24 de junho de 2026
  • 21:22 Com resultado histórico, Rio Verde lidera ranking de alfabetização
  • 17:38 Uniforme de goleiro vermelho registrado na Fifa não foi feito, diz CBF
  • 13:54 Governo elabora regras para divisão do teto de gastos entre os Poderes em Goiás
  • 10:10 ‘Falsas promessas de melhorias’, diz representante após comitivas deixarem Expo Catalão 2026
  • 06:26 TRT mantém abertura de supermercados aos domingos em Goiás


Proposta pelo deputado Karlos Cabral (PSB), uma solenidade na segunda-feira, 1º, prestará reconhecimento aos síndicos e administradoras condominiais atuantes no Estado de Goiás. A cerimônia ocorrerá a partir das 9 horas, no Plenário Iris Rezende Machado, na sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

Segundo o deputado, a iniciativa busca valorizar quem trabalha, diariamente, pela organização, segurança e bem-estar nos condomínios. Durante a solenidade, mais de 100 profissionais serão honrados com o Certificado do Mérito Legislativo.

O profissional

O síndico é o representante legal de um condomínio, atuando em qualquer processo (judicial ou não), como o representante dos interesses dos moradores. Cabe, ainda, ao profissional, cuidar do patrimônio e garantir o bem-estar de todos os condôminos. Ele pode ser tanto um morador quanto um síndico profissional especializado nessa atividade.

A eleição do síndico está prevista no Código Civil Brasileiro, no título que trata da propriedade. O art. 1.347 da legislação determina, inclusive, a forma de eleição do representante. “A assembleia escolherá um síndico, que poderá não ser condômino, para administrar o condomínio, por prazo não superior a dois anos, o qual poderá renovar-se”, dispõe o artigo.  

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realiza, nesta segunda-feira, 25, três solenidades no Palácio Maguito Vilela, em Goiânia, além de uma sessão itinerante na Câmara Municipal de Goiânia. As atividades incluem homenagens de reconhecimento aos odontólogos, profissionais da segurança privada, projetos sociais, além de uma sessão especial de cinema.

Às 15 horas, no Plenário Iris Rezende, será realizada sessão solene em homenagem aos profissionais da odontologia. A iniciativa tem como objetivo reconhecer a atuação dos cirurgiões-dentistas e demais trabalhadores da área odontológica, responsáveis pela promoção da saúde bucal, prevenção de doenças, reabilitação oral e melhoria da qualidade de vida da população.

A iniciativa é da deputada Rosângela Rezende (Agir) que concederá certificados do Mérito Legislativo e a Medalha Pedro Ludovico Teixeira aos homenageados.

Sessão especial de cinema

Já às 18h30, o deputado Virmondes Cruvinel (UB) promove sessão especial de cinema dedicada à obra “Tarzan de Castro”, reunindo convidados, apoiadores da cultura e público interessado na produção audiovisual. O encontro acontecerá no Auditório Carlos Vieira.

Sessão de homenagens

No período da noite, às 19 horas, serão realizadas duas sessões solenes. A primeira proposta pelo presidente da Casa de Leis, Bruno Peixoto (UB) será em homenagem aos 10 anos do projeto Guardiões do Amor Maior. A iniciativa reconhece a trajetória e o trabalho social desenvolvido pelo projeto ao longo da última década.

A outra solenidade, também às 19 horas, ocorrerá na Câmara Municipal de Goiânia em homenagem aos vigilantes e profissionais da segurança privada. A sessão solene itinerante, proposta por Ricardo Quirino (Republicanos), será realizada no Auditório Jaime Câmara e destacará a relevância da categoria na proteção do patrimônio público e privado, na preservação da integridade física das pessoas e na manutenção da ordem em diferentes ambientes sociais.

De acordo com Quirino, a solenidade reconhece o trabalho contínuo desempenhado pelos profissionais da segurança privada, cuja atuação envolve ações preventivas, monitoramento, controle de acesso e resposta em situações de risco.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizará, na noite desta terça-feira, 28, duas sessões solenes para homenagear personalidades que se destacam no âmbito da educação e em modalidades esportivas. Ambas as solenidade ocorrerão às 19 horas, sendo que uma delas será realizada no Plenário Iris Rezende e a outra, itinerante, na Câmara Municipal de Acreúna. 

Na sede da Casa de Leis, por iniciativa da deputada Vivian Naves (Republicanos), a Alego concederá o Certificado do Mérito Legislativo para estudantes de destaque no Estado de Goiás.

Na justificativa do requerimento que autoriza a realização da solenidade, a parlamentar aponta o objetivo de reconhecer e valorizar os jovens goianos que, em suas trajetórias acadêmicas, destacaram-se pelo desempenho escolar, pela participação em olimpíadas do conhecimento, projetos científicos, ações sociais ou outras iniciativas que evidenciem dedicação, esforço e compromisso com a educação.

“A valorização do mérito estudantil constitui importante instrumento de incentivo à continuidade dos estudos, ao desenvolvimento de habilidades e à formação de cidadãos comprometidos com o futuro do Estado de Goiás. Ao homenagear esses jovens, o Poder Legislativo reafirma seu compromisso com a promoção da educação como vetor de transformação social, reconhecendo o papel fundamental dos estudantes na construção de uma sociedade mais justa, inovadora e desenvolvida”, frisa Vivian Naves.

Sessão itinerante

Também às 19 horas, o deputado Ricardo Quirino (Republicanos) presidirá a sessão solene itinerante, na cidade de Acreúna, em reconhecimento à atuação de atletas que contribuem significativamente para o desenvolvimento esportivo em Goiás.

O parlamentar, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Esporte, assina sua posição como fomentador de políticas públicas que incentivem a prática esportiva, reconhecendo talentos e ampliando oportunidades para atletas e esportistas amadores. Além disso, a entrega do Certificado do Mérito Legislativo reforça o papel do esporte como instrumento de transformação social.

“Nosso trabalho é dar visibilidade, apoio e condições para que o esporte continue crescendo em Goiás. Valorizar quem está na ponta é fundamental para construirmos um futuro com mais inclusão, disciplina e oportunidades”, ressalta o deputado Quirino.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizará, nesta terça-feira, 4, sessão solene extraordinária em homenagem ao Instituto Goiano de Direito Constitucional (IGDC) e ao Instituto Goiano de Direito Agrário (IGDA), por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel (UB). Na solenidade, que terá lugar no Plenário Iris Rezende, às 19 horas, os presidentes das instituições mencionadas serão agraciados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, considerada a mais alta honraria do Parlamento goiano.

Para Virmondes, que também é advogado e professor de direito, o reconhecimento é um gesto de valorização da produção jurídica e do compromisso com a defesa dos princípios democráticos. “O Instituto Goiano de Direito Constitucional é um patrimônio intelectual do nosso Estado. Ele simboliza o empenho de juristas, professores e estudantes que dedicam suas carreiras à construção de uma sociedade mais justa e fundamentada na Constituição”, ressaltou. 

Por sua vez, o IGDA tem um papel fundamental para Goiás, que é um dos maiores produtores do país e depende diretamente da segurança jurídica no campo. “O trabalho desenvolvido pelo instituto contribui para o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, a preservação ambiental e a garantia dos direitos dos produtores e trabalhadores rurais. É uma instituição que fortalece o diálogo entre o direito e o agronegócio, formando profissionais preparados para enfrentar os desafios contemporâneos do setor e promover a justiça no meio rural”, arrematou Cruvinel.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A Assembleia Legislativa de Goiás realizou na noite desta sexta-feira, 12, uma sessão solene itinerante na Igreja Assembleia de Deus – Ministério de Anápolis, em Niquelândia. Durante a solenidade, que foi proposta pelo deputado Clécio Alves (Republicanos), 50 pessoas da comunidade local foram agraciadas com o Certificado do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, em reconhecimento aos serviços prestados ao município.

A mesa diretiva da sessão foi composta pelo deputado Clécio Alves; sua esposa, Rositaylor Machado; o pastor anfitrião Isaías Marques; o ex-vereador de Niquelândia, Agnaldo Soares; o empresário Gilverleno Nogueira e o advogado Edmilso Nunes.

Em sua fala de abertura, Clécio Alves destacou a importância de reconhecer os cidadãos que contribuem com o desenvolvimento social de Niquelândia. Ele também explicou que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa um projeto de sua autoria que concede o título de utilidade pública à Associação Astudo, formada por pecuaristas e fazendeiros da região.

“Ao ser reconhecida como utilidade pública, a associação poderá receber emendas parlamentares, o que significa acesso a recursos públicos para fortalecer suas atividades e beneficiar diretamente o setor agropecuário local”, explicou Clécio.

O parlamentar aproveitou a ocasião para lembrar sua trajetória política desde 2001, quando iniciou seu primeiro mandato como vereador em Goiânia. Ele também anunciou que pretende levar a Niquelândia seu gabinete itinerante, iniciativa que oferece atendimentos médicos, jurídicos e psicológicos, além da realização de exames.

“Um município não pode depender de um único agente político. É fundamental que haja mais parlamentares destinando recursos para apoiar a gestão municipal. Em breve, vamos trazer para cá nosso gabinete móvel, com estrutura completa para atender a população”, afirmou.

O ex-vereador Agnaldo Dantas, que também discursou durante a solenidade, agradeceu ao deputado pela homenagem às lideranças locais. “Agradeço profundamente pelo reconhecimento das pessoas que lutam diariamente por Niquelândia. Quero dizer que nunca vi um deputado tão presente, tão próximo da população, quanto o senhor. Isso faz toda a diferença”, declarou.

O pastor Isaías Marques também fez uso da palavra e destacou o compromisso do parlamentar com a cidade. “Quando um representante público se dispõe a estar junto da população, ele demonstra respeito e sensibilidade. Somos gratos ao deputado por abraçar nossa cidade e caminhar conosco”, pontuou.

Ao final da sessão, foram entregues os certificados de homenagem aos cidadãos indicados por sua atuação em diferentes áreas da vida comunitária. As condecorações destacaram o envolvimento de lideranças religiosas, sociais, empresariais e representantes de diversos segmentos que colaboram para o bem-estar da população niquelandense.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promove, nesta quarta-feira, 10, duas sessões solenes extraordinárias no Plenário Iris Rezende Machado, em homenagem a personalidades e profissionais que se destacam em áreas de relevância para a sociedade goiana.

Pela manhã, às 9 horas, será realizada a sessão solene em homenagem aos profissionais envolvidos nos transplantes de órgãos no Estado de Goiás. Na ocasião, haverá a entrega do Certificado do Mérito Legislativo. A iniciativa é do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), que propôs a celebração como forma de reconhecer o trabalho de médicos, equipes de saúde e gestores que contribuem para salvar vidas por meio dos procedimentos de transplante.

Já no período da noite, às 19 horas, ocorre a sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, proposta pelo deputado Wilde Cambão (PSD). A honraria, que leva o nome do fundador de Goiânia, é uma das mais importantes concedidas pelo Parlamento goiano e é destinada a personalidades e instituições que prestaram relevantes serviços ao Estado de Goiás, promovendo avanços em diferentes áreas da vida pública e social.

Na ocasião, serão agraciados profissionais da segurança pública que se destacaram pelo comprometimento e pela dedicação em suas funções. De acordo com o requerimento aprovado, todos os agraciados cumprem integralmente as exigências para a condecoração, sendo reconhecidos pelos serviços em prol da segurança e da cidadania em Goiás.

Wilde Cambão destacou que a honraria é “um gesto de gratidão do Legislativo goiano a homens e mulheres que, no dia a dia, colocam suas vidas a serviço da proteção da população e da construção de um Estado mais justo e seguro”.

As duas solenidades são abertas ao público e transmitidas pelos canais oficiais da Alego.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás