás